O futebol já está preparado para 2016?
Erich Beting
A Vitton 44 dá cada vez mais indícios de que não seguirá no futebol em 2016. Isso significa, para o trio de clubes do Rio de Janeiro na Série A, possivelmente a perda do seu grande financiador nesta temporada (detalhes aqui).
E a pergunta que fica é. O futebol já está preparado para 2016? Setembro chegou. Com ele, as definições de planejamento e orçamento das empresas. E o futebol, já está no mercado conversando para projetos de patrocínio no ano que vem? Ou a preocupação é meramente com a posição do time na tabela?
Após o turbilhão que tem sido o primeiro ano do segundo mandato de Dilma, a tendência é de muito reajuste de orçamento e prioridades para o ano que vem nas empresas. Os clubes que não se anteciparem a esse movimento, certamente, terão na ponta da língua o motivo da crise para justificar a ausência de patrocínio em 2016.
Com cenário de crise, as empresas tornam-se mais precavidas na hora de investir. Isso significa gastar menos, ou concentrar mais o investimento em propriedades que dão mais exposição de mídia e/ou retorno em alcance de pessoas.
O futebol se enquadra perfeitamente nesse segundo cenário. Mas será que ele já começou a fazer o dever de casa para perceber quais marcas poderiam querer atuar com o esporte?
O Brasileirão ainda está no meio, mas o prazo para os clubes assegurarem o resultado financeiro de 2016 está chegando ao fim…