Para que servem os amistosos de pré-temporada?
Erich Beting
Palmeiras, Corinthians e Flamengo deram neste final de semana um aperitivo de como podem ser proveitosos os amistosos de pré-temporada dos clubes no Brasil. Esqueçam o aspecto técnico, vamos nos focar na questão mercadológica.
No sábado, o Palmeiras recebeu o Ajax, num amistoso promovido pela Aegon, patrocinadora do clube holandês. A empresa de seguros fez uma série de ações com o time holandês em terra brasileira. Os jogadores participaram de um evento fechado para colaboradores, além de a empresa ter tido direito a todas as placas publicitárias no estádio durante a partida, entre outros benefícios.
No domingo, diversas empresas que não estão regularmente presentes no futebol participaram da partida entre Corinthians e Flamengo com a compra da placa de publicidade estática do jogo. O destaque, nesse caso, foram para as multinacionais Adidas, Burger King e Panasonic, que estão fora do pacote de futebol da Globo e, com isso, não aparecem no gramado durante a maior parte do ano.
O que esses casos mostram é que existe um potencial muito grande ainda a ser explorado pelos clubes brasileiros nesses amistosos de pré-temporada. Com a economia do Brasil em alta, o interesse das multinacionais pelo consumidor tupiniquim é cada vez maior. Isso faz com que tenhamos a possibilidade de, com os amistosos, abrir o caminho para que clubes de outros países e seus respectivos patrocinadores venham jogar aqui.
O caso do Palmeiras com o Ajax é um claro exemplo disso. Se os clubes se prepararem para a janela de julho/agosto, podem faturar bastante com esses amistosos. Empresas dispostas a pagar a conta não faltam. O que precisa é ter um planejamento para aproveitar da melhor forma possível as oportunidades de mercado. E, claro, pensar também no benefício técnico de um jogo amistoso.