Negócios do Esporte

Os empresários cansaram de esperar o esporte

Erich Beting

Falei aqui outro dia dos movimentos que começam a surgir no esporte brasileiro, com a criação de alguns projetos paralelos às instituições esportivas liderados por ex-atletas e empresários.

Depois dos últimos acontecimentos envolvendo o estádio paulistano e a saída da cidade de São Paulo da Copa das Confederações (só isso que vou falar sobre o modorrento tema), bem como a mudança de sede do Mundial de handebol feminino por falta de condições de Santa Catarina, esses movimentos que aparecem no país dão a mostra clara de que os empresários estão cansados de esperar pelo esporte.

Durante muitos anos, foram poucas as iniciativas envolvendo o patrocínio no esporte. Quase sempre os grandes investimentos tinham por trás a motivação de empresários, e não de empresas. Isso se dava, principalmente, pela ineficiência de o esporte se projetar como uma plataforma de negócio. Com isso, o empresário enxergava a oportunidade que o esporte não sabia mostrar que existia.

Agora, as empresas (e, principalmente, os grandes empresários) perceberam que não se pode mais deixar de investir em esporte. Seja pelo retorno do ponto de vista social, seja pela oportunidade de fortalecimento das marcas que patrocinam, essa é a necessidade do momento na cabeça do universo corporativo.

Mas a diferença é que os empresários, claramente, cansaram de esperar pela profissionalização do esporte. Por conta da crescente obrigação que clubes de futebol e instituições têm hoje de aumentar receita e fazer mais negócios, acreditava-se que a profissionalização seria acelerada também por causa da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos.

Mas o esporte ainda não acordou. Pior que isso. Assiste a uma entrada ainda maior de dinheiro por causa do aumento do interesse das empresas em investir e não tem se atentado para a necessidade de bom gerenciamento dessa verba cada vez maior.

Os empresários cansaram de esperar por essa profissionalização e decidiram caminhar por conta própria. Neste sábado, durante o passeio do Barcelona na Inglaterra, num show de transformação do esporte em espetáculo e dinheiro, aqui em São Paulo importantes empresários debatiam como aproveitar as melhores oportunidades para investir em esporte e, mais do que isso, em aproveitar o potencial de transformação social que ele proporciona.

Na plateia, praticamente apenas ex-atletas e empresários estavam presentes. Os dirigentes esportivos continuam fora. E, depois, reclamam quando surgem iniciativas ''anárquicas''. Os empresários cansaram de esperar por projetos que mostrem que investir no esporte é um grande negócio. Sendo assim, melhor partir para a carreira solo.

O atleta continua a ser o maior beneficiado disso.

  1. Erich Beting

    30/05/2011 14:59:56

    Alan, mas o futebol é gerenciado dessa maneira em todos os países... Um abraço, Erich

  2. Alan Magalhaes

    30/05/2011 09:07:35

    Enquanto tivermos um sistema hierárquico baseado em Confederações, Federações e Clubes comandados através do voto de cabresto, nada mudará. O presidente da Federação cria clubes fictícios em seu estado e se reelege automaticamente. O presidente da Confederação coopta este presidente de federação que o reelege a cada mandato. Fui promotor e organizador de eventos esportivos por mais de 20 anos e simplesmente desisti, cansado de lutar com aqueles que deveriam apoiar. Só querem vender carteirinhas e recolher taxas, sem fazer absolutamente nada pelo esporte que, na teoria, deveriam fomentar. É uma espiral maldita, pois na outra ponta, o investidor prefere não arriscar seu dinheiro e migra para outras ações, onde tem mais segurança e controle. É uma pena não termos uma política definida para o esporte, que para mim, deveria obrigatoriamente passar pelas escolas e uma maior autonomia dos promotores. Quando ameacei organizar uma liga, as retaliações e ameaças começaram bem antes de mexer a 1a palha, por isso, desisti.

  3. Cesar

    30/05/2011 01:10:58

    Ao meu ver, isso é culpa também dos própios empresários, que até hoje continuam buscando no esporte mais uma forma de ganhar dinheiro do que de promover e profissionalizar o própio esporte, a culpa não é só do esporte, mas sim também da visão gananciosados própios empresários...Muitos dirigentes de clubes são empresários, alguns investem nos seus clubes, alguns ganham dinheiro (de maneira lícita ou não) outros não, e tem muitos que não investem pois não confiam nos seus "companheiros" dirigentes ou mesmo em si própios!!O esporte tem que ser uma forma paralela de se fazer dinheiro, e não uma fonte de dinheiro para quem quer que seja, senão perde-se a essência do esporte...

  4. Leonidio Pasquali

    29/05/2011 19:31:38

    Vejo o Forum Nacional do Esporte como uma grande conscientização dos empresários de que o esporte é sim um grande negócio, seja pelo lado social seja pelo lado do fortalecimento da marca e até futuramente (e isso é lógico), peloreotrno financeiro.Compare (como marketing e consequentemenete lucro) o esporte no Brasil com o americano. Um abismo. Imagino que os empresários tenham atentado sobre isso e agora (antes tarde do que nunca) sabem o quanto o esporte pode lucrar.Só não entendo Erich, como esperaram até agora para saber que os políticos não tem competência para planejar o esporte.Estou falando dos esportes Olímpicos.Pessoal de Organizações Não Governamentais, acordem, existem muitos cursos de gerencimento. Aproveitem, pesquisem, todos vamos precisar.

  5. Erich Beting

    29/05/2011 18:50:38

    Luiz Carlos, não confunda empresário dono de empresa com empresário que faz o agenciamento de atletas. Um abraço, Erich

  6. Celmo Silva

    29/05/2011 13:54:32

    Rapaz, não é que seu candidato a rebaixamento venceu mais uma em Santa Catarina?Que zebra hein Erich?

  7. Luiz Carlos

    29/05/2011 11:38:43

    Os empresários são outros sanguessugas do dinheiro público. Exemplo disso é o clube chamado Grêmio Barueri/Atlético Prudente, que se muda de cidade de acordo com o leilão dos prefeitos, eles vão pro lado que oferecer mais dinheiro, esperam que os governos banquem seus times de jogadores futuras promessas, para que eles os valorizem e lucrem mais na venda, a cidade é quem tem que patrocinar (bancar) o time.

  8. Sérgio

    28/05/2011 22:28:08

    Como fazer para obter parceria para padronizar a equipe de natação (7 a 13 anos) de um clube localizado na maior cidade da América latina?O projeto inicial seria padronizar camisetas e toucas para 40 crianças. O montante total daria cerca de R$800,00, se tanto.Porém já contatei empresas grandes e pequenas e até agora as q. me responderam, negaram o projeto. Queria uma orientação para idealizar o projeto. Sinto muito por colocar isto nos comentários. Não sei se estou sendo impertinente, mas não tenho o seu e-mail para enviar o texto que encaminhei para as empresas, especificando o desejo desses jovens nadadores.

  9. Rogerio Romero

    28/05/2011 18:47:26

    O evento foi uma aula de cidadania. Muito bem organizado e provavelmente abrirá os olhos do empresariado brasileiro para o Esporte. Parabéns pelo blog.

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