Negócios do Esporte

Em dois anos, Neymar vai de promessa a protagonista na Nike

Erich Beting

A ida para um clube de projeção mundial e a boa performance na Copa das Confederações elevaram o status de Neymar dentro da Nike. Em cerca de dois anos, o jogador brasileiro saiu de promessa a protagonista para a marca.

Em fevereiro de 2012, a fabricante americana promoveu em Nova York um evento para falar sobre as inovações da empresa para os Jogos Olímpicos. Naquela ocasião, a imagem de Neymar começava a ser usada em publicidade e apresentação de produtos sobre futebol.

Agora, dois anos depois, no mesmo tipo de evento, desta vez em Madri e para falar sobre as novidades para a Copa do Mundo, a imagem de Neymar é quase onipresente. O camisa 11 do Barcelona é o rosto principal da Nike FC, linha de produtos de futebol criada pela empresa para vender artigos a quem quer ter a modalidade como estilo de se vestir.

No ano passado, Neymar já havia sido ''condecorado'' como o principal astro da Hypervenom, chuteira que é um dos pilares da marca para a Copa do Mundo. Agora, o brasileiro é o protagonista de boa parte das campanhas ligadas ao Mundial. Neymar, aos poucos, vai substituindo Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, os dois últimos grandes garotos-propagandas brasileiros da empresa. Há quatro anos, Trevor Edwards, então vice-presidente de marca da Nike, já dizia estar de olho no jogador, que tinha seu nome lembrado para fazer parte da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010. Hoje, Edwards, que é o CEO da marca, aposta na chegada de Neymar ao Barcelona para alçar o atleta ao novo rosto mundial da empresa ao lado de Cristiano Ronaldo.

Com um histórico agressivo de comunicação, a Nike costuma apostar nos atletas mais carismáticos como protagonistas de campanha. Neymar, assim como Cristiano, consegue conversar com diferentes tipos de público e induzir o público a consumir. O desempenho da seleção na Copa do Mundo e do Barcelona pós-reformulação poderão fazer com que ele passe a ser o principal rosto mundial da empresa para a próxima década.

Não é nenhuma surpresa que, daqui a dois anos, no próximo evento de inovação da Nike, Neymar esteja por todos os lados e seja o grande astro para a mídia. Ainda mais com ele acontecendo às vésperas das Olimpíadas no Rio de Janeiro. Para isso acontecer, porém, o atleta precisará saber se tornar, cada vez mais, um ator.

* O blogueiro viaja a convite da Nike