A chave da ativação das marcas e de esporte é a simplicidade
Erich Beting
Muitas vezes o dilema que existe em marcas e até mesmo dentro do esporte é o tipo de ação que precisa ser feita para impactar o consumidor e, com isso, gerar retorno para a empresa e/ou instituição. Nesse caso, quase sempre a simplicidade na comunicação se torna elemento fundamental para que haja engajamento do consumidor com a iniciativa.
Neste final de semana duas ações tomam conta do futebol brasileiro e que mostram esse conceito.
No primeiro Flamengo x Fluminense do novo estádio do Maracanã, a Adidas terá pela frente a grande chance de pela primeira vez ativar os dois clubes que patrocina. Em vez de grandes investimentos, a marca criou uma campanha interessante. O conceito é de que todo Fla x Flu vale taça. Sendo assim, foi desenvolvido um troféu que será entregue ao vencedor do clássico. E, a partir daí, todo duelo entre os dois times valerá a posse do troféu.
É uma ação simples, mas que consegue reforçar, para as duas torcidas, a relação da Adidas com elas, sem criar animosidade com uma ou outra. Na semana passada, a Gatorade já havia feito algo semelhante com o Gre-Nal. A empresa criou campanhas em bancas de jornais para lançar um novo produto no mercado. Naquelas próximas ao estádio do Inter, a comunicação era do Colorado. Nas imediações do estádio gremista, o anúncio era para o Tricolor.
Já em Minas Gerais, o time do Santos que enfrenta o Cruzeiro terá, na camisa de jogo, a inscrição com o nome de filhos de sócios-torcedores que participaram de um concurso cultural voltado para o Dia dos Pais. A dinâmica da promoção fazia com que o torcedor contemplado pudesse colocar o nome do filho na camisa que subirá no gramado do Mineirão. É, da mesma maneira, algo simples de ser realizado mas que gera, para quem é o vencedor do concurso, um sentimento inigualável de satisfação. Não por acaso, o Santos consegue hoje ter um dos projetos de sócio-torcedor com maior engajamento, mesmo sendo um time de menor torcida em relação a outros.
A simplicidade é a marca das boas ações de comunicação no esporte. Para que elas tenham efeito, porém, precisam mexer exatamente com aquilo que é intangível na relação do consumidor, que é a paixão que ele nutre pelo clube, modalidade ou atleta. Ideias mirabolantes, quase sempre, produzem resultados igual e assustadoramente mirabolantes.