O caminho perfeito traçado pelo MMA
Erich Beting
O MMA está na moda. E soube como aproveitá-la para faturar. O anúncio da vez foi o que Minotauro protagonizou para a Honda. E, mais uma vez, os lutadores mostram que entenderam que a publicidade é o melhor meio para mudar a cara da modalidade e, também, a situação de suas contas bancárias.
A maior batalha que o MMA tem pelo mundo é tentar mostrar que não é só um esporte violento. Tem quem goste de assistir às pancadas (não é o meu caso), mas para o crescimento da modalidade ela não poderia ficar restrita a esse estereótipo. E aí é que está a grande sacada na promoção dos lutadores.
O ponto de virada para a mudança de imagem do segmento de lutas pelo mundo foi apostar na banalização do estereótipo de lutador-brutamontes. Isso, para o mercado publicitário, é um prato cheio. E, como no Brasil o UFC ganhou a Globo como parceira na TV aberta, a inserção do esporte no cotidiano das pessoas tornou-se mais natural ainda.
Um bom plano de marketing sempre envolve as análises das fraquezas e das forças antes da implementação de uma estratégia. No caso do MMA, de forma planejada o UFC soube fazer do limão uma doce limonada. E, nesse embalo, os lutadores começam a ganhar cada vez mais espaço no mercado publicitário. Basta ver uma das imagens da campanha de Minotauro com a Honda.