Negócios do Esporte

Levir Culpi dá o exemplo no Japão

Erich Beting

Acabamos de entrevistar o técnico Levir Culpi no Bandsports durante a transmissão do amistoso da seleção do Japão contra o time de estrelas da J-League, a liga de futebol do país asiático devastado pelo terremoto do último dia 11 de março.

Levir está morando em Osaka, cidade onde acontece o amistoso e que não sofreu com o abalo no solo japonês.

No bate-papo, o treinador do Cerezo Osaka disse que foi procurado por Santos e Fluminense para voltar ao Brasil. Depois de pensar, recusou o convite.

''Não é o momento de fazer isso. Achei que não seria correto deixar o país. Jogamos apenas uma partida da J-League e, mais do que isso, achei que deixaria uma péssima imagem se resolvesse deixar o Japão, pareceria um momento de fraqueza. E isso fecharia o mercado para mim e para outros treinadores brasileiros aqui no Japão'', disse Levir.

Uma aula de ética dada por ele. E, muitas vezes, é isso que falta ao futebol, especialmente no Brasil. Sermos mais éticos, entendermos que não é sozinho que se constrói as coisas.

Ah, Levir também contou que está escrevendo um livro com o título ''Um burro com sorte''.

Uma brincadeira, claro, com a maneira como era ''gentilmente'' tratado pelos torcedores no Brasil. Mas o mais curioso foi quando ele relacionou a reconstrução japonesa após o desastre do início deste mês com a incompetência brasileira em gerenciar a Copa do Mundo.

''O Japão foi reconstruído após a guerra baseado na educação de seu povo. E aí fica a dúvida quanto à imagem que o Brasil está passando para o mundo com a Copa. Teríamos uma grande chance de mostrar que somos um país sério''.

Pois é, Levir. Infelizmente, ética é uma palavra que anda em falta por aqui.

  1. Erich Beting

    11/04/2011 12:53:05

    Opa, Johnson, pode deixar. Se você conseguir deixar de lado a paixão clubística e agir racionalmente, podemos começar a conversar. Um abraço, Erich

  2. Erich Beting

    11/04/2011 12:49:03

    Sinceramente não sei, Vinícius. Um abraço, Erich

  3. Erich Beting

    11/04/2011 12:47:27

    João, se há qualquer ofensa no comentário, ele é apagado. Enquanto não houver uma legislação que torne a pessoa que comente no blog responsável pelo que ela escreve, o comentário não é colocado no ar. Um abraço, Erich

  4. Vinicius

    02/04/2011 12:34:07

    Erich, olha o que o Juca escreveu sobre a Trevisan. O que aconteceu???http://blogdojuca.uol.com.br/2011/04/os-chatos-de-galocha-da-trevisan/

  5. GPL

    31/03/2011 22:13:56

    Mateus, ética é como bom senso, é como distinguir o certo do errado e, para isso vale tanto para quem tem para quem mora numa favela, é só pensar antes de agir....todos sabem o que é certo e o que é errado

  6. Carlos

    31/03/2011 19:51:17

    Mateus, acho que é você quem deveria acordar. Culpar o fato de ser multi-cultural ou de ser influenciável é atestado de incompetência. Aliás, isso é fato: o povo brasileiro carece de competência... inúmeras vezes tivemos oportunidades de fazer uma grande nação e o que vemos é Tiriricas, Romários da vida..só para citar os mais recentes. Vemos aí o Japão se unindo e reconstruíndo de forma exemplar, enquanto não conseguimos nem ter uma saúde, educação decentes..quanto mais organizar uma Copa do Mundo. O Levi está de parabéns, sim. Está se mostrando um profissional ético, é o que está faltando no futebol. Espero que esses "Adrianos, Ronaldinhos, Luxemburgos e o restante da corja da bola e da sociedade como um todo aprendam alguma coisa com ele.

  7. fernando bras

    31/03/2011 18:13:50

    Queiram me desculpar grandes intelectuais, mas vcs estão querendo discutirética, moral, senso-crítico e coisas afins, e estão esquecendo que futebol ésimplesmente negócio quem mandar a melhor oferta leva. Essa coisa de achar que técnicos e jogadores estão preocupados com imagem, terremoto, tsunamis é querer se achar mais realista que o rei.

  8. Erich

    31/03/2011 17:47:21

    Onde está a palavra da diretoria que não deu o CT que prometeram pra ele trabalhar decentemente?Vivemos num país onde ninguém cumpre o que promete. Infelizmente...Deixando bem claro que não estou defendendo o Muricy, apenas constatando a realidade. Ali no Flu ninguém cumpriu com a palavra. O problema é que a de um (Muricy) dependia da do outro (clube).

  9. marcos

    31/03/2011 15:50:30

    Espero sinceramente que o Muricy Ramalho aprenda isso com ele. Porque disse com todas as letras que ficaria no Fluminense até o final de contrato e que era homem de palavra. Bastou perder alguns jogos e pedui demissão. Onde está a palavra dele?

  10. leonardo

    31/03/2011 15:50:14

    Bem, como torcedor do atletico mg devo informar que levi deixou o atletico após formar a equipe com contratações ao seu gosto em plenas quartas de final da copa do Brasil. Por um lado, isto não parece ser ético.Ética parece ser algo que diz respeito ao apreço ao dinheiro.Me parece tambem que qualquer dinheiro compra a ética.Não gostei de como a ética foi colocada neste texto.

  11. MARCIA

    31/03/2011 13:57:52

    Inacio, estou contigoMateus, aprenda a ser educado

  12. Ricardo Salazar

    31/03/2011 12:49:47

    Que viagem !!Mateus, essa sua teoria não tem pé nem cabeça.A Australia provavelmente é muito mais multicultural que o Brasil, e nem por isso é uma terra imoral e antiética como a nossa. A Cingapura recebe gente de todo o mundo, assim como o Canadá e ambos tem populações bem mais éticas do que a nossa.A base da ética está na educação e só ela garante o desenvolvimento (moral, economico, financeiro, tecnológico etc) de uma nação. Não há e nunca houve um plano B.O problema é que nosso povo é ignorante demais para perceber que nosso problema é exatamente a nossa ignorância.

  13. Phillipe

    31/03/2011 12:38:12

    Como vamos mostrar ser um país sério se não o somos ??

  14. sergio silva

    31/03/2011 12:35:51

    Nao gosto do Levir como técnico. Com ele o Cruzeiro deixou muitos titulos escaparem, mas como pessoa humana e como homem de caráter é um profissional exemplar que deveria ser espelhado por mtos técnicos e dirigentes do futebol brasileiro.

  15. Mario Bross

    31/03/2011 12:00:19

    Todo aquele que passa ou passou pela educação NIPÔNICA, se reeduca como no minimo ser etico.A partir do momento que eu tomei parcos recursos da cultura nipobrasileira, passei a adotar principios fundamentais, e me aculturei.Sabemos da diversidade de implementos culturais adquiridos de todos os povos, mas isto não é justificativa plausivel para desvios comportamentais.Um mito que se aculturou e tem comportamento exemplar respeitosamente, É: ABRE ASPAS PARA ESCREVER SEU COGNOME " ZICO '' FECHA ASPAS

  16. Joao

    31/03/2011 11:45:02

    A partir de hoje me recuso a ler esse colunista, muito menos comentar algo.2 post meus estavam aguardando moderação e simplesmente foram apagados sem nem serem publicados.

  17. Lucio Lopes

    31/03/2011 11:02:10

    Concordo com Inacio, ser influenciado é uma coisa, aceitar a influência é burrice, como estamos vendo no embate das TV´s, cada um puxando para o seu, lado. Os Cartolas vendo apenas os lados deles, e não do torcedor, a emissora G, querendo continuar manipulando tudo, sem etica alguma. tudo tem que ter ética.

  18. Paulo henrique

    31/03/2011 10:48:19

    No mundo do futebol é muito dificil tomar uma atitude como essa, envolve dinheiro, respeito e carater, claro que muitos estrangeiros ou mesmo japoneses têm o direito de sairem do país , mas o exemplo vem da visão de um todo e não egoista do Levir Culpi.

  19. David Gama

    31/03/2011 10:02:55

    Prezado Mateus, o pior cego é aquele que não que ver!! Estamos sempre encontrando desculpas para as nossas mazelas ou sempre encarando estas mazelas na base da piada!

  20. Paulo

    31/03/2011 09:40:33

    Bom dia. Concordo com o Matheus sobre influencias e discordo de você ao informar que o Levir foi puramente etico, E isso fecharia o mercado para mim e para outros treinadores brasileiros aqui no Japão”. Palavras dele que dizer continua a ser não so brasileiro mas tambem ser humano que visa claroo que vão achar dele e como isso afetará a carreira dele não é so questão de etica não beting, mas não jugo ele não só não acho certo flar isso e dizer que é puramente etico. Tá parecendo responsabilidade social, que para mim é balela, você faz por que vai ajudar alguem com outro intuito por trás, por que não ajudar só por ajudar. Abraços e bom, dia.

  21. Jéssica

    31/03/2011 08:03:34

    Siga o @LevirCulpi no twitter!Ele tem página no facebook também!

  22. Ishmá

    31/03/2011 07:41:45

    É muito fácil usar os outros como desculpas pra nossos equívocos. Aliás isto começou no lugar mais santo que a terra já teve: O Jardim do Édem. Lá também o primeiro casal usou a desculpa pra tentar justificar suas atitudes. Tá na hora de aprendermos. Nós aprendermos a seriedade com eles e eles aprenderem a tolerancia com responsabilidade conosco.

  23. mateus

    31/03/2011 02:44:15

    Acorde e aprenda a ler!

  24. Regis

    31/03/2011 00:52:05

    Nosso último presidente disse que ética é um papinho sem importancia...

  25. Fábio Matos

    30/03/2011 23:59:44

    Acorda Mateus!

  26. André Kenji

    30/03/2011 21:18:17

    Inacio, não seria esse um ponto de vista abosrvido por você? fica a dica.

  27. soiti

    30/03/2011 18:58:08

    Erich,O Japão é uma país, milenar,tradicional,sofrido,belo,ao mesmo tempo tradicional e moderno, ,tem um povo culto e disciplinado, não é por mero acaso chamado de ¨PAIS DO SOL NASCENTE¨mas no íntimo não é melhor que o povo brasileiro, a diferença é que nós somos relachadose nos achamos melhor do que todos,ainda somos enganados pela mídia de que somos admirados no mundo inteiro, que somos bem recebidos em qualquer lugar, etc. etc. ... O levir teve um gesto nobre e corajoso, congratulações para ele.Mas, o Japão sai dessa, dentro em breve o sol vai brilhar novamente,no céu azul, as cerejeiras ,os crisantemos vão florir e povo vai vibrar como, quando Deus os livrou da invasão de Genghis Kan, das atrocidades da bomba A e de outras catastrofes climáticas.Aqui é diferente: PlagiandoTem algué levando lucroTem alguém colhendo frutoSem saber o que é plantarTá faltando concienciaTá sobrando pacienciaTá faltando alguém gritarFeito mal que não tem curaTão levando a loucuraO pais que a gente ama. ... ...

  28. VALMIR - COXA

    30/03/2011 17:49:12

    Erich Betting, por qual motivo vcs cronistas, paulistas e cariocas, esquecem ou se fazem de esquecidos,mas o Ney Franco, qdo esteve no coxa em 2009/2010, teve e muitas, ofertas de trocar de time e não o fez. ! Será que a ética dele é diferente de outro técnico, se este fosse de algum do rio ou sp ? Ah sim, talvez vc não saiba, mais o Levir Culpi, é parananense, curitibano e coxa branca.

  29. Evaristo

    30/03/2011 17:41:40

    Em todo o mundo, atualmente é conceito disseminado e praticamente generalizado de que o do Brasil é um país onde o crime compensa, e não existe punição para os culpados.E como falar em ética num país assim?

  30. alex schirm

    30/03/2011 16:51:55

    parabéns levi, é isso aí, qdo temos opurtunidade temos que falar.enquanto ricardo teixeira, andres sanches, zezé perrella e presidentes de federações que se deixam representar por procurações estiverem a frente do nosso futebol não precisamos ficar esperando nada de bom.gastar 5 bi de reais em manaus é um absurdo, é a prova final da nossa falta de vergonha, só propor uma coisa dessa já seria motivo de cadeia, executar então nem se fala.estamos nas mãos de bandidos e ainda nem falamos das olimpíadas.

  31. William

    30/03/2011 16:04:03

    Quanta besteira falou este Mateus. O que nos falta realmente é educação.

  32. Claudio Nardi

    30/03/2011 14:16:50

    Parabéns ao Levir pela demonstração de caráter, eu não esperava outra coisa dele, pois quando treinou o Palmeiras não abandonou o barco, caiu junto com o time, e ele não participou da formação do elenco.... com mais essa atitude demonstrou que ainda existem seres humanos leais e de grande valor!.

  33. Eduardo Costa Rodrigues

    30/03/2011 14:07:06

    Erick Beting,Onde estava a ética do Levir Culpi quando ele deixou o Clube Atlético Mineiro, dias antes de um jogo de decisão na Copa do Brasil, exatamente para ganhar milhões no Japão?O seu Levir não voltou para o Brasil pq lá ele ganha mais. Demagogo.

  34. rodrigo

    30/03/2011 13:42:45

    Eu não diria tanto ética, mas o Levir Culpi demonstra bom senso e uma certa "culpa moral" de abandonar o Japão depois do terremoto.Oras, o mundo do futebol não é conhecido por ser "até que a morte os separe", visto a constante trocas de jogadores e técnicos.Também, realmente conheço pouco da trajetória dele fora, mas duvido que no Brasil ele vá ter a mesma estabilidade do Japão. Então para que vir ao Santos se, a beira de ser desclassificado da Libertadores, o time vai passar por uma pressão fortíssima que, no futebol brasileiro, acaba em 90% dos casos com a demissão do técnico?Enfim, duvido que ele voltaria com terremoto ou sem ele.

  35. MMA

    30/03/2011 13:35:51

    Sr Inacio Acho que O Sr deveria respeitar a opinião do Sr Matheus, não que ele esteje certo,mais sim por uma questão de livre arbitrio, o sr não deve ficar ai dando lições de moralem quer que seje o sr não está ai para isto está somente para emitir sua opinião.acho muito chato está historia de criticar os comentarios dos outros.... abraços

  36. Sergio

    30/03/2011 12:09:41

    É claro que somos influenciados, o tempo todo. A globalização tá aí pra provar isso, na modernidade ninguém passa batido, caros. Até porque pra todo lado que olhamos tem uma opinião ou mensagem tentando influenciar. O caso é viver em um mundo que ainda existe ética, mesmo que seja minoria. A esperança há, agente precisa encontrar ela e segurá-la bem forte.

  37. Oscar Negrini

    30/03/2011 11:52:02

    Berço é berço.....o resto é conversa fiada...

  38. Johnson

    30/03/2011 10:35:14

    Ética ? Se vc quer ter o direito de usar esta palavra, então deixe de ser parcial e tendencioso nas notícias daquele site máquina do esporte !!!Pare de demonstrar seu "corinthianismo" e coloque lá as notícias que abordam os negócios envolvendo outros clubes tbém, como as ações grandiosas e certeiras realizadas pelo SPFC.

  39. Marcos

    30/03/2011 10:06:49

    Inácio, sua primeira afirmação está perfeita. Porém, acredito piamente que algumas pessoas têm algum desvio (saúde mental) que as impede, mesmo após adquirir o senso crítico necessário, de tomar as ações consideradas corretas, éticas, o que for...Na idade média, tratávamos "bruxas" à fogo. Hj sabemos que o fogo não trata nada e que bruxas não existem.

  40. Rogério

    30/03/2011 09:30:06

    É...acho que essa copa vai ser um fiasco. Sorte se der tempo dos estádios ficarem prontos a tempo. Quanto a obras de melhoria nos transportes, metrôs etc...esqueçam...

  41. Jota

    30/03/2011 08:42:01

    O assunto tá bom. Mateus o problema é que há muita gente que se diz isso e aquilo, mas no fundo é um grande colonizado. Somente as coisas lá fora são boas. O nosso povo é o resto. Ora, corrupção tem em todos os lugares (no público e no privado). Todavia, convivemos naturalmente com ela. Os muitos indignados, na verdade adoram um corrupto. A mídia é a rainha dos interesses, vide Daniel Dantas. O delegado passou a investigado e o pobre homem branco de olhos azuis a vítima. Na mídia, é claro. Vamos em frente meu amigo. A luta é inglória, mas a vitória desmanchará cada cicatriz (Credo).

  42. gerson

    30/03/2011 05:09:47

    Infelizmente, e levir esta coberto de razões. E o pior: a educação no brasil não vai melhorar nunca pois aos politicos interessa o ze povinho que se contenta com "pão-e-circo", ou seja, bolsa familia e copa do mundo.Votos de cabrestos mantem a gagn no poder!

  43. carlos

    30/03/2011 00:39:39

    Pô, o cara tem lá suas razões, ou mehor, os caras.Não concordo com essa comparação ignórica destes seres que tentam padronizar o ser humano, o mateus tem muita razão no que escreveu!Abraço Erich, show de bola trazer-nos infos com reflexão!

  44. Reinaldo

    29/03/2011 23:20:48

    E quando ele largou o Atlético-MG no meio da decisão contra o Botafogo pela copa do Brasil em 2007?? foi ético também??Pela grana que ele recebe, ninguém largaria esta teta.Nem vc que é tão ingenuo.

  45. Milton Guirao

    29/03/2011 20:20:40

    Concordo plenamente contigo, nosso país infelizmente abraçou a "Lei de Gerson", onde o mais esperto é o que leva vantagem em tudo, basta observar o que acontece com a confusão a respeito das transmissões sobre futebol para os proximos anos. Falta de ética a começar pelo presidente da CBF e da Rede Globo, falta de carater dos dirigentes dos clubes que se vendem a exemplo de Judas, por trinta moedas.Um abraço,Piracicaba, 29 de março de 2.011 às 20hs. e 20 min.;miltonguirao@ig.com.br

  46. Claudio Piomonte

    29/03/2011 20:15:02

    Mateus, vc mora mesmo no Brasil ? Estamos carentes de ética em todos o setores, no futebol esta palavra e o que ela representa não existe.

  47. Gilson

    29/03/2011 19:53:19

    Inacio Schmidt!Será que podemos recomendar para o mateus a "Crítica da Razão Pura" de Immanuel Kant (será que acertei o nome?), sem que ele sofra uma indigestão mental?

  48. Gerson Arruda

    29/03/2011 19:09:07

    Meu caro, as excessões só confirmam a regra, aqui no geral impera a LEI DE GERSON, principalmente naquela cidade que fica logo em frente a sua terra natal. Parece que para ser politico é preciso ter um DNA específico, poucos dos pais da patria se salvam.Digirentes de Futebol em maior ou menor grau são da mesma árvore genealógica, parece que independente da descendencia ou terra de origem de seus antepassados, todos tem os mesmos pontos fracos e falta de compromisso com os seus compatriotas.

  49. Renzo Pedemessa

    29/03/2011 19:04:13

    Boa Mateus.Realmente se não temos éticaé porque herdamos esta cultura maldita.Agora, quem é o Levir Culpi para vir falar em ética.Ele realmente é um burro com sorte, pois pelo QI dele não passaria de um pedreiro ou motoboy no Brasil, se não fosse o futebol.

  50. inacio schmidt

    29/03/2011 19:01:02

    Mateus, não te conheço, mas preciso te dizer que nós somente aceitamos as influências do meio em que vivemos até adquirirmos o senso da razão ou senso-crítico.A partir daí, o caráter e a ética são de seu livre arbítrio.Afinal, não vamos aqui colocar a culpa nos outros por nossas pessimas escolhas.Acorda e reveja seus conceitos, tá legal?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso