Negócios do Esporte

Concorrência faz marcas “mimarem” corredores

Erich Beting

Prova de corrida de rua virou sinônimo de ''mimo'' para os seus corredores. A explosão do mercado de corredores, algo que há cinco anos vem crescendo constantemente nas grandes capitais (São Paulo é a principal delas), tem feito com que as grandes marcas se estapeiem na disputa pela lembrança dos atletas.

Relacionada muito mais à qualidade de vida do que ao esporte de alto rendimento, a corrida já dá sinais de saturação, pelo menos em São Paulo, que recebe mais de cem provas ao longo do ano, ou mais de uma corrida por final de semana. Mas, para as marcas, parece que o céu é o limite.

No último domingo, a Mizuno promoveu a sua prova de 10 milhas (ou 16km). Com 5 mil participantes, a marca se preocupou em criar um ambiente que levasse o consumidor a vivenciar não apenas uma corrida, como a própria marca de tênis. Massagens para os atletas, salão de cabelereiro para as mulheres corredoras, teste para adequar o calçado ao tipo de pisada e ainda uma loja oficial da marca foram instaladas no Jockey Club de São Paulo.

No final das contas, é muito mimo para os participantes da prova. Mas a pergunta que não sai da minha cabeça, até agora, é uma só.

Será que tudo isso vai fazer a pessoa resolver comprar o tênis da marca ou só vai achá-la muito legal?

As fotos abaixo mostram um pouco da megaestrutura montada. O corredor, sem dúvida, agradece.

Área de relacionamento com o corredor

O espaço exclusivo para as mulheres

  1. Enio

    22/04/2011 12:05:49

    Pena que isso é só em SP. Em SC é raro ter eventos assim. Se tiver 50 corridas por ano é muito

  2. Thiago

    20/04/2011 11:16:04

    Olá Erich,Eu participo de corridas há alguns anos já, e tenho percebido como o mercado tem mudado.Acho que existe sim um impulso de consumir acessórios de marcas das quais temos simpatia. E veja, é um negócio grande, além do tênis temos camisetas que custam não menos que R$60, meias, shorts, bonés... Claro que esse impulso vale para a primeira compra, se o produto não for bom, a coisa não se sustenta.Há alguns anos atrás, a Nike realizava uma corrida de rua por ano. Era muito bem estruturada, organizada. Distribuiam kits bacanas e no final havia um pequeno show musical. Era diferente. Gerava essa simpatia.Hoje os eventos, sem exceção, estão massificados. Todos são desorganizados, somos obrigados a estacionar em lugares ruins e as vezes com preços exorbitantes (como já está virando moda em SP). Vários são muito cheios e não tem postos de hidratação adequados. Agora vamos aos mimos que você diz: massagem é para quem paga "inscrição VIP". Outros serviços normalmente não estão de fato acessíveis para quem não tem paciencia de sobra (lembre-se, os eventos são superlotados, as filas são enormes). E o kit do corredor é composto de cada vez mais variados itens, mas tem qualidade cada vez pior. As camisetas hoje são praticamente descartáveis, e veja só, tem o logotipo da Mizuno, Fila, Adidas, etc... Vou ficar com vontade de comprar camisetas dessas marcas?Acho que a propaganda (ou a exposição da marca) acaba valendo mais para as pessoas que não participam da corrida, mas ficam sabendo dela. As fotos de divulgação são todas lindas, a gente vê centenas de pessoas desfilando saúde com camisetas da marca X...Ainda assim, para o suposto público-alvo, acho que hoje isso está sim virando um tiro no pé.

  3. Sandro J. Barbosa

    19/04/2011 15:02:10

    Participo de corridas de rua e só não participei destas 10 milhas da Mizuno justamente porque estava em uma corrida de 10K em Santo André. Respondendo a sua pergunta, na minha humilde opinião, jamais compraria um tênis só porque a empresa é promotora de um evento destes, apesar de achar muito legal.

  4. tiago godoy

    19/04/2011 13:06:20

    Erich, tudo bem?Compra sim... pode ser por impulso, ou pode demorar uns 6 meses, mas no fim o cara acaba gastando 600 paus em um tenis que lá fora custa 200...E ainda com 85 reais de inscrição, só aí eles pagaram o evento todo e sobrou ainda pelo menos metade... é um grande negócio...abs

  5. Erich Beting

    19/04/2011 12:40:05

    Wilson, "mimo" foi uma maneira de dizer que as marcas têm gasto muito para algo que, nem sempre, dá retorno. Um abraço, Erich

  6. Marco Lóng

    19/04/2011 09:27:07

    Erich, desconfio que o corredor é o consumidor no evento. Ele paga pelo serviço através de inscrições. Ai no Brasil as Arenas de Corrida são as mais criativas do mundo mas ainda tão longe de serem eventos sustentáveis. Tem muito Kotler pra ser lido ainda.As marcas esportivas devem e precisam ser criativas nas ações de mkt dentro da Arena para apresentarem seus produtos. Isso ta longe de ser "Mimo". La dentro ferve a nova versão do corpo a corpo e a propaganda boca a boca que é simplesmente a comunicação da Rede Social so que presencial. Mas será que os corredores compram ? Bem, nessas Arenas, la estã ta bem os corredores antigos (anos 80), vendedores ambulantes especialistas e treinadores das assessorias esportivas. Trinca que os corredores seguem de perto na hora da decisão de compra. Nao deixo de ler seu blog. Tem muita informacao. Obrigado

  7. Jr - BH

    19/04/2011 08:30:35

    Concordo Augusto, aqui em Bh também está assim.... Está deixando de ser esporte para virar desfile!!! Você "ganha" um monte de tranqueira que acaba usando só uma vez. A camisa têm patrocínio pra tudo... a lucratividade é alta... queria saber se as Receitas Federais e Estaduais estão fiscalizando isso!!!! É muita grana!!!! Até R$ 40,00 é aceitável pra uma exploração comercial, mas passou disso é exploração. Eles dão mimos e pecam na organização, na última das estações de Bh corri 10k...(5k + 10k umas 10.000 pessoas), a largada é junto, com pelotão especial, Quênia... porém a mesma organização que divide por pelotão na largada.. pega nos últimos 2,5 e joga todo mundo que corre 5k na sua frente... Ou seja, larguei na frente e qdo fiz 7,5k encontrei com todo mundo do 5k na frente e pra piorar esse pessoal é quem faz 5k em mais de 35min... Levei fechada... peguei paredão e tudo!!!! A culpa não é de quem praticamente caminha os 5k mas sim de quem coloca a chega junto... a Organização!!!!!

  8. Corredor de rua

    19/04/2011 08:28:39

    As corridas de ruas estão se tornando somente negócios e moda, cada vez menos é valorizado o que deveria ser seu objetivo principal, saúde, esporte democrático, etc. 1- Só tem corrida em grandes centro onde se tem mais consumidor 2- É corrida num calor infernal devido a horário de televisão, 3- Setor VIP para quem tem grana para poder largar na frente, 4- Medalhas de participação entregues antes mesmo da corrida começar, 5- Corredores que só disputam provas sem se preocupar em treinar, etc.

  9. renato

    19/04/2011 01:39:37

    Erich, ajude a divulgar a campanha:Eu quero mandar a Copa 2014 para a Inglaterrahttp://www.petitiononline.com/Copa2014/petition.html

  10. Fernando

    18/04/2011 22:44:59

    Voce acha mimo depois de ter pagado R$ 85 pela prova?

  11. Dante Uccio

    18/04/2011 19:41:20

    Mas Erich, esta pergunta sempre me fiz com respeito à algumas ações de associar a marca à alguma celebridade esportiva.Eu não compro e conheço muita gente que não compra determinada marca porque o garoto propaganda é este ou aquele e mesmo assim, isto acontece em todo mercado.Estas ações vendem mais mesmo? Acho que só a Mizuno poderia nos responder sobre o retorno deste investimento ou há estudos que comprovam aumento nas vendas.Um abraço.

  12. clayton

    18/04/2011 18:31:25

    Infelizmente no brasil a gente se acostumou a ser tratado como lixo.... Quando alguem faz uma coisa decente para o corredor/atleta todo mundo acha estranho... Para falar a verdade acho sim que nos devemos priorizar ou dar preferencia a quem nos trata bem... As outras marcas que fiquem espertas, afinal o que vale e vender tenis e se depender de mim a mizuno saiu na frente... Pena que o nosso governo não pense como empresa....

  13. Carlos Gury

    18/04/2011 18:23:30

    Um pouco de diferenciação num mundo cada vez mais igual é sempre bem vindo.

  14. augusto

    18/04/2011 18:00:27

    A Corrida foi gratuita?Exposição direta a no minimo 5 mil corredores e receber por isso? Negocio da china, não é não?

  15. Marcelo Soares

    18/04/2011 17:46:35

    Mimo com uma inscrição a R$ 85,00 ?

  16. Wilson

    18/04/2011 17:42:38

    Não se trata de "mimo" e sim de tratar os participantes destas corridas com respeito, ou será que no Brasil apenas quem joga futebol merece ter este tipo de tratamento?

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