Com carro, Flamengo dá novo significado a sócio-torcedor
Erich Beting
No ano passado critiquei a estratégia do Flamengo em relação ao programa de sócio-torcedor quando atrelou ao benefício apenas a facilidade na aquisição do ingresso para a final da Copa do Brasil (relembre aqui). Até então, ter o ingresso para um jogo era o grande diferencial do programa (como todos os outros projetos de sócio-torcedor pelo país).
Só que, no início deste ano, o Flamengo elevou a um novo patamar o seu programa. Numa ação de incentivo a torcedores trazerem novos torcedores, o clube criou uma campanha que, além de incentivar o aumento do sócio-torcedor, ativa as parcerias comerciais do Flamengo.
Até março, o torcedor que angariar mais associados ganhará um carro da Peugeot, patrocinadora do clube. Os outros mais bem colocados ficarão com uma geladeira personalizada do Flamengo, feita pela Brahma, mentora do sócio-torcedor (mais detalhes podem ser vistos aqui).
Do jeito que é a paixão pelo clube, não duvido que vai ter associado mais satisfeito em ganhar a geladeira do clube do que o carro.
E, logicamente, a ação pode fazer com que o Flamengo consiga, em breve, ultrapassar Inter e Grêmio na liderança dos programas de sócio-torcedor pelo país.
Aos poucos, os clubes vão entendendo que é preciso criar valor que vai além do ingresso para que o torcedor queira continuar associado. Apenas a paixão pelo time não é suficiente para fazer o torcedor desembolsar uma grana mensal para o clube. O Flamengo dá um novo significado ao sócio-torcedor com a ação criada. E, com certeza, deve puxar a fila de novas promoções que façam com que o ingresso para o jogo seja apenas um dos benefícios dos programas de sócio-torcedor.