GoPro mostra que silêncio só agrava uma crise
Erich Beting
No final de semana, numa entrevista a uma rádio francesa, o jornalista francês Jean Louis Moncet afirmou que a lesão cerebral no ex-piloto Michael Schumacher teria sido causada por conta do suporte da câmera que ele usava para filmar a descida que fazia na neve. A informação, de acordo com o jornalista, especializado na cobertura da Fórmula 1, havia partido de Mic Schumacher, filho do alemão.
Desde então, os veículos de comunicação em todo o mundo reproduziram a história. Muito começou a se falar sobre o assunto. Todo mundo deu a sua opinião. A ponto de Moncet usar seu perfil no Twitter para, segundo ele, ''prestar esclarecimento'' sobre a origem da informação. Segundo o jornalista, ele não entrevistou Mic. Apenas o encontrou. Moncet, aliás, não confirma nem se ele chegou a falar com o filho de Schumacher.
Em meio a tanta especulação, quem praticamente não apareceu foi a GoPro. A empresa não emitiu qualquer comunicado sobre o tema e, mais ainda, no único lugar em que houve alguma manifestação da marca, um porta-voz dizia que ainda estavam checando a veracidade da informação, usando a publicação de Moncet no Twitter para afirmar que o cenário era nebuloso.
O resultado, logicamente, foi uma desvalorização de 10% das ações da GoPro na Nasdaq, a Bolsa de Valores de Nova York (detalhes aqui).
No caso, a demora da GoPro em se posicionar foi um tiro no pé da marca. Por mais nebuloso que seja o cenário, a empresa não pode deixar de se manifestar. Criada para ser uma câmera digital perfeita para registrar momentos da prática de esportes, a GoPro tem pela primeira vez o gosto amargo desse posicionamento para o mercado.
Será que não é arriscado demais usar uma câmera fixada na cabeça? Até então, essa era uma questão que nunca havia sido feita. Pelas pessoas e, ao que parece, pela própria empresa. Como tudo que envolve o episódio, ainda não há muita informação sobre os detalhes que envolvem o acidente. Na época em que houve a lesão, a perícia afirmou que levaria as imagens registradas pela câmera para ter mais informações sobre o ocorrido.
Há uma semana, a GoPro havia pela primeira vez rompido a barreira dos US$ 90 para o valor de uma ação da empresa. O silêncio da marca diante de uma acusação de que teria sido ela a responsável pela lesão de Schumacher já faz com que o valor da ação esteja em US$ 76.
A gestão de uma crise nunca combina com silêncio.