Negócios do Esporte

Gatorade transforma placa de publicidade em geladeira

Erich Beting

Conforme dito na última sexta-feira por aqui, cada vez mais os resultados de pesquisas mostram que as empresas que não ativarem seus patrocínios estarão fadadas ao esquecimento. Ou, pelo menos, a não obter o retorno frente ao alto investimento feito no esporte. No sábado, a Gatorade deu uma nova mostra de que tem sido uma das poucas marcas que estão preocupadas com o conceito de ativação dos patrocínios feitos no futebol no Brasil.

A produtora de isotônicos transformou a placa de publicidade do estádio da Vila Belmiro numa grande geladeira para guardar seus produtos. A ''placa-cooler'' esteve em funcionamento durante o jogo entre Santos e Criciúma, pela Copa São Paulo de Juniores. Ela foi posicionada atrás do gol, e continha produtos da marca, que estavam disponíveis para os jogadores.

Placa posicionada atrás do gol parece com uma outra comum...

Placa posicionada atrás do gol parece com uma outra comum…

... Mas quando o jogador do Santos abre a placa, tira de dentro o Gatorade

… Mas quando o jogador do Santos abre a placa, tira de dentro o Gatorade

A iniciativa faz parte de mais uma das diversas ações que a Gatorade têm feito para comunicar o patrocínio ao futebol. Com mais de 20 clubes patrocinados, além de alguns campeonatos, como a Copinha, a marca tem se destacado nos últimos tempos por não se restringir ao patrocínio.

Agora, a novidade foi aproveitar a exposição da marca na placa de publicidade para ir além, dando uma nova função para a peça. O caso mostra claramente que é preciso entender o negócio da empresa e do esporte para conseguir ter ótimo retorno para uma ação de patrocínio.

Para quem quer mostrar ao mercado que é um produto feito para atletas, nada melhor do que fazer o jogador tomar a bebida a partir da geladeira na placa de publicidade. Agora, se a moda pega, toda placa passará a ter uma novidade…