Negócios do Esporte

O alerta do futebol italiano para o Brasil

Erich Beting

Nenhum clube entre os 16 que ainda disputam a Liga Europa, e apenas a Internazionale com remotas chances de alcançar as quartas-de-final da Liga dos Campeões. O resultado dentro de campo dos times do futebol italiano reflete a desordem que o país vive na gestão de seus clubes.

Há 20 anos, a Itália era o centro do futebol mundial. O Campeonato Italiano tinha as grandes estrelas da bola (Maradona, Gullit, Van Basten, Baresi, Maldini, Careca, Matthäus e Klinsmann eram alguns dos craques que jogavam no Calcio), o país era sede da Copa do Mundo de 1990 e vivia uma ebulição com a reforma e construção de estádios. Nada parecia dar errado no país da Bota. A atratividade do Italiano fez com que o mundo inteiro se acostumasse a acompanhar os jogos do Calcio, eternizando os times de Napoli, Milan, Juventus e Inter na cabeça dos torcedores.

Hoje, porém, a Itália é a síntese da decadência na gestão do futebol. Enquanto Inglaterra e Alemanha sobram nos campeonatos da Europa e assistem a ligas com alta presença de público, alternância de campeões e fidelidade do consumidor, a Itália definha.

E esse talvez seja o maior sinal de alerta para a gestão do futebol no Brasil.

A época áurea do futebol italiano é, em muitos aspectos, similar ao momento atual do futebol brasileiro. Dinheiro muito alto injetado pelas emissoras de televisão, pouca preocupação com o conforto do torcedor e, principalmente, com o controle de gastos. Para piorar, o controle dos clubes dos Calcio pelas grandes famílias italianas tem feito com que pouco se altere nesse cenário. A Itália parece, hoje, ter parado no tempo, achando que o futebol seria eternizado naqueles já longínquos anos 80 e 90.

Não é mais possível pensar em futebol saudável do ponto de vista financeiro sem o torcedor ser colocado como o principal cliente de um clube. É ele quem garante a geração de receitas e, com isso, possibilita às equipes formarem times vitoriosos. Foi esse raciocínio que alavancou o Manchester United nos anos 90 e que puxou a fila de recuperação do futebol inglês, hoje detentor da liga mais poderosa da bola. Até mesmo os multimilionários que tomaram conta de parte dos clubes da Inglaterra sabem que o segredo do sucesso passa em dar um tratamento diferenciado ao torcedor.

Na Alemanha, a revolução começou há cerca de dez anos, com o início da reforma dos estádios para a Copa do Mundo. O alemão percebeu que o futuro da Bundesliga está na melhoria dos estádios e do oferecimento de bom espetáculo para a torcida. O Schalke 04 já carimbou vaga nas quartas-de-final da Liga dos Campeões, e o Bayern, finalista da temporada passada, está muito próximo de eliminar a atual campeã.

Além disso, a boa performance alemã nas competições europeias fará com que o país, a partir do ano que vem, passe a ser agraciado com mais uma vaga na Liga dos Campeões. Não à toa, foi a Itália quem perdeu essa vaga que migrou para o futebol alemão.

O Brasil fará, em dois anos, seu maior evento de futebol na história. Reformará e construirá estádios, o que trará mudanças no relacionamento com o torcedor no futuro. Só que temos de olhar se queremos ser uma Itália ou uma Alemanha. Estádios modernos só darão certo com conceitos modernos de gestão. Do contrário, nada mudará na estrutura do futebol do país.

  1. Gustavo Soares

    28/03/2011 15:32:26

    Cara, acho que o principal para a derrocada do calcio foi o escandalo de compra de resultados de uns anos atrás. Caiu a equipe de maior torcida, outros grandes ficaram impossibilitados de disputar o título (começaram o campeonato com perdas de pontos) e houve uma perda de reputação grande. Já assisti jogos lá, na Alemanha (inclusive na copa) e considero que mesmo em relação a Itália estamos muito atrás. Há ainda o fato de que a economia italiana tem tido crises nos últimos tempos, fora o fato de contratações erradas que ocorreram em muitos dos times. No entanto, o campeonato esse ano esta bem disputado, principalmente na luta pelas vagas as copas européias, e é com certeza um campeonato mais bem disputado que o espanhol, por exemplo. Em relação a Alemanha morei lá e acompanhei o time da cidade que morava como se fosse torcedor do mesmo (até vendi cerveja no estádio em um dos jogos). Lá há todo um entorno da organização dos jogos, bons estádios e preços adequados. Por isso conseguem ter casa sempre cheia e como o vínculo com os clubes é muito forte, isso independe da contratação de grandes estrelas internacionais.

  2. Erich Beting

    17/03/2011 20:36:06

    Fabio, uma coisa é ter dívida administrada. A outra, é não ter nem fluxo de caixa. Uma parte dos clubes ingleses tem a dívida equacionada (o Manchester contraiu-a quando a família Glazer comprou o controle do clube, mas ela vem sendo paga regularmente). Outra parte, tal como cá, se perde numa gestão desesperada por títulos e, com isso, afunda o clube. O caso mais recente disso é do Portsmouth. Um abraço, Erich

  3. Marcos Rossato

    14/03/2011 23:26:13

    É só torcer para um time médio ou pequeno e você compreenderá completamente a conjuntura do futebol brasileiro e seu caminho degenerativo. Não é incompetência dos médios, mas os grande sugarão tudo até que se esvaiam pelos ares. É por isso que na Itália e no Brasil as torcidas fiéis de times médios e pequenos (que também, por algum acaso, são apaixonadas..e que por acaso também, assistem os jogos no estádio... coisa q não é tão divertida quanto o sofá ou o bar) se levantam contra a TV, as federações, etc. Dale Papo

  4. Anderson

    13/03/2011 12:14:35

    Outro aspecto significativo Erich, é o fato que os clubes europeus, ao que parece perderam o encanto por jogadores brasileiros, que vão com um pé, e voltam com o outro.Não honram os seus contratos, com rarissimas excessões, como Alex, por exemplo.A preferência agora é por argentinos, muito mais fieis ao que assinam.E até a copa, podem os clubes se preparar para a enxurrada de repatriados, "jurando amores eternos" ao clube que os acolher de volta, com os mesmos salários.Isso vai secar rapidinho. E em certa medida vai ser ótimo. Vamos pelo menos nos livrar dos "empresarios", que beneficiados pela legislação em vigor, se tornaram pessoas juridicas mais ricas que os clubes, e com um agravante, sem as responsabilidades que a mesma legislação, impôs as vitrines que usam. Os clubes brasileiros.Clubes que fecham seu balanço ha anos, vendendo jogadores, vão ter que se virar.

  5. MURILO RAMOS - SP

    12/03/2011 22:38:12

    tem dois pontos que eu gostaria de tocar...primeiro é que na Inglaterra não temos clubes saudáveis.. todos devem e mto, já na Alemanha os clubes são saudáveis financeiramente. não fazem loucuras... e sempre se tem jogadores do país atuando, diferentemente da Itália, por exemplo.o outro ponto é que não podemos nos esquecer que a Itália tem o clube campeão da última UCL. e não foi por sorte, pois venceu ngm menos que o Barcelona.O Milan está fazendo uma temporada melhor e já reforçou a sua lateral para o ano que vem. a Inter também se reforçou neste meio do ano, mas sofreu com mtas contusões. isso já era esperado se pensarmos na última temporada pesada e com mtos jogadores que jogaram a copa do mundo...ah.. e tbm a itália vem caindo no futebol graças ao momento político. isso tbm reflete... é um ponto a se pensar... e tbm temos o problema dos impostos...

  6. Fabio

    12/03/2011 11:49:31

    Pessoal, não adianta choradeira por causa dos pontos corridos . É o melhor e ponto. Pior é disputar turno e returno e depois perder todo o campeonato em dois jogos mata-mata.É necessário adaptar o calendário, acabando com esses estaduais hoje inúteis e considerando o Brasileiro durante 8 ou 9 meses, a Sulamericana e a Libertadores sendo disputadas concomitantemente e a Copa do Brasil no segundo semestre, com todos os times participando.Para isso é necessário profissionalização desde o presidente do clube até os clubes em si, organizando ligas e tal. Mas isso, no Brasil, é improvável. Infelizmente.

  7. Alvin Bishop

    11/03/2011 19:00:19

    Primeiro lugar congratular com o autor pelo alerta.Todavia o Senhor com certeza nao sera ouvido. Dirigente Brazileiro muito ruim e agarra no poderde forma tal que e impossivel desgruda-los. Emqualquier setor, politica, esportes sempre os mesmossempre os mesmos defeitos de administracao etambem limitacao de inteligencia deles. Esse seualerta para vigorar precisa de gente nova no comandodo esporte Brazileiro e isso e quase impossivel porqueFIFA nao permite. Tudo porque FIFA e absoluta. Absolute power corrupts absolutely, as they say, and FIFA has managed to carve itself a niche as the ultimate untouchable in the sporting world, even to the extent that it puts its own laws above those of actual governments by forbidding political interference in football matters under pain of expulsion for the guilty member country.Por isso se Blatter sai entra alguem indicado por ele. Se Teixeira saientra alguem do mesmo clube. Esta claro que com esses pessoas as coisas continuam como estao. PRECISAM DE MAIS ALERTS COMO O SEU.Obrigado

  8. marco santos

    11/03/2011 18:56:30

    Como modermizar o futebol com um sujeito que está ha mais de 30 anos no poder?Fora Ricardo Teixeira!Obs.: Já notaram como ultimamente dirigentes tem aparecido tanto na mídia?

  9. Daniel

    11/03/2011 18:27:31

    Eu entendi muito bem o Erich. Você é que não me entendeu. Eu falei em reduzir o número de jogos por semana, não de necessariamente abolir o formato de pontos corridos. A fórmula de disputa em si não importa até certo ponto. O problema é o seu time ter que jogar domingo no Brasil, quarta-feira no México, sábado na Argentina e terça na Bolívia porque disputa Libertadores/Sulamericana e Brasileirão/Estadual ao mesmo tempo. É impossível essa rotina não desgastar fisicamente com o elenco e comprometer o nível técnico dele, o que prejudica também o campeonato como um todo.Você nunca parou para pensar porque as últimas duas ou três Copas do Mundo tiveram desfalques de grandes estrelas e as que ainda conseguiram entrar em campo não renderam nem metade do esperado - descontados já a diferença entre a seleção e o clube onde joga? E porque todo início de temporada no Brasil tem tantas zebras?À propósito, já que você falou do Campeonato Inglês, seria interessante você assistir o excelente documentário da BBC sobre a história do futebol que foi lançado próximo da Copa do Mundo de 2002. A fórmula de pontos corridos surgiu pela primeira vez no final do século XIX, com a criação da Football League na Inglaterra. O propósito do campeonato de pontos corridos era o de dar aos times a oportunidade de gerar receitas o ano inteiro. O problema enfrentado na época era que os times prematuramente eliminados da FA Cup, que até aquele momento era o único campeonato de futebol existente, ficavam longos meses sem jogar, o que era péssimo para as finanças das equipes, já que a renda deles vinha exclusivamente da cobrança de ingressos para os jogos.Ora, para aquela situação do século XIX, os pontos corridos eram realmente a saída mais que perfeita. Não havia outro campeonato de futebol e a renda só vinha dos ingressos. Mas hoje nós temos dezenas de campeonatos e todos interconectados até chegar ao Mundial de Clubes e os clubes podem gerar receitas de mil e uma maneiras diferentes. E a minha pergunta está justamente aí: vale a pena um calendário, uma estrutura de campeonatos que obrigue os jogadores a dar 150% de si com tanta freqüência, se submetendo a inúmeras lesões e portanto comprometendo a qualidade da própria equipe e do campeonato como um todo? Não seria melhor reorganizá-los de forma que só se jogue uma vez por semana, dando mais tempo aos jogadores para que se recuperem e/ou se adaptem a fusos horários e altitude?

  10. Flavio - Colorado

    11/03/2011 17:45:21

    Amigos, aqueles que gostam de acompanhar campeonato Europeu, tenho uma pergunta: Que horas são realizados os jogos à noite em países como Alemanha, Itália, Inglaterra, Espanha e etc??? Só para me ajudar a formar um raciocínio particular. Obrigado pela ajuda.

  11. alex

    11/03/2011 17:06:14

    Alternância de campeões nem tanto assim, hein Erich!Na Inglaterra de 93 para cá somente 3 times campeões!!Sou corinthiano e não gosto do Andrés como presidente, mas se o problema fosse só ele, ele teria saído sozinho e os outros clubes negociariam com o C13!!! Mais 10 ou 11 foram atrás!CPI da MSI pra que? Qual CPI já resolveu alguma coisa no país? Tem que ter investigação policial se forem culpados de algo, condenação!

  12. Erich Beting

    11/03/2011 16:46:19

    Eduardo, a Inglaterra é exemplo. Qual o problema de um clube ter dono? Desde que ele trabalhe para gerir o clube para dar dinheiro e gerar conquistas, não há qualquer mal. Na Alemanha muitos clubes também têm dono. Um abraço, Erich

  13. inacio schmidt

    11/03/2011 16:44:14

    Caro Erich: Fico orgulhoso em compartilhar do mesmo pensamento com você na questão sobre "oferecer o melhor espetáculo ao torcedor". Para aqueles que militam no futebol, têm uma variedade imensa de exemplos mundo afora, tanto para o BEM quanto para o MAL, em termos de respeito pelo torcedor.Assisto todos os anos a "Champions Ligue" e depois comento com minha esposa.- Quanta diferença! Os estádios sem alambrados, lotados, todos os torcedores sentados, limpeza total, dividindo-se as responsabilidades com o torcedor sobre a segurança do espetáculo. É o respeito por um produto que é vendido todos os anos com um enorme selo de qualidade. O seu alerta está mais do que coerente com a ocasião, pois o momento é de reestruturação dos nossos clubes e entidades esportivas. Não há mais espaços para dirigentes que misturam a sua conta bancária com a do clube em que preside. Como bom flamenguista, sinto uma luz de esperança no fim do túnel em relação à presidenta do flamengo, onde coloco muitas fichas, apostando na sua dignidade e forma de gestão.atenciosamente.

  14. Erich Beting

    11/03/2011 16:43:15

    Rafael, hoje o futebol italiano não consegue competir em nível de igualdade com os outros da Europa. E a tendência é definhar ainda mais nos próximos anos. Um abraço, Erich

  15. Felipe Forceri

    11/03/2011 16:42:04

    Calma aí Erich! Pelo amor de Deus!! São três anos para a copa do mundo não dois; tá certo que já tá em cima mas não é pra tanto! rss

  16. luciano gonçalves

    11/03/2011 16:36:42

    Concordo com você, os dirigentes ao prejudicarem a licitação da TV aberta optaram em seguir o caminho da Itália, mas o que me deixa mais irritado é torcedor que defende o dirigente de seu clube e não percebe que as atitudes tomadas por eles foram prejudiciais ao futebol nacional, dirigentes que acham que uma emissora de TV é maior do que a paixão esportiva nacional.

  17. Luiz-ES

    11/03/2011 16:35:38

    Erich, que artigo bom! parabéns... Isso sim é comentário de futebol para gente inteligente. Impossível não concordar. Sou fã do futebol italiano e posso perceber o que fala. Sobre a analogia com o Brasil: Vejamos... .... .... Eu ainda acho que a itália está na frente.

  18. tntsp

    11/03/2011 15:37:04

    Caro Daniel,Na NFL os times jogam apenas 16 jogos na temporada regular e apenas um jogo por semana em virtude de que é um esporte com alto contato físico que gera muitas lesões, algumas gravíssimas.abraços,

  19. Matheus Vieira Martins

    11/03/2011 15:10:09

    É verdade Erich que bagunça está o calcio, é vergonhoso clubes como Lazio, Roma, Milan e Juventus terem uma média de torcedores inferior a equipes média da Inglaterra. E fora jogadores de segunda linha sendo estrelas nos times, o que mostra a diferença dos anos 90 com Maldini, Baresi, Mathaus e até mesmo Zidane.

  20. Paulistano

    11/03/2011 14:32:26

    Já acordou do sonho?

  21. jones

    11/03/2011 14:30:55

    josé augusto vc deve ser palmeirense, saopaulino ou outra coisa ...pq vc citou apenas andres sanches e ricardo teixeira sendo q temos varios outros dirigentes "hilários".

  22. ulisses

    11/03/2011 14:26:13

    aliás itália e brasil se parecem em tudo!!berlusconi e lula!!politicos de 5º categoria!!!mulheres bonitas!!macarrão e pizza!!!futebol!!!formula 1 !!!!!!rai e globo!!!!!!(tudo a mesma porcaria e domina tudo!!)

  23. Fernando Gentil

    11/03/2011 14:16:46

    José AugustoAndrés Sanches = hilário ?Ricardo texeira = pseudo poder ?Sinceramente....não entendi, tenho visto outra coisaCá entre nós, que estrago eles fizeram no são paulo, com a exclusão do morumbí da copa e agora com o ex-clube dos 13 (reduto de são paulinos), e para os caras ficarem frustados mesmo. Soberba+arrogãncia+morumbí+ clube dos 13 -morreram juntinhas...abraçadasAbraço

  24. william Paranavaí - Paraná

    11/03/2011 14:15:23

    concordo totalmente com vc., porém, e sempre tem que tem um porém né, se os clubes brasileiros não estão unidos sequer para receber dinheiro de televisão, vc realmente poderia acreditar que houvesse competência para termos administrações voltadas para o torcedor, quando os clubes simplesmente pensão cada qual em seu umbigo?? eu particularmente duvido e muito, espero no futuro estar redondamente errado, mas....

  25. rafael matos

    11/03/2011 13:49:44

    "Enquanto Inglaterra e Alemanha sobram nos campeonatos da Europa e assistem a ligas com alta presença de público, alternância de campeões e fidelidade do consumidor, a Itália definha."....Eric não é bem assim, os times italianos são de iguais para qualquer outro vide os ultimos 5 anos com foram campeões: 2 italianos, 2 espanhóis, 1 ingles...ultimos 10 anos: 3 italia, 3 espanha, 2 inglaterra, 1 alemanha, 1 portugal....e o ultimo campeão é a Internacionale.... Ou seja, na parte de titulos, bola na rede, a Italia ainda domina...

  26. Roberto

    11/03/2011 13:48:57

    Parabens pela matéria. Concordo com o que foi escrito. Digo ainda mais, se num curto espaço de tempo, os clubes e governantes não se preocuparem com os pontos abaixo relacionados, só irão ao estadio de futebol pessoas piores do que os estão frequentando hoje:1: Segurança- No entorno dos estádio tem que ter como se chegar para assistir uma partida de futebol com segurança, não só nestes eventos esportivos, como em todos os dias da semana, para todos os cidadãos;2: Conforto- Como você vai assitir um jogo de futebol em um estádio que não tem cobertura e assentos adequados para os "pagantes". Acho um absurdo. Se é um dia de sol, você é assado, se é dia de chuva você pega uma pneumonia. Cade o estacionamento?. O torcedor tem que deixar o carro na rua?. Ai entrar tambem os governantes, que devem trabalhar no sentido de fazer o transito fluir no entorno dos estádios, com o metro, trem e terminais de onibus, ajudando na chegada e saida nos dias de jogos e nos dias normais tambem.Em se tomando essas medidas, com certeza o publico voltará a frenquentar os estádios, aumentando assim as rendas. Como você bem falou, quando assito a jogos do campeonato inglês, é lotação completa.

  27. Fava (Palmeirense)

    11/03/2011 13:28:08

    Quem dita as regras no futebol brasileiro é a TV, no caso a GLOBO. Isso é um absurdo total pois o futebol negócio é dos clubes não da TV.Os clubes tem que se preocupar em atender o seu cliente (o torcedor) enquanto a TV com sua audiência. São coisas distintas. Para atrair mais clientes os clubes tem que dar "conforto": Estádios modernos, banheiros bem limpos, restaurantes e lanchonetes, creches, estacionamentos de qualidade, HORÁRIO DECENTE para os jogos. Um absurdo total um jogo começar às DEZ da noite. Deveria ser tipo às 20:00 ou às 20:30 horas o seu início.Os clubes hoje são reféns da TV, e não sabem gerir. São amadores.

  28. Ênio Silva

    11/03/2011 13:22:14

    Show de bola a matéria.... O problema é que futebol moderno no Brasil, com Ricardo Teixeira na CBF... sem chances!!!

  29. guilherme ventura

    11/03/2011 13:16:31

    o exemplo da italia foi perfeito o futebol italiano parou no tempo a ponto de seus estadios se compararem aos brasileiros atuais, sua media de publico é pífia, diferente de decadas atras o calccio ficou monopolizado entre poucos clubes se vc pegar o decimo colocado da alemanha vera q ele é melhor q o quinto colocado da italia, a divisão desproporcional do dinheiro das tvs tambem prejudica o futebol italiano, se pegarmos o san siro um dos principais estadios italianos veremos cadeiras sem encosto, estadio mau pintado, falta de iluminação melhor, diferente de inglaterra e alemanha em relação a infra estrutura até mesmo portugal superou a italia e a frança ja vai pro mesmo caminho com a eurocopa em relação a perca de competitividade a espanha tambem nos da um mau exemplo, real e barça dividen sozinhos metado do bolo da renda destinada aos clubes enquanto os outros dentre eles grandes como atletico de madri, valencia, sevilla, betis, bilbao , real sociedad e lacoruna dividem o resto com todos os outros, resultdo campeonato xato de dois times, apesar de ser dificil espero q o brasil aproveite a chance q tera nos proximos anos e mude isso.

  30. WCruz

    11/03/2011 13:10:14

    Prezado JAugusto:Você tem o direito de dizer o que pensa, mas temos o direito também de cotejar suas hilações e sugestões com a razão.Não são apenas o Sanches e o Teixeira os dirigentes hilários do futebol: Juvêncio vem urdindo sua perpetuação no cargo; o LAOR santista fala bem, mas administra a favor de alguém que não o Santos; a Patricinha rubronegra também causa gargalhadas; nosso inesquecível Dinamite não repete os gols na política desportiva; e muitos mais, para não extender a lista em demasiado com Pescarmonas, Kalils, MAchados e seus cd's ...Além disso, porque deveríamos alocar recursos públicos (não só dinheiro, mas juízes, polícia, legisladores) para cuidar do que não é público?O futebol, e todas as entidades a ele ligadas direta e indiretamente são entidades PRIVADAS: Clubes, Federações, Confederações, Ligas, Patrocinadores, Investidores, MSI, Sonda, IBF do Sr. PCFArias patrocinando o SP campeão do Mundo, etc.Assim, se alguém sentir-se prejudicado por alguma dessas entidades, que acione a Justiça particularmente, com regem os códigos legais da atividade CIVIL (e não Pública).Decretar a modalidade de operação de uma entidade reguladora olu organizadora da atividade futebolística no País, ditando sua forma de composição diretora, é um delírio que se confunde nas esferas pública e privada da atividade social.O futebol, como atividade privada, mas de enorme alcance, tem seus próprios mecanismos de ação e interação com o público em geral, e são esses os canais a serem usados para interferior e fazer valer nossos direitos, demandas e opiniões.A sugestão acima seria similar a formar um órgão governamental para fazer com que a Nestlé (privada) fosse obrigada por lei a produzir produtos só ao sabor do p´roponente da lei.

  31. Edson(SPFC)

    11/03/2011 12:57:52

    A Fifa adota o modelo neo-liberal, não aceita mínima ingerência estatal no futebol. Não tem como intervir na CBF dessa forma, senão a CBF é excluída pela Fifa. Não existe modelo de gestão que funcione no Brasil, aqui é um país corrupto (política do futebol um dos maiores exemplos), todo cidadão ou é corrupto ou tolera corrupção, algo cultural, faz parte da estrutura social, capacidade, mérito e competência não são entendidos como virtudes, e o que se preza é o clientelismo, apadrinhamento, fisiologismo dentre outras coisas negativas. Nenhum sistema concebido, por mais perfeito que pareça, fucionará aqui, em qualquer setor que seja, enquanto a sociedade brasileira for assim, é querer misturar água e óleo. No que o Brasil se destaca, na verdade, é potencial sub-utilizado limitado por essas mazelas.

  32. Alexandre Donizete Bigueti

    11/03/2011 12:47:50

    Me diga uma coisa Erich... A evasão do torcedor brasileiro dos estádios já começou a muito tempo, principalmente causado pela violencia das organizadas e pelo exodo dos atletas. Concorda? Então nós brasileiros já estamos passando por este processo de decadencia a algum tempo, não é verdade?!?! Agora,eu duvido muito que a copa do mundo irá trazer algum alento para o futebol, pois o problema reside na pessima administração, seja CBF, Federações e Clubes.

  33. Edson(SPFC)

    11/03/2011 12:46:32

    E, na busca de crescimento, o Campeonato Inglês, citado como exemplo positivo, mudou para mata-mata também, né? Formato de competição não é a solução. Entendeu a ideia do blogueiro?

  34. Thiago

    11/03/2011 12:29:20

    Concordo com sua opiniao, o problema e que somos, e pelo visto continuaremos sendo, escravos de uma estrutura arcaica que e muito conveniente a alguns, afinal, você vende sua cota de tv por uma mixaria, pega uma parte como "comissao", transformam seu estádio em verdadeiros chiqueiros com um bando de animais que se dizem torcedores organizados (estao mais pra crime organizado), que mais afastam do que atraem publico, e continua lucrando com isso. Afinal, o que e melhor? ver um jogo em um estadio onde você não tem um banheiro decente, paga 30 reais pra um flanelinha que prometeu não roubar seu carro, mas não tem certeza se seu carro ainda vai estar la quando voltar, que cobra 5 reais por uma cerveja quente, quando tem, sem ter onde sentar, e sem ter certeza que está seguro, ou no conforto da sua casa, tomando sua cerveja gelada que você pagou 2 ou 3 reais no mercado, com a certeza de que quem esta do seu lado não está com uma faca ou um revolver?

  35. anilton

    11/03/2011 12:22:10

    Pois é Erich enquanto isso no Brasil, os dirigentes acham que são donos dos times. O presidente da CBF se acha o rei da cocada. E nós bobos fanáticos por nossos clubes do coração aceitamos tudo isso. Acorda Brasil é hora de mudarmos essa situação.

  36. hillary

    11/03/2011 12:10:54

    PARABENS JOSE AUGUSTO A TUA SUGESTÃO É OTIMA.QUEM DERA QUE ISSO REALMENTE ACONTECESSE!

  37. Rodrigo Lima

    11/03/2011 12:10:22

    Sintético e completo, o que torna qualquer comentário adicional desnecessário. Mais um ótimo texto Erich, parabéns.

  38. Eduardo

    11/03/2011 12:09:30

    A inglaterra é dona da liga mais poderosa e seus clubes estão todos comprados nas mãos dos bilionarios.Você acha isso um exemplo ?Unico exemplo é o futebol alemão apesar de não gostar é o mais organizado , o resto todos tem seus problemas(não os mesmos).

  39. Bruno

    11/03/2011 12:08:23

    Bem lembrado. A Itália tinha um grande campeonato no começo da década de 90 com todos esses astros que você mencionou. Tamanho era o poder da liga que o Brasil importava cards do futebol italiano com todos seus astros, a molecada colecionava figurinhas do campeonato brasileiro e esses cards. Hoje em dia isso é apenas lembrança. E não faz muito tempo teve o calcio caos, com o rebaixamento da Juventus e a perda de pontos do Milan.E para piorar, o acordo de tv na Itália era parecido com o espanhol até a temporada passada, com poucos clubes recebendo muito e muitos recebendo pouco, o que levou a pouca competitividade no cenário doméstico, com a Inter faturando o pentacampeonato e acho que desde o começo da década passada o título fica ou entre Inter, Milan e Juventus.Concordo com você que os clubes devem melhorar o atendimento aos torcedores, esse é um ponto central, oferecendo estádios mais limpos e mais seguros, produtos de qualidade, devem ficar mais perto dos fãs, escutando-os, mas não acredito que jogos às 22:00 horas toda quarta-feira seja a melhor solução, e parece que isso vai continuar por muito tempo.Abraço.

  40. luis carlos gonçalves de oliveira

    11/03/2011 11:37:09

    A copa do mundo será o enterro do futebol brasileiro nos mausoleus que serão construídos para satisfazer às exigências da FIFA. Os preços dos ingressos nos próximos anos subirão o que acarretará a diminuição de público nos estádios. Sobre gestão eficiente esqueçam porque os dirigentes do esporte brasileiro, em especial os do futebol, sabem como lucrar sem a presença dos torcedores nos estádios.

  41. Pedro Eugênio

    11/03/2011 11:30:32

    Não existe gestão moderna com os governos brasileiros que entram e saem a cada 4 anos. Cultura política está falida, com isso leva todos os outros módolos e enfraquecem a mente brasileira.Ótimo artigo.

  42. Leandro Mota

    11/03/2011 11:21:30

    exelente materia fera!!!

  43. GILBERTO

    11/03/2011 11:15:11

    Acho interessante este seu comentario de que quem manda é o torcedor, mas atualmente não é isto o que acontece, veja o claro exemplo do futebol sendo realizado as 22hs por causa da tv(globo), sou um apaixonado pelo futebol, mas confesso que só assisto estas partidas somente quando meu time está em campo, caso contrario até começo a assistir, mas vou dormir em seguida, meus filhos, da qual falo sobre futebol, atualmente estão perdendo o interesse devido ao fato de terem que dormir mais cedo, pois estudão no periodo da manhã e acordão as 6hs, impossivel de acompanhar, ir ao estadio então, nem pensar, então me pergunto, como os dirigentes querem levar as familias para o estadio, se não criam condições para isto, será que não percebem que com o passar dos anos eles só tem a perder com isto, pois a grande maioria dos jovens de hoje, torcem para os times, mas não mais acompanham o que ocorre com os mesmos, ou seja são torcedores de ocasião, será que está valendo a pena entregando o seu maior patrimonio, seu nome, para as emissoras controlarem as datas das partidas e verem sua torcida com o passar dos anos se esvairindo, e voce ter ainda que ficar na mão de torcidas organizadas, para ir ao estadio, onde muitas vezes é o proprio clube que que patrocina suas entradas.quando os dirigentes dos clubes vão cair na real e entender que são eles que dão as cartas e não o contrario, pois as emissoras precisam dos clubes, e o publico vai junto com a sua paixão,

  44. luiz almeida

    11/03/2011 11:01:12

    O que tem a ver o andres sanches com isso?O futebol italiano entrou em declínio com a anulação dos títulos da Juventus, o torcedor não é trouxa . A Inter ganhou 2 títulos no mole e o Milan que estava também no esquema não foi punido.

  45. Osvaldo

    11/03/2011 10:53:41

    A útlima vez que fui ao estádio, jogo noturno, perto da meia noite, com filho e sua namorada,fomos assaltados no arredor do estádio, na calçada. Facas a mostra e carros passando ao lado. Nao pretendo mais colocar os pés em estádios por aqui. Nao tenho a menor esperança, seremos pior que a Itália. A emissora dona do futebol faz o que quer, a começar pelo horário absurdo de jogos. Sinceramente acho que nao temos a menor condição de fazermos uma Copa do Mundo. Talvez daqui a 50 anos, talvez...

  46. Jose Augusto

    11/03/2011 10:39:07

    Pois é Erich,Como se chegar a um conceito Alemão ou Ingles se aqui na terrinha temos ainda Dirigentes como o hilário Sanchespança e o não menos risível Dom Quixote Teixeira de La Mança no pseudo poder?O que eles enxergam é, além do money, um Estádio onde possa se fazer um Campeonato entre Corinthians X Corinthians. O resto para eles não existe.Não adianta você e outros raros jornalistas imparciais mostrarem os bons exemplos que pipocam por aí.Tem que botar o dedo da informação na ferida e a proposta tem que ser, no mínimo esta:CPI para os casos que envolvem a MSI no Brasil.Estatização da CBF anexando-a ao Ministério dos Esportes com estatuto fincado em Lei, promovendo uma devassa pública de seus antigos atos e desmandos pela Policia Federal e, depois de saneada moralmente, desestatizada novamente e devolvida a um Órgão formado por todos os Clubes através de eleições públicas e democráticas.A Globo ? ora, a Globo se tiver condições de promover e bancar todos os torneios, poderia ser, nesse futuro Órgão, Secretaria de Promoção e Marketing esportivo.Por que não?

  47. Renato

    11/03/2011 10:36:55

    E uma das coisas mais tristes ver como ficou o campeonato italiano,a decadencia e grande e é raro vc ver estadios cheios e jogos bons.A liga que era uma referencia mundial virou um caos.Excetuando os classicos,os jogos tem um nivel baixissimo e com times ridiculos que só pensam em empate.É justissimo a perda da vaga na Champions league para a alemanha,pois o calcio virou um campeonato comum sem mais aqueles times fortes e que detinha os melhores jogadores.O maior exemplo e a Juventus, transformou se em um time médio com torcida grandem que nao consegue ficar nem entre os 5 primeiros,e além disso gasta horrores com jogadores medianos.Se a filosofia do Futebol italiano nao mudar o campeonato italiano vai se tornar um campeonato de 5° categoria.

  48. Tiago

    11/03/2011 10:36:31

    Ótimo texto, só uma observação, na época da Copa na Italia, os times estavam em alta. Não faz muito tempo que tivemos a copa na Alemanha, mas torço para que o espetáculo continue.Particularmente, prefiro assistir jogos da Bundesliga ao Italiano

  49. Eduardo Neri

    11/03/2011 10:15:53

    Olá Eric, blz?Gostaria de dizer algo que me faz acreditar que a construção dos estádios no Brasil serão um fiasco total... um exemplo claro disse é o "Palco do Futebol" o "glamoroso" e "espetacular", o Maracanã... já gastaram uma fortuna para o Pan, vão gastar 600mi para a copa, porém agora descubriram que precisam fazer uma readequação do teto, que elevará a obra para mais de 1bi, enquanto isso, o estádio de futebol americano que foi realizado o Super Bowl deste ano foi gasto +/- a mesma quantia, e dá uma olhada no estádio... sem dizer o que há dentro do estádio... o maior telão do mundo, vestiários de luxo... entre outras coisas que confortam seus usuários que somos nós torcedores... e detalhe, foram gastos tbém em torno de 1 bi... agora me diz, porque não fazer um estádio novo igual ao do Dallas Comboys, ao invés de reformar um estádio que a mídia faz com que seja o "palco do futebol"?É ridículo isso... inaceitável o fato de gastar esse dinheiro em uma reforma... quem ve imagens do Super Bowl desse ano, com certeza irá se revoltar com essa situação... até mesmo o seu companheiro de Band Sports, Ivan Zimmerman durante a exibição do Super Bowl se impressionou com a qualidade do estádio do Dallas...Grande abraço e parabéns pelo Blog!

  50. Alan

    11/03/2011 10:04:32

    O compromisso dele é com a presidência da CBF em 2015

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso