Negócios do Esporte

O BMG faz a farra com a falência dos clubes

Erich Beting

Quase metade dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro tem, em suas camisas, a marca do BMG estampada. Peito, costas ou mangas do uniforme, de algum jeito lá está o laranjão com as três letras do banco estampado na camisa.

O Palmeiras foi o último clube a entrar na onda, fechando contrato com um ano de duração para as mangas do uniforme. O negócio mostra claramente qual o modelo que garante o sucesso do BMG dentro do futebol, que é o esporte que lhe garante a maior exposição dentro do mercado brasileiro.

Em troca de dívidas, ou então em diminuição de taxa de juros de empréstimos, os clubes cedem espaço no uniforme para o banco. É assim com todos os nove patrocinados pela empresa neste Brasileirão, de maneiras diferentes, conforme a necessidade de cada um.

No final das contas, em vez de gastar dinheiro para expor sua marca no clube, o BMG na maioria das vezes ganha dinheiro (seja na questão das dívidas ou no empréstimo que é feito ainda com taxa de juros) para ter a marca na camisa dos times.

É a inversão completa de valores de como deve ser a relação de um patrocínio. A propriedade, que deveria ser valorizada, torna-se moeda de troca por conta das dívidas de gestões anteriores ou pela necessidade de o clube ter dinheiro em caixa para honrar compromissos ou contratar jogadores.

Não à toa, em toda essa história de crescimento da participação do BMG no futebol, quase nada se viu sobre ações de relacionamento com os torcedores dos clubes patrocinados.

A falência dos clubes permite que o BMG faça a farra nas camisas. E, aos poucos, o banco do Mensalão se transforma no banco do Esporte.

  1. guerra

    24/06/2011 14:47:08

    È meu caro Erich, não concordo com você, Se o Clube deve a você , e não tem como pagar, tá em dívida, você pode tentar a receber de alguma maneira, ou não, assim o Banco BMG troca a divida pelo patrocinio, SABE PORQUÊ se não fizer isto não recebe o dinheiro EMPRESTADO.Quanto ao Galo, Clube Atletico Mineiro, só tenho a lhe falar o seguinte, o que foi combinado, está sendo cumprido, ou seja, todos os meses o BMG deposita para o Galo o valor do patrocinio, quanto ao dinheiro que o Ricardo Guimarães, colocou no Galo quando era presidente, o Galo, reconheceu a dívida, e escalonou a mesma, com pagamentos mensais e comissão em venda de jogadores e valores recebidos pelo Galo, e está cumprindo o combinado.O Galo, hoje, não está quebrado, pode estar sem título, e sem time, mas em questões de finanças e economia antes, de falar qualquer coisa, visite o Galo, ahí falará a VERDADE para seus leitores, só uma sugestão, afinal, falar podemos, mas o CERTO é o necessário.Eu se fosse o presidente do Galo, não pagaria a dívida com o RG BMG sabe porque, afinal, ele que quiz colocar o dinheiro, ninguem o obrigou, e ele quem gastou este dinheiro, e mal gasto, porque, acabamos caindo para segundona, quando o RG era presidente, e isto ahí dinheiro nenhum PAGA, então o Alexandre Kalil, tá sendo uma mãe para o RG e a BMG muito bonzinho, e ninguem da torcida gosta do RG .

  2. Clarice

    24/06/2011 14:33:06

    Justo uma ova. Que pegassem só o dinheiro de corintianos então.

  3. Nicolas Santos

    21/06/2011 14:33:28

    Erich,Viu o MAR BRANCO que eles estão promovendo para a final de Libertadores?

  4. eduardo alves martins viçosa mg

    12/06/2011 15:40:09

    ok, muito obrigado... sei como é .. e hoje agente como profissional com um laptop na mao trabalha para 10 funcionarios... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs... isso continue com seus post pois é muito interessante muitas vezes agente dicutir assuntos que muitas vezes as pessoas tem medo de falar. obrigado erich pela atençao e uma otima semana para vc e um brasileirão cheio de emoções...felicidades

  5. Nicolas Santos

    12/06/2011 12:41:08

    Erich, o que você chama de projeto de marca envolvendo o futebol? É claro que todos querem exposição de marca, mas você já viu as ações de ativação que eles fazem nos jogos do Santos? Eles já distribuíram brindes para a torcida na entrada do estádio, fizeram ações no intervalo divulgando seus produtos entre outras ações relacionadas. Imagino que devem fazer o mesmo em outras equipes que patrocinam. Inclusive, dando uma pesquisada aqui no youtube, veja o comercial que encontrei: http://www.youtube.com/watch?v=pQkQvoQj0usVoce continua achando que eles não tem projeto de marca envolvendo o futebol? Eu particularmente nunca vi uma empresa com um projeto tão audacioso no futebol. O que voce acha?

  6. Carlos F. C. Pinto

    11/06/2011 21:36:36

    Deu problema no banco de dados que mandei?!Falta explicar alguma coisa para relacionar com o tema principal?!

  7. Erich Beting

    11/06/2011 18:27:21

    Eduardo, alguns comentários vão para moderação e entram após a minha leitura. Como não vivo só do blog, geralmente demora um pouco para aprovar. Um abraço, Erich

  8. Erich Beting

    11/06/2011 18:21:12

    Nicolas, não faço crítica ao BMG. O banco se aproveita da situação dos clubes, só isso. Só que o banco não tem um projeto de marca envolvendo o futebol, ele apenas quer a exposição na camisa. Um abraço, Erich

  9. Carlos F. C. Pinto

    11/06/2011 12:17:57

    Por mais que se tente enxergar o negócio do futebol, menos se entende. A Rede Globo distribui seus horários nobres usando algum critério para divulgação de "marcas conveniadas", "simpáticas" ou o que seja...Se você der DEZ pontos para as equipes que jogarão nos chamados horários nobre e ZERO para as demais chegará ao resultado:Corínthians........................................................................................ 150Palmeiras.......................................................................................... 120Ceará.................................................................................................100Coritiba.............................................................................................. 100Grêmio................................................................................................ 90São Paulo.......................................................................................... 90Flamengo.......................................................................................... 80Vasco................................................................................................. 80Bahia.................................................................................................. 70Atlético MG......................................................................................... 60Botafogo............................................................................................ 60Figueirense........................................................................................ 60Fluminense........................................................................................ 60Internacional...................................................................................... 60Santos............................................................................................... 60Cruzeiro............................................................................................. 50Atlético GO........................................................................................ 40Atlético PR......................................................................................... 40Avaí................................................................................................... 40América ............................................................................................ 30Alguém se arrisca explicar ?!!

  10. eduardo alves martins viçosa mg

    10/06/2011 19:01:54

    erich nós estamos em um país democratico... pq vc não adicionou até agora o meu depoimento... eu li o seu discordei de alguns casos e concordei com outros mas tenho ressalvas a qual escrevi acima e eu percebi que vc não aceitou a minha mensagem então pelo meu entendimento se vc é um jornalista democratico, vc deveria publicar o que eu escrevi pois não escrevi nada que pudesse desagradar as pessoas e nem desrespeitar... é facil falar contra né o problema é quando se fala a favor, então peço carissidamente democraticamente que vc ponha o meu depoimento sobre o assunto... muito obrigado tenha uma excelente noite... abraço

  11. eduardo alves martins viçosa mg

    09/06/2011 20:26:59

    O seguinte, o BMG ele patrocina as equipes. Não é de graça. Ninguém assina contrato com patrocinador forçado. Então não vejo nada de errado no patrocinio do BMG, pois é um banco que cumpre com seus compromissos, tanto que opera normalmente e anda em dia com suas obrigações perante o banco central e a sociedade. Eu acho leviano misturar mensalão com o BMG pois o banco em questão era o BANCO RURAL, mas na fora provado algo que pudesse caçar os direitos do BANCO RURAL. São duas empresas sérias que fazem negocios para o bem comum da sociedade, pois precisamos muito dos bancos para movimentar o sistema financeiro do nosso país. Parabéns BMG você está ajudando a fortalecer o futebol brasileiro.

  12. Nicolas Santos

    09/06/2011 17:16:20

    Erich, tenho que concordar com o colega Rogério que o tempo todo você tenta atacar o BMG, falando em sentido pejorativo que ele faz "farra" com a situação dos clubes, e se referindo ao mesmo como "Banco de Mensalão", sendo que o processo nem mesmo foi julgado, e se você leu as últimas matérias da Exame e da Veja, vai ver que nem citados eles são, já que foi constatado que o escandalo foi financiado com dinheiro público, por meio de saques no Banco Rural. Não sei se existe algum motivo particular para essas críticas, mas como comentarista de marketing esportivo, não acha que deveria apoiar as iniciativas das empresas que são as maiores investidoras do futebol nacional? Com críticas assim daqui a pouco vamos voltar a ser obrigados a ver todos os nossos craques jogando em outros países, como acontecia a poucos anos atrás, antes de grandes empresas começarem a investir pesado. Acho que vale uma reflexão sua.

  13. ubaldo

    09/06/2011 15:04:56

    Erich, parabéns.Vc foi o primeiro colunista esportivo a colocar o dedo nessa ferida. OU melhor, nesse câncer.É incrível que, por péssimas e corruptas adminstrações, nossos clubes tenham que se associar a gângsters para saldar dívidas.Sinceramente, nessas horas tenho vergonha de ser brasileiro.

  14. Rogério

    08/06/2011 23:19:11

    Você pode até ter pensado nisso, mas o que escreveu deixa transparecer que o "banco é um aproveitador"; você usou o "faz a farra" de forma maldosa e intencional, pois sabia muito bem como seria o entendimento dos leitores.Mas irritante mesmo foi esse "Ué" na resposta, com o sentido de "você não sabe ler!", sei ler, e muito bem, você que usa as palavras de forma maldosa e agora quer posar de bom moço. Se não quis denegrir a imagem do banco, chamou de "Banco do Mensalão" com que intenção? De elogiar?Portanto nesse post não são "pobres inocentes" nem os dirigentes dos clubes, nem você.

  15. Erich Beting

    08/06/2011 15:18:42

    Ricardo, usei o termo porque foi a forma como ficou conhecido o BMG, junto com o Banco Rural, na época do Mensalão. É um rótulo que, aos poucos, o banco vai tirando para se tornar "Banco do Esporte". Tanto que, se você lembrar, no ano passado falamos sobre isso na Máquina do Esporte e dissemos que era uma grande estratégia de mudança de percepção de marca do banco passar a investir no esporte. Quanto à IPO, aguardemos... Abraço, Erich

  16. Erich Beting

    08/06/2011 15:16:52

    Ricardo, não disse todos, disse a maioria. O Santos é o único que não tem valor adiantado ou empréstimo tomado do BMG. O São Paulo tem uma divisão que, pelo que pude apurar, é de 50% empréstimo e 50% investimento. Abraço, Erich

  17. RAS

    07/06/2011 23:34:33

    Erich você disse todos os clubes. Mas até onde eu sei o Santos e o Sp ganham em torno de 15 a 16 milhões de patrocínio. Explique isso por favor.

  18. Ricardo Azevedo

    07/06/2011 20:05:13

    Erich, você não tem nenhum receio de citar o BMG como "Banco do Mensalão"? Pergunto por ser uma acusação indireta, e pelo fato de eles, oficialmente não terem sido condenados de nada referente ao mensalão.Acrescento a sua explicação o fato de que esse alarde do banco se deve também pelo IPO do banco, que deve ocorrer em breve.Abraços!

  19. Varela

    07/06/2011 15:56:01

    Não era esse o ponto, ivanor. Não estou discutindo a divida do atletico (que nao eh tão grande como vc diz, segundo ficou esclarecido,depois do episodio da consultoria, se informe melhor). Alem do mais, a divida c/ o guimaraes eh absolutamente inconfundivel com divida com o banco, o patrimonio dele nao se confunde como do bmg, eh infinitamente inferior. O ponto eh: eh absolutamente indiferente para um clube receber dinheiro ou quitacao de um emprestimo como pagamento de patrocinio, se nao há proposta alternativa melhor.

  20. Erich Beting

    07/06/2011 15:38:45

    Espero que não, Diogenes. A não ser que o banco tenha, de fato, um projeto de patrocínio esportivo claro, o que não é o caso. Um abraço, Erich

  21. Maurício

    07/06/2011 14:17:42

    Vai sonhando meu caro!!! A dívida do galo se deve justamente a péssima administração (ou robalheira) do dono deste banco. Quem se mete com o BMG se dá mal!

  22. Nicolas Almeida

    07/06/2011 14:13:36

    Roberto, O Bradesco durante muito temo patrocinou o Campeonato Brasileiro. O Itaú é o banco que atualmente patrocina o Brasileirão, e patrocina a seleção. O Santander patrocina a Libertadores. Cada um do seu jeito, todos querem associar sua imagem ao futebol. Para os que conseguem aliar a isso algum negócio, como é o caso do BMG, melhor ainda. E ainda tem outros que apesar de não fazerem qualquer ação de divulgação da marca no futebol, nadam de braçadas nesse mercado e ganham bastante dinheiro antecipando receitas para os clubes, como é o caso do BicBanco.

  23. Leandro Alves

    07/06/2011 14:07:58

    Erich, infelizmente esse é o retrato de nosso futebol. Os "grandes" times do Brasil que deveriam estar mandando no jogo devido o fim da lei do passe acabaram refém de empresas e empresários. E isso não aconteceu por acaso, pois muitos dirigentes de clubes tem interesses nesses empresários. O futebol como espetáculo e audiência está caindo a olhos vistos e me espanto construírem ou reformarem estádios para mais que 40 mil pessoas a fim de abrigar um dou dois jogos de uma competição. O nosso futebol está se acabando a partir das bases, onde times de divisões inferiores estão sucumbindo nas mãos de terceiros. A farra está aberta, mas não por muito tempo. Enquanto isso a nossa imprensa paga ou não, se esforça para vender espetáculos que já não existem mais, inventando ídolos e craques fajutos. Abraços.

  24. Nicolas Santos

    07/06/2011 14:06:36

    Mas é claro Erich! As 2 coisas são independentes:- Se os clubes pegam dinheiro emprestado no BMG, é porque foi ele quem ofereceu maior volume de dinheiro para emprestar frente a determinadas garantias, ou as melhores taxas.- E se os clubes fecham patrocínio com o BMG, também é porque ele deve fazer a maior oferta.E acho que essa postura agressiva por parte do banco pode ser muito bem explicada pelo fato do seu presidente ter sido dirigente do Atlético-MG, e portanto conhece bem o meio do futebol, e consequentemente consegue medir os riscos e retornos desses investimentos muito melhor que os outros bancos. Ainda não consegui entender onde você está vendo essa “farra”.

  25. Nicolau

    07/06/2011 13:57:21

    Mas o corinthians é o time do povo... nada mais justo que o povo pague pelo estádio do seu time!!!

  26. Aguinaldo

    07/06/2011 13:47:49

    Claro..., claro.., no mínimo vc tb acredita em coelho da páscoa, mula sem cabeça, corinthians campeão da libertadores, papai noel...

  27. Ricardo Zeglin

    07/06/2011 13:17:26

    Concordo. No minimo, os clubes brasileiros sao mal administrados. Vender espaco de patrocinio em camisa em troca de reducao de juros e um desperdicio. Mas acho que tem muita gente recebendo dinheiro de forma pouco clara.. em todos os times e principalmente na CBF. Burros somos nos que ficamos torcendo e gastando tempo e dinheiro pra ver jogos e seguir os nossos times.

  28. Ricardo Zeglin

    07/06/2011 13:12:52

    Faz tempo que parei de comprar camisa de clube oficial. A ultima que eu comprei do Sao Paulo parece a camisa da LG Eletronicos... a do Parana Clube parece um abada do Chiclete com Banana (busquem no google Camisa Parana Clube Oticas Diniz), a camisa do Arsenal da Inglaterra parece a camisa da Emirates Airlines. Melhor comprar camisa de times americanos, tipo Chicago Bulls ou NY Yankees.

  29. ROBERTO

    07/06/2011 13:04:57

    jÁ PASSOU DA HORA DOS TIMES UNIREM E ESTIPULAR UM TETO PARA PAGAMENTO DE SALÁRIOS E DIREITO DE IMAGEM...SE NÃO A COISA AINDA VAI FICAR PIOR... OU OS JOGADORES COMPRAREM OS CLUBES, JÁ SE ELES NÃO TIVEREM COMPETENCIA PARA ADMINISTRAR VAI ENFIAR A SUA BUFUNFA NA MAIOR PAIXÃO DO TORCEDOR...

  30. Joyce Dias

    07/06/2011 12:59:39

    As marcas estão cada vez mais colorindo os uniformes de clubes brasileiros,como tudo é dinheiro quem pagar mais leva, isso é péssimo, pois descaracteriza toda a tradição do time.

  31. ADENIR DONIZETI CONTI

    07/06/2011 12:51:44

    AS CAMISAS DOS CLUBES DE FUTEBOL PARECEM+ MACACÂO DE PILOTO DE FORMULA 1,OU CARROS DA STOP CAR(FORÇA VERDÂO)

  32. fernando hubner

    07/06/2011 12:51:09

    esse banco e muito estranho apareceu do nada e turbinando o futebol ta com cara de maracutai no ar com certeza e banco de fachadas

  33. diogenes sousa

    07/06/2011 12:30:13

    Erich, vc acha que a tendência é termos um Campeonato BMG de Clubes? Abraço!

  34. Erich Beting

    07/06/2011 12:24:07

    Caio, parte do patrocínio é empréstimo e outro montante é pela exposição da marca. O que pude apurar é que cada parte corresponde a 50% do total. Um abraço, Erich

  35. Erich Beting

    07/06/2011 12:23:21

    Adriano, que eu lembre o BMG só apareceu nos uniformes de árbitros no campeonato Mineiro. E, que eu me lembre também, todos os clubes do Mineiro estavam patrocinados pelo banco, não? Um abraço, Erich

  36. Erich Beting

    07/06/2011 12:19:09

    Ué, Rogério, mas por acaso não foi essa a minha crítica? Fazer a farra não é denegrir imagem, é constatar um fato. De que o problema não está no banco nem na cor do logotipo... Um abraço, Erich

  37. Erich Beting

    07/06/2011 12:18:06

    Pedro, se os juros fossem zerados, até que tudo bem. Mas não o são... Um abraço, Erich

  38. Erich Beting

    07/06/2011 12:15:57

    Lucas, não disse que é má fé do BMG. Também acho que o problema é gerencial. E quem pode, aproveita... Um abraço, Erich

  39. Erich Beting

    07/06/2011 12:15:18

    Será, Nicolas? Um abraço, Erich

  40. Erich Beting

    07/06/2011 12:14:04

    Roberto, os três bancos citados patrocinam esporte, em diferentes níveis, geralmente com projetos maiores de aportes em competições internacionais. Mas não pense que sempre o objetivo de uma empresa é ter lucro dentro de um projeto de patrocínio. Um abraço, Erich

  41. Andre

    07/06/2011 12:09:00

    Infelizmente é tudo dinheiro. O futebol profissional já não pode ser considerdo esporte há muito tempo. Com isso, o uniforme "oficial" dos clubes, que faz parte do patrimônio e da principal imagem do clube, vai ficando poluído, colorido como uma fantasia de carnaval. Some-se às coloridas chuteiras dos jogadores (algumas beirando o ridículo) e às novas propagandas animadas na beira do campo, substituindo aqueles antigos cartazes estáticos, e cada jogo vira um verdadeiro concorrente ao desfile da Marquês de Sapucaí

  42. Denilson de Oliveira Biffi

    07/06/2011 11:37:33

    E eu não compro camisa com patrocínio nem f******... Já pagaria uma fortuna pela camisa ainda pra fazer propaganda de graça?Só compro aquelas retrô, sem patrocínio...

  43. Ivanor

    07/06/2011 11:20:54

    Realmente o Atlético não tem dívida com o BMG. Os R$ 112.000.000,00 (cento e doze milhões), admitidos publicamente pela instituição e em moratória até 2012 foram emprestados do bolso do Ricardo Guimarães, pois se o Atlético aparecesse como dstinatário do dinheiro, o índice de inadimplência (o a provisão para devedores duvidosos) do Banco, comprometeriam toda a sua alavancagem, extrapolando o in´dice do tratado de basiléia e obrigaria o Banco Central a intervir na instituição.Realmente o Atlético Mineiro não tem dívidas com ninguém, apenas 527 milhões de compromissos não saldados.

  44. Mário Lúcio

    07/06/2011 10:57:24

    Não sei porque falam nas costa do povo, pois o empréstimo do BNDS ainda não foi liberado e mesmo se for terá que ser pago pelo Corinthians ou pela Construtora.

  45. ricardo

    07/06/2011 10:56:22

    Segunda força??? hummmNo paraná tem dois times fortes?Não lembro de nenhum grande....

  46. Ricardo

    07/06/2011 10:53:38

    Alem de uma empresa de agenciamento tem um fundo de investimentos para futebol. ou seja, a coisa nao é só financiar as camisas, é ganhar na participação nos passes dos jogadores. Os clubes coitados precisam de $$$$ abrem a camisa, abrem os passes da gurizada,,, na saida eles ganham muito.simples.

  47. Neil Azevedo

    07/06/2011 10:50:18

    Erick, Vc conseguiria expor em quais situações cada clube fechou?Seria interessante para nós torcedores entendermos e poder participar mais ativamente destes atos auto-destrutivos.

  48. Egalmoth

    07/06/2011 10:07:18

    Claro, o que mais tem nesse país é paga pau de estrangeiro, que preferem valorizar os times de fora e sequer tem camisa do time que torce aqui. Deveriam ter vergonha.Infelizmente patrocínio é um mal necessário e tanto os times daqui quanto os de fora necessitam disso. Vide o Barcelona por exemplo, que entrou na onda.E camisa feia, por conta diso, tem lá fora aos montes, o Napoli é um exemplo disso.Sou a favor das camisas clássicas, com no máximo a marca do fabricante, que costuma ser discreta, mas é utopia. Mas talvez, se os clubes tivessem melhores rendas, e as pessoas parassem de comprar produtos piratas e comprassem camisas oficiais ao invés de piratas ou de clubes estrangeiros, ajudaria a amenizar essa necessidade de patrocínio em todo lugar na camisa.

  49. Jonas

    07/06/2011 09:42:12

    Com dinheiros do povo, alvarás em tempo recorde, aprovações com projeto incompleto. Por favor, ainda quer se achar no direito de reclamar de algo.Erich, sou Palmeirense. Parabéns pela matéria. Pena o meu Verdão ter que se submeter a isso devido erros da gestão anterior. Estão arrumando a casa, agora é ter paciência.

  50. Dilermando

    07/06/2011 09:22:19

    Até há uns dois ou treis anos atrás só se falava do Banco BMG, quando se referia ao mensalão do Governo do PT.Só que de uns poucos anos atras esse banco vem patrocinando um monte de clubes de futebol no Brasil, é muita grana envolvida.E quando aparecem essas denuncias de corrupção feitas ao Sr. Ricardo Teixeira pelo mundo afora, se a gente for juntar os fatos é para se preocupar.Vejam bem: denuncias de corrupção ao todo poderoso da CBF, construção dos estádios para a copa de 2014, a construção do estádio do Corinthias, desintegração do Clube dos Treze, contratos dos Clubes com a Globo para a transmissão do brasileirão do ano que vem, etc, etc,.E nós ficamos torcendo por esses clubes.PEGA LADRÃO, ou melhor L A D R Õ E S.Policia prá eles.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso