A banheira suíça e o atraso brasileiro
Erich Beting
A notícia virou o mundo desde o último sábado, quando o Grasshopper, da Suíça, venceu o St. Gallen por 3 a 1, em jogo do Campeonato Suíço de futebol. O motivo não foi o resultado em si, mas a ação feita com dois torcedores na beira do gramado do estádio Letzigrund. Eles foram contemplados com uma ação da Duravit, fabricante de banheiras e desde a temporada 2010/2011 patrocinadora do clube suíço.
Os dois assistiram ao jogo sentados dentro de uma banheira, com direito a cerveja e até mesmo comemoração do gol com o time todo indo até o local celebrar. A ideia naturalmente já correu o mundo.
Só que, em terra brasileira, por mais criativo que seja o marqueteiro de plantão, sempre haverá um porém.
No ano retrasado, a Red Bull tentou fazer algo bem mais simples do que isso nos jogos de seu time na Série A-2 do Campeonato Paulista. A ideia era que o carro pilotado por Cacá Bueno na Stock Car ''entrasse'' em campo antes das partidas no Moisés Lucarelli e desse uma volta na pista ao redor do gramado. Depois, o veículo ficaria estacionado de forma a ficar visível para o público. Prontamente o projeto foi vetado pela Polícia Militar, sob o argumento de que poderia ser perigoso o carro em caso de uma briga de torcidas!
Neste ano, foi a vez de a Chevrolet, patrocinadora de 20 campeonatos Estaduais, ter seu pedido de ação de marketing dentro de campo vetado. A ideia era que um carro da marca ficasse na beira do gramado e dois torcedores ganhassem o direito de assistir à partida no lugar mais do que privilegiado. A proposta foi rechaçada pelos organizadores do Paulistão.
Os dois casos evidenciam bastante o atraso que por muitas vezes domina a cabeça dos dirigentes ou de quem trabalha com o esporte brasileiro. Diversas vezes reclamamos da falta de iniciativas criativas por parte de clubes e patrocinadores, sem entender que o problema quase sempre não está com eles.
O atraso brasileiro talvez seja reduzido com os novos estádios. Mas, se continuarmos com o controle total e absoluto das federações sobre qualquer tipo de ação que seja feita dentro do local, será muito difícil realizar alguma ação inovadora. A banheira suíça é um ótimo exemplo disso.
As fotos, devidamente publicadas no perfil oficial do Grasshopper no Facebook, mostra o quão diferente pode ser a iniciativa.