Negócios do Esporte

A 16 meses dos Jogos de Londres…

Erich Beting

Londres divulgou hoje imagens do progresso da construção do estádio Olímpico para os Jogos de julho/agosto de 2012. Mais de um ano antes e tudo está muito próximo de ficar pronto. Com dinheiro público, sim, mas com redução nos custos no decorrer do caminho. Sim, redução no orçamento inicialmente previsto.

Por aqui, ainda achamos ''engraçado'' estádio de futebol virar também uma piscina em dia de muita chuva…

O estádio Olímpico de 2012, quase pronto. E o Brasil acha que 2014 está longe...

  1. neto

    19/05/2011 15:44:28

    Erich. Provavelmente você não vai publicar o meu comentário, como não publicou o que escrevi sobre a remora Band ficar com a sobra da "alimentação" do tubarão (a Globo), para transmitir a segundona do braileiro.Mas, como é cômodo ficar no muro para comentar essa imoralidade que é a condução da escolha e da construção do estádio para a copa, o corruptão... É comodo, igualar Andrés e a diretoria do São Paulo, como se fossem iguais.Não são. O primeiro é a imagem da amoralidade, sempre pronto a levar vantagem não importa o aspecto ético. Ele julga normal gastar mais de 1 bilhão de reais do erário para fazer o corruptão, e você o desculpa, ou pelo menos releva de críticas.

  2. Guilherme

    19/05/2011 15:02:33

    Coitado do Jair!!!!esqueceu que Laudo Natel era vice antes..O Morumbi é um estádio roubado dos cofres públicos!

  3. Carlos

    02/03/2011 02:08:26

    Erich, sou o mesmo Carlos que escreveu antes; eu mencionei o Pelé. É o seguinte: eu moro faz muito tempo aqui nos EUA, e visito o Brasil 1 a 2 vezes por ano; tenho muitos familiares aí, retenho a cidadania brasileira, e leio notícias do Brasil diariamente. Por isso eu tenho um ponto de vista um pouco “gringo.” O que rola hoje nos debates da economia dos EUA é que agora aqui tem tanta burocracia e regulações que agora a China – um país oficialmente comunista – é mais “relax” para fazer business. Menos regras, menos papelada, menos burocracia. Mas ainda assim, quando o esquema é construir algo e planejar eventos de grande escala, os EUA continuam tendo esse know-how. Tem imperfeições aqui, mas a gringada dá conta do recado. A China mostrou em 2008 que resolve também. Agora, o que eu não entendo é por que tem tanta demora e atraso no Brasil. No Brasil tem muita gente inteligente, talentosa, e profissional. Vejamos a Kyocera Arena; o Beira-Rio, sendo reformado faz tempo. Até o Mineirão. Por que tanto embaço nas vias aéreas, na segurança? E alguém acha que não teve briga política entre o SPFC e o Corinthians? Por que não fazem o melhor para o BRASIL, deixando rivalidades bairristas de lado? Isso me cansa demais, Erich. Realmente torço para que não haja vexame em 2014, porque se em 2013 na Copa das Confederações houverem problemas… vixe.PS: eu menciono o fato de morar fora do Brasil não por me achar melhor do que os outros (não sou), mas para ilustrar o fato que muito brasileiro não aceita críticas sobre o Brasil devido à um sentimento de patriotismo um pouco exagerado. Às vezes, enxerga-se melhor quando olhamos pelo lado de fora e não de dentro.

  4. Erich Beting

    02/03/2011 00:20:02

    Patrick, há dois anos fizemos, na revista da Máquina do Esporte, um levantamento que mostrava que o Brasil já estava mais atrasado que as Copas anteriores... E o abismo só piora. Abraço, Erich

  5. Francisco de Assis

    01/03/2011 21:00:50

    Erich, eu concordo com vc quando você fala da infraestrutura do estádio. Concordo que senti a vergonha alheia vendo as fotos e até publiquei uma no meu blog. Concordo que o São Paulo errou em não ter projetado um sistema de drenagem melhor. Só não concordo quando vc se indigna por levar uma chuva daquelas. Poxa, o estádio não tem cobertura, e você sabe disso, se você vai pro estádio e paga o assento no local que não tem cobertura, você está sujeito a isso! Não tem como fugir disso! Você vai levar sol e chuva! Agora, se tivesse a cobertura e numa chuva você se molhasse, aí sim, seria motivo de indignação.

  6. Erich Beting

    01/03/2011 17:53:47

    Wesley, infelizmente a licitação do metrô já foi interrompida. Infelizmente porque não deveria ser apenas por causa da Copa que teríamos de ampliar a linha até lá.Quanto às perguntas, vamos lá. Politicamente acho que o Morumbi está fora da Copa. Acho que o Fielzão pode sair do papel. E seria ruim para a cidade, já que isso tornaria o Pacaembu um estádio sem utilidade para o futebol...Um abraço, Erich

  7. Patrick

    01/03/2011 17:14:36

    Concordo plenamente nesse quesito Erich. Estou morando em Londres atualmente e o grande debate que se deu foi se o Tottenham ou West Ham iriam herdar o estádio após as Olimpiadas, que imagino que você tenha acompanhado. Pela defesa de manter o atletismo o West Ham levou, mas deve buscar alternativas como arquibancadas retrateis para aproveitar o espaco ao maximo já que lugares longe do gramado vao contra a cultura local.Outro paralelo que seria interessante se voce tiver a informacao, é ver o andamento dos estadios (sabemos que ha mais problemas, mas é algo mais comparavel) neste mesmo momento nas Copas anteriores. Pegar como estava a situacao dos estadios na Coreia do Sul, no Japao, na Alemanha e na Africa do Sul em determinados momentos antes das respectivas Copas. Talvez seja algo para o marco de 3 anos antes da Copa no Brasil.Abs.

  8. Rodolfo Menolli

    01/03/2011 16:53:07

    Acho que enquanto não mudar a mentalidade da maioria das pessoas, não mudará em nada as coisas (política, dirigentes) pois eles também são pessoas e se vislumbram com o poder. Quando fazem pesquisa nas ruas sobre o que faria se as pessoas fossem governantes, a maioria diz que faria a mesma coisa, não podemos ter muitas esperanças.Em relação à chuva e a gramado no morumbi, faço minhas suas palavras, pois o torcedor é tratado como gado, que é cultura aqui do Brasil, ir no estádio, levar uma almofada pra não queimar o traseiro no cimentão quente, que não precisamos ir ao estádio como se fosse espetáculo, tem gente que achou ruim tirar a geral do Maracanã, onde nem pra ver o jogo dava. Na opinião desses aí, não é bonito ir com a família, não se preocupar com transito, ensinar o filho de 5 anos a xingar, pois no estádio pode, essa é a cultura de 3º mundo do nosso futebol. Em dezembro nevou um monte em Londres e o clássico Chelsea x Manchester foi transferido, não esperaram mais de uma hora, sem respeitar os atletas, adiaram para uma outra data. Os regulamentos aqui na América do Sul são mal feitos, como pode ser cogitada a idéia de no caso de adiamento, o jogo ser feito em uma segunda-feira às 15 horas da tarde, nem a noite podia ser? Pq não adiaram, pegaram o calendário e verificaram se dava pra encaixar em um meio de semana até o final da 1ª fase?

  9. jair

    01/03/2011 16:33:36

    Pois é Erich, mas quanto estádios cobertos existem em São Paulo?Mesmo no país, são pouquíssimos.Acho que o Morumbi é desconfortável, mas perto do es-parque antartica é um hotel de cinco estrelas.O Pacaembu é bem posicionado e tem melhor visibilidade, mas não cabe muita gente. E aquela chuva teria encharcadao todo mundo tbm.

  10. Jose

    01/03/2011 16:30:00

    Jose,Prove o que vc disse. O São Paulo divulgas seus balanços patrimoniais desde 1956, coisa que os outros times só começaram a fazer recenetemente por força de lei. Encontre alguma incoerencia entres as entradas e saidas lá e entre com uma ação para ressarcimento dos cofres publicos.Mas acho que vc não vai conseguir receber isso porque sua tese não se sustenta.

  11. jair

    01/03/2011 16:25:20

    Pronto.Agora ja foi a prefeitura que construiu.Esse não deve conseguir fazer duas coisas ao mesmo... tipo, andar e mascar chiclete.

  12. Erich Beting

    01/03/2011 16:21:52

    Marco, não diminui a qualidade do estádio. Apenas acho que é deplorável termos uma situação dessas, independentemente de toda a chuva que caiu. Que a drenagem do gramado seja usada em todo o estádio! Um abraço, Erich

  13. jair

    01/03/2011 16:21:42

    Isaac,Não seja mentiroso.A chuva que cai em londres é quando muito uma garoa um pouco mais forte.Pesquise quantos milimetros de chuva cai aí por ano.No domingo choveu 140 milimetros no intervalo de 4 horas. Isso deve ser mais chuva do que cai em londres durante tres meses

  14. Wesley Domingos

    01/03/2011 16:19:40

    O Morumbi serve o futebol de São Paulo há 50 anos, está sempre se modernizando, e devido as piadas sobre a chuva, o São Paulo FC deve acelerar o processo de cobertura do estádio, e o metrô já está licitado e em breve vão começar as obras, gostaria de saber o que você acha:Você descartaria o Morumbi na Copa de 2014?Você acha que o estádio Fielzão pode mesmo sair do papel?

  15. jair

    01/03/2011 16:19:12

    Guilherme,O Mormubi foi inaugurado em 1962, mas ainda faltava terminar setores da arquibancada. Esses setores foi concluídos em 1970.Como é que o houve desvio de cimento se o Laudo Natel virou governador em 1972?Só se foi fazendo paredões para o trabalho de sua mãe/avó.O São Paulo devia começar a processar pessoas como você. Só com o dinheiro arrecadado ia ter dinheiro para terminar as obras em curso e ainda montar um timaço.

  16. Erich Beting

    01/03/2011 16:18:43

    Maurão, eu estava no Morumbi. Caos é uma coisa. Falta de infraestrutura, é outra. Como torcedor, ficaria indignado em ter de tomar uma chuva dessas indo a um estádio de futebol e, mais do que isso, tendo de ver o jogo com uma "piscina" na arquibancada. Achar que o gramado ter aguentado é algo sensacional é ser simplista ao extremo. Porque não criar um escoamento de água tão bom também na arquibancada, no banco de reservas, etc? Um abraço, Erich

  17. Erich Beting

    01/03/2011 16:17:11

    Andre, algumas obras ficaram mais caras e outras mais baratas. No final, Londres reduziu seus custos. Abraço, Erich

  18. Erich Beting

    01/03/2011 16:15:24

    Gustavo, Wembley dá prejuízos da ordem de 3 a 4 milhões de libras ao ano. O estádio é inviável financeiramente por causa do financiamento que foi feito para erguer a arena. Um abraço, Erich

  19. Erich Beting

    01/03/2011 16:08:02

    Flávio, o Julio já disse que não participa das negociações dos dois lados. Quanto à segunda pergunta, particularmente acho que todos estão errados. Um abraço, Erich

  20. Erich Beting

    01/03/2011 16:05:38

    José, não estou chupando o dedo. Só pude constatar, na África, que a Copa não ajudou em nada o país. Agora existem 10 estádios moderníssimos e abandonados. Pensar na cidade ou no país apenas para o evento é de uma tremenda burrice. E é o primeiro passo para desperdício de dinheiro. A Copa será feita no Brasil, sem sobressaltos. Mas eu não quero apenas uma Copa, e sim um bom país para viver. Não dá para aceitar continuar a chupar o dedo enquanto nada é feito. Um abraço, Erich

  21. marco aurelio cunha

    01/03/2011 16:04:02

    O Morumbi foi cenário de uma chuva pontual que inundou muitos locais A maior desde fevereiro 1998 ,no mes, e de 109,5 mm, a maior em volume desde fevereiro de 1983,no dia.Todos sabemos as deficiências estruturais da cidade, que tenta se corrigir,O Morumbi, apesar da água na arquibancada superior, cuja drenagem foi insuficiente para o volume de água,sobreviveu, com o jogo em gramado que a bola rolou e bem, sem acidentes, e com trabalho exemplar de funcionários. Querer diminuir a qualidade do Estádio,numa oportunidade dessas,é injusto embora o fato, seja verdadeiro. O Estádio foi muito bem . esperemos que os novos estádios após cinquenta anos de vida, assim se comportem.Marco Aurelio Cunha

  22. Erich Beting

    01/03/2011 16:03:25

    Diego, essa é uma boa pergunta. Mostra, claro, que não há pessoas "puras". Mas o correto é não fechar os olhos para os bons exemplos, não? Abraço, Erich

  23. Erich Beting

    01/03/2011 16:01:53

    É, Carlos. Mas nessa daí, fico mais com a palavra do Edson... Um abraço, Erich

  24. Renato Felix

    01/03/2011 15:51:53

    enquanto no Brasil terra de gente que não é séria...

  25. Ramon Clementino

    01/03/2011 15:24:12

    Erich,Quando vejo estas notícias dizendo que os estádios brasileiros estão todos com as obras atrasadas, tenho um pouco de inveja dos paises como Inglaterra, Japão, Coréia, China..., pois os mesmos sempre começaram a entregar suas obras com 1, 2 anos de antecedência, já nós sempre deixamos tudo pra ultima hora e ficamos naquela de "ver no que vai dar". Estamos com tantos impasses de onde será a abertura da Copa aqui no Brasil, se é no tão sonhado pelos corinthianos o FIELZÃO ou se no Morumbi e até mesmo no mineirão, devíamos propor para os engenheiros e arquitetos irem até Londres e terem umas aulinhas de organização e agilidade.Sem mais.Ramon Clementino.

  26. amendogaba

    01/03/2011 13:59:47

    Sou carioca e flamenguista, mas ja aconteceu o mesmo com o maracana

  27. Rafael

    01/03/2011 13:15:39

    Absurda declaração! Deveria usar a cabeça antes de escrever bobagem! Fui ao Morumbi e garanto que com aquela chuva estádio nenhum no Brasil estaria melhor e com condições de jogo do q o Cícero Pompeu de Toledo em tão pouco tempo! É só lembrar a chuva semelhante q caiu no Rio recentemente e deixou o Maracanã sem condições de jogo...sou bem viajado e já enfrentei enchentes inclusive na Alemanha, país exemplo para o mundo inteiro, mas quando chove demais não tem jeito! Mas graças a Deus temos o Morumbi...pq se esse SPFC x Palmeiras fosse disputado no Pacaembu, Pq. Antártica ou Canindé com aquela chuva o jogo seria cancelado com certeza!

  28. Joao Carlos

    01/03/2011 12:26:43

    É claramente uma coisa absurda comparado aqui no Brasil, sendo que a própria TCU já divulgou que já estamos gastando muito mais do que era previsto até agora.

  29. Maurão

    01/03/2011 12:04:29

    Erich, vc foi ao Morumbi domingo ? Eu fui, nunca em minha vida, vi tanta chuva, ai vem vc, falar uma besteira deste tamanho, melhor vc escrever , para o site do time que vc torce, ou de alguma torcida organizada que vc deve ser filiado, diante do caos que houve no domingo, a realização do jogo, foi uma prova de fogo do estadio, digna de elogios, pois poucos estadios no mundo suportariam aquela chuva, só pra lembra-lo, choveu em duas horas, metade do volume mensal, e fevereiro é um mes de chuvas, espero que vc reflita a besteira que vc falou.

  30. Leandro

    01/03/2011 11:53:45

    aqui a presidente Dilma já definiu o itaquerão como estadio da copa, por motivo de pressão maior de um ex-presidente. Que vergonha... Dinheiro publico é o de menos, o negócio tem que sair de qualquer jeito.

  31. RICARDO

    01/03/2011 11:50:48

    Me desculpe colunista , dinheiro publico não , se a iniciativa privada não colocar dinheiro que se cancele olimpiada e copa no Brasil , já mandei email para a Dilma contestando , corta verba de programas sociais importantes como Minha Casa Minha Vida e vai financiar estadio de futebol ?

  32. Carlos

    01/03/2011 11:24:26

    Erich,O Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2014 em 2007. Estamos no início de 2011. O que foi feito até agora? Sim, o Maracanã, o Beira-Rio, e o Mineirão estão sendo reformados – muito bom. O Palmeiras e o Grêmio iniciaram as obras para erguer seus novos estádios. Ótimo. E…? o que mais? Infraestrutura? Hotelaria? Serviços aéreos? Quantos voluntários teremos, gente que fale inglês e outros idiomas? Segurança?Tenho muito orgulho de ser brasileiro mas espero que o que o Pelé disse, que corremos risco de passar vergonha em 2014, seja outra previsão incorreta. Seria triste se fosse justamente nisso que ele acertasse.

  33. Luciano Martins

    01/03/2011 11:11:26

    Bom dia!Concordo com os 2, rs, ambíguo né? Moro perto do estádio, e pude comprovar que a chuva foi muito forte mesmo, e o fato de 1 hora depois da tromba d'água cair acontecer o jogo é um sinal que a drenagem do estádio é muito boa, porem, independente de ter dinheiro publico ou empréstimos com taxas mais baixas o São Paulo Futebol Clube tem que se pronunciar a respeito do problema das arquibancadas e mostrar uma rápida ação para consertar o problema identificado nesse domingo.Todos nós são-paulinos estamos frustrados pela palhaçada que a CBF fez contra o Morumbi por causa de uma briga RT X JJ, e qualquer comentário de qualquer jornalista faz alguns torcedores explodirem.Penso que o MORUMBI se mostrou forte e com algumas melhorias que não parecem caras nem impossíveis de se fazer, conseguirá suprir a necessidade do torcedor são-paulino, alias foi construído para isso. Azar da copa que não terá o MORUMBI como palco de seus jogos.Abraços a todos Saudações ticoloresMagumartins

  34. José Anésio

    01/03/2011 10:29:07

    O Morumbi não tem dinheiro público, que piada, hein? E o que fez o Ademar de Barros, Laudo Natel, ah tá venderam tudo para construir o estádio Panetone (cheio de frutinhas)... Dinheiro público tem que ser para construir hospitais em todos os estados da federação, seria muito melhor sermos um país com um alto indice de qualidade de vida do que ser Hexa Campeão, trocaria todos os titulos do Brasil em termos de futebol que não trás nenhum benefiicio a sociedade, mas para quem esta por trás...Imagina um hospital das clinicas em cada estado brasileiro, seria muito melhor, empregos para todos...Futebol, o Cancer do Brasil

  35. Ricardo

    01/03/2011 09:24:14

    É incrível como os são paulinos ficaram mordidos com esse problema do morumbi. É só um repórter comentar isso, que eles já vem chorando. Msm que qualquer outro torcedor saiba que isso é um problema de vários estádios do país.

  36. Diego

    01/03/2011 08:55:03

    É realmente um exemplo de seriedade com o dinheiro dos impostos, que aqui não existe e está longe de existir. Agora o que será que faríamos com todo o ouro roubado de nós pelos ingleses, portugueses e muitos outros? Será que nosso país estaria assim ou seria o mesmo pardieiro que é hoje?

  37. josé dos Santos Sobrinho

    01/03/2011 08:25:51

    É verdade, realmente a Inglaterra irá realizar a Copa com dinheiro publico bem empregado, auditado, controlado etc., porém veja só o contraste é tido como o maior "foco" de grana "duvidosa" do planeta, pois é de conhecimento público que inúmeros Russos "enfiam" no território inglês bilhões de dolares/euros de origem extremamente duvidosa. Ou não é? Outro detalhe: Um monte de gente ligado a tal mídia, METERAM o pau na coitada da àfrica do Sul antes da realização da Copa. Acabou o evento e até hoje os "catacrismas" e todas as tragédias projetadas passaram batidas. Tá todo mundo chupando o dedo, provavelmente até você.

  38. Isaac Almeida

    01/03/2011 08:17:59

    Fa'bio, moro em Londres, nem o esta'dio do West Ham que para mim e' o maio obsoleto teria esse problema. So' para lembrar, se chove quase todos os dias na Inglaterra.

  39. Francisco de Assis

    01/03/2011 07:53:34

    Erich, no começo do mês passado eu fui à Londres e conversando com algumas pessoas de lá, eles se mostram contentes com as olimpíadas e com os gastos que foram feitos. Principalmente na revitalização do metrô, que é outra coisa fantástica por lá. Quando eu contei a história do orçamento do Pan e da Copa, todos ficaram embasbacados com o que eu disse. Mas é, é o Brasil...

  40. Nilo Araújo

    01/03/2011 07:34:26

    Pois é, vamos dar mais um vexame, um não, dois, pois além da Copa do Mundo, tem os Jogos Olímpicos. É muito blá, blá, blá ...... e nada prático. VERGONHA !!!!!!!!!

  41. Roger Ferreira

    01/03/2011 00:19:40

    kkkFábio o MOrumbi veio de dinheiro público sim kkkvc acha que o morumbi foi o São Paulo que construiu , acho q vc não sabe nem a história do estádio que seu time possui.Foi feito pela prefeitura , e depois foi dado ao são paulo, então num me vem falar que num foi com dinheiro públicoMuito bom o post Erich

  42. Guilherme

    28/02/2011 23:16:01

    Olha a pergunta do individuo: O Morumbi tem dinheiro público??Meu caro, o Morumbi foi erguido com terreno doado pelo estado, foi erguido com cimento desviado de obras públicas (Grande Laudo Natel) e agora queria usufruir de um estacionamento feito com dinheiro publico.. Quer estádio mais público que o Morumbi?

  43. Flávio

    28/02/2011 23:14:37

    Por que é que a imprensa está omitindo o nome de JULIO CASARES (diretor do SPFC e da TV Record da IURD) nesse racha que ocorre no Clube dos 13? Outra pergunta: Errado está o Corinthians, que se posicionou do lado dessa batalha que vai lhe proporcionar o Fielzão na Copa 2014 e uma remuneração muito maior pela transmissão de seus jogos, ou errado está o São Paulo, que (por causa de JULIO CASARES) se posicionou do lado dessa batalha que lhe custou o Morumbi fora da Copa 2014 e um quase certo ostracismo em relação às forças que passarão a comandar economicamente o futebol brasileiro?

  44. Marcio

    28/02/2011 22:01:44

    Ainda acho que a Copa de 2014 será na Inglaterra...

  45. Gustavo

    28/02/2011 21:16:21

    Oi Erich.Concordo que o parque olimpico deixara um grande legado, mas descordo a respeito de Wembley. De forma alguma esse estadio é um mico, eu o visitei ano passado e vi a quantidade de usos que o estadio proporciona.Não podemos pensar que por causa que o estadio não possui um "time ancora" que mande seus jogos nele, ele se torne subutilizado. O "time ancora" de Wembley é a propria CIDADE DE LONDRES, com sua quantidade enorme de eventos esportivo, culturais e comerciais, isso faz esse estadio ser um dos mais usados da Europa e com isso fechar no final do ano com altos lucros. E como você mesmo disse, os ingleses não brincam com dinheiro.Abraços

  46. Erik P.

    28/02/2011 21:00:20

    Longe de ser normal mas o Morumbi tem 50 anos e não é coberto. O único jeito é a cobertura e esta será concluída em 2014. Desconforto para o torcedor, falta de bom senso da FPF em não adiar o jogo.Em compensação, a drenagem funcionou de forma fenomenal. Se compararmos ao que aconteceu com o Maracanã no ano passado (quando o gramado inundou!), as críticas são irrelevantes (ainda mais levando em conta a dimensão do estádio e o fato dele ser privado).A cobertura irá resolver. Para mim o problema crítico está fora dos estádios. Uma cidade como São Paulo não poderia parar como está parando a cada temporal. Infelizmente vão maquiar aqui e ali e o evento será organizado com aquele "jeitinho" ad eternum brasileiro.E finalmente a plataforma de seu blog mudou! Comentar no anterior era uma tortura!

  47. andre

    28/02/2011 20:53:58

    Mas eu li numa outra materia que o parque aquatico tinha estourado o orçamento em não sei quantas vezes.

  48. edinho

    28/02/2011 20:34:30

    Saudações, Erich! Voltando as chuvas, seria cômico se não fosse trágico o caos que São Paulo se tornou nessa tarde. Estou preso no escritório e um pouco entediado. Queria estar "fazendo nada" na minha casa, bem por isso e divagando um pouco, enquanto espero a água baixar, cheguei a conclusão que de nada adianta construir Arenas grandiosas ou Estádios monumentais, sem disponibilizar aos torcedores e profissionais responsáveis pela cobertura desses eventos, o livre e necessário acesso a esses eventos.Saneamento básico, transporte público efeciente e desenvolvimento econômico e social estão entre os maiores legados que um governo pode oferecer aos cidadãos e para que isso aconteça, precisamos sim, de organização e planejamento.

  49. Daniel

    28/02/2011 18:39:06

    Hum... Estou tentando entender isso melhor, porque a primeira coisa em que eu pensei ao ler esse post foi o caso do Engenhão aqui no Rio, que hoje não passa de um quebra-galhos oficial para quando o Maracanã está interditado.

  50. Erich Beting

    28/02/2011 18:17:52

    Daniel, Wembley é um mico. E dos grandes! O estádio Olímpico está alocado no Parque Olímpico, que foi erguido para revitalizar a área de Stratford, totalmente degradada, e para concentrar todas as competições no mesmo lugar, facilitando demais o deslocamento. O estádio fica próximo da sede do West Ham, que assumirá o estádio depois dos Jogos. E o Parque Olímpico, após o evento, será entregue à população, como o maior parque público criado na Europa nos últimos 150 anos. Por lá, não se brinca tanto com o dinheiro público... Abraço, Erich

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso