Negócios do Esporte

A aula do Dortmund para o futebol no Brasil

Erich Beting

O Borussia Dortmund deu uma aula para os clubes de futebol no Brasil. Nesta quarta-feira, a Máquina do Esporte publicou com exclusividade o vídeo em que o clube alemão agradece a João Pedro, um torcedor de 10 anos de idade que desenhou um modelo de camisa para o time atuar (veja aqui).

O garoto brasileiro enviou uma carta para a Netshoes, que agradeceu enviando um pôster com os jogadores vestindo a camisa proposta pelo torcedor e um kit com a camisa oficial do Dortmund. A empresa de comércio eletrônico fez um vídeo contando essa história. A partir dele, o Dortmund tomou conhecimento do caso e, então, decidiu fazer seu agradecimento para João Pedro.

O desenrolar da história Netshoes-Dortmund é daqueles típicos enredos que são exemplo para todos. Qualquer um que pretende trabalhar relacionamento com o consumidor deve olhar a lição embutida nesse caso.

A Netshoes soube dar atenção para alguém que não tem idade nem permissão para ser seu cliente. O garoto pode até querer comprar na loja virtual, mas precisa dos pais para fazer um pagamento. Possivelmente, a família de João Pedro vai ter um carinho especial com quem deu atenção ao sonho de alguém com 10 anos de idade.

Já o Borussia Dortmund, ao tomar conhecimento do que aconteceu após a divulgação da história do João Pedro, passou a dar ainda mais bola para os torcedores do exterior.

O caso mostra o quanto os clubes europeus entenderam que a essência deles é se comunicar com o torcedor. Da mesma forma que a Netshoes sabe a importância do cliente, os clubes de lá sabem que só serão grandes e terão capacidade de criar times competitivos se olharem para o fã.

Quando um menino brasileiro de 10 anos de idade tem como sonho desenhar um novo uniforme para um time da Alemanha, é sinal de que os clubes no Brasil precisam acordar.

Urgentemente.

Por aqui, o torcedor tem o dever de consumir o clube, mas não é dado a ele qualquer motivo para alimentar esse amor. Uma paixão só tem sentido quando é correspondida. E os times do Brasil não dão bola para isso.