O recado do Corinthians ao mercado
Erich Beting
O Corinthians deu um recado importante para o mercado ao rebater as promessas feitas pelo presidente da Klar, nova patrocinadora do clube. Ao negar todas as bravatas ditas pelo executivo, o clube mostrou ao mercado que oferece um ambiente de negócios minimamente responsável a seus parceiros comerciais (entenda aqui).
A atitude, que é raridade entre os clubes, mostra que o clube exige, de seus parceiros, a seriedade necessária para um negócio que se comunica com, pelo menos, 30 milhões de pessoas, das quais ao menos 1,5 milhão apaixonada pelo clube.
Muitas vezes critica-se o amadorismo do futebol, que aceita qualquer dinheiro e faz negócios horripilantes que mancham seu bem mais precioso, que é sua marca. Mas, no caso da disputa entre Corinthians e Klar, a sensação que foi passada é exatamente a oposta.
O clube demonstrou um grau de profissionalismo tremendo ao desmentir o parceiro, por mais que isso pudesse significar perder o patrocínio recém-conquistado. Da mesma forma, mostrou às empresas que negociam a compra do naming right da Arena Corinthians que não deixará qualquer um se promover às custas da mídia espontânea gerada pelo clube.
Para fazer do limão uma saborosa limonada, só falta o Corinthians conseguir impulsionar, por toda a repercussão que o caso teve, um patrocinador a assinar o contrato do estádio. Às vezes uma crise pode gerar um retorno mais rápido – e com desfecho mais feliz – do que se esperava…