O grande salto de Neymar
Erich Beting
Há quase um ano, quando Santos e Barcelona estavam próximos de se enfrentar na final do Mundial de Clubes, fiz a brincadeira sobre quem era o atleta mais ''marqueteiro'' na comparação entre Neymar e Messi. No fim das contas, o brasileiro tinha mais patrocinadores em quantidade do que o argentino, mas indiscutivelmente o nível de relacionamento de Messi com seus parceiros comerciais era muito mais profissional e rentável.
Ontem, durante a realização da Soccerex, feira de negócios do futebol no Rio de Janeiro, o staff do jogador santista confirmou o projeto para repensar o número de parceiros comerciais de Neymar. O projeto era exatamente o que faltava para fazer com que o camisa 11 santista torne-se um dos grandes fenômenos do marketing no futebol, ao lado de Cristiano Ronaldo e Messi.
A ideia é fazer com que o atleta tenha até cinco patrocinadores até 2014. O número talvez seja exageradamente baixo. Neymar não precisa necessariamente reduzir o número de parceiros, mas sim criar ''limites geográficos'' para eles. Dos atuais 11 patrocinadores do atleta, boa parte é formada por empresas multinacionais, mas que exploram a imagem de Neymar unicamente em território nacional.
Ainda valendo-se do exemplo de Messi, tal como faz a Fifa, o craque argentino divide seus parceiros comerciais por tipo de produto vendido e área de atuação. Alguns patrocinadores são apenas para a Argentina, outros para a Espanha, outros para a Europa e alguns poucos para o mundo todo. Isso permite ao atleta não sofrer com uma superexposição e, também, não limita os ganhos ao estabelecer limites para cada uma das marcas que se envolvem com ele.
O problema é que os primeiros contratos de Neymar foram absolutamente amadores, tanto que foi preciso durante muito tempo gerenciar conflitos de propriedades entre Nike e Red Bull. Agora, o craque santista prepara-se para o grande salto. E talvez de fato esse seja o melhor momento para isso. Caso dê certo, Neymar poderá servir de exemplo para mostrar o caminho da profissionalização na gestão da imagem dos atletas no Brasil.