Negócios do Esporte

A derradeira homenagem ao Pacaembu*

Erich Beting

Não tem como o paulistano não gostar dele. Localizado numa região central, em meio a árvores, com uma grande área para circulação a pé em seu redor, uma distância ótima do gramado para a arquibancada, uma grande região para poder passear na parte inferior, um palco de decisões memoráveis do futebol…

Sempre achei que o Pacaembu é o estádio do tamanho perfeito. Nem tão grande para ser frio como o Morumbi, nem tão acanhado para ser palco só de jogos menores. Não há provavelmente um paulistano que goste de futebol que não tenha tido uma lembrança maravilhosa do estádio da capital.

A idade não me permitiu assistir aos grandes clássicos pré-Morumbi lá no Pacaembu, mas vivi boa parte dos grandes jogos da infância por lá. Inclusive o primeiro deles, ainda com sete anos, numa partida de masters entre Brasil e Itália, uma reedição da final da Copa de 1970. Foi o jeito de poder dizer que vi Pelé em campo, mesmo mais velho, com direito a programa para ir a família toda, da avó Itália Roma aos primos que torciam para outros times.

Depois, nos anos 90, a reforma do Morumbi carcomido pelo tempo permitiu que alguns grandes jogos fossem para o Pacaembu. O mais divertido deles, sem dúvida, a decisão do Campeonato Brasileiro de 1994, num show palmeirense sobre o Corinthians. Semanas antes, pude acompanhar um embate dos dois alviverdes, numa bela vitória do Palmeiras sobre o Guarani de Amoroso em partida que praticamente definiu o título nacional.

Consegui ver Casagrande do “outro lado” num Corinthians e Flamengo de arrepiar em 1993, também acompanhei Romário acabar com Amaral num outro encontro entre as duas maiores torcidas do país. Isso sem falar em diversas noites de casamento perfeito entre os times do Corinthians e sua torcida, talvez a melhor combinação para o Pacaembu em sua história.

Ou, ainda, como não lembrar do memorável Santos 5×2 Fluminense do Campeonato Brasileiro de 1995, quando time e torcida não pararam nem no intervalo de uma das mais vibrantes e lindas atuações do Peixe em sua história recente?

Nesta última semana, Santos, Palmeiras e Corinthians fizeram do Pacaembu a sua casa. Força das circunstâncias, mas que parece ser cada vez mais uma volta no tempo. Em quatro jogos (sendo dois do time alviverde), eles reuniram mais de 100 mil pessoas para torcer, cantar, sofrer e vibrar com suas paixões.

Foram jogos que lembraram o quanto o Pacaembu é importante para a história do futebol em São Paulo. O estádio do tamanho ideal para ficar sempre cheio, aquecido, vibrante, apaixonante. O charme de sua entrada com a praça simbolizando um “ponto de encontro” para os torcedores, o eco do grito da torcida sufocado pelos morros que o cercam, o torcedor que sobe a ladeira e se arruma onde é possível só para não perder um pouco da festa.

Parece que, sem querer, os times de São Paulo (o Santos incluído nessa conta, por tudo o que representou na época de ouro de sua história e do estádio com Pelé e cia. bela desfilando em seu gramado) decidiram prestar, nesses últimos tempos, sua homenagem ao Pacaembu.

O único estádio paulistano que é tombado pelo patrimônio histórico deverá ficar sem “dono” depois que a Copa do Mundo passar. Palmeiras e Corinthians teoricamente estarão com novas casas a partir do cada vez mais próximo 2014.

Uma pena. Não pela modernização e melhoria no serviço prestado ao torcedor, que só tem a ganhar com estádios mais modernos e com tudo o que eles apresentam de melhor. Mas por tudo o que representa o Pacaembu, seu destino deveria, sem dúvida, ser outro.

É inaceitável que um estádio para 40 mil pessoas, em ponto central da cidade, próximo de metrô, com fácil acesso via transporte público e também privado, seja simplesmente abandonado de uma hora para a outra.

O Pacaembu tem espaço e estrutura suficientes para ser modernizado para o torcedor conservando todo o charme de sua fachada dos anos 40/50. É o palco mais centralizado possível para aguentar o tranco de uma Copa do Mundo e, mais do que isso, para continuar a ser o estádio de tamanho perfeito para a cidade de São Paulo.

Que pelo menos a gente aproveite os próximos dois anos de muito futebol no Pacaembu. Porque o sentimento de vazio depois que a Copa chegar vai ser grande. Façamos, pois, uma linda e derradeira homenagem ao Pacaembu.

*Coluna publicada originalmente na Universidade do Futebol

  1. Lucas (SANTOS)

    04/07/2011 13:48:58

    Jogos mais importantes do Santos no Pacaembu em 2011.Santos x Deportivo Tachira =37.701 Santos x Once Caldas = 35.587.Santos x Cerro Porteño = 31.571. Santos x Peñarol = 40.157Jogos Mais importantes do Corinthians em 2011.Corinthians x Tolima = 28.253. Corinthians x Oeste = 31.192.Corinthians x Santos = 34.547.Apenas na final vcs conseguiram passar o público de um jogo do Santos, abraço.

  2. Domingos

    26/04/2011 18:07:59

    Parabens, pelo texto! mas o Pacaembu e prova de que neste pais, quem manda e a elite cheia de grana. E uma pena que uma minoria trave as reformas do estadios alegando ourtos motivo, quando todos sabemos que as benfeitorias no estadio traria mais publico, consequentemente mais gente humilde, o que desagradaria aos olhos desta elite.

  3. Valdir C

    26/04/2011 17:22:28

    O Pacaembu era a melhor solucao para a Copa, o Corinthians havia elaborado um projeto de modernizacao que atenderia as necessidades, mas pesaram 2 problemas, a bancada dos cervideos que boicotaram e a impossibilidade devido ao tombamento do estadio de mudar o nome. Nao dá para o Corinthians ficar em um estádio com nome de um Bambi ilustre e nao poder utilizar os naning rights.Conclusao: O Pacaembu irá virar recanto drogados, cheio de mato ou virao um shopping no futuro, pois nao haverá jogos e nao poe haver shows.

  4. Felipe

    26/04/2011 17:19:25

    Afinal os maiores públicos sempre são os do SANTOS mesmo.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk você tá falando sério???Excelente texto Erich!!

  5. Erich Beting

    26/04/2011 16:55:30

    Cesar, Wembley é um mico total, responsável por 4 milhões de libra ao ano de prejuízo para os cofres da Federação Inglesa, que é a dona do estádio... Um abraço, Erich

  6. Wendell

    26/04/2011 15:19:37

    Sai de Santos em vespera de feriado e consegui chegar ao ESTADIO Paulo Machado sem nenhum problema.Subimos de carro e fomos depois de metro para evitar o afunilamento no fim da PAULISTA.Apos o jogo com Santos X Tachira, cheguei a baixada por volta da 00:00. Embora o horario do jogo tenha ajudado varios caminhoes levam a LINDA REGIAO e ESTADIO do PACAEMBU.Parabens, pelo comentario.

  7. LUCIANO PUNTEL

    26/04/2011 13:29:26

    Deveriam se abrir novas negociações, com a prefeitura de São Paulo, Governo Estadual e Federal, o clube Corinthians, e as associações de moradores da região do Pacaembú. Ao invés desta novela gigantesca e sem fim sobre o Itaquerão (sem projeto decente, tubos da Petrobrás pelo terreno a serem retirados, com inúmeras Licenças que ainda não foram emitidas, como a de Impacto Ambiental, etc), deveria haver uma conversa séria para o Corinthians arrendar o Pacaembú. Qual a lógica de construir um estádio novo em Itaquera e deixar o Pacaembú as moscas??? Todos perdem com isso, a cidade perde... Uma reforma no estádio do Pacaembú para a sua modernização, tornado-o uma Arena Multi Uso, poderia abrir a região como um novo centro de eventos esportivos e culturais, com a realização de shows e torneios. Parece que o maior entrave está nos moradores da região... de classe média alta, que não querem ter bagunça no seu quintal. Poderia então ser estudado formas de compensação para os moradores, como diminuição no IPTU, aumento no policiamento ostensivo nas ruas, formas de diminuir a poluição acústica, sei lá....

  8. Peter

    26/04/2011 11:01:12

    mesmo sendo sao-paulino, sempre achei o Pacaembu o estádio ideal para a maioria dos times, pois todos sabemos que 40.000 lugares é mais do que suficiente para receber a maioria dos jogos das grandes equipes brasileiras, incluindo Flamengo e Corinthians, ao longo de uma temporada.Lembro de ter visto um São Paulo e Botafogo em maio de 1991 (o Morumbi estava locado para evento evangelico) e nunca me esqueci a emoção de ver o quão contagiante ele fica com 30.000 pessoas vibrando e cantando o hino de seu clube do coração !Que nossos administradores municipais pensem bem no seu destino, pois não se pode enterrar um patrimônio deste, muito menos trasformá-lo em um clube de bairro para os moradores dos casarões do Pacaembu !

  9. Bruna

    26/04/2011 10:05:44

    Pacaembu é palco de pelo menos um jogo importante na vida de cada paulistano. É triste imaginar que depois da Copa não vão acontecer aquelas reuniões na banca de jornal da praça, a descida da torcida pelas ladeiras no entorno do estádio.Mas fato é que o Pacaembu, por ser tomabado, parou no tempo. Ninguém, seja Corinthians, Palmeiras, São Paulo ou Santos (se quisessem), poderiam fazer qualquer tipo de reforma. Mesmo para a Copa, que foi cogitada a opção de tê-lo como palco de jogos. Fica o impasse, e como achar a solução para isso?

  10. juventil olimpio

    26/04/2011 01:00:08

    VI O COMENTARIO DO VICENTE FALANDO QUE O PACAEMBU NO FOI LIBERADO PARA O CORINTHIANS PORQUE OS VEREADORES QUE VETARAM ERA SAMPAULINOS SERA QUE NA CAMARA DE SÃO PAULO SÓ TEM SAMPAULINO TEM ALGUMA COISA ERRADA AI

  11. Camila

    25/04/2011 23:20:07

    Erich, parabéns pelo texto! O Pacaembu não é apenas importante para a história do futebol, mas é considerado um marco na história do esporte e da arquitetura e planejamento de espaços esportivos. Sou frequentadora do complexo esportivo anexo ao estádio e, após a reforma, pude perceber o quão capazes somos para cuidar daquilo que é público...quando realmente queremos! Minha sugestão seria uma parceria pública-privada, talvez com alguma empresa que administre arenas esportivas ou, até, casas de espetáculos, transformando esse espaço em algo multifuncional, para trazer subsídios para sua manutenção. Não seria justo para o esporte paulista tal estádio ficar nas mãos de um time específico. Abraços!

  12. Jorge

    25/04/2011 22:06:44

    Sou Palestra e tambem acho que se fose para investir meu dinheiro na construção de um estadio para o Corinthians, era melhor fazer um preço para o Pacaembú que com certeza o corinthians faria algumas parcerias e seria facil compra e reforma para a copa, e com certeza agradaria mais a todos.Um abraço

  13. Gustavo

    25/04/2011 22:02:08

    Acho que o Pacaembu sendo o melhor estádio paulistano em questão de localização além de ser um dos mais bonitos do Brasil deveria ser arrendado para 2 equipes. Poderia ser para o Corinthians e o Palmeiras ou Corinthians e Santos ou Santos e Palmeiras. Assim com 2 equipes jogando no estádio ficaria mais fácil conseguir patrocínio para uma reforma ou até uma negociação como a que ocorreu com o Palmeiras para o Palestra Itália, mas é claro sendo mais favoráveis ao clube. Acho que uma reforma deixando-o com cerca de 45mil e colocando uma cobertura não sairia tão caro, deve ser menor que a construção de um estádio novo como o do Palmeiras e como seria dividida entre 2 clubes não seria algo muito difícil de pagar. Além dos jogos, o estádio poderia ser utilizado também para shows menores, para até 18mil pessoas, assim não criaria muito problema com a associação de moradores. Com essas medidas o estádio seria o mais lucrativo do país, beneficiando os clubes, que teriam um lugar moderno e rentável para jogar, o público, que teriam conforto e ótima localização e a prefeitura, que não teria um elefante branco abandonado e não precisaria gastar nada para reforma-lo.

  14. Gustavo

    25/04/2011 21:59:51

    Concordo com você! Acho que o Pacaembu sendo o melhor estádio paulistano em questão de localização além de ser um dos mais bonitos do Brasil deveria ser arrendado para 2 equipes. Poderia ser como você disse para o Corinthians e o Palmeiras ou Corinthians e Santos ou Santos e Palmeiras. Assim com 2 equipes jogando no estádio ficaria mais fácil conseguir patrocínio para uma reforma ou até uma negociação como a que ocorreu com o Palmeiras para o Palestra Itália, mas é claro sendo mais favoráveis ao clube. Acho que uma reforma deixando-o com cerca de 45mil e colocando uma cobertura não sairia tão caro, deve ser menor que a construção de um estádio novo como o do Palmeiras e como seria dividida entre 2 clubes não seria algo muito difícil de pagar. Além dos jogos, o estádio poderia ser utilizado também para shows menores, para até 18mil pessoas, assim não criaria muito problema com a associação de moradores. Com essas medidas o estádio seria o mais lucrativo do país, beneficiando os clubes, que teriam um lugar moderno e rentável para jogar, o público, que teriam conforto e ótima localização e a prefeitura, que não teria um elefante branco abandonado e não precisaria gastar nada para reforma-lo.

  15. luis

    25/04/2011 21:55:51

    Falaram tudo, o Erich Beting e o André.

  16. ALFREDÃO

    25/04/2011 21:26:43

    Para mim seria o estadio da copa, ja que vao colocar dinheiro publico no negocio porque nao no pacaembu o estadio do povo uma reforma geral com fechamento do anel no lugar do toboga e outras melhoras sem mexer na fachada seria o estadio da copa para SÃO PAULO com coberura moderna ficaria SENSACIONAL MARAVILHOSO e com mais comodidade para todos

  17. Che Gavara

    25/04/2011 20:14:38

    André vc tá viajando,o Erich é porquinho!

  18. Fernando Siqueira

    25/04/2011 20:14:33

    O PACAEMBÚ está ultrapassado, caindo aos pedaços. O q dizer de um estádio q nem banheiros tem ...Banheiros químicos sequer quebram o galho, só o primeiro usuário usa, o segundo já não usa mais pelo mau cheiro. Estacionamento nem pensar, quem parar o carro na Pç Charles Muller provavelmente não o achará na hora de ir embora. Nem mesmo o belo bairro do PACAEMBÚ é apropriado para jogos de futebol.Que o digam os moradores obrigados a aturar os torcedores sem educação nas saídas do jogos.

  19. pedro luiz lorençon

    25/04/2011 19:33:29

    é verdade, o pacaembu é o mais charmoso estádio da capital paulista. Eu, que não sou da capital e sim de jundiaí, já tive várias passagens pelo pacaembu que marcaram minha vida de torcedor de futebol. evidentemente como torcedor do palmeiras vi mais jogos do meu time, o último o do feriado de tiradentes. mas vi o título de 1972 em grande choque rei , a vitória sobre a portuguesa com dois golaços do divino ademir da guia, um jogo anterior ao do guarani em 94 , contra o bahia, já acompanhei até amigos em jogos onde não estava o meu time , como um corinthians e bahia em 1990 que choveu muito e uma cascata se formou nas arquibancadas e vi aquele que na minha opinião foi o mais lindo gol de pelé, em 73 contra a portuguesa onde ao receber um levantamento de clodoaldo matou a bola com o beque da portuguesa lhe marcando por trás - pescuma se não me falha a memória - mata no peito e vira para o canto direito de zecão sem a bola cair, na forquilha , um golaço! mas também fiquei triste com a maior batalha campal que vi dentro de um estádio , aquele da vitória do palmeiras sobre o são paulo na supercopa são paulo de jrs., quando me escondi sob o marcador que era acima do portão monumental. enfim , acho que todos os times grandes de são paulo ( incluo a portuguesa) e o santos poderiam utilizar o estádio mesmo com suas praças em pleno uso. quem sabe em uma mudança no tão criticado campeonato paulista , em uma nova fórmula, um torneio entre os grandes nos moldes da antiga taça cidade de são paulo com a diminuição dos jogos do campeonato , para aocmodar a nova competição recheada de clássicos enquanto os pequenos se debatem para ver quem enfrentaria uma fase decisiva do campeonato paulista.

  20. barretta

    25/04/2011 18:11:09

    Vinicius, na quinta Palmeiras e Sto André estavam 34mil pessoas, eu inclusive. Não dá pra encher estadio quinta e domingo. OK?

  21. guzzoman

    25/04/2011 17:55:32

    Enquanto isso o prefeito é só sorrisos quando se fala do Itaquerão...o Pacaembú e suas despesas irão ficar com a prefeitura e, é claro, se deteriorará com o tempo até ruir, como tudo que envolve monumentos no Brasil. Quanto será que ele vai levar por fora? Esse não tem meu voto nunca mais...

  22. Hand18

    25/04/2011 17:43:19

    Desde o início desta celeuma de estádio em São Paulo sempre ví o Pacaembú como a solução, pela localização, história e toda infra estrutura já instalada. Em termos de custo seria a alternativa mais sensata.Não entendo pq isto nem foi cogitado.

  23. Cesar

    25/04/2011 17:36:02

    Na Inglaterra TODOS os clubes, até mesmo os pequenos, tem seus estádios própios e mandam seus jogos lá, e nem por isso o estádio de Wembley ficou abandonado!!Ele ainda é utilizado para jogos grandes, em especial na Copa da Inglaterra...Com boa vontade tudo dá certo...Se Palmeiras, Corínthians e Santos continuarem mandando os seus clássicos no Pacaembú teríamos no mínimo um jogo por mês no estádio, ele não ficaria abandonado, e nós torcedores poderíamos ainda usufruir do melhor estádio da capital (atualmente)...

  24. Caio Luiz Junqueira Hornstein

    25/04/2011 17:32:12

    Nós, são-paulinos, não podemos deixar de prestar nossa referência ao Pacaembu.Foi nesse estádio, batizado com o nome de um grande são-paulino, Paulo Machado de Carvalho, que o grande esquadrão do São Paulo dos anos 40 desfilou seu futebol. Os são-paulinos mais velhos nunca hão de esquecer os craques que por lá envergaram o manto tricolor, como Leônidas, Bauer, Sastre, Rui, Poy, Zizinho, Canhoteiro e tantos outros.Foi lá, também, que ganhamos o histórico campeonato de 1957, contra os rivais corintianos. Ao fim do jogo, a torcida corintiana revoltada por ver seu time perder por 3 a 1, passou a atirar garrafas ao gramado. Aos são-paulinos, só restou comemorar. Na inauguração do Pacaembu, a delegação do São Paulo foi ovacionado pelo público inteiro, como protesto a Getúlio Vargas, presente nas tribunas.No entanto, o sonho são paulino não podia ficar restrito ao estádio municipal. A duras penas, depois de 17 anos em construção, o Morumbi ficou pronto. No entanto, devemos para sempre reverenciar este histórico e belo estádio.Abraços.

  25. Cesar

    25/04/2011 17:31:40

    Curiosamente, os melhores banheiros de estádios de São Paulo se encontram na Arqibancada do Pacaembú!Eu disse na ARQUIBANCADA!! Nos setores Verde e Amarelo!!Os banheiros químicos, por ironia, ficam nos setores mais caros do estádio, e a conservação dos banheiros da Arquibancada é muito boa em comparação aos outros estádios de São Paulo...

  26. Cesar

    25/04/2011 17:28:43

    É exatamente isso Sérgio!E não precisa ter mais de 40 anos não, quem está entre os 20 e os 30 tbm viu muitos jogos do Palmeiras no Pacaembú, até no início dos anos 90 o Palmeiras jogava no Pacaembú mesmo em jogos que não eram clássicos...O Pacaembú deu muito mais alegrias para os torcedores de Palmeiras e Santos do que para os torcedores do Corínthians...

  27. João Henrique Arab

    25/04/2011 17:26:33

    Você tem toda razão Alberto. Sou corinthiano, não sou contra o Corinthians construir sua própria arena. Porém, como cidadão, sou totalmente contra o governo usar essa Copa e o Corinthians pra ganhar dinheiro com a construção. Sou corinthiano, mas antes de tudo sou brasileiro, chega de roubo e de construções subfaturadas. N deveriamos aprovar esse tipo de coisa. A imprensa deveria fazer pressão para q o Estado dê o Pacaembu para o Corinthians em troca de reformas e manutenção constante. Não estou falando isso como corinthiano, mas toda a população, independente do time q torce, deveria apoiar, pra evitarmos mais politicos e construtoras enriquecendo nas nossas custas. Espero q o Pacaembu n vire apenas o Museu de futebol.

  28. Eryx Bicudo

    25/04/2011 17:25:55

    Aproveitando o gancho, o Santos tem o maior público do Pacaembú em 2011. Foram mais de 37.700 pessoas no jogo da última quarta-feira (cerca de 36.100 pagantes).

  29. Luis Fernando

    25/04/2011 16:57:58

    Na minha opinião, o São Paulo sim é quem deveria passar a controlar o Pacaembú, haja vista que o Morumbí é péssimo em todos os sentidos e, como ficou comprovado com o total descarte do estádio para a copa, não há nenhuma possibilidade de se adequar este estádio aos padrões de conforto e visibilidade exigidos pela FIFA. Feito isto, o Morumbí deveria se implodido e o seu terreno transformado em área pública de lazer, isto sim algo que a cidade de São Paulo mais que necessita.

  30. TRICOLOR EO

    25/04/2011 16:54:56

    Pacaembu conviveu com Parque Antartica e Morumbi através dos tempos , vai continuar convivendo , já o estádio em Itaquera vamos combinar , quem é que vai se arriscar a ir la no fim do mundo para ver jogo de futebol ? mesmo com Metro , Onibus , é muito longe , cidade dormitório , isso se o estádio sair.

  31. Erich Beting

    25/04/2011 16:48:21

    Vinícius, o Santos jogou com a Ponte na Vila Belmiro. Um abraço, Erich

  32. Alberto

    25/04/2011 16:45:41

    A partir de 2014, o futuro do Pacaembu é, de fato, incerto.Talvez a sua melhor utilização (se não a única...) seja a de receber parte dos jogos mandados pelo Santos - o qual é um caso raro de time de duas cidades.O melhor e mais carismático estádio paulistano terá chegado a essa situação por não haver alcançado a destinação que lhe seria natural: a de se tornar, de direito, o estádio do Corinthians, time de maior torcida da cidade e proprietário de um ultrapassado e diminuto estádio, o "Parque São Jorge".A não-corinthianização do Pacaembu ocorreu, basicamente, dois motivos:1° - O incrível poder do lobby da diminuta população do entorno do estádio, que não quis perder o privilégio de utilizar gratuitamente as dependências do complexo esportivo do Pacaembu como se fosse uma academia particular.2° - O anticorinthianismo manifesto pela administração municipal, que por décadas alegou a existência de obstáculos praticamente insuperáveis para a transferência do Pacaembu para o Corinthians.Assim, não restou outra alternativa para o Corinthians, na prática o único usuário que se dispunha e precisava pagar as altas tarifas pela utilização do Pacaembu, que não a construção de uma nova arena, a qual se tornou viável com a realização da Copa do Mundo no Brasil e a briga política SPFC x CBF que resultou no descarte do Morumbi como local de abertura do evento de 2014.

  33. Jose Carlos

    25/04/2011 15:50:50

    O pacaembu e o morumbi - estacionamento já!!!

  34. Vinícius

    25/04/2011 15:22:53

    Muito bacana o texto. Só pra registrar:Santos X Ponte Preta: 11.225 pagantesPalmeiras X Mirassol: 16.653 pagantesCorinthians X Oeste: 28.025 pagantesInteressante... a torcida do Corinthians compareceu em maior número que a do Palmeiras e a do Santos somadas.

  35. Marcelo F Antunes

    25/04/2011 15:16:27

    A intransigência do mpoder público em entrar em acordo com o Corinthians destinou o Pacaembu a se tornar o maior elefante branco de São Paulo.

  36. Antonio Alberto Amiky

    25/04/2011 15:13:40

    Finalmente li opiniões inteligentes e desapaixonadas de diversos torcedores de diversos clubes. Nesse estádio ví em 1960 pela primeira vez o Rei Pelé. Assistí São Paulo x Santos nos 4x1 com o Santos fugindo de campo. Assistí ao lado de um palmeirense um jogo exibição de Santos 4x2 Palmeiras para o príncipe Phillip com Pelé, Coutinho, Ademir da Guia, Dudu, Servílio etc. Naquele tempo não havia divisão de torcidas e eram raras as brigas. Você torcia pelo seu time, gritava gol, e não era atacado por outro torcedor. Outro dia perguntei em um outro blog o que farão do Pacaembú? Acho que nossos políticos deveriam pensar melhor a achar uma solução inteligente para o estádio. (achei interessante o arrendamento ao Palmeiras e Corinthians) com o ônus de reformar o estádio modernizando-o. É muito mais barato do que a aventura do Itaquerão que ainda nem foi viabilizado econômicamente e muito mais rápido também. Os torcedores deveriam mover uma campanha junto aos políticos para encontrar uma solução mais adequada ao estádio de tanta história para o futebol de São Paulo.

  37. j nader

    25/04/2011 15:02:07

    o corinthians pretendia gastar 100 milhoes de reais para modernizar o pacaembú, mas não foi possível segundo consta os moradores iriam contra essa modernização. acredito eu que por um outro lado , hoje corinthians descobriu um potencial muito grande de negoçios pois fará uma arena com padrão uefa que é superior ao padrão fifa, ou seja com grande capacidade de eventos , shows , pois terá que fazer uma arena à nível mundial e depois aproveitará esses recursos para oferecer ao mercado gerando dinheiro para o clube e consequentemente ao futebol.

  38. márcio

    25/04/2011 14:47:39

    Aldenir, acredito que o problema que teve no setor Visa, foi especifico, pois tal setor só existe em jogos do Palmeiras acredito, não sei se o Santos tb o possui, porque nos jogos do Corinthians, os acessos aos setores de arquibancada, sócio torcedor comum e VIP, não temos esses problemas, creio que poucos tenham esse problema de demora pra entrar, eu como sócio torcedor, num levo 5 minutos pra estar acomodado.é realmente, na minha singela opinião tb o melhor estádio de São Paulo, boa visibilidade, aconchegante. É uma pena interesses que não os futebolisticos estejam acabando com um patrimônio do Futebol Paulista, qualquer um que o arrendasse o alugaria para outros clubes tb jogar lá. o são Paulo fazia isso, até os clubes perceberam o quão melhor seria jogar no Pacaembú...fica nossa torcida para que ele não morra e se torne um problema para os moradores da região que tanto quererm acabar com o futebol por lá....podem estar arrumando uma baita de uma dor de cabeça...

  39. Bruno

    25/04/2011 13:21:51

    Uma pena msm!

  40. Ricardo Miranda

    25/04/2011 12:54:22

    Sou corintiano e sempre fui contra a construção de um novo estádio em São Paulo. Uma pena que lobby dos clubes adversários (que em determinado momento tiveram grande ajuda pública para obtenção de suas "casas") impede que o estádio seja passado ao Corínthians em forma de concessão, como foi feito no RJ com o Engenhão, que teve o Botafogo como beneficiado. E olha que lá dois outros clubes grandes (Flamengo e Fluminense) também não dispõem de uma casa à altura de grandes jogos. O Pacaembu é maravilhoso, e já foi o palco paulistando na Copa de 50. Existe um projeto para adaptá-lo às exigências da FIFA, para que fazer outro monstrengo?

  41. Paulo Costa

    25/04/2011 12:48:29

    Comentario perfeito.Vi muitos clássicos no Pacaembu, inclusive os do grande Santos de Pelé (mesmo sendo sampaulino). Ia a pé, pois morava nas proximidades.Está entre as minhas melhores lembranças

  42. Aldenir

    25/04/2011 12:41:11

    Moro em Campinas. Nunca tinha ido ao Pacaembú. Aproveitei o feriado de 21 de abril e lá fui eu com meu filho Daniel, de 9 anos, e um amigo, para assistirmos Palmeiras X Sto. André. De fato, foi muito agradável assistir ao jogo. O lugar é mesmo convidativo e aconchegante (a questão de acesso ao setor Visa - 30 minutos na fila - é de fácil solução - e compete a quem organiza o evento). A infraestrutura pode ser melhorada - principalmente banheiros limpos e de fácil acesso, e estacionamento. Um bela cobertura e pronto, não precisa de mais nada. Um estádio modernizado, à altura de gdes espetáculos de futebol, como os mencionados.

  43. Sergio S

    25/04/2011 12:38:14

    Pois é, nesta o Betting se entregou.Eu devo ter a mesma idade dele, e passei minha adolescência no Pacaembú, pois o Parque Antarctica era pouco utilizado. Vi jogos memoráveis do Verdão que o Betting não viu, pois acompanhava outro time. Mas achei que faltou contextualizar melhor a história do estádio, já que a intenção do texto foi relatar a relação dos clubes com ele. E de fato vc omitiu quem fez a história do primeiro jogo, o primeiro campeão (em cima do Corinthians) e o maior campeão de todos os grandes neste estádio.Quem tem mais de 40 anos sabe: o Pacaembú também é a casa do Palmeiras !!Mas seu texto tá bem bacana Betting. Vc é o melhor dos colunistas de futebol do UOL.Parabéns e um abraço.

  44. Alexandre

    25/04/2011 12:16:50

    Que interesse a classe política tem num concessão ou numa reforma no Pacaembu para a Copa de 2014 ?Será que o abandono do estádio e a possível degradação da área, desvalorizando imóveis não seria mais interessante aos nobres políticos ?Fica aí o meu pensamento...

  45. Michel Piroutek

    25/04/2011 11:28:05

    Levei meus filhos para assistir Palmeiras e Santo André, e foi simplesmente uma delícia, em qualquer lugar do estádio tem-se uma visão ótima, os acessos são fáceis e o local muito charmoso. Mas não se preocupem, após a inauguração das novas arenas, algum "acidente" destruirá a fachada tombada e o espaço será cedido para algumas incorporados levantar ali um Shopping Center e meia dúzia de espigões!

  46. Dirceu

    25/04/2011 11:27:02

    Parabéns pelo texto Eric, isso nos alivia a alma, porque o Pacaembu não é de ninguém em particular é a casa, é a alma do futebol Paulista. No esporte eu considero de importante no esporte em são paulo tres locais, o Pacaembu, o Ibirapuera e Interlagos que estão intimamente ligado a nossa história.

  47. Erich Beting

    25/04/2011 11:07:36

    Isso mesmo, André. E você, pelo visto, não conseguiu entender absolutamente nada do texto. Um abraço, Erich

  48. Erich Beting

    25/04/2011 11:06:47

    Henrique, o Pacaembu é estádio público. Se é para investir dinheiro público, que seja nele, e não num novo estádio que só servirá para abandonar o único estádio público da cidade. O Corinthians já ofereceu esse mesmo projeto há alguns anos e não obteve sucesso, por pressão dos moradores da região. Um abraço, Erich

  49. Erich Beting

    25/04/2011 11:04:13

    Mauro, o Corinthians já tentou arrendar o Pacaembu e não houve acordo. Infelizmente não houve trâmite político para isso. Um abraço, Erich

  50. Erich Beting

    25/04/2011 11:03:27

    Sócios? Alan, o Pacaembu é público. Qualquer pessoa pode aproveitar o espaço... Um abraço, Erich

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso