Negócios do Esporte

Jornal italiano dá show em ativação de patrocínio

Erich Beting

A Gazzetta Dello Sport é um dos mais tradicionais jornais italianos. Leitura obrigatória num país fanático pelo esporte e, especialmente, pelo futebol, a Gazzetta fez uma ação no último final de semana antes do jogo entre Milan e Bari, em Milão. Confira no vídeo abaixo como eles conseguem levar até a última instância o conceito de ativação de uma propriedade dentro do esporte.

A brincadeira foi contratar atores que, vistos de longe, se parecessem com os atletas que, dali a alguns minutos, entrariam em campo para o jogo. A ideia era mostrá-los fazendo mais coisas do que apenas jogar futebol, revelando o caráter ''poliesportivo'' do jornal italiano.

Enquanto, por aqui, as marcas ainda confundem ativação de patrocínio com lançamento de promoções via redes sociais, esquecendo-se que o mais importante é o evento esportivo, por lá a Gazzetta usou exatamente o estádio para criar algo diferente. Depois de feita a ação, o marketing viral entrou em cena, fazendo com que a iniciativa se perpetuasse pelas mídias sociais (o Youtube é um dos exemplos).

  1. Emerson

    21/03/2011 20:23:37

    Enquanto isso, nossos dirigentes ficam pensando que marketing esportivo é só colocar mensagens na camiseta.abs

  2. Erich Beting

    17/03/2011 20:32:03

    Bruno, pode até ser, mas aí é questão de ver tempo para lançamento e até tipo de público por conta exatamente do adversário em questão. Abraço, Erich

  3. Erich Beting

    17/03/2011 20:30:13

    Diogo, os comentários só são aprovados após minha leitura. Isso leva algum tempo. Em vez de achar que o mundo gira em torno de você, aguarde a sua vez. São cerca de 100 comentários por dia para aprovar. Quando dá, tento ler a todos e responder, mas quando o leitor não sabe entender que não pode simplesmente escrever qualquer bobagem e achar que passará impune por isso, fica realmente fora. Educação é coisa fundamental, aprenda a tê-la. Abraço, Erich

  4. Erich Beting

    17/03/2011 20:27:48

    Pois é, Elias, errar todos erram. Ainda acho que falta o Cruzeiro ser realmente testado, mas o time está muito bem. Abraço, Erich

  5. Erich Beting

    17/03/2011 20:19:45

    Tania, tenho de engolir essa quietinho, né? Ainda acho que o time não foi realmente testado, mas não tem o que falar, só aplaudir o time. Só não me coloque o título de Mick jaager das Minas Gerais, por favor, hahaha. Beijo, Erich

  6. Armando Torrão

    17/03/2011 19:31:33

    Sobre o excesso de patrocínio nas camisas como falou o senhor RAUKORES sim existem times com muitos na camisa chega a ficar feio realmente mas alguns times só tem esse jeito de ganhar dinheiro,caso isso não pudesse alguns times pequenos já teriam sumido ou simplesmente deixado de oarticipar de competições onde a visibilidade é grande como campeonato paulista,carioca,série b do brasileirão.Não consegui ver esse vídeo mais deve ser demais mesmo.Abraços.

  7. Thiago

    17/03/2011 19:15:32

    Andrés estava certo:http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/03/17/record-ataca-globo-e-oferece-r100-milhoes-para-flamengo-e-corinthians.jhtmCom a palavra, os detratores (até quando continuarão posando de "donos da verdade"?) : ...

  8. costela no bafo

    17/03/2011 18:19:22

    inovador, mas como disse alguem antes se fose algo da REDE GROBO,as camisas dos times seriam lisas, se brincar nem o escudo dos respectivos times. imagine os patrcinadores rs.

  9. Flávio Hernandes

    17/03/2011 15:15:06

    Se fosse coisa Global as camisas dos times seriam lisas, se brincar nem o escudo dos respectivos...

  10. Guilherme

    17/03/2011 14:34:10

    Desculpe mas.. achei de péssimo gosto.. nem o nome do jornal se vê na propaganda.. eram muito melhores as preliminares da década de 80 com coelhinhas da playboy no Morumbi..rss

  11. Tania Raposo

    17/03/2011 13:50:14

    Erich BetingNo jogo do Cruzeiro e Estudiantes, voce disse que os favoritos ao titulo de campeao eram o Santos e Gremio, sendo cruzeirense, fiquei chateada de ter ouvido esse comentario e o cruzeiro nao ter sido mencionado. Pois bem, e agora? O que me diz das suas preferencias? Espero que continue torcendo pra eles, continue sendo o Mick Jagger.Favoritos: Cruzeiro e Inter

  12. Vando

    17/03/2011 13:28:15

    Legalzinho.....nada de tão especial assim tbm... agora nem uma notinha do novo site do São Paulo FC??Se fosse o time da marginal sem numero, ou das porcas roseas, tava pagando pau neh..

  13. Maicon Sales

    17/03/2011 12:36:47

    Realmente diferenciado, nos contantas criações não produzimos verdadeiros espetaculos pra promover ainda mais a paixão pelo futebol... até quando???

  14. Maicon Sales

    17/03/2011 12:31:45

    Sou Flamenguista mais sou contra o MONOPOLIO da Globo, os clubes deixaram de receber bem mais com a RECORD, não quero saber se vai passar na Record, Band, Globo, Rede TV, SBT... Quero o justo!!! Trasmite quem paga mais, que o meu clube arrecade mais e em horarios mais humanos, tipo: ás 20Hs ou 20:30Hs.é inadimissivel esse horario atual, tem trabalhador que chega em casa quase que 2HS da manhã e o telespectador vai dormir mais de 00:00HS. Fazemos esse sacrificiopela paixão, e onde fica o respeito por essa paixão, a Globo pensa unicamente e exclusivamente nela e não no telespectador ou clube.PARABENS MAIS UMA VEZ PRA RECORD QUE SAIU ANTES DOS CLUBES USAREM A RECORD PRA TIRAR UM POUCO MAIS DA GLOBO, ASSIM A GLOBO PAGA MENOS... AH!!! PARABENS PARA OS NOSSO "CARTOLAS" QUE ACEITARAM ESSE MONOPOLIO, ALEM DE RECEBER MENOS, NÃO QUEREM FICAR MAL COM A GLOBO, PQ SE NÃO ACEITAR A PROPOSTA OS PODRES APARECEM EM REPORTAGENS NÉ ZÉ PERELLA, RICARDO TEIXEIRA, E OUTROS CARTOLAS AI...***quem perde com isso??? sempre cai na ficha do torcedor, com menos dinheiro o clube não pode fazer grandes contratações e vender ainda as grandes promessas paraclubes que se enriquesse com cada aquisição dos nossos talentos e nossos clubes no Brasil devendo cada dia mais... Valeu Rede Globo, Cartolas, CBF enganou mais uma vez um povo burro... O solidario povo Brasileiro!!!

  15. edivaldo

    17/03/2011 12:12:30

    é...o tuit do SP ta bombando...mas o q que bomba mesmo...é a satira dele..tem mais acessos que o oficial...rsrsrrs.......dos bambis..é d+

  16. Bruno Cattaruzzi

    17/03/2011 11:49:02

    Yepes e Abbiati atores também se parecem com os originais. O torcedor ao olhar pro campo percebe a marca do jornal nas placas de publicidade e em faixas espalhadas, além de contar com o reforço dos atores com a Gazzetta nas mãos. Ação criativa, mas você não acha que teria repercussão maior se fosse realizada num jogo contra um adversário mais expressivo????Abraço.

  17. Diogo Scopel

    17/03/2011 10:49:32

    Prezadas Pessoas de Negócio, Se vocÊs têm somente um pouquinho de democracia e liberdade de expressão no sangue, certamente vão publicar a minha mensagem anterior. Respeitem o meu direito de discordar de forma ácida do modo como vocês conduzem o que chamam de jornalismo . Não me faço com palavras de baixo calão e não defendo aqui nenhuma instituição ou empresa distinta, sendo assim as minhas palavras são de apenas uma singular pessoa. Por favor, respeitem a força de minhas palavras e, se for o caso, sejam diligentes e me "combatam" com respostas, não com censura. São vocês os promotores das diversidades de opiniões ou são vocês apenas parte do censor? Agradeço desde já, D. Scopel

  18. Thiago Meller

    17/03/2011 09:04:45

    E ainda usaram a música do Glee :)

  19. Elias Ribeiro

    17/03/2011 09:01:17

    Erich Beting sabe muito de futebol, é um verdadeiro Polvo Paul do futebol brasileiro, até passou pela FSP. Outro dia destes falou ao vivo em uma transmissão do jogo entre Cruzeiro e Estudiantes, que o favorito para ganhar a Libertadores era o Santos, o Cruzeiro nem sequer foi citado, e olha que estava ele comentando um jogo em que o time mineiro estava em campo. Pois bem, de lá para cá o time do Santos está onde está e o Cruzeiro é simplesmente o melhor até então. Gênio o cara.

  20. GLAUCO F. DE MORAES

    17/03/2011 08:30:30

    Erich o São Paulo fez tanto estadalhaço para o lançamento do sitio dele e depois o usou para fazer propaganda do Corinthians, ninguém está comentando sobre a ação de marketing do club e sim do comentário que foi postado sobre o Mundial de Clubes da Fifa vencido pelo timão em 2001 e que foi carinhosamente chamado de "torneio de verão" pelo time tricolor...a taça toyota que eles ganharam em Tokyo foi o que então, torneio de "Natal"?

  21. Douglas

    17/03/2011 07:53:07

    Nem fiquei sabendo do "twitaço" do São Paulo. Ainda que uso a internet constantemente.

  22. Antonio Afif

    17/03/2011 01:01:32

    Ótima ideia.

  23. Felipe

    17/03/2011 00:17:14

    Muito bom mesmoE o Gattuso conseguiu ser expulso até nisso kkkk

  24. Johansen Unsteinbach

    16/03/2011 22:20:53

    Sensacional, uma pena que no Brasil as idéias/ações envolvendo marketing e divulgação de marcas/produtos através do futebol ainda esteja engatinhando, apesar disso achei muito interessante o que o SPFC fez ontem, apesar de usarem aquela frase nada inteligente soberano sei lá o q

  25. Diego Calderan

    16/03/2011 21:44:02

    Os flash mobs são muito bem utilizados na europa. Veja o caso da Heineken que convidou cerca de 150, 200 esposas a enganar os maridos a ver uma apresentação única de um quarteto de cordas, quando chegaram no auditório do cinema o jogo foi televisionado para estes 400 consumidores.Veja, na Europa os clubes já entenderam que os torcedores, são mais que torcedores, são consumidores que podem manter o clube sem patrocínio - Barcelona....Raukores, no mercado publicitário, que eu trabalho dizem " O Brasil é a CHina da publicidade". e somos sim...temos grandes agências, grandes publicitários e pessoas super competentes. O Problema não esta no "marketeiro" e sim nos cartolas que enxergam os clubes como uma forma de ganhar uma graninha extra. Veja a liga Inglesa, todos os grandes clubes são de grandes investidores - ilicitos ou não é outra história, são de pessoas que querem ganhar dinheiro, e por isso identificam previamente seu consumidor..O TORCEDOR....Não adianta estatuto, lei, devia partir dos clubes apresentar melhorias e condições dignas não projetinhos para "inglês ver"Abs

  26. Felipe

    16/03/2011 21:39:58

    Muito bom, o departamento de marketing do jornal está de parabéns!

  27. Willian Felipe

    16/03/2011 20:30:41

    Muito bom é um exemplo para o BRASIL

  28. Celso

    16/03/2011 20:19:59

    Falando em marketing eficiente...Entrevista do mais competente dirigente esportivo do Brasil, Luís Paulo Rosenberg, publicada no blog do Cosme Rímoli (http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/) :Luís Paulo Rosenberg : ...Cosme, há um outro assunto que eu quero tocar com você...blog : Pode falar, Rosenberg...Luís Paulo Rosenberg : Eu li o seu blog e vi a matéria sobre a nossa dívida.Quero deixar bem claro porque falei que dívida não é para ser paga, mas administrada.blog :Pode falar...Luís Paulo Rosenberg : Eu realmente falei isso para você quando o Roberto Carlos chegou.Só quero deixar claro que as maiores empresas do mundo fazem isso.Quando a dívida é como a nossa, muito, mas muito menor do que o patrimônio.Há uma enorme diferença em dívidas administradas e calote.Nunca preguei o calote.As dívidas são pagas.Se faço um investimento que vai me dar mais dinheiro do que os juros da dívida, é melhor investir.Por isso que enquanto as dívidas aumentam, o clube fica mais rico.É assim que trabalhamos no Corinthians.Vou dar outro exemplo, o nosso estádio.blog :O que acontece?Luís Paulo Rosenberg : Nós poderíamos administrar como o Palmeiras.Ele passou tudo para a WTorre e daqui 30 anos será o dono total do estádoNós achamos muito melhor tomar dinheiro emprestado e administrar desde já a Arena Itaquera.A venda do name rights, patrocínadores, tudo que envolve projeto de marketing.Tudo no estádio passamos a ganhar agora e não depois de 30 anos, como o Palmeiras.Cada um tem a sua forma de trabalhar.Eu queria muito ter explicado essa história de dívidas administradas em um clube de futebol...

  29. Roberto

    16/03/2011 18:29:49

    Tiveram bom gosto até nas musicas que escolheram para divulgação.

  30. Erich Beting

    16/03/2011 18:02:54

    Werner, e como chamou! Provavelmente a melhor ação de uso da mídia social no esporte brasileiro. Amanhã devo conseguir colocar com calma o que penso. Abraço, Erich

  31. Antonio Carlos

    16/03/2011 17:45:33

    Muito legal!!O "Gatusso", o "Cassano" e o "Ibrahimovic" se parecem p'ra caramba com os originais!!

  32. Raukores

    16/03/2011 17:36:08

    Nossa, genial!!!de dar vergonha no nossos marketeiros, que enchem as camisas dos times de carimbos e acham que ta bom já!

  33. Fábio Campos

    16/03/2011 17:17:11

    Sensacional! Ação inovadora e muito bem executada!Aproveitando o ensejo, hoje eu também estava pensando com os meus botões numa ação de marketing para oferecer a uma empresa, para lançar na cola da falha no cronômetro (contagem regressiva) dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. O equipamento parou examente nos 500 dias, 7 horas, 6 minutos e 56 segundos, menos de 24 horas após sua inauguração! Sete horas, 6 minutos e 56 segundos! Digitando-se o número 7656 no Google, o primeiro link que aparece é de um brinquedo da empresa LEGO. Trata-se de uma nave espacial STARFIGHTER 7656.Ora, o ano de 2012 traz toda aquela onda de profecia Maia, fim de mundo... Junte-se a isso a notícia veiculada ontem mesmo na qual cientistas afirmaram ter descoberto a cidade perdida de Atlântida, no sul da Espanha. Também coloquemos uma pitada dos crop circles de 2002, onde supostamente já teríamos sido contatados em resposta à msg de Carl Segan, enviada ao espaço em 1974! Por fim, o mote da ação: "Seremos atacados por alienígenas na abertura das Olimpíadas? Por via das dúvidas, compre o seu brinquedo e garanta a diversão antes que seja tarde demais!" O que acha, Erich?Abraço.

  34. werner

    16/03/2011 16:33:41

    OK muito legal essa ação. Mas o twitaço do São Paulo para o lançamento do novo site não te chamou a atenção?

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