Negócios do Esporte

E o padrão Brasil?

Erich Beting

Em meio às manifestações que eclodem pelo país, alguns cartazes pedem ''Padrão Fifa'' para hospitais, saúde, educação, etc.

E aí fica a pergunta. Mas por que temos de pedir ''Padrão Fifa'' para qualquer coisa? É exatamente a falta de criação de um parâmetro para cobrança de quem governa que resulta o clima de insatisfação. É para deixarmos de ser um país de quinta categoria em vários aspectos que pedimos há muito tempo aqui que tenhamos claramente definidos os parâmetros que queremos para nosso país.

E foi exatamente pela falta de projeto para abrigar Copa do Mundo e Jogos Olímpicos que criamos boa parte da insatisfação atual. Sem o estabelecimento de parâmetros, não há como fiscalizar e cobrar com um propósito o andamento das coisas.

O ''padrão Fifa'' foi criado para assegurar que a Copa do Mundo aconteça dentro de algumas normas mínimas de conforto para público, mídia, atletas, dirigentes e patrocinadores. É importante sempre lembrar que o evento é da Fifa e que ela determina as regras. Se não quiséssemos nos submeter a elas, teríamos de ter tomado as ruas lá atrás, em junho de 2007, para que o país não fosse candidato a abrigar o Mundial.

Agora, muito mais importante do que pedir ''Padrão Fifa'' para nossos hospitais é criarmos o Padrão Brasil. Pelo visto a barreira que faltava cair para que isso aconteça, que é a falta de vontade da população em se manifestar.