Negócios do Esporte

Sasha, a redentora dos altinhos

Erich Beting

A notícia já não é nova, mas faltava aqui um comentário um pouco mais aprofundado sobre o fato de a Confederação Brasileira de Vôlei ter convocado Sasha, a filha de Xuxa, para ser uma das atletas da seleção permanente de vôlei de praia que a entidade está formando.

A filha de uma das personagens mais midiáticas do país nos últimos 30 anos ser convocada para jogar vôlei é notícia. Sasha, cujo nascimento foi transmitido pela televisão em rede nacional no jornal de maior repercussão do país (se você estiver lendo isso daqui a 10 anos não vai entender nada, mas foi verdade), carrega o fardo da mãe de ser uma pessoa midiática.

E isso, por si só, já mostra parte do interesse da CBV com a história. Pode não ser tão talentosa assim a “Rainha dos Altinhos” (infame, porém inevitável o trocadilho), mas sem dúvida ela representa uma lufada de novos ventos para o vôlei de praia do Brasil.

A filha de Xuxa ser convocada para uma seleção brasileira de vôlei de praia é notícia. Nem boa, nem má. É simplesmente uma notícia.

Mas uma notícia com um impacto importante para a modalidade. Do jeito que ficou relegado a um segundo plano não só pela mídia na última década, o vôlei de praia brasileiro precisava voltar à grande mídia. Com Sasha, o esporte conseguiu ocupar as manchetes dos principais veículos de imprensa esportiva após muito tempo.

O curioso é que o ocaso do vôlei de praia coincide com um fenômeno que raramente é visto no esporte brasileiro. Ao conseguir um patrocinador fortíssimo, que bancasse um dos melhores circuitos do mundo para os atletas, a modalidade começou a sair da mídia.

As causas são várias. Um pouco de desleixo da CBV, que ao assegurar a autossuficiência da modalidade “largou mão” de promovê-la. Outro tanto de rigidez do Banco do Brasil, patrocinador principal do circuito brasileiro e que, por ter esse status, abre pouco espaço para que outras marcas possam se relacionar com o esporte. E, por fim, e talvez o mais importante, uma fuga das empresas de mídia, que deixaram de lado a possibilidade de transmitir o vôlei de praia.

Sasha surge, agora, como uma tentativa de recolocar o esporte na grande mídia. Na história, o Brasil é o país que mais produziu atletas para o vôlei de praia. Agora, curiosamente, corre atrás de recuperar o prestígio da modalidade junto ao público. E Sasha tem um papel importante nesse sentido.