Negócios do Esporte

O crescimento do PPV e o novo acordo do Brasileirão

Erich Beting

A venda de pacotes de pay-per-view do Campeonato Brasileiro já chega a quase 1 milhão de pessoas com o torneio ainda em sua primeira rodada. Os números, divulgados hoje pelo ''Meio & Mensagem'' mostram que, em menos de meio ano, já há o mesmo número de consumidores do pacote do que em todo o ano de 2010. E o que isso significa em termos práticos para o novo acordo de TV do Brasileirão que foi fechado pelos clubes com a Globo, individualmente?

Nos acordos, a receita de PPV continua a ter um valor variável. Depois que os custos de produção acabam, os clubes e a Globosat, detentora do sistema, dividem os lucros. Essa receita que varia conforme a compra é ótima para todos, já que passa a ser de interesse dos dois lados o crescimento das vendas.

Mas o exemplo do comportamento de vendas do PPV, que a cada ano cresce mais levanta uma dúvida. Será que foi tão vantajoso assim para os times assinarem com a Globo até 2015 um preço único para o pacote de TV fechada? Da mesma forma que aumentam as vendas do jogo ''pago'', crescem a cada dia os assinantes de TV a cabo no país.

Economia mais estável, pacotes de canais mais baratos, melhor poder aquisitivo da população. Tudo ajuda para que se tenha uma previsão de crescimento do negócio TV fechada no Brasil para a próxima década. Quem sabe como estará esse mercado nos próximos três anos? Qual o impacto que os investimentos em infraestrutura de transmissão de dados terão sobre o negócio de TV no país?

Essas são perguntas que deveriam ter sido levadas em conta pelos dirigentes que fecharam os acordos com a televisão até 2015. Ou, pelo menos, que eles olhassem os relatórios de venda de pacotes de PPV e do número de assinantes de TV a cabo no país nos últimos quatro anos para analisar se estavam, mesmo, fazendo um ''ótimo negócio'' como todo clube adora enfatizar quando anuncia o fechamento do contrato com a Globo.

Só para se ter uma ideia, entre 2009 e 2011, praticamente dobrou o número de venda do PPV. A negociação dos pacotes saltou de 686 mil para 1 milhão de compradores, sendo que a previsão da Globosat é encerrar o ano com 1,2 milhão de assinantes do sistema. Da mesma forma, a entrada da TV a cabo nos lares brasileiros só aumenta a cada ano.

Será que o clube sabe, de fato, qual o real valor do seu negócio de direitos de transmissão?

  1. Fernando (tricolor gaúcho-RJ)

    12/07/2011 22:37:44

    Estamos caminhado para um campeonato igual ao italiano, espanhol,etc, onde clubes recebem 3 x mais que outros. Com o fim do clube dos 13 a coisa vai piorar. Como meu time não vai mais ter chances de competir com fla, corinthians ,entre outros, parei de assinar o pfc. Aida mais que recebem as beneces do poder público para contruir estádios enquanto os outros tem que se cotizar com os torcedores para terem seus CTs. Tô fora. Vão pegar dinheiro de outro otário. PFC nunca mais. Vô vê meu time na internet de graça. Aimágem não é lá essas coisas mas, de graça, tudo bem. Abraço

  2. argonauta

    15/06/2011 13:59:17

    Tenho especialização em Marketing. E como dizia antes, não confio na imparcialidade da grande maioria das pessoas físicas e jurídicas que lidam com futebol. FUTEBOL É MOVIDO A PAIXÃO. E ONDE HÁ PAIXÃO NÃO HÁ EQUILÍBRIO, EQUANIMIDADE, ISENÇÃO. MESMO OS QUE TENTAM SER ISENTOS, APENAS TÉCNICOS, NO EXERCÍCIO DE SUA FUNÇÃO, SÃO COOPTADOS PELOS "APAIXONADOS", MORMENTE QDO ESTES ÚLTIMOS NÃO PRIMAM PELA HONESTIDADE E ÉTICA. E QUAQNDO HÁ DINHEIRO, MUITO DINHEIRO ENVOLVIDO, ISSO SE TORNA UM ROLO COMPRESSOR. Por isso, DEFENDO QUE CADA CLUBE TENHA UM REPRESENTANTE DISPOSTO A DEFENDER OS INTERESSE DE SEU CLUBE PRÁ FISCALIZAR E OBSERVAR A "LEITURA" DESSES "ÍNDICES" DE AUDIÊNCIA E DE "PESQUISA", QUE, CONVENHAMOS, PODEM TRANQUILAMENTE SER ELABORADOS EM QUALQUER ESCRITÓRIO DE MARKETING DE UMA EMPRESA, SEM PRECISAR SE LEVANTAR DA CADEIRA. BASTA QUE SEJA ESPECIALIZADO NO ASSUNTO.

  3. argonauta

    15/06/2011 13:49:00

    Como botafoguense, assino o PFC há uns 7 anos, antes com a Sky, agora, com a net. E como BOTAFOGUENSE vivo com o desconfiômetro ligado, qdo se trata de "medição de índices" de torcida, seja das tais "pesquisas" seja de "audiência". É QUE NÃO ACREDITO NA IMPARCIALIDADE DOS DIRIGENTES, DOS CARTOLAS EM GERAL, DOS MERCADÓLOGOS (E DOS TÉCNICOS QUE "MEDEM" ESSES TAIS "ÍNDICES".

  4. Erich Beting

    27/05/2011 17:54:25

    Acho que não, Alfredo. Flamengo e Corinthians são os donos dos maiores contratos, seguidos de Palmeiras, São Paulo, Vasco e Santos. Ao Juvenal só restava mesmo fazer o acerto, não tinha outra saída... Um abraço, Erich

  5. Erich Beting

    27/05/2011 17:53:13

    Flavio, você continua achando que resultado dentro de quadra significa ser momento bom para investir no esporte. Uma pena, pelo visto não entendeu mesmo o texto... Um abraço, Erich

  6. FLAVIO DELPO

    27/05/2011 17:51:22

    QUE MOMENTO DE OURO DO TENIS BRASILEIRO HEIN FANTASTICOA ARGENTINA TEM 4 JOGADORES AINDA NO TORNEIO , E O MOMENTO DO TENIS BRASILEIRO E DE OURO?BELUCCI HAHAHAHAHAHAHA

  7. FREDÃO

    27/05/2011 17:49:16

    Bôa noite Erick , sera que o São Paulo assinou com a Globo com valor menor que Corinhthians e Flamengo tenho minhas duvidas, pois o SP colocou um expert no assunto televisão e o vlor da cota deve ser igual o maior que os 2 famigerados clubs estão dizendo , o sorrizo do Juvenal na assinatura do negocio diz tudo.

  8. Sormani - São José dos Campos/SP

    27/05/2011 16:53:09

    Concordo em gênero, número e grau. Falta visão&inteligência e sobra esperteza

  9. Carlão tripé

    27/05/2011 16:05:24

    Se depositarem o valor da multa,não há o que fazer.

  10. rica

    27/05/2011 15:50:17

    Essa pesquisa não me passa credibilidade, a margem de erro é gigante, muitos mentem se possuem ou não TV a cabo.Entra no site da globo e pega o media kit do pacote do campeonato brasileiro, os números que tem lá mostram um ranking diferente dos que vejo nos jornais.

  11. Obama

    27/05/2011 15:46:47

    Por que as emissoras estão indiretamente ligadas, ou seja ela pertecem a um mesmo grupo, é melhor cobrar mais caro de menos pessoas que cobrar pouco de muitas pessoas, pois para aumentar nr de assinantes e necessário mais investimentos, o ideal seria acabar com este Cartel, pois quem não faz parte do Grupo se beneficia do preço, e não tem interesse de aumentar os assinantes.

  12. rica

    27/05/2011 15:45:49

    Se está vendendo bem, porque vou diminuir minha margem?

  13. Tiago

    27/05/2011 15:41:09

    Parabéns pela analise Erich, você está correto, se o aumento de assinaturas em PPV aumenta a cada ano, como é que os clubes assinam um contrato com uma emissora por um período tão longo ? Os dirigentes não estão tomando atitudes racionais, preferem ficar refém da tal emissora.Fazer o que, AQUI É BRASIL. Mentalidade medíucre destes Dirigentes, se contentam com pouco.

  14. Oliveira

    27/05/2011 15:39:37

    Meu amigo, isso não e só no Brasil, esta em todo mundo a diferença é a forma que nós aceitamos a situação, veja so neste link sobre R.Teixeira na BBC.http://www.youtube.com/watch?v=4Sr6RuBR9xM&feature=player_embeddedEm grande parte a culpa é da imprensa das grandes emissoras que consegue atingir um grande publico, mas não o fazem, pois deixam estas coisas aqui entre nós, eu você este bloquista, nós estamos em um bloco pequeno da sociedade informada.

  15. Oliveira

    27/05/2011 15:12:06

    Tanto Kalio ou J.J., estavão certos em defender o melhor, mas depois que todos os clubes seguirão o Andres, não havia alternativa ou assinava ou ficaria sem esse recurso, quanto a ninguém falou nada, você esta enganado... muitos bloguistas sem vínculos tem colocado em pauta essa discussão, mas poucos tem acesso, muitos tem confrontado com a parceria Andres/Ricardo Teixeira que também prejudicou a cidade de S.Paulo...RC para tirar o morumbi da abertura da copa e o Andres de carona para construir um estádio. A Globo fez calar as outras emissoras, pois ele repassa os diretos de transmissão para Band, dai o silencio da Crônica esportiva que não cumpri seu papel da constituição.http://www.youtube.com/watch?v=4Sr6RuBR9xM&feature=player_embedded

  16. Oliveira

    27/05/2011 15:00:23

    Mesmo para quem assiste pela internet estará pagando para a globo, o pacote fechado foi para todo tipo de mídia. o dinheiro não sai direto de seu bolso, mas na forma patrocino.

  17. Erich Beting

    27/05/2011 14:50:02

    Marcos, sinceramente acho um retrocesso pedir para o governo interferir nessa questão. O que devemos exigir, em vez de esperar a mão do governo, é uma gestão mais correta dentro dos clubes, uma preocupação em fazer com que o público, que com razão você diz ser o maior interessado nisso, esteja satisfeito com o produto que consome. Para que esperar algo do governo em vez de não fazermos nós mesmos? Um abraço, Erich

  18. Erich Beting

    27/05/2011 14:44:38

    É normal, Claudemir. O universo é de quase 1 milhão de assinantes, as pesquisas de eleições não chegam nem a perguntar para 1% disso... Um abraço, Erich

  19. Kelsen

    27/05/2011 14:10:29

    Acho q vcs não viram o Arena Sportv nesta semana, né? o clube em melhor situação financeira é o Corinthians......entre os piores estão os do Rio, Santos e Atletico Mg...então parem de falar besteira e vão se informar

  20. guzzoman

    27/05/2011 14:03:52

    Não por acaso são os clubes com maiores dívidas do país...mas o mais incrível são os caras do Botafogo, que eram da comissão da concorrência : Idealizaram,bolaram como deveria ser, fizeram consultas ao CADE sobre o melhor modelo de concorrência e na véspera deram para trás dizendo que não concordavam com o que eles mesmos estavam fazendo. Tudo isso para assinar um contrato que prevê quase 40 mi a mais para o Flamengo...não é surreal? E tem gente que aplaude...

  21. Oliveira

    27/05/2011 13:33:19

    Esse fato vai ao contrario do ocorrido em outras copas, a audiência do futebol só vem aumentando e tanto Globo quanto os dirigentes tem acompanhado isto já algum tempo, tanto que Andres Sanches e sua visão míope viu que o corintians tinha uma boa audiência cresceu o olho e achou que ganharia mais, acessorado por R.Teixeira que não e bobo, deu um tiro no pé e essa mesma bala atingiu todos os clubes do Brasil, desde de a serie D a A, pois os valores individuais, ficaram abaixo do pacote, pois a expectativa de TV aberta era esse montante que foi fechado, mas teria o incremento do PPV, Internet e outros. foi pura burrice unir força com Ricardo Teixeira, que querendo por a mão na bolada implodiu o C 13 em parceria com a Globo. A proposito acesse esse linK da ESPN... http://www.youtube.com/watch?v=4Sr6RuBR9xM&feature=player_embedded

  22. claudemir

    27/05/2011 11:11:28

    fiz uma pesquisa na empresa que trabalho la tem uns 200 que tem assinatura do pfce ninguem respondeu as operadoras para que time torcem

  23. Marcos

    27/05/2011 10:53:03

    CARO JORNALISTA, ME RESPONDA:Porque o Governo Federal através do Ministério Publico ou Polícia Federal, não investigam esses contratos? Porque somente uma emissora de TV transmite esses jogos e o púlbico(maior interessado) não tem opção de escolher qual jogo assistir? Porque o estatuto do torcedor não tem nenhuma cláusula a respeito das transmissões de TV?GRATO!

  24. Marcos

    27/05/2011 10:47:40

    PREZADOS, ME REPONDAM POR FAVOR: "Se aumentou o número de assinantes, porquê não baixou o preço dos pacotes??

  25. lucas

    27/05/2011 10:41:40

    Corinthiano, crê cegamente. Acha que tudo que a direção do time dele faz tá certo e é bom. Até parece que vive no mundo da lua. Todo mundo sabe que os dirigentes atuais da grande maioria dos times e até das instituições nacionais e internacionais responsáveis pelo esporte Bretão (haja visto as constantes notícias de corrupção da mesmas) corre atrás de seus interesses pessoais, além de serem limitados como negociadores frente a gente competente e profissional que trabalha com mídia. Aproveita que o país tá crescendo, as pessoas melhorando de vida, as mídias alternativas expondo mais os fatos e opiniões de todos e para de olhar só para o umbigo e ajude a melhorar as coisas criticando racionalmente. Tenho certeza que agindo dessa forma ajudará muito mais o time para o qual você torce.

  26. ANTONIO C.MARTINES

    27/05/2011 09:49:01

    No Brasil,muita gente ganha dinheiro com o futebol,exceto os clubes.Acho o PPV injusto, pois o assinante já paga pra assistir tv e os caras vendem cotas de patrocínio e ainda cobra pro assinante assistir jogos que às são reprisados logo em seguida nos canais Sportv......

  27. camisa 6

    27/05/2011 05:54:20

    Pergunta pro Andres Sanchez, que é "mulher de malandro", a abriu a pernas pro gangsters da Globo sem mesmo ouvir a concorrencia...

  28. Julio Oliveira

    27/05/2011 01:25:22

    Olá Erich,É evidente que infelizmente não dispomos de modelo algum de planejamento em nosso futebol. Quem mais ganha com este modelo é a grupo da Globo. Há muitas mídias a serem exploradas e há ainda dezenas de maneiras de explorar o cliente torcedor, que ainda é visto como apenas um fanático pelos clubes e não como alguém que vê no futebol uma atividade de lazer como teatro, cinema, etc. Enquanto esse pensamento persistir, os clubes evoluem a passos de tartaruga e temos um espetáculo bem mais pobre do que poderia vir a ser. Falta gestão no futebol como um todo. Só para dar um exemplo: a sumula da CBF tem partes que são preechidas com máquina de escrever. Veja no site da CBF e veja por você mesmo! Tive um ataque de risos ao ver! Esse é nosso futebol!abraços

  29. Alexandre

    27/05/2011 00:50:29

    http://www.sportspromedia.com/notes_and_insights/the_worlds_17th_most_marketable_athlete_-_neymar/The world’s 17th most marketable athlete – Neymar25 May 2011 | By Tom LoveFor all the reputations lost in the hunt for the next big thing, many will still be confidently staked on 19-year-old Brazilian soccer starlet Neymar. The list of European clubs linked with the Santos striker reads like the draw for the quarter-finals of the Uefa Champions League, with Chelsea, by many accounts, set to become his next employer this summer.The sponsors courting him are just as high profile, and he has worked with both renowned agency Traffic Sports Management and, from April 2011, former Brazil striker Ronaldo’s 9ine. Nike recently signed the striker to an 11-year deal, while Panasonic spent US$2.4 million to secure his services for two years in March. Given the impression he has already made in Brazilian soccer, their interest is hardly surprising. Neymar averages nearly a goal every two games for Santos – a rate which is rising – and thrills their fans with pace and bewildering close control.Unfazed by inevitable comparisons with Santos great Pele, he has slipped comfortably into the famous yellow shirt of his national team. His first three appearances brought three goals, with two on his first major European appearance against Scotland at London’s Emirates Stadium. Neymar was forthright when a racism row flared briefly after that game, and has also demonstrated a welcome capacity for mischief. Celebrating a typically brilliant individual goal in April’s 3-2 Copa Libertadores win over Colo-Colo, the teenager pulled on a mask of his own face – upside down. The referee failed to see the funny side, dismissing the youngster for a second bookable offence, but the incident made for a worldwide YouTube hit.

  30. Vilson

    26/05/2011 21:33:02

    isso é estranho pois aqui na minha cidade não falei com nunguém que tenha o pacote que foi consultado sobre qual time torce

  31. vilson

    26/05/2011 21:29:56

    Boa pergunta Rodrigo sempre falaram que flamengo e corintians tem mais torcedores no pay per view, mas eu também tenho pacote do brasileirão a tempo e nunca perguntaram qual é o time que eu torço

  32. roger marques

    26/05/2011 21:04:08

    NAO CORNCORDO E NUNCA CONCORDARIA EM UM TIME RECEM PROMOVIDO (E RECEM REBAIXADO) COMO O VASCO GANHAR O MESMO QUE CORINTHAINS, FLAMENGO, SAO PAULO...ENQUANTO UM TIME COMO O INTERNACIONAL ESTARIA NUMA ESPECIE DE 3ª DIVISAO DAS COTAS...

  33. Erich Beting

    26/05/2011 19:48:29

    Mario, foi feita uma pesquisa para medir o perfil de torcidas do PPV. Não foi nos dado, porém, acesso à metodologia e ao resultado desse levantamento. Uma coisa é certa. Os clubes concordaram com o que foi apresentado. Entenda, porém, que nem sempre a pesquisa precisa ser feita com todos os assinantes para ter validade. Tudo depende do universo de entrevistados e a forma como é feita a enquete. Um abraço, Erich

  34. Murilo

    26/05/2011 19:46:30

    Vc é um i_di_o_ta e pa_té_ti_co que não aceita críticas...

  35. Edson

    26/05/2011 18:42:36

    Acordou pra que? Pra levar fumo? Já levou fumo duas vezes este ano. Foi TOLIMADO e depois SANTIFICADO. E conforme a matéria diz, até o final do contrato vai levar fumo novamente. Foi uma ilusão momentânea, daqui a pouco começa a choradeira quando as contas forem refeitas.

  36. Edson

    26/05/2011 18:39:17

    Nem mãe Dinah meu jovem. Se esta trapaceira adivinhasse ela ganharia na loteria todas as vezes. Pergunto: ela já ganhou alguma vez?

  37. CARLOS

    26/05/2011 18:22:54

    PERGUNTO O CONTRÁRIO : E SE O BRASIL PERDER A COPA DE 2014 EM CASA ? IMAGINO QUE DIMINUIRÁ REPENTINAMENTE O ENTUSISMODO TORCEDOR E A AUDIÊNCIA VAI DESPENCAR. POR SOMENETE MÃE DINAH PODE TRABALHAR NESSAS SITUAÇÕES COMO CONSELHEIRA DOS CLUBES. AGORA SE REINVENTAREM O KAKÁ , VAMOS TER NOVA DECEPÇÃO NA COPA.

  38. CARLOS

    26/05/2011 18:19:15

    CLARO QUE CADA CLUBE SABE SEU VALOR. QUE O DIGA O CORITNHIANS QUE FINALMENTE ACORDOU. O GIGANTE ACORDOU.

  39. Claudio Viana

    26/05/2011 18:11:07

    Os contratos de tv estão melhorando, já os das camisas nem tanto, uma empresa paga 1 milhão a Globo para aparecer um minuto no horário nobre, mas os patrocinadores ficam 90 minutos estampando as suas marcas nas camisas dos clubes em troca de 3 milhões mensais, isso no caso dos grandes clubes que tem seus jogos transmitidos 4 vezes ao menos por mês, enfim 360 min. de exposição por uma bagatela, e esqueci de dizer que esse valor cobre a exposicão em todas as mídias, tv aberta(dois canais), tv fechada, jornais e internet, esses dirigentes são amadores ou mal intencionados ou os dois.

  40. mario r moreno

    26/05/2011 18:03:07

    VC PODERIA ME INFORMAR COMO A NET SABE PARA Q. CLUBE O ASSINANTE TORCE?EU NÃO FUI PERGUNTADO.

  41. João Carlos

    26/05/2011 17:13:56

    Você é muito idealista.... Já ficou claro como é o processo de tomada de decisão da maioria dos dirigentes de clubes: quanto recebemos antecipado pra pagar as contas vencidas? Então tá fechado o negócio... Esses incompetentes tem mais é que ver o Corintians e o Flamengo nadarem em dinheiro nos próximos 4 anos, formando times fortes enquanto eles ficam com as migalhas e chramingando. Não existe análise profissional, existe o salve-se quem puder por um dinheirinho. A maioria dos dirigentes merece que seus times rastejem com dívidas crescentes recebendo o quanto a Globo quiser pagar pra eles. A chance de revolução no futebol brasileiro que era o Clube dos 13, referências para o mundo inteiro, morreu e esses marionetes vão conseuir matar os clubes também.

  42. Rodrigo Burgos

    26/05/2011 16:42:33

    Uma dúvida: li que as cotas do Pay Per View levam em consideração o clube do assinante. Porém, assinei o PFC no SKY, e não me perguntaram qual é o meu time... torço para o Atlético MG, e vejo que a minha assinatura é uma ajuda indireta ao time, porém, neste caso, computou para qual time a minha assinatura??

  43. Ivanor

    26/05/2011 16:39:54

    Numa conta besta estamos falando de uns 700 milhões ano de arrecadação. Mais uns 700 milhões de patrocínio na TV aberta, mais a propaganda dos canais fechados, mais as assinaturas, mais as midias eletrônicas, mais o repasse para Band, mais placas estáticas, etc. A arrecadação deve ultrapassar fácil a casa dos 2 bilhões e tem gente achando que fez bom negócio na negociação individual.Mas como a mentalidade não é a americana de que o negócio do esporte só é bom, quando for bom para todas as equipes, alguns acham que ganhando mais do que os outros são espertos. Até podem ser a curto prazo, mas matam a galinha dos ovos de ouro.

  44. Junior

    26/05/2011 16:32:33

    Os bastidores dos acordos dos clubes com a emissora não chegam ao conhecimento público, mas parece óbvio que o interesse financeiro dos times de maior torcida os levou a buscar maiores receitas em detrimento dos clubes menores. Essa atitude está na contramão da tendência mundial. Particularmente na Europa, as principais ligas já adotam a negociação coletiva com as emissoras, com exceção da espanhola. Contudo, os clubes espanhóis adotarão até 2015 a negociação coletiva que já ocorre na Inglaterra, na França, na Itália e na Alemanha. O motivo é simples. No começo, foi muito bom para Real Madrid e Barcelona, que sozinhos ficavam com até 60% da receita. Porém, com o tempo, só esses clubes competiam entre si pelos títulos na Espanha, tornando monótonos os torneios. Em consequência, a receita obtida com a TV não subiu como o esperado pelos dois grandes clubes espanhóis e, atualmente, ela é somente a 4ª maior na Europa, girando em torno de 550 milhões de euros, cerca de 4 vezes menos que na liga inglesa. Assim, Real Madrid e Barcelona concluíram que campeonatos mais equilibrados, com disputas emocionantes são mais rentáveis para todos, coisa que os ingleses já descobriram e que os brasileiros verão seus netos começar a fazer alguma coisa nesse sentido.

  45. Neil Azevedo

    26/05/2011 16:14:59

    Mauro,O que mais impressiona é a conivência ( geral ) da população. Estamos acostumados a sermos subestimados e enganados, não nos provoca revolta, indignação ou um mero constrangimento.Agora estas denúncias contra o RT, e a detentora dos direitos do campeonato não divulga uma nota a respeito. Até quando seremos capachos de seres desprezíveis?Confio em uma coisa: Da mesma forma que a Inglaterra inventou o futebol, eles reiventarão uma forma mais honesta, banir a escória, para o esporte mais popular do planeta. Está é uma crença... senão pego o boné e esqueço o tricolor.

  46. Karlão

    26/05/2011 15:51:25

    Engraçado, quando o Kalil falou que era prejuiso assinar o contrato como era proposto niguem falou nada. É so todos os grande assinar, que aparece essas analises oportunistas. A pergunta é, Kalil estava certo ou errado?

  47. Luís Antônio Resende

    26/05/2011 15:27:53

    O Presidente do Atletico Mineiro que estava com a razão de protestar e teimar em não querer assinar com a Globo. Mas no Brasil existe os imediatos como o Presidente do Corinthians, Cruzeiro, Botafogo, Flamengo e Fluminense. Só pensam a curto prazo e não a longo prazo.

  48. Victor Dunstan

    26/05/2011 14:05:27

    Prar mim PPV é uma grande perca de tempo e dinheiro...sou mais ficar só com internet e acompanhar jogos,filmes que eu quiser...sem precisar pagar a mais,pra ter um aparelhinho pra liga na TV!! mais em conta liga o PC na TV!!

  49. Alexandre

    26/05/2011 13:51:12

    Este é só mais um ponto em que os clubes perderam. Na licitação do Clube dos 13, o contrato ia até 2014, enquanto eles assinaram até 2015 com a Globo.O prejuízo ficará ainda maior se o Brasil ganhar a Copa de 2014, pois haverá um boom nos contratos de patrocínio da Globo, mas os clubes ainda receberão os valores defasados acordados em 2011.

  50. Bruno Zelisnki

    26/05/2011 13:34:40

    É isso mesmo Eric. Acho que os dirigentes estão preocupados com outras coisas. Eu considero o modelo que o clube dos 13 queria adotar muito bom, podia melhorar se fosse leilão, mas há forças ocultas que fazem todos perderem dinheiro. É uma pena pro futebol brasileiro. Espero que um dia se explique o porque de deixar tanto dinheiro de lado para manter uma parceria que é melhor para uma parte. É claro que o investimento da GLOBO é alto, mas não tem sentido não negociar abertamente e que ganhe a melhor proposta.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso