Negócios do Esporte

Zizao, o manipulador

Erich Beting

Anunciado como grande contratação marqueteira do Corinthians há quase um ano, o chinês Zizao se transformou no novo Ronaldo do clube paulista. Como na época do então camisa 9 do alvinegro, o atleta chinês virou uma espécie de para-raios corintiano.

A tática, aliás, não é nova dentro do Corinthians. Desde que Ronaldo desembarcou no clube, no fim de 2008, que o clube sempre conta com um atleta que serve de foco de atenção da mídia para, de uma forma ou de outra, espantar crises que possam rondar o ambiente.

Ronaldo sempre disse que tinha “as costas largas”, tanto que todas as eliminações ou perdas de campeonato que contaram com sua participação foram sucedidas por uma entrevista coletiva do jogador para “assumir a culpa” do fracasso.

Sem obviamente o mesmo carisma, história e força de Ronaldo, Zizao assume mais ou menos a mesma condição agora no clube. Como expus aqui no blog quando o atleta foi contratado, era muito pouco provável que a estratégia que a diretoria de marketing corintiana propunha ao anunciar o primeiro chinês a atuar pelo Corinthians fosse bem-sucedida.

Zizao é um completo desconhecido no país mais populoso do mundo. Além disso, sua fama só poderia ser feita no caso de ele entrar em campo e jogar com regularidade, tornando-se um protagonista no Corinthians. Se a ideia era repetir o que a NBA fez com Yao Ming para popularizar o basquete na China, o tiro sairia pela culatra. Dito e feito.

Mas aí entrou em campo a genialidade do departamento de marketing do alvinegro, devidamente ajudada por uma espécie de “falta de notícia” que contaminou a mídia que cobre o Corinthians. No compasso de espera pelo Mundial de Clubes, o jogador chinês virou a notícia, mesmo sem fazer aquilo que inicialmente foi proposto.

Zizao foi ao shopping com torcedores, ao Mercado Municipal, ao treino, ao banheiro… O Corinthians conseguiu, ao não colocar o seu exótico atleta em campo, criar notícia a partir dele. Notícia que não serve para expandir a marca corintiana em solo chinês, mas que cai como uma luva para afastar debates mais acalorados sobre como anda a preparação do time para o Mundial de Clubes, o que só serviria para colocar pressão sobre a equipe.

E a mídia caiu de cabeça na história de promover o “não-astro” chinês. É só reparar que a lesão de Emerson Sheik, que pode comprometer um dos principais atletas do clube para o Mundial, foi transformada em pauta como “Zizao ganha chance para estrear”…

No fim das contas, o maior feito da contratação de Zizao foi transformá-lo no maior manipulador de notícias dentro do Corinthians. Não fosse isso, o chinês renderia três notícias para a mídia: sua contratação, sua estreia e a rescisão de contrato após uma experiência frustrante.

Com Zizao fora de campo, o Corinthians assegura que a mídia continuará sem trazer debates que perturbem a paz no ambiente do clube. E, enquanto isso, o chinês segue com sua importante função de manipular a cobertura do dia-a-dia corintiano. Tite e os jogadores, sem dúvida, só têm a agradecer.