Negócios do Esporte

9ine sofre duas baixas no time de atletas

Erich Beting

Vista como um oásis para os atletas há questão de dois anos, a agência de marketing esportivo 9ine já não encanta tanto assim. Na última semana dois agenciados pela empresa anunciaram que não querem mais os serviços prestados pela 9ine.

O primeiro foi Bruninho, levantador da seleção masculina de vôlei. Depois de cerca de um ano e meio com a 9ine, ele voltou a ser agenciado por Alessandra Menga, que cuidava de sua imagem paralelamente à agência.

O segundo, e talvez o maior baque em termos de imagem para a 9ine, foi o skatista Pedro Barros. Pedrinho, como é conhecido, era visto como uma espécie de ''novo Anderson Silva'' para a agência. Jovem, campeão mundial, ele era um dos atletas com maior potencial para angariar clientes. Em pouco tempo Go Pro e Ford fecharam acordos com ele via 9ine, mas o apetite parou nos últimos tempos e o skatista preferiu seguir o gerenciamento de carreira com o pai.

Outra derrota, menos doída, mas igualmente sintomática, é o fim do contrato de exclusividade com Anderson Silva. Grande ícone da agência e melhor caso de sucesso da 9ine até agora, Anderson agora ficará como Lucas e Neymar. Com ótima relação com a agência, mas sem ser exclusivo dela.

As saídas de Bruninho e Pedrinho e a mudança de patamar de Anderson Silva, além do baque na imagem da 9ine, mostram a dificuldade que a empresa tem enfrentado neste ano. Sem conseguir manter a mesma musculatura na captação de clientes e na entrega de resultados, a 9ine começa a sofrer com a desconfiança de parte do mercado.

No esporte, o zumbido em torno da agência só cresce. Ainda mais desde que o cantor Naldo foi anunciado como novo contratado por ela.

Originalmente, a 9ine sempre se posicionou como uma agência de entretenimento, e não apenas de marketing esportivo. O cantor Luan Santana foi o primeiro não-esportista a ter um contrato com a empresa, ainda no começo de 2012. Desde sempre, porém, a história da 9ine se fez com o esporte. Não apenas pela imagem de Ronaldo, mas pelos clientes e projetos nos quais ela se envolveu.

Em 2013, o mercado brasileiro de esporte não tem respondido conforme a expectativa inicial. O pretenso crescimento no ano pré-Copa não veio. Em meio a esse cenário, a ausência de Ronaldo do dia-a-dia da empresa para o ano de estudos em Londres começa a mostrar sua faceta mais cruel. Infelizmente parece ser questão de tempo para ver até quando o modelo da 9ine vai durar.