Negócios do Esporte

Fifa afirma ter dado chancela a QG alemão na Bahia

Erich Beting

A diretora de comunicação da Fifa, Delia Fischer, acaba de entrar em contato com o blog para afirmar que a federação alemã fechou o ''Campo Bahia'', local em que ficará hospedada, após uma consulta realizada com a Fifa.

De acordo com a executiva, os alemães fecharam um acordo com a Match para que a seleção fique no lugar. A Match é a agência responsável pela logística de hospedagem dos clubes, entre outras coisas. De acordo com Delia, os alemães já haviam solicitado que ficariam naquele local, que faz parte das locações da Fifa.

A executiva informou, ainda, que não há qualquer veto aos patrocinadores das seleções exporem suas marcas nos espaços de treinamento. O que eles não podem, segundo Delia, é ''usar a logomarca da competição. É assim desde 1998'', afirmou.

Leia a seguir o comunicado da Fifa sobre o assunto:
''A Fifa, o COL e o escritório de hospedagens da Fifa mantiveram contato com a Federação Alemã de Futebol (DFB) durante alguns meses após a entidade ter manifestado o interesse em ficar hospedada no ''Campo Bahia''. Como não havia garantias de que o local seria construído a tempo do Mundial, ele não foi colocado como uma opção na lista de ''campo-base'' publicado no site da Fifa. Durante esse meio-tempo, a construção avançou, e a propriedade passou a fazer parte da lista, sendo que o local de treinamento também está em processo de finalização. Atualmente, o Campo Bahia é uma propriedade reconhecida como qualquer outro campo de treinamento dos times, que fazia parte da lista de locais aptos a receber times e que foi escolhido pela Alemanha. Esse processo também ocorreu em Copas do Mundo anteriores com várias equipes''.

Delia Fischer ainda apontou que cada seleção é requisitada a fazer um ''dia para a mídia'' antes das partidas. Nesse dia, eles treinam nos campos com as marcas dos parceiros da Fifa.