Negócios do Esporte

Beckham ainda bate um bolão!

Erich Beting

No último domingo David Beckham estreou pelo PSG. Quem brilhou dentro de campo, de fato, foi Lucas e Ibraimovich, mas é impressionante como o meia inglês ainda bate um bolão como ferramenta de mídia. Desde que alçou o Manchester United ao posto de clube mais rico do mundo, e posteriormente colocou no trono o Real Madrid, Beckham virou uma espécie de Joel Santana dos clubes cariocas. O negócio apertou? Chama o Papai Joel que ele resolve.

Da mesma forma, Beckham tem sido acionado para quando os clubes europeus precisam de mais divulgação na mídia ou aumentar a receita. Foi assim com o Milan e é agora com o PSG. Na época em que contratou o inglês, o Milan afirmou que seria a forma de compensar a saída da Liga dos Campeões da Europa. Agora, claramente o clube francês tem em Beckham o seu astro pop.

Mas como, aos 37 anos, Beckham ainda é capaz de gerar tanta movimentação em torno de um time?

O fato é que o inglês conseguiu algo similar ao que Michael Jordan protagonizou no basquete. Foi o cara certo, no momento certo, na equipe certa. Beckham era o rosto bonito com qualidade técnica que o Manchester precisava para o processo de profissionalização de seu clube. Ao mesmo tempo, o mercado asiático começava a desenvolver o interesse pelo futebol do exterior, e a Liga Inglesa aproveitava-se disso para faturar mais com a venda dos direitos de TV para o continente. Juntando tudo isso, Beckham deu certo não apenas dentro de campo, mas também, e até principalmente, fora dele.

Ao desembarcar em Paris, Beckham deu uma espécie de carimbo de validade para o projeto do clube francês de se tornar uma potência do futebol mundial. Com quase 25 milhões de seguidores no Facebook, e com um perfil de público que está entre os 18 e 24 anos de idade, o jogador usa a rede social para se promover e, principalmente, dar publicidade a seus parceiros comerciais.

Só para se ter uma ideia, segundo dados do Facebook, o período que mais visibilidade teve o perfil de Beckham na rede foi a semana em que foi contratado pelo PSG, entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro (ele assinou contrato no dia 31/1). Desde então, há constantemente a postagem de fotos dele com a camisa do PSG. Considerando que os 25 milhões de fãs estão espalhados por todo o mundo, a aposta no inglês para tornar o clube conhecido globalmente foi perfeita.

Se dentro de campo já não conta com a mesma eficiência de antes, fora dele Beckham ainda bate um bolão. Agora a bolsa de apostas é saber qual será o próximo time que o meia inglês tentará promover.