Negócios do Esporte

David Luiz deveria esperar. Pelo menos antes de tuitar

Erich Beting

Afinal, David Luiz resolveu ou não esperar? Não sei, nem me preocupo em saber, mas o zagueiro do PSG e da seleção brasileira deveria saber, muito bem, que é preciso esperar. Pelo menos antes de se engajar numa campanha pelas redes sociais.

Para tentar entender o caso. Nesta semana, um pastor evangélico deu início a uma corrente pela internet com o mote ''Eu resolvi esperar'', incentivando as pessoas a esperarem para fazer sexo após o casamento. Evangélico, batizado pelo mesmo pastor que iniciou a campanha, David Luiz aproveitou sua popularidade nas redes sociais para ajudar a fazer a campanha ganhar mais repercussão (detalhes aqui).

A vida pessoal dele é o de menos, mas logicamente que repercutiu em tudo que é lugar o fato de ele se ''declarar'' virgem. E aí é que entra a lição que, se ainda não sabia, David Luiz passará a saber sem nem piscar os olhos da próxima vez…

Uma figura pública tem de tomar muito, mas muito cuidado, antes de se engajar em qualquer campanha por redes sociais. Por mais que seja um ''favor'' a um amigo, ou valha muito dinheiro na conta.

Qualquer história que não se sustente vira contra o mensageiro da tuitada. David Luiz tornou ainda mais ''fake'' sua defesa do ''Eu resolvi esperar'' ao declarar que não, ele não esperou. Na realidade, deixa o menino fazer o que ele quiser. A vida é dele, a religião é dele, o pensamento é dele.

Mas, se David Luiz não quiser ter a vida particular exposta, ele precisa saber que isso só se faz não defendendo publicamente assuntos que, teoricamente, são de interesse privado. A partir do momento que 6,8 milhões de pessoas acompanham aquilo que ele escreve no Twitter, outros milhões estão no Instagram e no Facebook, a vida de David Luiz é pública. E, como tal, ele precisa pensar, e muito, antes de publicar qualquer informação, engajar qualquer campanha, etc.

As redes sociais transformaram as pessoas em ''donos'' da própria mídia. E, como tal, sempre é melhor esperar. Pelo menos antes de tuitar. Nas relações pessoais, aí cada um cuida da sua vida…