O susto inesperado do “Fantasma del 50”
Erich Beting
Era para ser uma ação meramente local da Puma no Uruguai. Um vídeo brincando com a classificação uruguaia para a Copa do Mundo, de um jeito inusitado e sem agredir os direitos comerciais da Adidas, patrocinadora oficial do torneio.
Mas o susto que o ''Fantasma del 50'' deu foi muito maior do que a própria empresa esperava. O vídeo que era para ser local, naturalmente, globalizou-se a partir do YouTube. Faz parte do mundo moderno. E é um dos grandes desejos de todas as marcas, criar filmes que viralizem por meio das redes sociais.
Só que, curiosamente, não era o caso do ''Fantasma''. A ideia da Puma não era provocar o Brasil, até porque o país é o responsável pelos números mais expressivos da marca na região da América Latina. Mas acabou que o vídeo veio para cá e… Se tornou um grande sucesso.
Segundo o blog apurou, até mesmo dentro da Puma no Brasil o sucesso do vídeo causou espanto. O perfil no Twitter do ''Fantasma'' já chegou à casa dos 10 mil seguidores, assim como o filme no YouTube já bateu mais de 120 mil visualizações em menos de um dia no ar.
Com certeza se estivéssemos em 1970/1980 a repercussão seria outra. Hoje, a geração de torcedores brasileiros temem muito mais a Zidane do que a Ghiggia e cia. Fosse esse vídeo uma brincadeira da Nike com o retorno de Zizou e, possivelmente, a reação seria muito diferente.
O caso do ''Fantasma del 50'' é também emblemático para mostrar o quanto a promoção da Copa do Mundo está travada no Brasil. A brincadeira da Puma no Uruguai é, até agora, a ação mais contundente de uma marca esportiva para o evento. Por aqui, as empresas, talvez temendo reações adversas, deixaram o lado criativo de lado e estão apostando, quase sempre, nas ações básicas, como eram feitas nas outras Copas, bem distante do Brasil.
A exceção brasileira ainda é a Head & Shoulders com Joel Santana, que ganhou nesta quinta-feira mais um episódio no YouTube para lançar o shampoo com a assinatura de Pelé (veja aqui).
O susto inesperado do ''Fantasma del 50'' é a mostra de que o bom humor ainda é a saída para ações boas de marketing viral na internet. E é um atestado de como a Copa, aqui no Brasil, ainda não pegou como deveria. Que mais sustos aconteçam daqui até junho de 2014. Pelo menos fora de campo…