Negócios do Esporte

Dois pesos, duas medidas

Erich Beting

Na terça-feira, uma festa para dezenas de milhares de torcedores. Dois dias depois, um evento teoricamente fechado para a imprensa, sem muito alarde. A diferença dos tratamentos dispensados por São Paulo e Corinthians nas apresentações, respectivamente, de Luis Fabiano e Adriano se justifica pela diferença de importância de ambos no cenário atual do futebol.

Luis Fabiano volta ao Morumbi com a expectativa de quem foi ''o cara'' da seleção brasileira nos últimos anos. Já Adriano vai para o Corinthians com a expectativa de ser ''o cara'' das confusões.

Não tem como fugir desse cenário, tanto que sabiamente o alvinegro optou por não tentar concorrer com o rival pelos holofotes e festejos de torcedores na apresentação de seu reforço. É bem da verdade que a diretoria do Corinthians relutou ao máximo, mas acabou prevalecendo o bom senso.

Só que os diferentes pesos e medidas, muito provavelmente, param por aí na contratação dos dois estrelados, mas envelhecidos, jogadores.

Desde a bola dentro corintiana com Ronaldo, no apagar de 2008, comecinho de 2009, que os clubes de futebol do Brasil acreditam ser ''fácil'' repatriar uma grande estrela para o seu time.

Esquecem-se os clubes, porém, que mesmo Ronaldo, talvez o maior ídolo do futebol nacional da última década, demorou a engrenar no Corinthians. E a demora, aqui, não é técnica, mas sim comercial. Os anunciantes ''viram para pagar''. Antes de despejar milhões no clube, as empresas esperaram para ver se Ronaldo tinha ainda fôlego e poder de atração da mídia que justificassem o investimento.

Desde então, diversos clubes adotam o ''milagre'' do marketing como ferramenta para pagar a contratação de um grande astro. Luís Fabiano e Adriano, porém, não são personagens amplamente sacramentados no mercado anunciante. É só reparar que, na Copa de 2010, ''Fabuloso'' só estrelou a campanha guerreira da Brahma, enquanto Robinho anunciou para Samsung, Volkswagen e Seara. Adriano, em declínio técnico, nem sequer foi lembrado pelos investidores.

O primeiro passo dos dois times, porém, foi acertado. Luís Fabiano empolga a torcida do São Paulo a ponto de levar milhares na terça-feira à noite para o estádio do Morumbi (a bem da verdade, o clube não cobrou pela entrada). Adriano é tão incerto que já na entrevista coletiva para a imprensa causou confusão (não por interesse próprio, mas infelizmente essa é a sina do ''Imperador'' nos últimos anos).

O melhor marketing para os dois, agora, é entrar em campo e fazer gols. Esperar um novo Ronaldo é tarefa mais do que improvável. O peso do Fenômeno, literalmente, é outro.

  1. Erich Beting

    11/04/2011 12:44:31

    A síntese da falta de credibilidade da política brasileira. Abraço, Erich

  2. Valério Teixeira - BH

    08/04/2011 10:09:48

    Estranho o meu comentário não ter sido aprovado. Não ofendi, não faltei com o respeito. O máximo da falta de cuidado que eu porventura tenha tido foi expor a verdade que havia faltado no post do Sr. Beting.Lamentável...Em tempo: Aprovar agora, que ninguém mais lerá os comentários, visto que passado muito tempo, não resolve a falta de atitude do blog em aprovar um comentário que demonstre a falta de perspectiva que havia sido adotada

  3. Edvando

    03/04/2011 09:40:08

    Temendo o avanço da Record nas negociações com São Paulo e Flamengo, a Rede Globo deve se reunir esta semana com os clubes.Embora encontre resistência da CBF, a informação é de que a emissora oferecerá valores próximos ao do Corinthians para o Tricolor, além de modificar a grade de transmissão, desfazendo a “punição” que previa menos jogos da equipe em sua telinha.Mesmo assim, há quem diga que a proposta pode ser recusada pelo Tricolor, que receberia bem mais em caso de união da Record com a RedeTV.No caso do Flamengo a negociação será ainda mais difícil.Se cobrir a proposta da Record, que, segundo dizem é três vezes maior do que a da emissora carioca, a Rede Globo colocará em maus lençóis outros presidente de clube, entre eles o do Corinthians, que fechou por muito menos.

  4. jony

    02/04/2011 18:05:07

    gostaria que fosse explicado o que quis dizer com "Adriano é tão incerto que já na entrevista coletiva para a imprensa causou confusão". qual confusão? mais um #bambipress

  5. inacio schmidt

    01/04/2011 17:36:00

    A verdade é que nós, apaixonados e românticos do futebol brasileiro, ainda não compreendemos por inteiro que a presença dos investidores no futebol têm como finalidade o LUCRO. Essa é a grande realidade que precisamos entender. Se olharmos a "champions ligue" na Europa veremos claramente que o mundo do futebol fica mais lindo com a presença super profissional desses investidores. Eles sabem como promover espetáculos de forma organizada, competente, com grande respeito pelo público e acima de tudo faturam bilhões de dólares.Nossa imprensa esportiva ainda não consegue formar às vezes uma opinião clara sobre determinadas transações que ocorrem no futebol brasileiro porque o assunto é novo por aqui... Agora, de sã consciência, quem de vocês apostaria todas as suas fichas numa imagem desgastada chamada ADRIANO? Na história mundial tivemos muitos imperadores: Tivemos o grande "Júlio César", mas também tivemos Nero...

  6. hugo carvalho

    01/04/2011 17:34:44

    Luis fabiano ganhou o q para o sao paulo ate hoje para essa festa toda

  7. Thiago

    01/04/2011 15:43:58

    Você tem que comparar coisas parecidas. Cobrar entrada e não cobrar entrada faz MUITA diferença. Além, foram 45mil segundo o ppróprio clube, mas foi só ver as fotos para ver que exageraram um tantinho...

  8. Thiago

    01/04/2011 15:42:01

    Se é para comparar, então há menos de um ano, em um evento gratuito numa terça feira, o Corinthians levou 110 mil pessoas ao Anhangabau.

  9. jair

    01/04/2011 15:32:12

    O Caramijada recuou pra não passar vergonha.A comparação de publico seria inevitável e a mentira mais prevalente da historia do futebol, sobre o diferencial da torcida corintiana (de ser fiel) ia sofrer mais um baque.Aí corintiano vai se orgulhar de quê?

  10. Gilson Caputi

    01/04/2011 15:00:32

    É curiosa a interpretação que alguns leitores fazem dos posts e, sobretudo, dos comentários. Percebam até onde vai a ignorância de alguns, vide aquele que este responde. A MAIORIA dos comentários referem-se a criticas inoportunas de outros comentários, no caso o de Neil Azevedo, feito acima. No fim das contas, comentam-se não o que foi tratado no post, mas os bons comentários explicitados. Isto é. claramente, uma maneira de demonstrar que não entendeu o que foi postado. É muito ruim, muita burrice. E não é caso de condenar comentários compostos, considero-os naturais, mas as brincadeiras inuteis que escapam ao post. Leia-se a política, onde todo mundo acha que entende, todo mundo tira sarro dos polítcos e quem leva no rabo é o povo. Parabéns “william de jesus” – por nada!

  11. Gilson Caputi

    01/04/2011 15:00:05

    É curiosa a interpretação que alguns leitores fazem dos posts e, sobretudo, dos comentários. Percebam até onde vai a ignorância de alguns, vide aquele que este responde. A MAIORIA dos comentários referem-se a criticas inoportunas de outros comentários, no caso o de Neil Azevedo, feito acima. No fim das contas, comentam-se não o que foi tratado no post, mas os bons comentários explicitados. Isto é. claramente, uma maneira de demonstrar que não entendeu o que foi postado. É muito ruim, muita burrice. E não é caso de condenar comentários compostos, considero-os naturais, mas as brincadeiras inuteis que escapam ao post. Leia-se a política, onde todo mundo acha que entende, todo mundo tira sarro dos polítcos e quem leva no rabo é o povo. Parabéns "william de jesus" - por nada!

  12. Eduardo

    01/04/2011 14:30:57

    A massa São Paulina sempre sonhou com o retorno de Luis Fabiano, que sempre demonstrou amor e gratidão pelo SPFC. O Marketing tricolor foi inteligente e soube tirar proveito dessa idolatria. Acredito que somente Diego Lugano poderia ter uma apresentação à altura. Isso não tem nada a ver com cobrar ou não ingresso.No caso do Adriano, sua contratação divide demais os torcedores e os próprios dirigentes do Corinthians. Além disso. É uma grande aposta muito mais humilde que a de Ronaldo Fenômeno.Por isso não se comparam as situações.

  13. William

    01/04/2011 14:23:04

    O futebol brasileiro segue em plena decadência. Luís Fabiano, apenas um bom jogador, jogou durante muitos anos em um time mediano espanhol sem despertar o interesse de grandes equipes do futebol europeu.É recebido pelo São Paulo como se fosse um craque, é apenas um bom jogador decadente.

  14. diaz

    01/04/2011 14:03:42

    Só pode fazer uma apresentação no seu estádio para 45.000 pessoas quem TEM um estádio para 45.000 pessoas.... simples assim....Cabe também lembrar que Adriando em 2008 atuou pelo São Paulo, e seu declínio técnico e físico não era tão marcante como agora. LF9 vem para o tricolor um semestre depois de ser o titular da seleção na Copa do Mundo. Os Ronaldos aportaram por aqui em franco declínio técnico..... (Roberto Carlos idem). Por essas e outras considero sim a contratação do Fabuloso como a maior repatriação de um atleta brasileiro desde Romário-95. Em termos de outros jogadores que vieram da Europa pra cá em boa fase, cito ainda Zé Roberto e Elano (pelo Santos). Futebol não é só marketing (o problema é não ser capaz de ver as duas coisas juntas: dirigentes não olham o MKT, marqueteiros não olham o time e por aí vamos.....)

  15. Mioto

    01/04/2011 12:42:20

    Engraçado, a apresentação de Ronaldo para 5.000 pessoas é um marco na história deste país.E 45.000 se justifica por não cobrar ingressos?Faz favor né...Uma grande festa, com muitas camisetas vendidas, parceiros comerciais e um baita estímulo para torcida tricolor consumir artefatos do clube.Poxa, isto não merece ser citado?Isto é algo que nunca acontece no país, e, quando acontece, é tratado de qualquer jeito?Você tem que concordar que, do ponto de vista mercadológico, grandes jogadores, festas, e apresentações do naipe do Luis Fabiano são extremamente importantes para o futebol e para estimular o consumo da marca do clube.Que o "verdadeiro" marketing se faz dentro das quatro linhas, concordo plenamente com você.Agora, não se pode tirar os méritos do que aconteceu terça-feira...Abs.Parabén pelo blog!

  16. Eduardo

    01/04/2011 12:23:39

    ""Mas tudo bem… nós são paulinos já estamos acostumados… contra tudo e todos."" Coitadinha da menina...magoou?

  17. Carlos

    01/04/2011 12:21:17

    Erich, é bom lembrar que estes torcedores que foram na apresentação do L. Fabiano, estavam empolgados com o centésimo gol do Ceni, junte-se a isso, em cima do Corinthians, hj seu maior "inimigo", um grande percentual fica por conta disso, vc não acha?

  18. Victor

    01/04/2011 11:56:13

    Erich, acho que vc escreveu besteira quando disse que Luis Fabiano volta ao Morumbi com a expectativa de quem foi "o cara" na seleção brasileira.Pergunte a qualquer são paulino, se eles estão esperando "o cara" da seleção brasileira, ou "o cara" que há 7 anos era ídolo da torcida (e ainda é).

  19. Thiago Fernandes

    01/04/2011 11:49:09

    Concordo em genero, número e grau com o amigo Neil Azevedo, e acrescento ainda que o tão badalado Real Madrid TAMBÉM NÃO COBROU NA APRESENTAÇÃO DO CRISTIANO RONALDO, NEM DO KAKÁ!E calma, não estou nem de perto comparando a apresentação dos dois com o a do LFC9... sou inteligente o suficiente, pra saber que não tem comparação! Só estou justificando que não é o fato da gratuidade que demonstra a relevância do feito!

  20. Thiago

    01/04/2011 11:39:24

    Falar que o Luis fabiano foi "o cara" da seleção nos últimos anos é piada. Até porque ele só jogou a partir da partida contra o Uruguai.

  21. Luis

    01/04/2011 11:23:50

    que tristeza hein amigo, condicionar a presença do publico a " não cobrança de ingresso".Pelo que me consta não foi cobrado nada na apresentação de Cristiano Ronaldo,vc conhece algum clube que foi mesquinho o bastante para fazer isso?

  22. J.Antonio

    01/04/2011 11:16:51

    Você se esqueceu que o corinthians não foi o precursor dessa política. O próprio Adriano foi uma aposta do Tricolor anos antes do Ronaldo ser trazido pelo corinthians.

  23. ajsgomes

    01/04/2011 11:08:56

    Ao meu ver, o motivo (do publico) não foi o jogador, ele não representa tanto, inclusive o próprio jogador ficou surpreso com o que viu. ele é apenas um bom atacante. acredito que as motivações estejam mais proximas as rivalidades (tanto o corintuhians aparece bastante na entrevista do jogador e em insinuações nos discursos) dos clubes, o querer fazer maior, mostrar que tem mais poder (lembrar que o corinthians tento contratar o atacante, que inclusive não respeitou isso e aceitou as provocações dos reportes que gostam de incendiar a rivalidade). que espetáculo triste é esse.

  24. RENATO RP

    01/04/2011 10:37:12

    Vamos falar a verdade, não é só o Sr. Juvenal Juvêncio que tem memória curta, um dia chamou a camisa do TODO PODEROSO de macacão de formula 1, dizia então que nunca faria isso com a camisa do São Paulo, então.....para trazer aquele que hj a torcida chama de fabuloso, mas foi chamado de amarelão quando saiu do clube transformou a mesma em abadá?? Ou macacão de formula 1?? Vamos ver se o investimento feito pelo time do JJ dará algum tipo de rendimento.

  25. Valério Teixeira

    01/04/2011 10:32:43

    Beting,Você porventura tem notícia de apresentação de jogador onde a torcida teve que pagar para entrar? Até onde me recordo (e não sou tão conhecedor de futebol como você, motivo pelo qual adianto minhas desculpas, caso esteja errado), nenhuma apresentação é ou foi feita com cobrança de entrada pela torcida.Infelizmente, vou com o colega que postou antes de mim. Seu comentário ganhou tonalidade de despeito com o público inegavelmente impressionante no morumbi. Público, diga-se de passagem, não alcançado sequer em vários clássicos do futebol paulista - mesmo com cobrança de ingressos.Ainda que outras apresentações tenham sido feitas com cobrança, não há neste fator desmerecimento do comparecimento do torcedor são paulino no morumbi numa terça feira à noite, sem jogo para assistir.Algumas vezes sinto na imprensa brasileira certo cheiro de despeito, talvez incômodo, com algumas boas ações realizadas. Espero estar enganado a seu respeito.Por fim, o termo correto é " a bem da verdade". "É bem da verdade" não existe, devendo ser utilizado "é bem verdade"Abraços,Valério

  26. Rodrigo Constantino

    01/04/2011 10:05:54

    Pelo que lí o SP acertou um contrato de 12 meses com a Copagaz (5 meses de exposição na camisa) e Yazígi por 8 meses de exposição na camisa.Mais o aporte da VISA para um único jogo. Tudo isso efeito imediato do LF.Ao que parece a BMG também participa da manutenção do jogador.Para início é fenomenal. Resta aumentar e manter esses investimentos.

  27. andré

    01/04/2011 09:46:13

    Até que enfim alguém usou a frase certa!!! normalmente qdo falam esse ditado, se aplcia de forma errada! parabéns erich!Dois pesos não tem duas medidas? Penso que o incorreto seria se um peso tivesse duas medidas! 1kg na balança de um pesa 1Kg mas na balança de outro pesa 1,5Kg!

  28. Marcelo Freire

    01/04/2011 09:32:56

    Concordo com o Neil: porque não citar a paixão do torcedor tricolor pelo Fabuloso, falar sobre a absurda identificação dele com o time e torcida (algo praticamente extinto hoje em dia) e comprovar o amor que o próprio jogador sente pelo São Paulo - deixando grandes propostas para trás, apenas para voltar ao Morumtri.Pelo contrário, tem que dito, de maneira sútil e 'cutucada', que os torcedores só foram pelo fato da entrada ter sido de graça. Veja lá se não consegue descobrir uma informação confidencial junto ao Andres Sanchez de que estavam distribuindo free hot-dogs. Tricolor realmente é isso, contra tudo e todos.

  29. Bruno Prado

    01/04/2011 09:25:29

    Literalmente, não. Seria literal se você estivesse falando do peso, da massa corporal, dos dois jogadores. Você falou do valor dos jogadores para o clube. Nesse caso, é figurativo, não literal.

  30. Reynaldo

    01/04/2011 09:18:41

    Por favor alguem poderia me responder,porque tanto estardalhaco com a contratacaodo Luis Fabiano?Quantas vezes ele foi campeao em sua carreira, a nao ser uma LigaEuropa,pelo Sevilha,que nada mais e do que a segunda divisao da europa.Quantas vezes ele foi campeao pelo Sao Paulo?Parece que estao contratando o Messi ou o Cristiano Ronaldo.

  31. Carlos Eduardo

    01/04/2011 09:09:17

    Quero aproveitar esse blog para dar um recado ao Sr.Neil Azevedo.O grande mérito do SPFC foi ter se profissionalizado antes dos outros clubes de massa do Brasil,é a velha máxima "em terra de cego quem tem um só olho é rei",mas agora acabou,times outrora amadores e que tinham na paixão dos seus dirigentes e nas parcerias(a maioria delas deram erradas vide MSI/Corinthians e ISL/Flamengo)algum brilho esporádico,hoje estão se profissionalizando,um exemplo claro disso é o Corinthians que mais uma vez revolucionou o futebol brasileiro trazendo o Ronaldo e se tornando o clube mais rico do Brasil,está construindo um CT que será o mais moderno do país,construirá também um estádio(aqui não se discuti a origem do dinheiro pois o Morumbi também foi erguido com muito dinheiro público e não explicado até hoje).Portanto,isso só trará benefícios ao futebol brasileiro,pois outros clubes também haverão de se profissionalizar ou se tornarão pequenos.

  32. william de jesus

    01/04/2011 09:06:25

    Imaginem se tivessemos apresentado o RG10 no maraca...seguramente iam 100.000. De graça acho q seria a maior apresentação do mundo..Saudações Rubro Negras Erich.

  33. Luiz Claudio

    01/04/2011 08:57:39

    Só me responda uma coisa: Quanto cobraram na apresentação do Ronaldo e do Roberto Carlos??

  34. JAIRO

    01/04/2011 08:57:36

    REALMENTE, DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS.

  35. Real

    01/04/2011 08:44:24

    Se cobrassem 15 reais a entrada, não iria chegar a 15 mil pessoas.

  36. Paulo

    01/04/2011 08:40:06

    É impressionante,se o clube cobra pela entrada,é desleixado com os seus torcedores,se abre as portas para que a recepção seja calorosa,é somente esse o motivo para que a invasão de 45.000 pessoas tenha acontecido.O Brasil não é um país sério mesmo...não tem jeito!

  37. Luiz Carlos Peretta

    01/04/2011 08:05:22

    Erich. voce deveria comentar, que o corinthians , não fez festa para o Adriano, por não saber qual seria a aceitação do jogador em relação com a torcida.

  38. Neil Azevedo

    01/04/2011 07:31:26

    Poxa vida Erich,,, linkar 45 mil pessoas no Morumbi ao fato de não cobrar entrada? Foi a 2ª maior apresentação em número de pessoas na história do futebol ( só perde para o Cristiano Ronaldo no Real Madrid ).Não entendo a necessidade de alguns em justificar a grande festa nunca vista em termos de organização e participação. Seria mais justo dizer o amor e tamanho da torcida tricolor.Mas tudo bem... nós são paulinos já estamos acostumados... contra tudo e todos.

  39. Otavio Prado

    31/03/2011 23:16:23

    Boa noite Erich!Gostaria de sugerir um tema para sua análise... O que vc acha de um deputado federal num país com tantos problemas matar dias de serviço para jogar futvolei na areia?Abraços

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso