Negócios do Esporte

Boicote da mídia faz Pão de Açúcar mudar de nome

Erich Beting

O boicote da mídia, entre outros fatores, levou o Pão de Açúcar a mudar definitivamente o nome de seu time de futebol. A partir de 2012, o Pão de Açúcar Esporte Clube e o Sendas Esporte Clube adotarão o nome de Audax-SP e Audax-RJ, respectivamente. A empresa deve oficializar em breve a alteração do nome, após mais de um ano de estudos sobre como deveria se chamar o time (leia mais detalhes aqui).

Desde o início do projeto havia correntes dissidentes dentro da própria empresa. Uma parte defendia a adoção de um nome ''neutro'', tanto para afastar o boicote por parte da mídia quanto para se aproximar mais do torcedor sem criar um vínculo direto do clube de futebol com a rede de supermercados. Mas, a princípio, como os times ainda disputavam divisões menores nos dois estados, a opção de manter o nome da bandeira do varejo perdurou.

O início do processo de mudança de nome começou ainda no ano passado, quando uma agência de consultoria em gestão de marcas foi chamada para planejar a alteração. A opção por Audax é para reforçar a audácia da empresa ao investir num projeto social envolvendo o esporte. Desde a origem, em 2003, o clube forma atletas, qualifica-os para cursar universidade e dá a opção de os garotos que não conseguem subir para o time profissional de trabalharem dentro da própria rede do Grupo Pão de Açúcar.

O exemplo do Pão de Açúcar não deve ''contaminar'' o outro caso de empresa que dá nome a um time de futebol. A Red Bull mantém a estratégia de que seu time leve o nome da marca de bebida energética. A diferença básica, nesse caso, é a própria origem da companhia. Enquanto o Pão de Açúcar representa uma rede de lojas que vende diversos produtos, a Red Bull é um produto, que pode embutir dentro do projeto do futebol os seus valores e atitudes para reforçar a ligação da empresa com o público consumidor.

A boa notícia é que, pelo menos dessa vez, a força da mídia não foi suficiente para o empresário desistir de um projeto de marca como esse. É bem da verdade que o sonho de ter um time de futebol era alimentado por muitos anos por Abílio Diniz.

  1. Erich Beting

    06/06/2011 16:54:13

    Higino, comentar não é difícil. Difícil é entender o comentário... Um abraço, Erich

  2. Erich Beting

    06/06/2011 16:51:15

    Sem dúvida, Antero. Isso também está envolvido na mudança do nome. A estratégia da empresa de deixar de estar tão associada ao time. O melhor caso até hoje de um clube de uma empresa é o Bayer Leverkusen, que apesar de levar o nome da Bayer, acabou se transformando num projeto da cidade de Leverkusen (nome, aliás, como é mais conhecido na Alemanha). Hoje a empresa tem o histórico ligado ao clube, sem interferir na gestão, que é totalmente à parte. O Pão de Açúcar caminha para esse mesmo lado. Mas, estando em São Paulo e Rio de Janeiro, considero que será muito difícil formar torcida... Abraço e obrigado pela audiência!

  3. Erich Beting

    06/06/2011 16:48:40

    Roberto, não foi a Lei Pelé que causou isso, mas a falta de gestão dos clubes... Um abraço, Erich

  4. Ronaldo

    06/06/2011 14:36:11

    Realmente o boicote das TV,s para com os patrocinadores é gritante. É só ver uma entrevista coletiva que fica nítido. Tiveram que colocar o nome do patrociador até no microfone do entrevistado, senão a câmera fecha tanto que não tá nem pra ver quem está falando. Outro exemplo escandaloso é a não vinculação do time com a marca. No vôlei por exemplo, dizem Osasco x Rio de Janeiro e não os nomes dos patrocinadores, Nestle x Rexona. Isso contribui para quem os patrocinadores pensem duas vezes antes de colocar seu dinheiro em algum esporte.

  5. PONTA DA PRAIA

    06/06/2011 13:46:43

    SERÁ QUE A GLOBO ESTÁ PENSANDO EM PDIR PARA O GOVERNADOR E PREFEITO DO RIO PARA MUDAR O NOME DAQUELE DOIS MORROS QUE SÃO LIGADOS POR BONDINHOS ? SÓ FALTA ESSA !!!!!

  6. Júnior

    06/06/2011 13:42:00

    Audax Italiano é o do ChileSds

  7. Djalma Vasconcelos

    06/06/2011 13:20:54

    Os órgãos de comunicação dizem que as empresas deveriam investir mais em esporte, mas o que se vê é um completo boicote e até mesmo troca de nomes de times, para não falar o nome do patrocinador. Vejam o exemplo do volley, onde a Rede Globo sabe que o nome do time é UNILEVER que não é um produto mas uma empresa e cinicamente a chama de RIO DE JANEIRO, Em Santa Catarina tem um laboratório de medicamentos que patrocina outro e é chamado pelo nome do município onde está sediada. No entanto como em Minas o ´time é o Minas Tenis Clube eles não chamam de Belo Horizente. As empresas que anunciam seus produtos na Globo em horário nobre como a Unilever deveriam retirar ou negociar tais irregularidades. Mas até mesmo as multinacionais nada fazem. Por isso o povo é tão mal esclarecido e se deixa dominar pela GLOBO. Ela é o verdadeiro GRANDE IRMÃO.

  8. Luis

    06/06/2011 11:45:02

    Ué, mas não é justamente a TV do plin plin que valoriza a marca dos patrocinadores? Só se for a marca do dentista dos jogadores porque eles fecham tanto a imagem que daqui a pouco só veremos a boca do jogadpr que está dando entrevista, kkkkkkkk

  9. Malcolm L

    06/06/2011 11:12:21

    A menos que piloto filho de locutor passe a ser patrocinado por uma empresa. Ai, coincidentemente, essa empresa passa a ser citada nas outras competicoes esportivas que ela tenha representantes.

  10. Rafael

    06/06/2011 10:31:03

    É até lógico que isso ocorra pois, em matérias jornalísticas, se aparece uma marca na camisa de um entrevistado ou no fundo da imagem, já colocam um mosaico na região. A Globo só é incoerente quando dá nota sobre assaltos em bancos: em alguns casos, fala o nome da instituição e, em outros, não.Mas culpar a emissora carioca por essa "censura" nos esportes é ignorância. A UEFA não chama os estádios pelos nomes comerciais, se for o caso, e para clubes (RB Salzburg), mesmo caso. Só quem paga aparece nas transmissões de seus campeonatos.

  11. Rafael

    06/06/2011 10:25:07

    Existem também muitos Américas e Atléticos pelo mundo afora. Qual o problema?

  12. fernando

    06/06/2011 09:40:20

    O Audax Italiano é do Chile, mas isso não tem importância. Vc. sabe quantos Santos Futrebol Clube há no mundo? Mais de 50.

  13. buju

    06/06/2011 09:29:11

    Pois é, a mídia que presta grandes serviços à democracia com denuncias de corrupção e mal gerenciamento do dinheiro público, tbm têm seu dia de vilão. Há uma luta grande para que as empresas invistam em esporte, que patrocinem clubes e quando surge um belo projeto, que não trata só de expor a marca, mas de formar jogadores e cidadãos, a "nobre" mídia boicota. Fraancamente.....

  14. Vitor

    06/06/2011 08:25:21

    O problema é que a marca Pão de Açucar não transmite valor algum. É a marca de um hipermercado, e bem elitista aliás. O que levaria uma pessoa a torcer pelo Pão de Açucar? Ser funcionário, talvez? Não imagino alguém dizendo "Torço pro Pão de Açucar" como alguém diz, "Torço pro Flamengo" ou qualquer outro time.Red Bull é um pouco diferente, é uma marca que transmite valores da juventude e já está enraizada no esporte. Até mesmo o nome da marca, que remete às equipes americanas, ajuda.

  15. José Oliveira

    06/06/2011 06:43:36

    É o cúmulo da incoerência por parte da mídia, que fica arrotando exigências de profissionalismos no futebol e quando isso acontece formam barreiras defendendo seus interesses comerciais.E vamos dar nome aos bois: mídia = grupo Globo! Ou ninguém ainda percebeu que na F1 a equipe é RBR? Que no Volei não há Rexona e outras marcas?

  16. Valério

    06/06/2011 01:23:44

    para o bom entendedor, já sabe que o boicote na mídia significa=boicote da globo.....Erich, se for possível responder, isso acontece nos outros países mais evoluídos em relaçao ao esporte? nos eua e europa principalmente? mudar o nome do time nas transmições, ou melhor, sigla como RBR(red bull) por exemplo? abraços

  17. luis

    05/06/2011 22:41:31

    e daí? Corinthians tem um monte por aí. Flamengo, Atlético, América, Barcelona e pro aí vai. Esse vai ser mais um Audax.

  18. OLiveira

    05/06/2011 21:29:31

    Chama-se Audax Italiano e é chileno.

  19. sidão

    05/06/2011 21:27:04

    Audax Clube Esportivo Italiano, de Santiago, no Chile.

  20. alfredo peixoto brito

    05/06/2011 20:21:37

    Tal boicote está presente também em esportes como Volei e Basquete, onde o patrocínio de uma grande empresa é imprescindível para a sobrevivencia do time, simplesmente os veículos midiátiacos (que são concessoes públicas) desestimulam os investimentos, por chamarem em suas transmissões as equipes pelo nome das cidades onde os clubes mantém suas sédes.

  21. thiago

    05/06/2011 20:19:54

    Vá lá, se fosse esse o problema não existiriam tantos Américas espalhados mundo afora.

  22. ERNANI M DE MOURA

    05/06/2011 18:06:11

    Esses timinhos de empresários estão colaborando, e muito, para o atual fracasso do futebol brasileiro. Pergunto a voces: Sai um gol desse time, quem vai comemorar? Só o Abilio Diniz. Time sem identidade, sem cidade, sem torcida, enfim, a total decadencia do futebol brasileiro. Enquanto isso, times tradicionais de cidades do interior de sp por exemplo, sobrevivem com dificuldade. Triste demais.

  23. Esdras

    05/06/2011 16:58:35

    O time é do Peru.

  24. marcos soto paredes

    05/06/2011 16:28:14

    Em Chile existe um time chamado Audax , representa os imigrantes italianos nesse país.

  25. Edson C Barbosa

    05/06/2011 14:50:08

    É um time do Chile

  26. Edson C Barbosa

    05/06/2011 14:49:25

    Exatamente!

  27. sergio souza

    05/06/2011 14:47:13

    PESSOAL, É A MESMA COISA QUE ACONTECEU E ACONTECE NO VOLEY, O BRADESCO E OUTRAS MONTARAM TIME, MAS AS EMISSORAS SÓ FALAVAM O NOME DA CIDADE DO TIME PARA NAO FAZEREM PROPAGANDA. AI A MIDIA DIZ QUE FALTAM INCENTIVOS E PATROCINIOS....

  28. jorge kenzo suzuki

    05/06/2011 14:40:28

    O boicote , é pq faz parte do grupo DIS ou Sondas,grupo de empresários que estão desorientando seus atletas em benefício da empresa, só isso, e o torcedor sabe através da mídia....abraços...

  29. Higino

    05/06/2011 13:36:17

    É dificil comentar em BLog. Além da seleção dos comentários, a impressão que se tem é que alguém escreve todos os comentários; ou há uma severa censura... E fica o paradoxo: a imprensa fazendo censura ela que se diz tão democratica.... E contra uma atividade desportiva? indadimissível... A imprensa pode? o governo não? a imprensa pode fazer escuta clandestina ( camera escondida) a policia não; a imprensa pode pode esconder nome de criminoso ( nome da fonte) o Pallloci não pode esconder os nomes de seus clientes...A imprensa está acima do Estado, da Nação, do povo.... a imprensa está abaixo de Deus... acima do Cristo... a imprensa pode...

  30. Alexandre

    05/06/2011 12:54:26

    Chile...

  31. Leonardo Araújo

    05/06/2011 10:51:37

    O cliente da televisão aberta não é o telespc, é o patrocinador.O patrocínio vem da capacidade da empresa televisiva seduzir o público a comprar do cliente.Para a Globo, por exemplo, significa impedir ações de merchan que usem de subterfúgios para conseguir seu espaço de sedução a preços mais baratos (ou gratuitos). A FIFA trata como roubo isso também e retira do estádio quem tenta. Lembra da Copa?O merchan de guerrilha é mal visto e tratado como criminoso.Na guerra da publicidade quem perde, neste caso, é o público. A comunicação perde o conteúdo de sua função social e torna-se só negócio frio.

  32. Chico Sal

    05/06/2011 10:08:03

    Muito marketing e pouco esporte, pouco estádio, infraestrutura.O esporte brasileiro precisa de patrocinio e investimento, não de cafetões e gigôlos.Os uniformes do times brasileiros estão um lixo visual, perderam a identidade, o carisma, e o pior é que os times vivem sem dinheiro.

  33. jsa

    05/06/2011 09:46:49

    e se os 'reclamantes' fossem a Globo? De que modo agiriam? Assim é a real.(Eu sou tão bonzinho.)

  34. Pedro

    05/06/2011 01:47:56

    Ricardo, o Audax Italiano é do Chile

  35. Paulo

    05/06/2011 00:16:33

    E o veto não é só no futebol. Na F1 chega a ser ridículo o locutor oficial chamar a Red Bull de RBR, A Toro Rosso de STR e a Pirelli de "a fabricante de pneus".

  36. joao ribes

    04/06/2011 22:51:27

    Um pais onde a principal emissora de TV ""suja"" a imagem da marca de empresas em suas matérias, não se pode esperar mais nada.Vejam o caso do Volei, que é uma potencia mundial, teve seus jogadores(as) todos praticamente repatriados para montar uma liga forte, e o nome das empresas que patrocinam o torneio e as equipes são simplesmente evitados por todos.SKY(Pinheiros), CIMED(Florianópolis), SOLLYS(Osasco), UNILEVER(Rio de Janeiro) e por aí afora.Enquanto isto, nossos reis da CBF e COB nadam de braçada mundo afora...É lastimável.....

  37. Jota RC

    04/06/2011 22:23:01

    Meu caro,O país é o Chile.

  38. Roberto

    04/06/2011 22:21:25

    Tal situação não é novidade, aqui na cidade de Jundiaí-SP. a parmamat patrocinava e o nome do time passou a ser Etti Paulista ou Jundiaí, pois nem as emissoras da cidade ou as emissoras de São Paulo citavam o nome do time e tratavam de o Jundiaí é por essas e outras que acaba-se comprovando que não compensa patrocinar nada.

  39. Beto-santista

    04/06/2011 20:25:20

    Ricardo, é verdade, o Audax Italiano é um clube chileno. No Brasil não tem jeito. Quem compra os direitos não deixa ninguém aparecer, é assim que a banda toca. A s imagens de boné camisa e fundo eles emabaçam, tiram o foco enfim, só aparece o que eles querem. E viva a democracia.

  40. Moises

    04/06/2011 19:57:29

    é tudo gangster!! Assinado Andre Sanches

  41. P Costa

    04/06/2011 19:10:33

    E daí? Quantos Juventus tem no mundo? Podia enumerar duzentos outros exemplos. Para de querer parecer que sabe tudo...

  42. Armando

    04/06/2011 16:16:34

    Chile

  43. Roberto Barreira

    04/06/2011 16:04:37

    Olá Ricardo, o Audax Italiano é do Chile.

  44. André Felipe

    04/06/2011 15:57:05

    Audax Italiano é um clube da 1ª divisão Chilena, Parabéns Abilio e Cia.eeiii Globo vai tomar..........eeii Globo vai tomar Red Bull

  45. Evandro

    04/06/2011 15:33:47

    É um absurdo mesmo esee boicote.Teve um tempo que a globo mostrava entrevista coletiva de futebol filmando lá d etrás, para o patrocinador nem aparecer direito. Mas quando era jogo da seleção filmam tudo, pois quase todos também patrocinam a "poderosa".

  46. João do Valle

    04/06/2011 15:05:21

    Por que não pode ser CORCOVADO,? No Rio de Janeiro o nome pão de açucar lembra mais a atração turistica do que supermercado, então poderiam inverter para Sendas em S.Paulo e Pão de Açucar no Rio.

  47. diones

    04/06/2011 14:29:35

    e o leonardo bertozzi da espn

  48. ronaldo

    04/06/2011 14:27:43

    Querem mais exposição?Paguem!

  49. Léo

    04/06/2011 14:07:57

    È uma pena que empresas que investem no esporte sofram esse tipo de boicote, vale lembrar que a REDE GLOBO, quando se refere a equipe RED BULL RACING, nunca cita o nome da equipe, usando a sigla RBR, uma vergonha!!

  50. Antero Greco

    04/06/2011 11:25:09

    Erich, tudo bem?Acho bacana quando empresas têm projetos sociais ligados ao esporte. É uma forma, também, de associarem seu nome a atividades saudáveis. É simpático, pelo menos num primeiro momento. (Quando começa a ganhar demais, como acontecia com a Sadia no vôlei, pode provocar alguma antipatia e rejeição à marca...) Discussão de marketing à parte (e também sem entrar no mérito do boicote na mídia), fico com uma dúvida: há como tornar popular um time com o nome de uma empresa? E, no caso, um nome "comprido"? Não seria melhor mesmo simplificá-lo, como vai ocorrer?Abraço.Antero

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso