Negócios do Esporte

Nestlé mostra o caminho para aproveitar o patrocínio

Erich Beting

A mudança de nome do time de Osasco do vôlei, de Molico para Nestlé, mostra o grau de amadurecimento que uma empresa começa a ter quando tem um investimento no esporte que vai além da exposição da marca (detalhes aqui).

A troca do nome é uma forma de colocar, à disposição das diferentes marcas que compõem a empresa, o time de vôlei. Assim, em vez de apenas um produto abraçar a equipe, vários produtos podem se aproveitar do esporte para aumentar vendas, participação no mercado, relacionamento com o consumidor, etc.

Quando batemos na tecla aqui no blog que o patrocínio esportivo vai além da exposição da marca, é porque ainda existe pouco conhecimento, de quem vende e de quem compra o patrocínio, de que é possível tirar mais benefícios da relação do torcedor com o esporte do que meramente a exposição na mídia.

Neste ano, a Nestlé fez uma ação interessante para a Páscoa, quando ''vestiu'' as atletas com uma embalagem de um chocolate da marca e distribuiu ovos para as jogadoras adversárias num jogo do Molico. Ao fazer isso, a marca foi além da simples exposição passiva no uniforme das atletas e entregou algo diferente para o público.

A ação, além de reforçar a ligação da marca com o time e o esporte, gerou aumento de mídia para a empresa, já que o inusitado do presente de ovo de Páscoa foi notícia em diversos veículos.

O patrocínio esportivo concede ao patrocinador, a cada evento, uma chance de falar com o consumidor de forma diferente. Com a marca Molico, a Nestlé praticamente restringia as ações que poderiam ser feitas, além de ter de se limitar à verba daquela marca para realizar ações. Agora, com a ''marca-mãe'' assumindo o time, ela transfere a qualquer produto a oportunidade de, a cada partida, se comunicar com, pelo menos, os torcedores presentes no ginásio.

Essa mudança mostra um amadurecimento da empresa. Enquanto o senso comum ainda acha que o fundamental é a mídia citar o nome do patrocinador durante o evento, as empresas começam a perceber que há muito mais negócio além disso com o esporte.

Basta ser criativo e, mais do que isso, lembrar que, por mais clichê que pareça, cada jogo tem sua história…