Negócios do Esporte

Galo fecha com a TIM e colhe primeiro legado da Libertadores

Erich Beting

O Atlético-MG colheu o primeiro benefício da conquista inédita da Copa Bridgestone Libertadores. O clube mineiro é o novo patrocinado da TIM, que mais uma vez coloca a sua marca no número da camisa do time. Com o negócio, sobe para 14 o número de clubes patrocinados pela operadora de telefonia, que começou o projeto com os clubes a partir do Corinthians, em 2010.

O acordo com o Galo também assegura à TIM o patrocínio dos dois grandes clubes mineiros, já que desde fevereiro a operadora tinha assinado contrato com o Cruzeiro.

Com o pacote de patrocínios, a TIM chega próximo de um investimento de R$ 30 milhões nos clubes (a lista conta, além de Atlético e Corinthians, com Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Vasco, Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Bahia, Vitória e os alagoanos ASA, CRB e CSA). O valor é praticamente o mesmo do que a Vivo, por exemplo, desembolsa anualmente para patrocinar a seleção brasileira.

A aquisição de novos clubes faz parte de um novo posicionamento da empresa de telefonia no mercado. Desde junho que a marca tem ativado esse patrocínio com filmes publicitários e, também, com maior opção de produtos para os consumidores. Essa mudança está ligada à troca de comando da empresa no país. Com uma nova diretoria de marketing, o posicionamento da TIM passou a ser de ativar os clubes patrocinados para não perder o foco.

Em conversa recente com o espanhol Roger Solé, novo diretor de marketing da empresa no país, ele creditou essa mudança de posicionamento à própria evolução do mercado brasileiro. Solé, inclusive, afirmou ao Blog que pretende investir no patrocínio de naming right de campeoantos, como é feito na Itália, em que a empresa patrocina a Série A local.