Negócios do Esporte

Adidas usa ouro para “formalizar” acordo com Cielo

Erich Beting

A conquista do inédito tricampeonato mundial nos 50m livre por Cesar Cielo serviu para recolocar o nadador brasileiro na mídia e, também, será usada pela Adidas para ''formalizar'' o patrocínio ao atleta. Firmado em junho e oficializado antes do Mundial, o acordo é válido até 2016. O negócio teve pouquíssima repercussão na mídia.

Agora, porém, a Adidas quer faturar em cima do seu atleta olímpico mais valioso no Brasil. Tão logo chegar ao país, está programado um evento para a imprensa com Cielo. Nele, a fabricante de material esportivo aproveitará para conseguir dar mídia ao acordo.

O patrocínio a Cielo é o primeiro trunfo da Adidas em relação aos Jogos Olímpicos de 2016. Depois de ver a Nike fechar com o Comitê Olímpico Brasileiro e ficar também sem as principais confederações, a fabricante alemã decidiu apostar nos atletas. Cielo foi o primeiro grande nome com potencial a medalha patrocinado pela marca.

O nadador deverá ser um dos principais rostos da Adidas nas campanhas publicitárias relacionadas ao Rio-2016. A estratégia é diferente daquela adotada pela marca em 2012, quando não só tinha o patrocínio ao Time Britânico como a grandes nomes do esporte inglês. Os atletas e as roupas desenhadas para as Olimpíadas eram constantemente exploradas pela empresa na mídia. Agora, para o Rio, a estratégia será apostar nos poucos atletas com potencial de medalha no Brasil.

O barulho com Cielo é a primeira medida nesse sentido.