Negócios do Esporte

O que “Eduardo e Mônica” ensina para o esporte

Erich Beting

O vídeo começou a rolar faz uns dias, como um meio de marketing viral da Vivo. Agora, foi ''confirmado'' como propaganda da operadora de telefonia celular. É a transformação, em vídeo, da brilhante música ''Eduardo e Mônica'' do Legião Urbana.

No dia em que o vídeo foi para o Youtube e virou um dos tópicos mais comentados do mundo no Twitter, recebi alguns emails de amigos e familiares falando para clicar, acompanhar, assistir, se emocionar.

Mas o que isso tem a ver com esporte? Aparentemente nada, mas também tem absolutamente tudo a ver.

Uma das melhores peças publicitárias ligadas a esporte no Brasil recentemente também foi feita no mesmo estilo ''filme'' de agora. E foi, também, com a Vivo, com a refilmagem do que seria o sonho de Pelé, fazer o último gol dele pela seleção brasileira. O filme foi veiculado pouco antes do início da Copa do Mundo de 2010 e deixou muita gente engajada na campanha.

Mas, voltando a ''Eduardo e Mônica'', o conceito do filme é o que faz a conexão com o esporte. O maior diferencial do vídeo nem é o ineditismo (sim, já descobrimos pelo Youtube que a ATL já tinha tido uma ''licença poética'' e feito algo similar no Dia dos Namorados de 1999), mas principalmente saber usar a comunicação direta para um público específico.

''Eduardo e Mônica'' marcou a geração que, hoje, vive plugada em celulares, tablets, computadores, redes sociais, mensagens por SMS e afins. É a mesma geração que a Vivo quer impactar com a mensagem ao criar esse filme, afinal é essa faixa etária hoje (algo em torno de 30 e 40 anos) quem mais consome os planos e serviços da operadora.

E é aí que entra a questão de ensinar ao esporte o que fazer. O apelo emocional de ''Eduardo e Mônica'' é ínfimo se for comparado ao quanto uma história de vitória no futebol, no vôlei, no basquete, na natação, no atletismo, etc. pode trazer para o torcedor.

Só que o esporte sabe quem é o seu consumidor? E a marca, quando investe num patrocínio, sabe com quem ela vai se comunicar? Ok, é muito menos arriscado produzir um vídeo ''neutro'', em que não há a paixão de um clube envolvida, para a marca não se preocupar com a rejeição.

Mas até isso, com a evolução da internet como plataforma de comunicação, tem caído por terra. É possível criar campanhas voltadas para uma única torcida sem precisar ir ao ''Jornal Nacional'' para torná-la mais conhecida do público.

Até hoje, o melhor exemplo disso são as peças produzidas pelas fabricantes de material esportivo para os clubes patrocinados. Geralmente são carregadas de emoção, mas nem por isso o sujeito deixa de comprar a marca A ou B por ela fazer o uniforme de um clube ou de outro.

''Eduardo e Mônica'' mostra que é possível fazer algo de diferente com o esporte. Só que o primeiro caminho para isso é o esporte, e o patrocinador, entender com quem ele está falando.

  1. Pedro Valadares

    21/06/2011 11:44:02

    Erich, você já viu os filmes que a Petrobrás produziu sobre os times que disputaram o Brasileirão ano passado?se você estava à procura de um bom exemplo de uma empresa que soube explorar a paixão pelo futebol, aí está ele!Abração!

  2. rica

    17/06/2011 14:15:13

    Erich, na boa....Coisa nova com o Pelé?To de saco cheio de ver musiquinha e filminho com Pelé, já deu no saco....Tem que pegar essa molecada nova como o Neymar, Lucas, Casemiro....

  3. Pedro

    16/06/2011 15:26:58

    Erich,Apesar de muito bem produzido o vídeo se assemelha muito ao feito pela ATL (atual Claro). Veja no Youtube.Não sei se é o melhor exemplo.Abraços!

  4. Erich Beting

    15/06/2011 19:46:52

    Vinicius, nesse ponto você tem total razão. E não só com a Vivo, mas com todo setor de serviços no país... Abraço, Erich

  5. Erich Beting

    15/06/2011 19:42:00

    Meu caro, nasci em 79 e curti demais "Eduardo e Mônica". Abraço, Erich

  6. argonauta

    15/06/2011 19:21:15

    Erich, como de hábito um texto muito bom, mas, me permita um reparo, pois quem tem entre30/35 anos não pode ter curtido a canção "Eduardo e Mônica", já que, lançada em 1986 no album "Legião urbana II"

  7. Vinicius Ribeiro

    15/06/2011 15:46:31

    Olá Erich. Sou um admirador dos seus artigos colocados neste blog. Entretanto, ao comparar a bela campanha da Vivo com o não tão belo atendimento ao cliente no pós-venda, faço o seguinte questionamento: as empresas, principalmente no ramo da telefonia, não gastam demais em publicidade e propaganda e de menos no tratamento do cliente? Ao mesmo tempo em que lia o artigo, vi uma colega de trabalho "brigando" com a mesma Vivo, pois ela não era dona de um número que eles alegavam que ela possuía. Esse raciocínio pode ser facilmente passado para o esporte. Uma equipe de futebol fazendo excelentes campanhas publicitárias e tratando mal o seu torcedor quando ele vai ao estádio.Será que não há uma "inversão" de valores? Esses grandiosos valores de publicidade não poderiam ser usados no trato com o cliente/torcedor?

  8. José Prates

    15/06/2011 14:42:33

    Eduardo e Monica, brilhante?Brilhante é o gênio de marketing que conseguiu tuchar goela abaixo de ignorantes musicais que essa música é genial.Musica banal, sem inspiração, acordezinhos ridículos que até um moleque de 5 anos toca, linha vocal que dá sono. "Ah, mas a letra é pura poesia"... Quer poesia, vai ler um livro. E o que, contar a história de um cara todo tímido que conhece, namora e casa com uma maluquete é "genial" ?Brilhante é "YYZ" do Rush, é "Bohemian Rhapsody" do Queen, é "Kashmir" do Led Zeppelin, é "Sultans of Swing" do Dire Straits, é "Hallowed be thy Name" do Iron Maiden, é "Freebird" do Lynyrd Skynyrd.Eduardo e Mônica é um lixo cultural que infelizmente produzimos nos anos 80, pelo amor de Deus até o RPM é beeeeeem melhor.

  9. Eduardo Mion

    15/06/2011 09:32:55

    Erich,se não me engano, a Coca-cola fez um vídeo focado nos são-paulinos. Me enviaram o link e ainda não consegui ver, por isso não tenho certeza, mas acho que se você procurar no youtube, acha.Abraço

  10. Márcio

    15/06/2011 09:20:29

    Excelente a comparação, e muito bom relembrar esta também excelente música.Abraços de SC.

  11. Rodolfo Ribeiro

    15/06/2011 08:44:00

    Erich, A Fiat fez um vídeo com as mesmas características para a Torcida do Palmeiras, procure no YouTube por PaixaoCorrespondida.Ou seja, alguns patrocinadores estão entendendo bem esta nova tendência de Marketing.Os clubes é que pararam no tempo. Poucos tem departamentos de Marketing realmente profissionalizados.

  12. R.XAVEZ

    15/06/2011 08:38:51

    VC BEBEU QUANTAS ANTES DE ESCREVER ESTE TEXTO? JÁ SEI VC ESTA ACOMPANHANDO O ADRIANO CACHAÇA NAS NOITADAS.

  13. FABIO FARIAS

    15/06/2011 08:13:15

    QUE MENTE BRILHANTE É ESSE ERICH, QUEM DERA EXISTISSEM UNS 10 FEITO ELE.

  14. Danilo

    15/06/2011 08:07:07

    Erich, a FIAT um tempo atrás fez um video sobre paixão do torcedor, com jogadores do Palmeiras, onde a marca FIAT só aparece no final. Não seria também um video no mesmo segmemento deste da Vivo?Abraço.

  15. Paulo Henrique

    14/06/2011 21:17:55

    Erich, parabéns pelo texto. O vídeo é muito bom, já assisti, e o seu comparativo com o esporte foi melhor ainda. Abraços

  16. Patrick

    14/06/2011 18:27:24

    Ótimo texto. Parabéns.

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