Indy, UFC e o conceito “o show tem que continuar”
Erich Beting
O final de semana foi tão lotado de assunto que faltou tempo para comentar sobre todos eles. Mas, tentando juntar um pouco de tudo o que passou, uma coisa ficou clara: o modelo americano de esporte é algo para ser estudado (e, quando der, adaptado) pelo Brasil.
No Canadá, a disputa do UFC #129 foi uma das mais insanas dos últimos tempos. O lutador da casa Mark Hominick foi, literalmente, deformado pelo adversário, o brasileiro José Aldo. Como era canadense, tinha o apoio da torcida e, claro, todos os interesses comerciais envolvidos, Hominick não desistiu de lutar enquanto o embate não fosse encerrado.
Em São Paulo, a corrida da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé (eita naming right mais comprido, esse!) só foi acontecer na manhã de segunda-feira, para desespero da população paulistana. Depois de várias tentativas de fazer o evento acontecer, a direção da prova optou por transferir para hoje a corrida, assumindo os riscos da fúria do morador que já havia sofrido com a lentidão do trânsito na sexta-feira.
Os dois casos deixam claro o modelo americano de pensar o esporte. O mais importante é o show, acima de qualquer outra coisa. A integridade física dos participantes do espetáculo chega ao limite, mas o americano entende que o compromisso com o público é vital para a saúde do negócio.
Quando o torcedor, com razão, reclama de alguns horários impostos pela mídia a competições esportivas, chega a hora de o esporte parar e olhar para ver se está fazendo o certo. O show não pode parar, mas o dono do espetáculo é, em última instância, o seu consumidor.
-
Alexandre
12/05/2011 14:38:46
Estou muito insatisfeito com este parecer da Band, pois gastei mais de 600 reais para ir com minha noiva e sogro na corrida da Indy, passei o sabado e domingo lá, mesmo de baixo de chuva para adiarem a corrida sendo que a chuva já tinha parado. Sendo que quando chego lá na manhã de 2ª feira após um transito infernal de 3 horas a organização do evento não deixou eu entrar, mesmo com ingressos e pulseiras em mãos sem qualquer justificativas, apenas de que os portões já estavam fechados. Mas isso eram 9:45 da manhã, sendo que a corrida começou as 9h.Uma vergonha para agora o Diretor da Band dizer que fizeram a parte deles, só se o que ele quis dizer "nós já arrecadamos a nossa parte" e agora não largam mais.
-
Erich Beting
12/05/2011 13:44:31
Meu caro, o autódromo é exclusivo da Fórmula 1 em São Paulo para monopostos. Além disso, a Indy privilegia circuitos de rua para dar mais emoção à prova. Um abraço, Erich
-
Zepa
11/05/2011 16:57:41
Resposta meio simplista, né, Erich? Eu assisti as três provas de F Indy realizadas no autódromo do Rio e em nenhuma delas faltou emoção. Muito pelo contrario. Quer dizer então que as provas realizadas em autódromos não têm emoção? Que horror.
-
Marcondes
04/05/2011 09:19:21
Eu gostaria de saber quando serão as provas:indy 300 em pleno centro de Nova York,indy 300 em pleno centro de Londres,indy 300 em pleno centro de Paris,indy 300 em pleno centro de Tokyo.e sabemos que todas essas cidades tem sistema de metrô muitas vezes melhor que Sâo Paulo.mas lá não fazem essa besteira, e aqui nós pagamos o pato, enquanto os promotores da prova sobrevoam a cidade em HELICÓPTEROS.
-
Erich Beting
03/05/2011 18:02:42
Zepa, a ideia é exatamente fazer na pista de rua para deixar a disputa mais emocionante. Um abraço, Erich
-
Zepa
03/05/2011 17:40:21
Olá,Alguém poderia me explicar porque realizar uma corrida de rua quando temos, na mesma cidade, um espetacular autódromo como o de Interlagos, homologado pela F1? Desculpem a ignorância mas ainda não consegui entender isso.Zepa.
-
Humberto
03/05/2011 16:37:04
Que show que essa CORRIDA proporcionouu? um evento totalmente eleitoreiro para o o Seu Kassab COM PUNHADO DE MENTIRAS . Um evento totalmente corporativo no caso Band e pouco esportivo. A formula Indy tem sua forma americana de sucesso sim que deve ser elogiado e copiado. Mas os organizadores do evento em Sao Paulo tem outras ideias para esse evento. Corridas em rua sao feitas para apresentar a cidade mostrar pontos turistico .O que se mostrou em Sao Paulo? As cameras da band precisam fechar as imagens para nao mostrar o entorno do evento, Rio Tiete e um grande Galpao chamado Anhembi . Ate as faixas de propaganda sao colocas mal feitas. Se tinha 41 mil pessoal do evento ,seu Kassab fala em 30 mil turistas, que mentirada hein. Lucro para cidade de 80 milhoes, que mentirada hein. Tudo feito nas coxas onde a Band que ressaltar que e maravilhoso .Ter evento da indy no brasil sim , mais com pessoas interessadas em promover o esporte com consequencia os patrocinadores aproveitarem do evento bem organizado.
-
Pedro
03/05/2011 15:14:27
É vero! Tanto que o médico examinou o cara e viu que dava para continuar, afinal, o cara só estava com um "galinho" na cabeça, nada demais. Alí, talvez, a decisão de párar poderia ser do próprio lutador, mas o cara é sangue nos olhos e não quer desistir diante de seus fãs, e a luta prosseguiu, no fim, o cara ainda terminou por cima do brasileiro, perdendo de forma honrosa, Foi um excelente combate. Isso sem falar no Lyoto "karatê kid" Machida, que sensacional...
-
Bandeira
03/05/2011 14:09:36
Como se a Indy, ainda que em solo brasuca, fosse um evento muito verde-e-amarelo...
-
Ronaib Moreira
03/05/2011 12:13:39
Disse tudo Eduardo no UFC o médico poderia ter parado a luta, caso achasse que o atleta correria risco de saúde.Diferentemente do futebol e suas maracutaias.
-
Fabiano
03/05/2011 10:07:50
Pois é, só que a Indy agora tem que reembolsar, ao menos 50%, aos que assim como eu não puderam voltar lá na segunda-feira. Dava pra ter corrida depois das 15h no domingo, a chuva era idêntica a que caiu na manhã dessa segunda.
-
Antônio Carlos
03/05/2011 09:18:33
Concordo com tudo o que você escreveu.Agora, que o tal do Hominick ficou parecendo o Hell Boy, isso ficou!! Nunca tinha visto um "galo" daquele tamanho!!
-
Lucas
03/05/2011 09:07:37
Apenas uma informção: Pra qum não sabe, a Indy terá a partir do ano que vem uma etapa em Porto Alegre, que será chamada Indy Porto Alegre-Mercosul. Com certeza, será um show a parte da capital gaúcha, sempre eficiente no que faz.
-
Ricardo Nunes
03/05/2011 09:07:21
São Paulo é capital do automobilismo nacional e não vejo problema algum com a sua realização na cidade. O que ocorreu, infelizmente, foi que o tempo não ajudou em nada. Este evento atrai dinheiro e finanças a cidade, além, é claro, da divulgação. Sou completamente a favor da realização deste evento aqui e vamos torcer para que no ano que vem a chuva não atrapalhe como ocorreu neste ano. Agora, congestionamento na marginal seeemmpre ocorreu. Aposto eu que aqueles que la estavam parados sequer se incomodaram.
-
Erich Beting
02/05/2011 23:29:14
Olivo, o post foi aprovado. Demora um pouco, porque leio a todos os comentários que ficam parados no filtro para moderação antes de colocar no ar. Um abraço, Erich
-
Antonio
02/05/2011 23:10:00
Nos EUA os caras só fazem corridas em desertos... porque será???E pq insistem em promover a Indy numa cidade complicada como Sao Paulo? Simplesmente nao da certo!!
-
Olivo Zenon Viola
02/05/2011 23:01:21
Erich! No post anterior enviei um comentário onde cito conquistas de times de MG, RS, PR... fora do eixo RIOSP e não foi publicado, por quê? Nessa, elogiavo você por parecer menos bairrista. Será que estava enganado?
-
José Carlos
02/05/2011 22:38:12
Eu fico impressionado com o descaso de organizadores da Indy, ógãos públicos, TV's etc...e demais envolvidos num evento, com a população. Organizar um evento num lugar que já é intransitável normalmente..à beira de um rio poluído e mal cheiroso, sem belezas naturais que divulgassem um pouco as belas paisagens brasileiras, atrapalhando o trânsito por vários dias...etc...Como uma prefeitura ou órgão público responsável, pode liberar um caos previsto desses? Um vexame!!!
-
Eduardo Silva
02/05/2011 20:29:57
Erich, a UFC já foi muito criticada por não fazer "follow up" de casos onde o lutador saiu em estado grave do octogono. Mas nesse caso específico, o UFC está na mão do médico e da Comissão Atlética, orgão regulador do evento. Se o médico manda parar (como já ocorreu várias vezes - é só procurar o tanto de lutas finalizadas com "doctor stoppage"), não tem Fertita ou Dana White que consegue mudar isso, por mais anticlimatico ou ruim para o show que possa ser.Tanto a decisão do árbitro quanto a decisão do médico são soberanas, justamente para preservar a saúde dos lutadores.
-
Fernando
02/05/2011 20:29:48
Concordo com voce Beting, só que voce esqueceu de citar tambem o futebol. No paulistão a bandalheira de sempre, e no carioca a imprensa endeusando ronaldinho gaucho que até agora nao mostrou a que veio e merecia ter sido expulso pelas duas faltasmaldosas cometidas ontem.
Leia os termos de uso