Negócios do Esporte

O Brasileirão cada vez mais regional

Erich Beting

Começa nesta quarta-feira mais uma rodada da mais regional das últimas edições do Campeonato Brasileiro. Até a sexta colocação do torneio, apenas equipes de Rio de Janeiro e São Paulo, sendo que Fluminense e Santos notadamente não se encontraram dentro de campo, do contrário o grupo dos seis poderia, facilmente, ser o bloco dos oito líderes.

Mas o que faz da competição que até então se gabava por ser um torneio imprevisível, com dezenas de times candidatos ao título, cada vez mais ser uma espécie de Rio-SP de luxo? Desde o início da fórmula dos pontos corridos, apenas o Cruzeiro, em 2003, foi um campeão de fora desse eixo. De 2004 para cá, a taça ficou com Santos, Corinthians, São Paulo (três vezes), Flamengo e Fluminense. Erros de arbitragem e teorias da conspiração à parte, o resultado dentro de campo é cada vez mais um reflexo do que acontece fora dele.

Um pouco dessa explicação está, obviamente, no formato de disputa do Brasileiro. Os pontos corridos tornam o torneio mais ''previsível'', coroando como time campeão aquele que consegue ter mais fôlego para oito meses de atividade semanal. Isso exige de um clube planejamento de longo prazo e, claro, dinheiro em caixa para ter um elenco mais completo.

Mas o que mais explica essa disparidade das equipes de Rio e São Paulo para as demais é a capacidade de investimento. Com os dois maiores mercados do país à disposição, esses clubes conseguem ter mais receita de patrocínio e, assim, mais dinheiro para contratar e manter jogadores. Os seis primeiros colocados são, também, os times com maior receita de patrocínio do país, além de ganharem mais da televisão em seus torneios estaduais e, ainda, de terem um valor absurdamente maior do que dos concorrentes de fora do Clube dos 13 do bolo de TV do Brasileirão.

A tendência, para os próximos anos, é de que haja uma acentuação desse cenário. Os times de Rio e São Paulo aumentarão suas receitas em comparação aos demais. Antes, o equilíbrio em campo era ditado pela absoluta incompetência desses gigantes na gestão de seus clubes. Agora, com os clubes colocando as finanças em ordem e ajustando a gestão dos gastos, o desequilíbrio tende a se acentuar.

Por isso mesmo que o novo contrato de TV do Brasileirão é um caminho sem volta para a diminuição de atratividade do campeonato. Até 2014, devemos assistir ao Brasileirão transformado num Rio-São Paulo com a presença de alguns poucos incômodos visitantes. E teve clube que achou que fazia um grande negócio com os milhões a mais no caixa, sem perceber que seus adversários estão ainda mais ricos.

  1. JSM

    09/09/2011 11:56:46

    A CBF NÃO VAI DEIXAR O SPFC (SOBERANO) SER HEPTA!!!

  2. Nal

    20/08/2011 22:55:45

    Mauricio.No seu estado não tem torcedores de times de SP e Rio? Isso não é só no nordeste.E digo mais. Aqui no nordeste que estão as torcidas mais apaixonadas do Brasil.Esporte Clube Vitória, meu único time.

  3. Peterson Inusitado

    19/08/2011 15:27:03

    Essa regionalização, inclusive pode ser vista praticamente nas quatro series do Brasileiro, pois a quanto tempo não se tem times da região Norte em uma serie A ou B, a quanto tempo não temos pelo menos 2 times do Centro-Oeste, e os classicos Nordestinos da Serie A, a cada edição de Campeonato Brasileiro, diminuisse a força das Regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste, e vemos a cada ano praticamnete um "campeonato Brasileiro litorraneo do Sul e Sudeste", enquanto na serie A, temos uma regionalização entre rio-sao paulo e parte do sudeste, na serie B, temos o interior de Sao paulo e o nordeste sendo maioria absoluta, porem na serie C e D a desigualdade tornasse um pouco menor,

  4. jmanoel

    18/08/2011 23:35:58

    * nao se tocam q seus post são sobre....

  5. jmanoel

    18/08/2011 23:34:24

    ErichConcordo com vc a tendencia e essas equipes se perpetuarem nessas condições do novo contrato de tv com corinthians e flamengo despontando dos demais,agora é nitido q muitas pessoas q visitam o blog não se tocam q seus marketing esportivo,e tem um cidadão de nome Venceslau Ponte Preta q nitidamente precisa de sua atenção.kkkkkkkkkkkkkkkabraço

  6. Bruno Alonso

    18/08/2011 17:08:19

    Caro Beting,Parabéns pela sacada. Acrescento que com a nova fatia dos direitos de transmissão, o Brasileirão deverá ser polarizado por Flamengo e Corinthians, como acontece em outros campeonatos fortes Mundo afora.Abraços

  7. Carlos

    18/08/2011 17:03:56

    Marcio Souza,Aí o "São Paulo" brigou com o RT que ficou amiguinho do Andres e da Patrícia, sabe o que vai acontecer né?!?!?!

  8. Erich Beting

    18/08/2011 16:37:43

    Horacio, não sou da ESPN. Abraço, Erich

  9. Erich Beting

    18/08/2011 16:37:04

    Tony, acho que essa concentração de mercado em apenas alguns grandes não é boa. Isso mata com o produto futebol no nascedouro dele, que são as esferas regionais. Mas concordo que a lógica da economia hoje concentra-se para poucos e gigantescos grupos atuando globalmente. Não que isso signifique que o futebol vá ficar pasteurizado e igual em todo o mundo, mas a função dos menores será prover o maior, o que para mim não é algo bom. Um abraço, Erich

  10. klowys

    18/08/2011 15:18:01

    Tudo bem! Vocês aí do centro futebolístico brasileiro, carentes de grandes jogadores de futebol, pois hoje não temos nenhum, o último foi o Fenômeno, o que existe hoje é só produto da mídia, pois o cabelo de galo tailandês pra mim é só amostração igual ao robinho só exibição. Fiquem com os títulos do brasileirão enganação e se matem pra ser o melhor e ter a maior torcida. Isso não vai dar nada ao torcedor só brigas como sempre vejo nos clássicos do SUL-SUDESTE do Brasil. Torcidas forjadas por emissoras de TV. Que na realidade esses torcedores na grande parte nem carioca, paulista são. São nortista e nordestinos que são manipulados pela TV. É o Brasil que ninguém conhece. Infelizmente é a realidade. E, na minha opinião: era pra ter o Nordestão que só não tem por medo de algumas autoridades futibolísticas, pios a rivalidade de um BAHIA x SPORT, CEARÁ E FORTALEZA é grande enche estádio, entretanto tenho a certeza que tem bairrista que vai menosprezar minha opinião. Isso é normal. E QUE UM DIA O NORDESTE FIQUE INDEPENDENTE!!!!!!!!

  11. João Carlos

    18/08/2011 14:55:14

    É isso aí Bruno o negócio é fazer um Rio-SãoPaulo e os outros timecos deveriam fazer um campeonato só deles e não se misturar, apoio integralmente essa idéia. RACHA JÁ PELO BEM DO FUTEBOL BRASILEIRO!!!

  12. João Carlos

    18/08/2011 14:51:29

    Façanha! rsrsrsrsrs se não fosse o meu Grêmio entregar o jogo o mengo jamais teria sido campeão, assim como o coringa já tinha entregue na rodada anterior. Duas entregadas, assim é que conseguiram o campeonato, não se iludam.

  13. Bruno

    18/08/2011 14:49:10

    por coincidencia ou não temos sofrido no Brasileirão deste anoKKKKKKKKKKKKKKKK antes ler isso do que ser cegosó neste ano????kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  14. Aloisio Spadeto

    18/08/2011 14:49:03

    E, por favor, desligue o CAPSLOCK.

  15. Bruno

    18/08/2011 14:47:02

    que Galo meu filho.. sempre foi um time sem expressão.. viveu ate hj justamente pelas cotas televisivas até então serem injustamente divididas.. e agora vai voltar pro lugar onde ganha títulos que é na segunda divisão.Dê a Cesar o que é de César..

  16. Tonyrodrix

    18/08/2011 14:45:22

    Caro Betting,O que poderá acontecer no Brasil é o que hoje se passa na Europa. Lá um há um movimento grande por parte dos clubes de elite para a formação de uma Liga Européia, com times como: Manchester, Chelsea, Real, Barcelona, Milan, Inter, Bayern e etc.Obviamente hoje em dia é muito mais atraente a Champions do que os campeonatos nacionais, e a qualidade do espetáculo está cada vez melhor.Portanto essa estória de campeonatos nacionais estão com dias contados.Aqui na América logo vão juntar a Comebol com a Concacaf para a realização de grande Libertadores ou com outro nome qualquer, que também vão agregar as melhores equipes panamericanas.E certamente isso não vai fazer cair o interesse das mídias e do público no futebol.Alguns certamente poderão ser prejudicados, caso de alguns clubes hoje considerados grandes, mas com menos potencial de público e torcida. Mas isso é discussão apenas para torcedores mais fanáticos.Gostaria da sua opinião.Abrs.

  17. Mário

    18/08/2011 14:38:21

    Cada vez mais sinto orgulho da posição do Presidente do Galo neste caso, por coincidencia ou não temos sofrido no Brasileirão deste ano, mais valeu Kalil. É o preço de se ter dignidade. Kalil pra presidente da CBF.

  18. Bruno

    18/08/2011 14:30:19

    Ainda bem que esta sendo assim.. chega de ficar bancando time de estados pobresmetidos a europeus.. a primeiro mundo.. estados separatistas que se acham superiores..ótimo.. futebol brasileiro começou com RJ x SP.. e não tem o porque mudar.. é a essencia do futebol. Sem mais.. chega de bancar timecos.

  19. Horacio

    18/08/2011 13:38:26

    Caro jornalista: O campeonato brasileiro irá ficar parecido com os campeonatos que vcs de ESPN dizem que são ótimos porque tramsmitem.Inglaterra:dois times;Alemanha: um time;Espanha dois times;Itália dois times.

  20. Marcio

    18/08/2011 13:30:24

    Quem não tem competência não se estabeleça, eu não consigo entender a raiva contra o CORINTHIANS, se ele é o líder em público, em renda, em ibope, obviamente que tem que ganhar mais, o que não pode é os grandes times carregarem os outros nas costas, se o campeonato ficar restrito a poucos times os outros terão que correr para alcançarem aos que estão a frente.Como disse o Andres Sanches quando assumiu a presidência do CORINTHIANS, quem riu, riu, mas daqui prá frente os outros times só verão o TIMÃO de binóculos.

  21. Cezar

    18/08/2011 12:55:50

    Acho que é isso. Ao menos que os mandatários façam uma tremenda barbeiragem irão inflacionar o mercado com a concentração de renda nesse "eixo". Contudo a reação pode ocorrer a partir de uma "reação" dos telespectadores ao ufanismo exagerado. Quem aguenta a empáfia dos dirigentes e dos apresentadores/comentaristas torcendo descaradamente por equipes frente aos adversários nos canais abertos? Daí quando vaiam esses profissionais em estádios "menores" o ato é tratado como: "... digno de uma cultura regionalista e bairrista..." Continuam a canalizar e promover segregação na prática e se escandalizam com as reações. O futebol é apenas um esporte mas pode se tornar um bom termômetro de como os demais estados da confederação devem agir frente às guerras fiscais, desmandos políticos, roubalheiras públicas... A rede Globo ao promover e privilegiar determinada região desse país, pensa que irá atender uma determinada fatia representativa do público contudo acredito em reações interessantes.

  22. Timão Grandão

    18/08/2011 12:44:30

    Vc é do Paraná mesmo, pois todos sabem(incluindo e principalmente os Paranaenses) que a maior torcida do Paraná é a do Corinthians, se achar algum flamenguista no Paraná pode tirar uma foto, pois vai demorar para ver outro!!!!!!

  23. Erich Beting

    18/08/2011 12:02:08

    Sim, e já falei isso quando começaram a pipocar as histórias de um acordo individual. Um abraço, Erich

  24. luciano capela nova

    18/08/2011 12:01:36

    ERIKresponda voce nao acha que os times brasileiros assinaram a setença de morte?

  25. Erich Beting

    18/08/2011 11:54:40

    Não seria tão radical, Helio. Mas, sem dúvida, o novo acordo de TV fará com que tenhamos uma divisão de receitas muito desigual. E isso, no médio prazo, vai mostrar-se ruim para o futebol como um todo. Como não temos uma liga que represente o campeonato, mas sim uma associação de clubes, é difícil mudar tal realidade. Um abraço, Erich

  26. Paulo

    18/08/2011 11:43:01

    Concordo com o comentário acima, mas pondero que os últimos campeonatos ganhos pelo Flamengo e Fluminense, contaram com doses de acasos. O Flamengo em 2009, deu uma arrancada improvável e, sem nunca ter liderado o campeonato, conseguiu aquela façanha na última rodada. O Fluminense, ano passado, contou com a liberação do Mano Menezes para a seleção, quando o Corinthians liderava o campeonato além dos seis pontos entregues a ele por São Paulo e Palmeiras.

  27. luciano capela nova

    18/08/2011 11:39:15

    vamos agradecer ,obrigado perrela [voce consequiu],obrigado odone,obrigado assumpçao,maluceli,e atodos clubes fora do eixo rio/sp que assinaram a setença/globo de morte voces colocaram $ no bolso e o brasileiro no cti,que descanse em paz.

  28. GeCesar

    18/08/2011 11:37:16

    Há muito, já se falavam, que "quando Corinthians e Flamengo se organizarem, se tornarão o Real e o Barcelona do Brasil". Havia nesta frase,a certeza de potencial dos dois clubes e ao mesmo tempo a constatação da realidade de que eles não eram capazes de se organizarem. Parece que o Corinthians está conseguindo se organizar e começar a captar em receita,boa parte do seu potencial e, me parece, que o Flamengo começa também nesse movimento. Bem organizados e com as novas e extraordinárias receitas que terão pela frente, a expectativa sobre os dois clubes poderão virar realidade. Se é bom ou ruim para o futebol brasileiro, veremos mais à frente.

  29. hem

    18/08/2011 11:14:56

    Tirando os fanáticos, aqui de plantão, o que esta acontecendo eram favas contadas quando o bando de dirigentes bucha sacos e covardes se abaixaram para os srs. (srs. minúsculos pela falta de grandeza múltiplas), Ricardo Teixeira e Andrés (+ TV Globo). A tendência é acabar com o futebol e algumas contas bancárias engordarem e os fanáticos continuarão bitolados. O que adianta esta meia dúzia de clubes com grana e o resto caindo aos pedaços? O exemplo que a concentração de poder financeiro e político no futebol, acabam por deteriorar os que não se beneficiados na partilha, é o próprio campeonato paulista. Jogo em qualquer cidade do interior não tem torcida, clubes não têm representação de torcida nem na própria cidade, acho que a Ponte Preta é o único clube que ainda mantém torcida própria, a diferença, em todos os sentidos para os grandes da Capital (incluo o Santos), é muito grande. O futebol não tem nada a ganhar com esta concentração, inclusive tecnicamente, vide últimos resultados de nossa seleção. Acordem fanáticos de plantão se não vocês serão meia dúzia em campo torcendo ou assistindo o funeral do futebol. Concorda Erich?

  30. GeCesar

    18/08/2011 11:14:32

    Ainda que pese o fato de o Atlético fazer má campanha, ontem em Ipatinga - todos viram - a torcida do Corinthians era maioria no estádio. Em qualquer lugar do país em que joque, a presença da torcida corinthiana é enorme.

  31. João Carlos

    18/08/2011 11:09:53

    Futebol é dinheiro o resto é o resto. De cada 10 campeonatos 9 serão ganhos por um dos 5 times com maior faturamento. Azar de gaúchos, mineiros, paranaenses e etc se aceitaram um contrato pior que os paulistas e cariocas, vão servir de figurantes bonitinhos que é o que merecem pq ninguem os obrigou a aceitar este contrato. Peguem o dinheiro que vão ganhar, que não é pouco, e façam de conta que tem alguma chance, mas não se preocupem, vai ficar pior.

  32. reynaldo

    18/08/2011 11:07:08

    Gostaria de informar aos mais irados com a grandesa do CORINTHIANS que ontemum jornal de uma rede enorme de TV mostrou um garoto que filma a construção do Itaquerão e num curto espaço de tempo o se SITE ja teve 70.000 acessos pelo BRASIL,e varios outros lugares do MUNDO e falam a besteira que é time com torcida só emSP.

  33. Erich Beting

    18/08/2011 11:02:08

    Caro Tiago, obrigado pelas palavras. Falou tudo, mais claro impossível. Assim é fácil entender!

  34. Erich Beting

    18/08/2011 10:55:40

    Mauricio, sem dúvida existe um espaço que é maior de mercado desses cinco que você citou, que são os de maior torcida mesmo (acima de 10 milhões). O porém é que, antes, com a gestão desorganizada, os clubes menores tinham mais espaço. Agora, por tudo isso que falei no post, vai ficar ainda mais clara essa divisão. Um abraço, Erich

  35. Erich Beting

    18/08/2011 10:49:50

    Herrmano, por isso mesmo que o blog não fala de esporte, mas sim de negócios... Ajudou? Um abraço, Erich

  36. Erich Beting

    18/08/2011 10:48:45

    Pois é, Mário. E por acaso isso é bom? Eu, particularmente, prefiro o cenário do esporte americano, em que não há tanta previsibilidade assim. O melhor negócio é saber que todos têm mais chances de título, e não um ou outro apenas. Um abraço, Erich

  37. Mário Garcia

    18/08/2011 10:32:50

    Mais um jornalista paulista escrevendo um monte de merda. Na Europa os campeonatos de ponta também são assim, 3 ou 4 clubes disputando o titulo, o resto é só figuração, aqui o mane não poderia ser diferente.

  38. Paulista Flamenguista

    18/08/2011 10:29:12

    Não acredito que esse cenário vai permanecer, o Brasil não é o país do futuro, é o país do presente,depois que essa euforia de contratos milionários e patrocínios batendo recordes passar ( só ver na Europa) a diferença vai deixar de ser grande entre os clubes.Se tratando de boas campanhas os vices desse período são quase todos de fora do eixo Rio-SP e sem contar as competições sulamericanas, que mesmo a Conmebol sendo "a Conmebol" está cada vez mais valorizada e dando mais dinheiro aos clubes, nesse período não teve supremacia nenhuma dos clubes do eixo, apenas em SP tivemos títulos de 2004 pra cá - Campeões (São Paulo(2005),Santos(2011),Internacional (2006,2010) e Vice-Campeões (Atlético Paranaense (2005),Grêmio (2007),Cruzeiro (2009),São Paulo(2006) - e mais a sulamericana que nesse ano já ta valendo mais pra quem chega nas finais e a tendência é melhorar nos próximos anos.Voltando ao Brasileirão, na minha opinião a competitividade não será afetada, e os melhores não ficaram restritos ao eixo RIO-SP, nem sendo mais extremo a Flamengo e Corinthians, só ver os estaduais, com times bem abaixo tecnicamente dos clubes da primeira divisão quase todo ano trazendo alguma surpresa, se acontece isso em estadual imagine no brasileirão com essas "zebras" sendo os grande de RS-MG-PR.Resumindo acho que essa diferença de poder econômico para o Eixo RIO-SP e principalmente para Flamengo e Corinthians não fará diferença nos próximos anos dos campeonatos nacionais e internacionais, esses clubes estarão sempre na ponta com um ou outro ano ruim como sempre foi, porque são GRANDES CLUBES.

  39. Marcos

    18/08/2011 10:26:01

    hi rapaz tem uns caras que misturam tudo, não conseguem separar o futebol de nada, sou Corinthiano, amo SP, gosto do RIO gosto do SUL, do Nordeste então...show de bola! ficar rivalizando cidade com cidade ou estado com estado é mais pura ignorancia do ser humano, afinal somos todos Brasileirosss!!!!

  40. Roberto

    18/08/2011 10:24:35

    Qual é a maior torcida do parana ???? `É do timão claro ... maior que dos times regionais ai ... Mesmo assim isso não conta , torcida é que vai no estadio ...Procura ai que time tem maior renda e torcedores nos jogos do brasileirao !!!!!

  41. Tomires

    18/08/2011 10:17:07

    Se voce torcer para os times aí do parana, garanto que o campeonato não seria um Rio S Paulo, voce esta gozando com o p.. dos outros.

  42. Hermano

    18/08/2011 09:46:01

    Comentário puramente preconceituoso e sem nexo esportivo. Me ajuda aí ô....

  43. Marcio Souza - Salvador

    18/08/2011 09:45:47

    Como o sucesso alheio incomoda. O SOBERANO não precisa de tapetão para aumentar seu numero de conquistas. Hoje é penta, amanhã é hexa, depóis volta a ser penta . . . o SOBERANO é o ÚNICO time brasileiro a conquistar 06 (SEIS) vezes o CAMPEONATO BRASILEIRO, nos quais, TRES vezes seguidas... fra o maior numero de conquistas internacionais, TRI da Libertadores e TRI mundial . . . gostaria de saber se o amaigo pode me responder, HONESTAMENTE, QUEM É GRANDE . . .

  44. HOLEM

    18/08/2011 09:24:06

    Meu caro corinthiano! Já estive em vários lugares do mundo, inclusive nos "extremos" do mundo: Lapônia ao norte e Ushuaia ao sul, há... estive também em sua " magnífica cidade", São Paulo, que pelo seu comentário é o "centro do universo" , o "eldorado", o lugar perfeito, onde todos trabalham e são extremamente felizes e satisfeitos. Enquanto observam com arrogância e incredibilidade o que ocorre nas demais regiões "selvagens" do nosso país! Meu amigo, sinceramente.....menos.....muito menos!!! Primeiro: Humildade e respeito, afinal somos todos brasileiros! Existem coisas que não gosto no Rio: Calor, concentração urbanas, etc.....mas São Paulo é bem parecida em muitos outros aspectos, principalmente em relação a violência e miséria em certas regiões, por isso lhe digo como carioca e principalmente como brasileiro: Quer comentar futebol tudo bem, cada um tem a sua opinião, mesmo que seja emotiva, eu respeito! Agora falar mal de um lugar que no geral é bem parecido com o local onde você vive, só duas explicações: Ou você vive no mundo da lua, ou é movido por sentimentos ruins, no caso a mais pura inveja!

  45. Paulo - Franca

    18/08/2011 09:11:38

    Erich, bom dia! Também acredito que o volume atual de dinheiro que ingressa nos cofres dos clubes está fazendo toda a diferença. Diferença que se acentuará cada vez mais. Criará um abismo de distância entre os clubes. A exposição das marcas nos grandes centros do país é que determina para qual clube serão canalizados os recursos. Mesmo com gestões mais corretas, austeras e transparentes, os clubes com receitas muito inferiores ficarão pelo caminho. O Clube dos 13, que sempre foi interessante para seus integrantes, teve seu fim decretado pelo dirigente de um de seus integrantes que cooptou outros "ingênuos" dirigentes que aderiram a um plano dissimulado, acreditando que partiam para um caminho de êxito. Mas, as nítidas mostras da diferença que já passaram a existir, se acentuarão rapidamente e com muita intensidade. Será terrível para os clubes fora do eixo Rio-São Paulo. Será proporcional à diferença que existiu entre os membros do clube dos 13 e os demais clubes do país. Os dirigentes dos clubes dos outros centros morderam a isca lançada pelo presidente de um dos clubes paulistanos, achando que estavam conseguindo uma Carta de Alforria. Engano. Mataram a galinha dos ovos de ouro. Acredito que nos próximos anos, se materializará o perverso plano de bipolarização do futebol brasileiro entre os dois clubes mais expostos à mídia. Porém, sem equilíbrio, sem união, as conseqüências disso a médio prazo são imprevisíveis. Quem viver, verá! Lamentável o fato de que os homens que estavam lá para defender os interesses de seus clubes (dirigentes despreparados) não enxergaram isto. Abraços!

  46. Felipe

    18/08/2011 08:57:47

    Eu concordo com a idéia e não concordo com a prática, Erich... Porque vejamos: Santos e Internacional, por exemplo, recebem bem menos grana do que Corinthians e Flamengo, e as conquistas dos dois primeiros nos últimos 10 anos é muito maior do que as dos dois últimos. Não estou falando apenas do Brasileirão... Se contar o Brasileirão, veremos também que o Inter foi vice três vezes, sendo uma delas com toda aquela virada de mesa e tal, a outra em um campeonato que o clube desistiu, porque estava focado em ganhar o Mundial, que ganhou, e em 2009 foi por um detalhezinho que o Flamengo levantou a Taça, porque até os 25 do segundo tempo a taça tava no Beira-Rio... Tudo depende muito da organização dos outros clubes, de buscarem outras fontes, investir mais nas categorias de base, etc. A diferença de títulos do eixo Rio-SP sempre foi maior em relação aos outros estados, pois eles tem mais clubes grandes no total... A exceção talvez esteja apenas nos anos 70, onde o Inter ganhou três vezes, mas aquele time foi um dos melhores da história.E outra, elenco por elenco, e rendimentos por rendimentos, vejo Inter e Cruzeiro, por exemplo, com folhas mais caras e melhores jogadores do que Palmeiras, Botafogo e Vasco da Gama, por exemplo... Quiçá até do que o Corinthians.Estar atrás no campeonato acho que tem muito a ver com incompetência dos dois...Abraço!!!

  47. QUANDO URUBU É O MAIS QUERIDO?

    18/08/2011 08:55:21

    Só quando sobra carniça, coisa podre, que é o que predominou até agora no futebol brasileiro. O Fla tente tanta chance de tornar-se um time grande, não somente de torcida, como o Corinthians, os grandes times brasileiros. Mas, você deve se recordar que o Flamengo somente ganhou um brasileiro, após 16 longos anos, em 2009, ajudado pela rivalidade regional e entrega de jogos, senão não ganharia. Abs.

  48. Felipe

    18/08/2011 08:43:19

    Você fica chamando o cara de Balzáquio Editor pejorativamente... E quer respostinha... Vai fazer alguma coisa da vida, meu!

  49. Gustavo

    18/08/2011 06:10:49

    Muito boa a análise do Erich Beting. Mais importante que os efeitos no futebol, a desigualdade regional no Brasil é responsável por parte dos problemas de nosso terceiro-mundismo. Seria ótimo se tivéssemos dinheiro, renda e estrutura por todo o Brasil.

  50. Fernando

    18/08/2011 04:06:43

    Só pra lembrar, o corinthians lotou todas as areas de visitantes nos jogos em que atuou fora de casa. Em casa então, nem precisa comentar, renda máxima todo jogo. Diferentemente, o flamenguinho tem pouca presença em casa e fora.....vide os números, é só procurar, saiu essa semana. Mas tudo bem, eu deixo voce viver sua ilusão de "mais querido do brasil" kkkkkkkkkk......

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso