Esporte como estilo de vida é saída para expansão de marcas
Erich Beting
Quem não pode ir de Kevin Durant, contra-ataca com Gisele Bündchen. Essa é a primeira resposta dada pela Under Armour após não conseguir tirar da Nike o grande nome do mercado de basquete na atualidade. Na falta de um atleta de alta performance para ser um ícone da marca, cada vez mais as empresas de material esportivo têm utilizado celebridades como astros em propagandas. O acordo da Under Armour com Gisele Bündchen mostra exatamente isso.
O que leva a empresa a escolher uma celebridade em detrimento de um atleta é exatamente o fato de que é preciso ir além do esporte para a marca conseguir crescer. Não é mais apenas o esportista que representa uma marca. É possível, tranquilamente, que uma celebridade da moda, como é o caso de Bündchen, endosse e aumente as vendas de uma empresa que teoricamente só fabrica roupa para a prática de esportes.
A transformação do esporte em estilo de vida é o grande segredo do crescimento da Nike, da sobrevivência da Puma e do novo salto da Adidas. Agora é a vez de a Under Armour apostar nesse filão de mercado.
O estilo de vida é o grande objetivo das marcas esportivas nos dias de hoje. Ao investir nele, elas conseguem deixar de ser apenas empresas voltadas para um consumidor fanático pelo esporte. E, logicamente, ampliam o leque de faturamento consideravelmente. Sem Durant para ganhar o basquete, a Under Armour soube usar Bündchen para fazer sua marca chegar a um público maior.
A partir do momento que a marca consegue deixar de falar só com o esportista e passa a ganhar voz também entre o público que está além dele, obtém uma expansão que geralmente a coloca entre as grandes empresas do mundo em faturamento. Gisele Bündchen pode representar esse grande salto global da Under Armour.
Não por acaso, o uso da supermodelo na propaganda foi feito no dia em que volta ao cotidiano dos EUA a disputa da NFL, a liga de futebol americano, que tem em Tom Brady, marido de Gisele, um de seus principais jogadores. Brady, também não por acaso, é patrocinado pela Under Armour, inclusive tendo participação societária na empresa…