O viral de Zizao e o esporte como conteúdo
Erich Beting
A NBA, liga de basquete dos Estados Unidos, se autointitula uma empresa de mídia e esporte. A definição não poderia ser mais do que clara para mostrar o quão poderoso pode ser o esporte como conteúdo.
Hoje o Corinthians divulgou um vídeo extremamente simples e divertido. Nele, o Zizao não só está lendo, mas está reforçando a imagem de três patrocinadores do clube: Coca-Cola, Gatorade e, principalmente, a Caixa.
A brincadeira com o astro chinês do Corinthians foi propagada pelas redes sociais e rapidamente se espalhou. Agora, a propaganda maçante da Caixa ganhou até mesmo um reforço com uma ótima pitada de humor. Logicamente que parte dos programas de televisão da hora do almoço de esporte aqui em São Paulo vai reproduzir a brincadeira. Propaganda ''gratuita'' para a Caixa, mas ao mesmo tempo um conteúdo que tem sua relevância jornalística, uma vez que envolve jogadores do Corinthians.
O caso mostra que o esporte no Brasil começa a entender que é conteúdo. A força de formar opinião que um atleta tem é tão grande quanto a da mídia. Se as entidades esportivas e os próprios atletas entenderem como trabalhar isso, usarão a mídia como um meio de propagandearem seus negócios. O caminho para isso existe. Afinal, o torcedor quer saber tudo o que acontece com seu ídolo. Com as mídias sociais, isso ficou mais simples. E, também, mais fácil de acontecer.
Se o fato de a Luíza estar no Canadá gerou matérias a rodo, porque a mídia não falaria que o Zizao está lendo?