Negócios do Esporte

Túlio, o professor

Erich Beting

Túlio Maravilha foi apresentado ao Botafogo ao melhor estilo Túlio (leia a matéria aqui). Falando, prometendo e, mais do que isso, assumindo a condição de ''showman'' com extrema maestria.

Muitas vezes o que ouvimos de reclamação no meio esportivo é de que faltam mais atletas polêmicos, que saibam dominar a oratória e criar boas histórias a partir de declarações e atitudes que mostram autenticidade no que faz. Talvez, realmente, Túlio possa mostrar aos jogadores de hoje a importância que existe, para o futuro profissional deles, ser bem articulado, saber se posicionar na mídia e, acima de tudo, ter uma atitude autêntica quando se posiciona.

O bom marketing pessoal sempre foi o forte de Túlio, que até foi garoto-propaganda da Volkswagen recentemente, feito que nenhum jogador havia conseguido fora dos tempos de grandes eventos.

E isso é algo que falta, muito, para os jogadores atualmente. Ser mais autêntico e articulado pode garantir bons contratos futuros. Seja dentro de campo ou fora dele, engajando campanhas publicitárias e sendo, de fato, um ator. Um grande abismo que existe muitas vezes do atleta no exterior para aquele no Brasil é que, por aqui, o esportista muitas vezes acha que sua função se resume à performance esportiva.

Túlio é o grande professor que pode aparecer no esporte brasileiro. E num momento único para atletas, mídia e patrocinadores para isso.