Negócios do Esporte

Ah, os pontuais…

Erich Beting

Tinha prometido para mim mesmo que não escreveria mais nada por aqui sobre a decisão de as empresas investirem em patrocínio pontuais no futebol acreditando, realmente, que basta o relatório de retorno de exposição em mídia para que o investimento valesse a pena. Mas não deu para resistir.

Acabo de receber um comunicado à imprensa sobre o aporte que a fabricante de pisos esportivos Recoma fará no uniforme do Horizonte, do Ceará, nos dois jogos contra o Flamengo pela Copa Kia do Brasil. O título do material é o seguinte:

''Recoma acerta décimo patrocínio no futebol em seis meses''.

E aí, leitor, arrisca-se a dizer quais são as outras nove ações feitas pela empresa desde setembro de 2010? Onde você se lembra de ter visto a marca?

  1. Erich Beting

    24/04/2011 23:42:10

    Vicente, não comento sobre prêmios de marketing, até mesmo por saber que sempre há vários por aí e quase sempre com critérios questionáveis de escolha e seleção de vencedores. Um abraço, Erich

  2. Erich Beting

    24/04/2011 23:40:16

    Juan, mas aquela foi uma ação em final do campeonato como única marca na camisa do time que disputava a decisão. Algo tão impactante que lembramos até hoje, mais de uma década depois. Um abraço, Erich

  3. Erich Beting

    24/04/2011 23:37:35

    Mauricio, venho criticando bastante os aportes pontuais por aqui. Da Recoma e de diversas outras marcas. O fato é que tem tanta marca aparecendo pontualmente no futebol que ninguém mais se lembra delas. Você conseguiu lembrar quais foram os dez patrocínios da marca nesses seis meses? Um abraço, Erich

  4. Erich Beting

    24/04/2011 23:35:13

    Acho que você não entendeu o ponto, Guga. Um abraço, Erich

  5. Felipe

    24/04/2011 02:27:09

    Erich,Mas acredito que seja diferente do patrocínio do VISA, por exemplo. O VISA, apesar de pontual, está sempre presente em momentos esportivos marcantes para um time, como o jogo do Ronaldo, estréia do Rivaldo, do Ronaldinho, do Luis Fabiano, etc.Uma coisa é o pontual, outra é o pontual que não se prende ao clube, mas sim ao momento, como é o caso do VISA. Sou sãopaulino e me lembro bem de quando ela foi usada.Feita a consideração acima, concordo com vc: patrocínio pontual só serve para o clube (e olhe lá).Abraços,Felipe

  6. Edmar Moreira

    22/04/2011 10:55:08

    A Recoma estampou o seu nome na barra da camisa do Vasco no último jogo contra o Olaria. Seu blog, com certeza, vai dar mais visualização à marca do que os jogos pontuais que patrocinou. Como já se disse aqui: " é assim que funciona". Até antes de seu post, a maioria jamais ouvira o nome da marca. Forte abraço.

  7. GugaRibeiro

    21/04/2011 18:55:23

    Se você morasse no Ceará e não em São Paulo você teria ouvido sobre a Recoma.Na verdade acho uma boa estratégia para o público cearense que vai ver o jogo.Vocês paulistas pensam que o mundo gira em torno de São Paulo, Rio e que todos tem os milhões dos patrocinadores nacionais para investir...

  8. Emerson Huguenin

    21/04/2011 14:28:23

    E ainda esses chamados marketeiros saem de faculdades, dão palestras, seminários, etc...não entendem, nenhum deles, inclusive os de clubes grandes nada de marketing. Utilizam muitos termos técnicos (que eu como leigo, não entendo), muito falatório mas, na prática, nenhum deles sabe nada. Imagine, só pra exemplificar, alguém que realmente conheça do conceito de marketing à frente de um clube com o potencial de um Flamengo?

  9. Henrique Victorino

    21/04/2011 13:02:32

    A verdade é, os patrocinadores de camisas normalmente sao para mostrar ao povo a marca, como a Recoma é uma empresa onde seus clientes são pessoa juridica, acho uma boa eles aparecerem desta forma, estao buscando firmar a marca e nao vender de imediato.Este nome ficara na cabeca de muita gente que ganha com o futebol, e na hr de optar por um ou por outro vao ter uma familiaridade com a recoma. O mkt foi muito bem pensado, e o custo/beneficio creio que sera uma grande vitoria para a empresa e para o horizonte, aposto que se passar do flamengo, a proposta vai ser melhor ainda.

  10. Osvaldo Marraccini

    21/04/2011 11:58:31

    Bruno, infelizmente essa é uma prática que vem se tornando cada vez mais comum e que também contraria o que aprendemos na faculdade, ou seja, FIDELIZE SEU CONSUMIDOR E ELE SERÁ SEU POR MUITO TEMPO... dessa maneira poucos ganham com essa venda, os clubes são LITERALMENTE ACHARCADOS e os investidores NUNCA TERÃO SEUS NOMES LEMBRADOS POR MUITO TEMPO...

  11. Osvaldo Marraccini

    21/04/2011 11:52:02

    Caro Eduardo, finalmente encotro algum eco para minhas indgnações quanto ao absurdo que se faz com o chamado MARKETING ESPORTIVO. Enquanto esses empresários "acharem" que venda de atleta é MKT ESPORTIVO, enquanto essas empresas que vendem PUBLICIDADE ESTÁTICA em estádios/arenas "entenderem" que isso é MKT ESPORTIVO (isso é MÍDIA!!!), enquanto os diretores de mkt dos clubes enriquecerem com a simples venda de camisa de atletas, sem que ninguém pense um momento sequer em se utilizar o ESPORTE como REAL FERRAMENTA PARA O SOCIAL, A INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE, enfim...Estes anos todos venho literalmente brigando com o empresariado para tentar provar que isso é MARKETING ESPORTIVO. Que seus investimentos terão tanto ou mais retorno que outras investidas, claro, pois assim estaremos FIDELIZANDO essas pessoas que VERDADEIRAMENTE estarão envolvidas em algo onde serão parte INTEGRANTE do processo e não simplesmente como uns tontos se chamando de bando de qualquer coisa... PARABÉNS MEU AMIGO... e que alguém ouça nossa indignação!!!

  12. Mauricio Rodrigues de Souza Neto

    21/04/2011 01:31:48

    Erich,Deve estar faltando assunto, para você se ocupar com algo absolutamente válido e legal. Do jeito que você coloca o assunto dos "pontuais", parece que estão praticando algum crime ou faltando com a ética.Qual é problema de uma empresa decidir fazer patrocínios pontuais? E se já patrocinou 10 ou 20 camisas é uma problema dela. E esteja certo de que deve estar dando bastante certo, pois, jogando dinheiro pela janela, certamente não está.Afinal a Recoma é uma empresa brasileira, com mais de 30 anos de existência, líder em pisos sociais e esportivos e referência em construções esportivas.Realmente, para mim soou totalmente sem nexo o tema de sua coluna, o que não é uma característica sua.Cordialmente

  13. carlos

    20/04/2011 22:46:22

    Copa Kia do Brasil, os "CAMBAU"!!! É COPA DO BRASILe "acabô"!!! KIA, VOCÊ TEM MAIS É QUE PATROCINAR MESMO!!! Agora "pagar pau" pra MARCA!!! FALA SÉRIO!!!!Meu caro Erich, esse é o tipo de coisa que não pega, nem forçando a barra desse jeito. Só quem não gosta de futebol que vai chamar a COPA DO BRASIL de COPA KIA DO BRASIL. Se na EUROPA ou EUA isso acontece, azar o deles! Aqui, torço contra!

  14. Rodrigo

    20/04/2011 22:29:34

    E o pior a Recoma não atua no Rio de Janeiro.

  15. André Bernardino

    20/04/2011 21:59:23

    Hmmm... teve aquele jogo...

  16. Marcelo

    20/04/2011 16:16:39

    Erich,de cara já lembro do Vasco e Palmeiras, que há muito pouco tempo tiveram a Recoma estampada em suas camisas. Outros clubes na Copa do Brasil já tiveram patrocínio da Recoma também, porém não sei se eram patrocínios pontuais ou não, mas digo que foram sim vistos, pelo menos por mim.Eu nunca tinha ouvido falar da Recoma, mas te digo que conheci a marca exatamente através destes patrocínios em jogos da Copa do Brasil. É a maneira mais eficiente de se divulgar uma marca? -Não sei, e provavelmente não deve ser. Mas pelo devido valor, penso que não deve ser rejeitada integralmente.Abraço

  17. Juliano Ribeiro

    20/04/2011 12:28:18

    Lembro de ter visto num dos jogos do Palmeiras... e mais nada!

  18. francisco

    20/04/2011 11:33:51

    Isso mesmo , funcionou. Deveria ser proibido propaganda em qualquer coisa, e sim restrito às placas nas rodovias.Enchem o saco .

  19. Bruno

    20/04/2011 11:27:10

    Difícil essa.Lembro vagamente dos patrocínios ao Palmeiras e Comercial do Pauí, esse último aporte feito no jogo da Copa do Brasil. Se a intenção da empresa é exposição da marca, ações pontuais isoladas como essa não fazem com que o consumidor lembre da marca.Abraço.

  20. Fabiano Verde

    20/04/2011 09:56:30

    Eu sei q o Palmeiras usou contra o Santos se não me engano.... Comercial usou contra o Palmeiras, Nautico contra o Vasco.... o resto não me lembro tb !

  21. Juan

    20/04/2011 02:22:43

    Não sou da área, mas acredito que determinadas ações como essa podem ser bem sucedidas, claro que depende do time e da empresa. Por exemplo, quem não se lembra do time do corinthians com a camisa do DDD da embratel?

  22. Adolfo

    20/04/2011 01:33:14

    Concordo com o Wilson.

  23. wilson

    19/04/2011 22:39:42

    Graças ao Erich agora já tem um punhado de gente que 'ouviu falar' da Recoma.É assim que funciona.

  24. Caio

    19/04/2011 22:32:06

    Recoma? Nunca ouvi fala.

  25. Diogo

    19/04/2011 22:13:55

    Erich, lembro de três pontuais da Recoma: pelo Palmeiras na Copa do Brasil, pelo Palmeiras no último clássico contra o Santos e pelo Vasco, contra o Náutico na Copa do Brasil.Realmente, os pontuais são péssimos do ponto de vista do marketing. Tanto para os clubes, que não criam identidade visual em seus uniformes e não valorizam suas marcas, quanto para as empresas que não criam o "recall" de marca na mente do consumidor. No entanto, é uma oportunidade para os clubes fazerem reforço de caixa (especialmente os menores em torneios como a Copa do Brasil, onde enfrentam grandes times com poder de atração de mídia), e para as empresas, que valem-se de momentos esporádicos, mas de grande destaque para as exposição oportuna de suas marcas (vide os pontuais da Visa nos retornos de Ronaldo, Rivaldo, Robinho e Ronaldinho Gaúcho ao futebol brasileiro).

  26. Marco Aurelio

    19/04/2011 20:57:20

    Completando o que disse o Carlucio, essa Recoma inclusive patrocinou o uniforme do Vasco contra o Nautico ou Olaria (os 2 últimos jogos da equipe), não sei se antes disso também. Mas é um dos casos citados pelo Erich.

  27. Junior

    19/04/2011 19:37:47

    Fácil:Procure por "Recoma patrocina" no Google e achará os outros 9.abs

  28. Carlucio leite junior

    19/04/2011 19:06:13

    A recoma constriu Ginasios em são januario.

  29. Leo Morato

    19/04/2011 18:16:54

    Adoro marketing esportivo(apesar de não trabalhar na área) e nunca ouvi falar nessa marca. Essas fortunas gastas em pura exposição de mídia me faz pensar q, ou os gerentes de marketing são incompetentes e se aproveitam de presidentes de empresas leigos em relação ao assunto marketing, ou esses "investimentos" são lavagem de dinheiro. E isso me parece bem claro quando penso naquele banco que tem o logo mal desenhado da cor laranja(o que me lembra uma lanchonete, nunca um banco).

  30. Neil Azevedo

    19/04/2011 17:34:01

    Erick, sou muito cético em relação ao Brasil. Com certeza tem coisa errada nisto ai... diretores de empresas vestidos de torcedores,,, fala sério heim.

  31. Bernardo

    19/04/2011 17:09:14

    Eu sei que dois desses patrocínios foram com o Vasco. Um deles na semana passada, contra Nautico e Olaria. O outro foi ano passado, no Brasileiro.

  32. Vicente

    19/04/2011 16:56:52

    Erich, vc não vai comentar sobre o premio de marketing que a Nike ganhou pela campanha da Republica Popular do Corinthians?

  33. Marcio R

    19/04/2011 16:32:14

    Por um lado eu concordo com você Erich, por outro eu vejo o exemplo o exemplo do meu amado Palmeiras com a Samsung. A Samsung estava assim apostando forte, com varias propostas de promoção eu mesmo ficava interessado com os stands da empresa na área Visa no Palestra Italia....E do nada o Palmeiras tira a Samsung por alguns milhares de reais.Me parece que ao mesmo tempo que as empresas deixem de pensar em patrocionio para exposição da marca na camiseta, também é necessário que os proprios times assumam essas parceiras e pensem em um compromisso a longa parte. É impossivel para uma empresa planejar uma boa campanha se ela sabe que existe o perigo de no dia seguinte o time que ele patrocinava trocar ela pelo concorrente.

  34. Alex

    19/04/2011 14:34:48

    só me lembro de ter visto a marca na camisa do Palmeiras.

  35. Cleiton

    19/04/2011 14:31:51

    Olha, me recordo que o Palmeiras utilizou no jogo contra o Santos. Como sou palmeirense, reparei quando o meu time estava envolvido. Acho que a idéia dos idealizadores desse tipo de patrocínio é essa, eles conseguem se associar a vários times em vez de a um único, dessa forma eles atingem sempre o público que acompanha os jogos daquele time. Veja por exemplo esse caso do Horizonte X Flamengo, teria muito mais custo patrocinar o Flamengo do que o Horizonte, mas a visibilidade será igual.

  36. jsa

    19/04/2011 14:06:31

    Erich, eu sou leigo, e apenas um curioso, agora algumas perguntas; E porque (ou como) existem os 'famigerados' pontuais? A fabricante de pisos esportivos Recoma vive dando "tiros nos pés"?O Horizonte do Ceará irá 'suportar' tamanho prejuízo?Desculpe-me a ignorancia no assunto, agradeço uma explicação, um abraço.

  37. Cleber Radical

    19/04/2011 13:30:39

    santa ignorância...

  38. Marlos Lourenço

    19/04/2011 13:22:37

    Olá Erich,As duas últimas perguntas foram excelentes... Parabéns pelo blog!Abs,

  39. Eduardo Fonseca

    19/04/2011 13:21:27

    É impressionante como isso virou a prática mais "correta" no mercado de acordo com os nossos dirigentes masters do esporte brasileiro, quando digo master, me refiro tanto aos dirigentes de clube quanto os super "marketeiros" como Brunoro e Cia.Essa discussão sobre o esporte como negócio já está ficando até dismotivante, por que não existe nenhum, disse NENHUM trabalho de marketing que possa se dizer: esse foi bem feito!!!! todos os patrocínios e aportes feitos no esporte que terião de gerar ganho de mercado(marketing), foram e são feitos baseados em VAIDADE dos empresários ou em questões políticas. Patético o modo que o mercado é conduzido.E pra completar os nossos "masters" e "marketeiros" se dizem não precisar de intercâmbio e trocar experiências com outros mercados e empresas.Essa situação deplorável do "marketing" esportivo existe em todas as pontas do mercado, desde o presidente de um clube, passando por diretores de "marketing" de empresas e agentes, digo isso porque não consigo entender como um agente de um atleta fala que trabalha com "marketing" esportivo quando simplesmente negocia o contrato do atleta com o clube...o que é "marketing"? Ao mesmo tempo nós vemos jogadores e jogadores de diversas modalidades e estados que são referências em suas praças, não conseguem fazer parte de campanhas publicitárias nem mesmo de uma padaria ou borracharia...isso sim é algo que pode fomentar o mercado, gerar ganho de espaço etc e tal, ou seja, MARKETING!Abraço a todos e agradeço o espaço para a discussão,Eduardo.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso