Vai, Corinthians!
Erich Beting
Ao que tudo indica, a gota transbordou o copo d'água. Após anos e anos meio que se fazendo de desentendida para os recorrentes problemas do futebol no continente, a Conmebol tomou uma decisão correta. Puniu, preventivamente, o Corinthians, que terá de jogar sem torcida todos os próximos jogos da Copa Bridgestone Libertadores (o clube ainda pode recorrer).
Decisão na medida certa.
O que aconteceu em Oruro foi um crime. Como tal, é um caso para a polícia boliviana resolver. A entidade que cuida do futebol na América do Sul tem um limite para aplicar uma punição. E ela só poderia recair sobre o clube e a sua torcida. Não se pode ir além disso. Haverá prejuízo financeiro para o clube. Haverá prejuízo para os torcedores corintianos em geral, que pagarão pelo crime que um só cometeu.
Mas é preciso dar um basta na maneira como o futebol na América do Sul trata o seu consumidor. O crime em Oruro (cada vez mais comprovado pelas imagens que reconstituem o lançamento do foguete) não pode ser parte do universo do futebol.
Existe esperança dentro da Conmebol. Infelizmente ainda precisamos de casos extremos para que isso aconteça, mas parece que agora há realmente uma preocupação com o fim do sentimento de impunidade.
E o Corinthians, se quiser dar mais um exemplo do colosso que se tornou no futebol atual, deveria aceitar a punição da entidade, devolver o dinheiro recebido pelos torcedores que já haviam comprado seus ingressos com antecedência e mostrar que também é a favor de que os estádios de futebol sejam lugares de confraternização e lazer das pessoas.
Vai, Corinthians! Conquiste mais essa vitória. Para o bem do futebol.