Negócios do Esporte

O maior marketeiro do esporte

Erich Beting

Usain Bolt voltou às pistas e ganhou a primeira prova que disputou da Diamond League. O velocista jamaicano, mais uma vez, superou seus rivais e venceu nove meses depois de ausência das pistas.

Na mesma semana, Bolt foi eleito o ''mais marketeiro'' atleta do mundo. Entre todos os esportistas do planeta, o dono do recorde mundial dos 100m rasos é também o atleta com a capacidade de gerar maior retorno para os seus patrocinadores.

O levantamento tem como base o valor que o atleta poderia gerar num eventual contrato de patrocínio que seria firmado com uma empresa. Nos critérios estão a capacidade de esse esportista angajar as pessoas a consumirem a marca anunciante por endossar o produto.

O que faz de Bolt tão especial a ponto de vencer a lista montada pela Sports Pro, empresa inglesa que produz reportagens e relatórios sobre o mercado de esporte em todo o mundo?

Bolt é carismático, líder em sua área de atuação e uma pessoa que motiva as pessoas. Além disso, fora das pistas, tem comportamento irretocável. Combina-se a esse fator a queda de alguns ''gigantes'', como Tiger Woods ou Roger Federer e pronto!

O jamaicano consegue, hoje, reunir todas as características que fazem uma marca querer um atleta para endossá-la. Fosse ele americano, sem dúvida a fortuna seria ainda maior do que já é. E talvez seja esse um dos maiores trunfos de Bolt: em todos os casos, ele é um ''peixe fora d'água''.

Veja abaixo a lista com os cinco esportistas mais marketeiros segundo a Sports Pro.

1 – Usain Bolt (JAM) – Atletismo
2 – LeBron James (EUA) – Basquete
3 – Cristiano Ronaldo (POR) – Futebol
4 – Lionel Messi (ARG) – Futebol
5 – Lewis Hamilton (ING) – Automobilismo

  1. Well Souza

    02/06/2011 17:43:58

    Lewis Hamilton?? Deram um jeitinho de colocar um inglês na parada... só pode ser... Há, e também tem o fato da lista ter sido elaborada antes do GP de Mônaco...

  2. Wander

    28/05/2011 15:08:56

    Neymar? somente otários compram produtos anunciados pelo mesmo. Se algum dia ele anunciar algum produto que consumo, mudo de marca na hora. Ele não é exemplo para ninguem, nada contra ele, mas suas atitudes, daqui a alguns anos me digam: quem é neymar?

  3. Kursch

    28/05/2011 13:58:41

    Sem contar que ele é foda, né? As vezes faz pose de marrento, mas chega lá na prova e termina em primeiro. Aquela paradinha que ele deu antes de bater o recorde mundial foi sensacional.

  4. Leo

    28/05/2011 06:02:39

    Concordo em gênero, número e grau com o seu comentário, Felipe !

  5. Diego

    28/05/2011 00:10:36

    só nao ganha do milton nevesss!!!!

  6. Felipe Gonçalves

    27/05/2011 20:09:40

    Queda de Roger Federer? Erich, você está acompanhando o tênis?Neste semestre, o Djokovic vem ganhando de todos, então seria mais certo dizer que o sérvio não está deixando os outros ganharem, e não está mesmo, apresentando um tênis formidável.No segundo semestre do ano passado, o tenista que mais venceu torneios e conseguiu mais pontos no ranking foi o Federer, vencendo inclusive o ATP Finals, com triunfos diante de Ferrer (7º do ranking), Soderling (5º), Murray (4º), Djokovic (3º) e Nadal (1º), perdendo apenas um set.Nem o nº 1 do mundo Nadal vem conseguindo um desempenho suficiente para bater o Djokovic.Portanto, colocar o Federer ao lado do Tiger Woods é, no mínimo, um exagero, já que o suíço continua na ativa e, mais importante, não se envolve em escândalos sexuais, ou em qualquer tipo de escândalo, e nada fez para ter sua imagem manchada.

  7. Alessandro

    27/05/2011 18:21:34

    Lembrando que na mesma lista Neymar já aparece em 17o. Abs

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso