Negócios do Esporte

O futebol atingiu o seu limite de valor?

Erich Beting

Pelo Twitter, recebi algumas sugestões de pessoas interessadas em alguns temas para tratar no blog. E o único assunto que teve mais de um leitor interessado foi sobre a ausência de um patrocinador máster para o Flamengo depois da badalada contratação de Ronaldinho Gaúcho.

Muitos não entendem onde está o problema. E a resposta não é tão simples assim. Temos tentado, na Máquina do Esporte, achar a resposta para algumas movimentações do mercado de patrocínio nos últimos tempos. A febre de marcas nas camisas é, afinal, um movimento bom ou ruim? Uma solução de curto ou longo prazo para o futebol?

A resposta passa, também, pelo caso do Flamengo. A presença de Ronaldinho Gaúcho, talvez o jogador que tenha marqueteiramente mais se aproximado de Ronaldo nos últimos anos, seria um atrativo mais do que suficiente para que as empresas decidissem colocar sua marca no uniforme do Fla.

Mas será que o valor cobrado está próximo do que ele vale?

Essa é um dos pontos-chaves de discussão hoje dentro das próprias empresas. O futebol no Brasil tem exigido valores altíssimos dos patrocinadores. Hoje, o patrocínio custa o dobro de cinco anos atrás. Só que a entrega dessa exposição foi reduzida com o festival de marcas que tomou conta dos uniformes (seja via patrocínios pontuais, seja pelas propriedades esdrúxulas criadas).

Com isso, patrocinadores fortes e tradicionais, que usam o patrocínio no futebol mundialmente (Samsung e LG são os dois melhores exemplos), pularam fora do barco. Para piorar, a lista de empresas dispostas a pagarem cerca de R$ 30 milhões por ano não é tão grande assim, ainda mais numa aposta arriscada (sim, Ronaldinho Gaúcho não representa unanimidade entre consumidores e investidores, nem mesmo com uma eventual conquista do Estadual do Rio pelo Flamengo).

Não é incompetência da diretoria Rubro-Negra, mas a junção de uma série de fatores que prejudica o Flamengo na luta para encontrar uma marca disposta a investir tanto dinheiro. As opções lógicas do mercado nos últimos anos, que se tornaram BMG e Hypermarcas, já não são alternativas (a BMG por estar na manga da camisa e a Hypermarcas por já ter estourado com o Corinthians seu orçamento).

O futebol é um grande negócio, mas os clubes precisam entender que todo bom negócio tem um valor. Parece que o futebol atingiu o seu limite.

  1. Erich Beting

    08/06/2011 15:19:10

    Rodrigo, veja o balanço detalhado do Galo e veja se a situação é tão maravilhosa assim... Abraço, Erich

  2. alex

    09/05/2011 15:51:08

    O Zidane é realmente exemplo de como encerrar a carreira!Erich, não é incompetência superestimar o valor do investimento? O Ronaldinho está entre os 50 maiores salários do mundo e até agora nada de patrocínio principal.Sinceramente não entendo nada de marketing, até por isso leio o blog para aprender, mas para mim o marketing não se sustenta sem produção em campo. Só para lembrar o Adriano vendeu mais camisas no Flamengo do que o Ronaldinho no mesmo período

  3. Marcos

    28/04/2011 23:58:11

    Não acho que o patrocínio atingiu o limite máximo do seu valor, pelo contrário acho que ainda vai aumentar muito. Mas também acho que alguns clubes acreditam valer mais do que realmente valem, o que é o caso do Flamengo, São Paulo, Vasco entre outros. Vejamos pelos direitos de televisão, os patamares já estão mudando. Com relação ao patrocínio o Flamengo errou feio em pensar que o nome Ronaldinho Gaúcho traria notoriedade. No caso do Corinthians foi diferente, a marca Corinthians é forte, vejam por exemplo, pelo número de lojas franqueadas "Poderoso Timão". O que o Flamengo tem nesse sentido? Absolutamente nada!!! Outra novidade é a instalação de vínculo com o patrocinador, o Corinthians valoriza seu patrocinador, pensa nele o tempo todo. Foi assim com Medial, Batavo e está sendo com o atual. Os outros clubes estão um patamar abaixo. Acho que ainda falta muito para o marketing do Corinthians decolar, mas isso está mudando a cada dia.

  4. Marcos

    28/04/2011 23:45:27

    Pois é Barros a Batavo que o diga. Pensou que saindo do Corinthians e indo para o Famengo se daria bem e quebrou a cara, tanto é que desistiu de patrocinar o Flamengo mesmo dentro do prazo do patrocínio. O Flamengo é uma marca desgastada por muitos escândalos já o Ronaldinho Gaúcho nem se fala. Até sua contratação foi de um desgaste terrível, torcedores de Grêmio e Palmeiras não suportam esse sujeito. E o Flamengo com sua diretoria amadora está indo a falência diariamente. Lembre-mos que até o final do ano o Gaucho estará embolsando R$ 12.000.000,00 sem ter feito praticamente nada. Isso sem contar com os mais de R$ 6.000.000,00 que o Flamengo desembolsou pagando o Milan por um jogador aposentado. Acho que ninguém é louco de estampar sua marca na camisa do Flamengo, é sinal de prejuízo!!!

  5. William

    28/04/2011 17:46:01

    Ronaldo Gaúcho não acrescentou nada. Jogador mediano.

  6. Junio Seranto

    28/04/2011 14:37:32

    Acho difícil p Corinthians conseguir um patrocínio tão bom quando o q está em vigor se encerrar, afinal ele foi fechado quando Ronaldo ainda fazia parte do elenco... Só o tempo vai dizer com certeza, mas acho difíci...

  7. Danillo

    28/04/2011 14:21:30

    Essa tendência pode até ser pensada, mas não creio que o futebol tenha atingido um limite de valor aqui no Brasil. O que acontece é o mesmo que na Europa, os times têm muito dinheiro circulando, mas quase todos têm mais dívidas do que lucros, o que não veda o surgimento de negócios altamente rentáveis.Há, sim, uma inflação no mercado do esporte, mas acho precipitado dizer que não haverão mais contratos milionários como hoje no futuro. Acredito que outras empresas em crescimento irão aparecer para fazer investimentos, é a dinâmica do mercado. Se hoje a Hypermarcas e o BMG são os grandes investidores, amanhã serão outros grupos empresariais, assim como já foram a Parmalat, Banco Excel e outros. Com isso, cada vez mais os clubes arrecadarão muito dinheiro e terão muito mais despesas, à medida que terão vários gastos, suas políticas administrativas é que deverão manter o controle da situação. A popularidade do esporte aumenta cada vez mais, o que contribui para o interesse de vários grupos investirem no futebol.

  8. renan

    28/04/2011 14:20:56

    O Impacto do Ronaldo no Corinthians muito mil vezes maior que a do Ronaldinho por hora o Gaucho provou que é mercenario naquela vergonhosa negociação. Aqui em São Paulo Os Palmeirenses São Paulinos Corinthianos queriam ver Ronaldo no Rio o Ronaldinho tem a rejeição de muita gente das outras torcidas

  9. Manuel Junior

    28/04/2011 13:15:07

    Oi,Se quer sugestões sobre assuntos a escrever, sugiro "Profissionalismo e seriedade no futebol". Em um momento em que vemos R10 e Adriano voltando ao Brasil com contratos milionários, o Adriano já prejudica por agora seu contratante. Vemos uma atitude como a do Idolo vascaino JUNINHO PERNAMBUCANO, o amado reizinho, que volta ao brasil por UM SALÁRIO MINIMO, garantindo que não traria eventuais prejuízos ao clube, isso seria somente AMOR AO CLUBE que o projetou ou marca de um PROFISSIONAL DE CARATER como não vemos mais no futebol.ABÇSSSS

  10. Luiz Fernando

    28/04/2011 13:00:06

    Caro Erich,Tenho acompanhado seu blog a um tempo e vejo muito boas reflexões sobre o esporte. Parabéns!Creio que o futebol ainda não atingiu seu limite de patrocínio, o que difere nessas campanhas, talvez seja a postura e organização para o processo de contratação de grandes estrelas do futebol, os dirigentes devem compreender que não basta ter um jogador famoso para as empresas terem sua imagem associadas ao "ídolo". Os modelos de patrocínio são precários, ainda pautados no antigo e gasto modelo de mecenas, hj a empresa precisa de dados concretos para saber qual o retorno que terão ao investirem na imagem deste ou aquele jogador. O patrocínio deve estar vínculado não apenas a imagem, mas em outras estruturas de ação. O que se deveria estabelecer é uma outra estrutura de esporte, como negociar patrocínio caros, quando os clubes se digladiam pela transmissão de imagens pela tv? não entendem que poderiam gerir de forma conjunta como a NFL por exemplo? Grandes empresas se unem para enfrentar a concorrência, não seria mais lógico, lucrativo e inteligente se os maiores clubes da capital de sp, construíssem um super estádio compartilhando a gestão, os direitos de imagem, etc..? Cada um com seu vestiário e estruturas de apoio e um vestiário para os outros visitantes, seria muito bom pra cidade, pois liberaria outros locais de estruturas que atravancam o progresso, reduziria custos etc...Como nunca joga na mesma cidade ou no mesmo dia os times rivais, ter um estádio para todos não seria problema, com o compartilhamento do espaço. Não seria mais racional?Um abraço

  11. Rodrigo

    28/04/2011 12:49:05

    Se possível, veja essa matéria:http://esporte.ig.com.br/futebol/atleticomg+corta+r+17+milhoes+em+gastos+e+aplica+no+patrimonio/n1300107669727.htmlPra você, que adora detonar o Kalil...

  12. Emerson Huguenin

    28/04/2011 12:03:57

    Pra mim, entre outras coisas, essa situação ocorre devido também à indefinição sobre transmissão do campeonato brasileiro à partir de 2012. Como os contratos não sáo de apenas um ano, o patrocinador quer saber onde ele terá mais visibilidade. Portanto, fechado o contrato de transmissão com a Globo, por exemplo, o patrocinador master aparece.

  13. Danilo Meira

    28/04/2011 10:14:19

    Erich, eu vejo de uma maneira diferente. Se somarmos as exibições dos campeonatos paulista e carioca, podemos ver que o futebol de SP, hoje, está muito mais exposto que o do Rio.O Paulistão tem jogos todos os sábados e domingos também no Sportv que, apesar de ser um canal fechado, tem mais "chegada" do que o PPV a ponto de termos um Ponte Preta X Mirassol exibido na mesma hora em que, no PFC, passa um Flamengo X Vasco, por exemplo. Isso, na minha opinião também conta. Desta forma, se eu fosse empresário, esperaria o Brasileirão para investir no Fla.

  14. max

    28/04/2011 07:49:30

    NÃO TEM JEITO FLAMENGO ACHA QUE IA TER MUITO DINHEIRO COM RONALDINHO A DIFERENCIA E MUITO GRANDE COM RONALDO ....RONALDO SEMPRE TEVE ALTOS PATROCINIO ...E OUTRA COISA CORINTHIANS ESTA NO CENTRO DO BRASIL QUE E SÃO PAULO PUBLICIDADE DA AMÉRICA LATINA ....PESQUISA FEITA ANO PASSADO NUM GRANDE JORNAL DO PAIS MARCA CORINTHIANS E A MAIOR DO PAIS NUM VALOR DE 785 MILHÔES DE REAIS .....

  15. cesar

    27/04/2011 20:13:34

    Boa noite, concordo plenamente com o blogueiro, na boa, prestem mais atenção ao núcleo do assunto. Tudo tem limite e o futebol já estrapolou todos.

  16. Neto

    27/04/2011 19:15:51

    Erich,Acredito que há um potencial enorme a ser explorado no marketing esportivo no Brasil. Como por exemplo a liga norte americana de futebol americano a NBA. Esse tipo de marketing ainda está engatinhando no Brasil... Acredito que os dois únicos jogadores brasileiros que mais se aproximaram desse feito se chamam Ronaldo e Kaká. Ronaldinho, me desculpem os flamenguistas e fãs dele, não possui a mesma imagem comercial. Existem empresas nacionais de ponta que poderiam investir quantias agradáveis aos clubes e que teriam retorno garantido. Cito como exemplo as empresas do ramo alimentício (Marfrig, BRF, Ambev, etc.)Trabalho neste ramo e confesso que há interesse em vincular um jogador à marca, porém faltam projetos bem estruturados. E uma empresa decente possui orçamento, coisa que muito clube por aí não possui...Falta o "feeling" comercial das diretorias dos clubes em apresentar projetos sustentáveis e rentáveis para ambos os lados( a tal relação "ganha-ganha"). Infelizmente pelo que entendo, a mentalidade da maior parte das diretorias de clubes visa o lucro pessoal e não a rentabilidade planejada. É tudo no imediatismo...Um abraço.

  17. Varela

    27/04/2011 17:46:39

    Um contrato de patrocínio pode, muito bem impor cláusula de exclusividade.O fato que o Flamengo não consegue o valor que pede não indica que "o valor do futebol está no limite". Indica, somente, que o Flamengo vale menos do que pede. E aí, há um erro da diretoria sim.Aliás, a idéia de existe um limite externo ao negócio é errada. Limite é o valor que cada patrocinador julga que pode obter com a exposição, o que é circunstancial.

  18. Tom

    27/04/2011 15:35:25

    Estamos num pais que vive na lei do cão constantemente, o que importa não é qualidade e sim quantidade, não importa se as pessoas se abalarão com a reportagem da chacina, seja num bar ou escola de periferia, o que manda é os patrocinadores que virão depois da notícia. Não importa se a agremiação tem ética em sua gestão, o que importa é ganhar o título, mesmo que o estádio caia. Não importa se o torcedor prive seu filho de uma alimentação melhor para comprar a porcaria de um ingresso para ver um jogo de futebol onde ele mesmo é tratado como lixo, o que importa é ter a verdadeira ilusão de se sentir um campeão.... Faço minha as palavras de Milton Neves (aliás as únicas lúcidas deste cidadão, um verdadeiro fanfarrão, mas como marketeiro é um ícone): " o futebol é a coisa mais importante dentre as menos importantes"

  19. bruno

    27/04/2011 13:55:25

    Querendo ou não a marca Corinthians vale mais do que a do Flamengolembrando que na região mais rica do Brasil ( Sudeste) e na cidade mais importanteda América Latina (São Paulo) são dominadas pela torcida corintiana, isso aumenta o valorde qualquer oferta destinada ao clube, e logo a visibilidade do patrocinador nessa região.Talvez ter a maior torcida no Nordeste e grande parte dos seus jogos televisionados lanao seja tanta vantagem assim, ou melhor, ainda não se encontraram formas de maior exploração da marca nessa região.

  20. Hercilio

    27/04/2011 13:31:12

    O Fla só está em disputas nacionais, isso rebaixa o valor, e pior, não parece ter time para ir além disso em 2001, a não ser que ganhe a ridícula Copa do Brasil, caminho mais baba para a Libertadores depois que os times da Libertadores deixaram de disputar.Os grandes jogam com ninguém até as oitavas, praticamente só pegam um adversário que joga alto na semifinal, torneio só tem valido pela disputa da vaga a Libertas.

  21. Neil Azevedo

    27/04/2011 12:10:12

    Erick, Sei que não é seu campo,,, mas a arbitragem de ontem no jogo do Grêmio foi um exemplo para arbitros brasileiros... o juiz conseguiu executar o mais importante em um jogo de futebol:- deixou o jogo seguir ( os cai-cai Neymar, Valdivia, Dentinho e Dagoberto iriam passar mal de se jogar.- observou a lei da vantagem.... - disciplina no jogo, falta violenta ou agressões foram punidas.a tal da comissão de arbitragem, deveria passar o vídeo para padronizar nossos arbitros, que são bons, porém com forte tendência a apitar a favor do chefe.

  22. Neil Azevedo

    27/04/2011 12:05:03

    A grande diferença entre os Ronaldos é quem patrocina... além da inteligência de ambos... O Ronaldo Nazário é fechado com patrocinadores da maior mídia formadora de opinião do país... Claro, Ambev, Nike, Hypermarcas entre outros...O maior exemplo é o caso dos travestis no Rio... sua imagem quase não foi abalada e pouco tempo depois estava em programas globais enumerando seu lado bom moço...

  23. Cleber Radical

    27/04/2011 12:04:32

    Ow Sandrão, na boa... não dá pra comparar os R's...

  24. Leo Gremista

    27/04/2011 11:04:10

    A bomba está prestes a estourar no Flamengo, o grupo não é dos melhores, o elenco é muito carente. Quando os maus resultados surgirem no Brasileirão, Ronaldinho será o primeiro a receber o ódio da torcida, aí será um caminho sem volta.

  25. carlos

    27/04/2011 10:45:22

    Armando só pra corrigir thiago neves é do fla e não do flu valeu ................e só pra constar concordo contigo cariocão não assisto nem pagando muito ruim.........péssimo

  26. Gil

    27/04/2011 09:06:50

    Silvio, Armando, e cia, O Erich escreveu "TALVEZ o jogador que tenha MARQUETEIRAMENTE mais se aproximado de Ronaldo nos últimos anos". Não foi feita nenhuma afirmação no que ele disse, até porque isso é bem difícil de mensurar.E, não podemos ficar só no Brasil, pois os dois são reconhecidos mundialmente e, o Ronaldinho estava na Euripa até outro dia.Valeu.

  27. Henrique Oliveira

    27/04/2011 09:03:16

    Existe uma distorção nessas análises sobre o valor das marcas e o potencial de investimento em patrocínio para o futebol. Se prestarmos atenção, veremos que muitos dos patrocínios vêm dos mesmos grupos. BMG, por exemplo, está em quase todas as camisas dos grandes clubes do Brasil. Será que é o mercado mesmo que está valorizado ou não seria a própria BMG e mais um ou outro anunciante que estariam adotando estratégicas isoladas?

  28. Barros

    27/04/2011 02:46:09

    Óbvio que estou me referindo ao passado menos distante, após os primeiros jogos do Ronaldo no Corinthians.Mas meu comentário em relação ao amor que vc diz, continua.Isso é fantasia da sua cabeça e um sonho que vc relegou para todos.Eu, por exemplo, gosto de rock, meu caro. Gosto de Beatles, Hendrix, Purple, The Who, Zeppelin, Cream, Queen, U2, Cult, Ac Dc etc; mas conheço quem não goste de Queen, sei que há que não goste de Beatles e eu não sou chegado a Rolling Stones.Temos que parar com essa mania que achar que o mundo é como se acha que é.Ademais, sou Flamenguista, gostei do R10 ter vindo pro Fla, tenho certa simpatia por ele, mas nunca fui fã dele, nem na seleção brasileira (fui muito mais fã é do Lúcio que superou as expectativas, do Marcos e poucos mais), mas reconheço que a vinda dele ao Fla e a carreira dele vai ser mais útil do que foi o Ronaldo com o seu Corinthians.

  29. Barros

    27/04/2011 02:34:37

    Se vc bate palmas para um comentário desses, sem critério, repleto de exacerbações de um lado e de raivas do outro, imagino a lisura no entendimento de futebol no seu blog...

  30. Barros

    27/04/2011 02:32:38

    ''Jogo de Gaucho no Fla, ninguém nem sabe que esta acontecendo fora do Rio!''Não confunda o seu interpretar, o seu querer, com a realidade.E com relação a Ronaldo, não era o que vc fala por aí (amado por 9 entre 10 brasileiros). Infelizmente eu não conheço ninguém que tenha jogado futebol, disputado peladas, ou que assista muito futebol, acima dos 27 anos até os 44, que ame o Ronaldo e que queria ver um jogo por causa dele. Ele era considerado galinha morta. E olha que conheço muita gente, mas muita mesmo. Achei um final triste do Ronaldo como de muitos outros jogadores, diferentemente do Zidane, por exemplo. Obs: Nota-se que tens uma adoração exagerada pelo Ronaldo e uma raiva idem pelo Ronaldinho.

  31. sandrãoFla

    27/04/2011 01:51:34

    é,rapaz,vejo q vc esta bem equivocado!É claro q ronaldo tem mais carisma do q o gaúcho,porém dizer q qndo o gaúcho joga,NINGUÉM NEM SABE OQ ESTA ACONTECENDO NO RIO,infelizmente vc mostrou q(deve ser por opção sua) está totalmente por fora,pois os jogos do MENGÃO são mostrados em qse todo o brasil,principalmente no norte/nordeste e,como falei,por opção sua,SÓ VC NÃO SAIBA OQ ESTA ACONTECENDO NO RIO QNDO JOGA O MENGÃO DO GAÚCHO!Até pq vc ignora q o campeonato do RIO é mostrado para fora do ESTADO,muito mais do q qualquer outro estadual e ainda ignora o fato de ser o 2º estadual mais importante do Brasil,pois o principal é do de SP!!Sem qualquer bairrismo,MAS VC ESTÁ TOTALMENTE POR FORA,POIS SEJA PRO BEM OU PRO MAL,OQ ACONTECE NO RIO É MANCHETE NO BRASIL E NO MUNDO.TALVEZ ONDE VC MORE É Q NINGUÉM SAIBA OQ ACONTEÇA!

  32. Vinicius Lord

    27/04/2011 00:13:37

    Erich,Talvez o futebol não tenha encontrado seu limite de valor.Mas o produto futebol como atualmente é oferecido aos patrocinadores, sim.O produto ainda é explorado de forma medícore (no real sentido na palavra) pela maioria dos clubes.Ao patrocinador, basta ter seu nome na camisa do clube, ainda que atrelada a um craque? O futebol pode e deve oferecer mais para então poder exigir mais.Da mesma forma, a pergunta inversa é pertinente: Os patrocinadores estão usufruindo como poderiam do fato de estarem atrelados aos clubes?Porque se estivessem, parte do investimento do patrocínio seria facilmente recomposto pelas próprias ações dos patrocinadores. E o conceito de alto seria relativo. Mas isso fica para um próximo post seu ... (fica aí a sugestão)Abs!

  33. tom carvalho

    26/04/2011 22:40:34

    Sem dúvida a grande vitrine do futebol hj é o Corinthians, ele foi o responsável por "inflacionar" o mercado, todos os contratos de patrocinador master de 10 anos pra cá, foram marcados por novo patamar de mercado. É só lembrar da Excel,Batavo, Pepsi, Samsung, Medial Saúde, Neo Quimica. Todos os citados foram marco de preço, daí vira benchmark para os outros. A realidade é essa, se no final do ano o Corinthians fechar por menos, daí sim acharei que o mercado está desaquecendo nesse sentido, o que dúvido muito. Outro exemplo, BMG, está sendo conhecido pq anunciou em duzentas camisas Brasil a fora. Neo Quimica, tem muito mais visibilidade e anuncia quase que em um só clube(ok Botafogo e Goias tbém, mas irrelevante). Entao o fator preço felizmente ou infelizmente é ditado pelo timão.

  34. Armando Torrão

    26/04/2011 21:30:58

    Bravo sua resposta meu amigo Silvio Souza,concordo plenamente com vc.Gostaria que participasse do meu blog sobre os melhores jogadores de futebol do mundo por países:melhoresjogadoresdefuteboldomundo.blogspot.comAbraços>Armando Torrão.

  35. Armando Torrão

    26/04/2011 21:28:56

    Erich se as empresas pagam esses valores é porque o reorno existe e muito.Grupo Hypermarcas eu nem sabia que existia e hoje muitos brasileiros a conhecem.Do dinheiro gasto no futebol na minha opinião tem retorno e no futebol isso ajuda e muito nesse retorno sendo um dos esportes mais vistos no mundo.Cabe aos getores dos clubes a saber usar esse dinheiro quando isso o valor cair um pouco.Graças a isso nosso campeonato brasileiro está se tornando um dos mais competitivos do mundo com a volta de jogadores bons ao nosso Brasil como Luis Fabiano do São Paulo,Deco Fluminense,Thiago Neves Fluminense,enfim.Hoje nosso futebol não é so exportar e sim se expor ao mundo.Gostaria de pedir sua participação ao meu blog que fala sobre os melhores jogadores de futebol do mundo por países:Acesse:melhoresjogadoresdefuteboldomundo.blogspot.comAbraços e sucesso.Armando Torrão.

  36. Silvio Souza

    26/04/2011 20:40:51

    "Marketeiramente mais se aproximado de Ronaldo"????Você está enganado, Ronaldo tem carisma, sempre foi amado por 9 entre 10 brasileiros, Gaucho, a despeito dois anos maravilhosos do Barcelona, nunca foi amado pela massa!Jogo do Ronaldo no Corinthians, o Brasil queria ver!Jogo de Gaucho no Fla, ninguém nem sabe que esta acontecendo fora do Rio!Esta é a diferença...

  37. Ricardo

    26/04/2011 18:53:07

    E isso é bom Erich, talvez traga alguma racionalidade pra gestão dos clubes. A maioria dos grandes clubes brasileiros aumentou muito suas receitas (TV, patrocionio, associados...) nos últimos anos e quase todos continuam dando prejuizo nos seus balanços (até recordes de prejuizo)! O problema não é falta de $, ainda mais no Flamengo...........

  38. AS

    26/04/2011 18:32:04

    Já pensou colocar o nome da sua empresa numa coisa que mais parece um "abadá" de carnaval na Bahia... nem pensar. BMW, Ford, VW no peito e no resto padaria, supermercado, quitanda... impensável. Quiseram ser mais espertos que a esperteza, colham os frutos.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso