Negócios do Esporte

O que você faria numa situação dessas?

Erich Beting

Você patrocina um clube de futebol que é um dos maiores do país. Sua marca está estampada na camisa dos jogos do time no campeonato local. Mas apenas do torneio nacional. Um acordo na celebração do contrato de patrocínio faz com que a sua marca não esteja na camisa do time quando ele disputa competições internacionais.

Parece um tanto quanto estranho, não é mesmo? Mas é isso o que o Peñarol tem acordado com a Antel, empresa de telefonia uruguaia. Por contrato, a marca só aparece em jogos do time no Campeonato Uruguaio. Na atual edição da Copa Santander Libertadores, a marca não esteve presente no uniforme, que resgata a história do clube.

Considerando que a empresa só tem atuação dentro do país, ela não tem planos para expandir para outros países, o que não causa tanto problema a falta de visibilidade nnos jogos disputados no exterior. Mas sem dúvida há uma perda de exposição tremenda com a falta da marca da Antel na camisa do Peñarol nos jogos que são transmitidos para o Uruguai pela televisão.

Mas e aí, como gestor de marketing da marca Antel, o que você faria?

A pergunta é até simples de ser respondida. Basta olhar, por exemplo, a situação da seleção brasileira de futebol. De todos os patrocinadores, apenas um tem exposição da marca na camisa de jogo, que é a Nike, fabricante do uniforme. Daí a necessidade de as outras marcas irem atrás de ações diferentes para fazer com que o patrocínio fique ativado na mente das pessoas.

O difícil será ver o dia em que, no Brasil, alguma empresa tenha a consciência de que não precisa da exposição de marca para tirar o melhor proveito do patrocínio. O mercado, porém, tem evoluído bastante.

  1. Erich Beting

    29/06/2011 17:44:10

    Geam, sobre o BMG, já falei em outro post. A questão é que são poucos os patrocínios do banco em que ele realmente coloca dinheiro. Quase todos são feitos em troca de dívidas. Aí é que entra o problema... O banco não gasta e tem exposição. Um abraço, Erich

  2. edson

    27/06/2011 16:21:27

    O que é combinado não é caro. Se fizeram contrato deste jeito e se ninguém feriu o contrato tá tudo legal. O que me parece é que o patrocinador não acreditou que o Peñarol fosse disputar partidas internacionais, barateou o contrato e quebrou a cara.

  3. rica

    27/06/2011 13:24:28

    Pois é meu amigo, mas graças a essa ação, tenho certeza que a empresa em questão conseguiu um ótimo valor negociado!Quem foi que disse que você precisa aparecer em todos os jogos para ser lembrado?A comunicação no Brasil tem um problema crônico chamado segmentação, aqui as empresas querem apenas aparecer em mídias de massa sem preocupação com o disperdicio de grana.Ações segmentadas geram um ROI superior.No caso da Antel tenho certeza que os uruguaios tem lembrança das marcas deles pelo Peñarol, o que tornaria desnecessário aparecer para fora de seu país, sendo que não é foco da empresa.

  4. Cicero

    27/06/2011 13:20:47

    O dinheiro é importante, mas o seu comentário Cesar, foi o melhor.

  5. Patrick Martins

    27/06/2011 11:54:34

    Vejo que estamos cada vez mais exagerando na questão de patrocínio de camisas no Brasil. Pior é ver o mesmo patrocinador no peito, costas e nas mangas (como era a anos atrás o acordo entre Flamengo e Petrobrás). Acho que bastaria apenas o do peito no uniforme, deixando assim, mais bonito e venderia mais camisas aos torcedores. Outro caso é a HORRÍVEL logo da BMG, que estupram os uniformes do país.

  6. Roberto Benitez

    27/06/2011 11:14:49

    É triste ver uniformes de longa tradição estarem borrados por marcas, como se fossem macacões de corredores de Fórmula I.Foi surpreendente o Peñarol aparecer nos jogos contra o Santos com seu uniforme imaculado.Os clubes brasileiros causam espanto por apresentarem estampas de marcas até nos lugares mais inusitados do corpo do atleta,descaracterizando completamente suas cores e por consequência a história de cada camisa.É claro que no Brasil vivemos uma situação de emprego de capital muito mais avassaladora,dentro do que se discute,em relação aos nossos vizinhos sulamericanos.Porém, na Europa temos exemplos de logomarcas em quantidade tal e colocação que não fraudam os uniformes,embora lá ja termos tido o Barcelona jogando de cor laranja, o que seria impensável.O Brasil vai pelo mesmo caminho, basta ver o Corinthians de grená.O mercado e seus pensadores precisam criar um meio de se apresentar, sem destruir as tradições de um clube

  7. Julio Oliveira

    26/06/2011 08:52:53

    Rafa, voce está se esquecendo do fator "dirigente brasileiro". Esse fator as vezes equilibra a disputa com sua incompetencia e as vezes pouca honestidade. Tenha a impressão que nossos clubes continuarão endividados, até mais que hoje, pagarão salários irreais a jogadores medianos e continuarão sem estrutura de empresa. Tomara que eu esteja errado.

  8. VIRGULINO

    26/06/2011 01:23:07

    É isso mesmo, Cesar!!A camisa do Penharol ficou sensacional sem a estampa do patrocinador.

  9. Roberto

    25/06/2011 14:49:44

    Boa tarde Erich Beting,É ultrajante o que temos visto e ouvido: como pode um time receber benefícios da ordem de R$420 milhões e o seu presidente afirmar que será o mais rentável estádio do mundo? Se o será, por que daremos incentivos? Por favor, façamos alguma coisa.

  10. Geam Carlo Mariano

    25/06/2011 12:32:29

    Bom dia Erich parabéns pelas boas matérias publicadas, inclusive esta de hoje. O viés de suas matérias não causam muita paixão nos torcedores, mas são extremamente importantes para a saúde econômica dos clubes, sugiro aos cartolas que leiam suas matérias se assim fosse, muita muito poderia ser utilizado pra melhora nas finanças dos clubes. Gostaria de sugerir uma matéria sobre as instituições que patrocinam uma “infinidade” de clubes no futebol brasileiro, a exemplo do Banco BMG. Particularmente creio que isso não seja o ideal, primeiro porque poderia facilitar a combinação de resultados (hipoteticamente) segundo porque não vejo vantagem neste tipo de patrocínio. Vejamos, o referido banco patrocina clubes em quase tosos os estados da federação, incluindo patrocínio nas mangas das camisas, não seria melhor patrocinar um clube só de forma a torná-lo uma potencia na hora de contratar? Imagine um clube com todos estes valores que são divididos entre tantos, montaria um time tão galáctico que seria lembrado pelos próximos 50 anos, inclusive a marca, concorda? Abraços.

  11. welllington

    25/06/2011 12:24:43

    Com execessão de alguns times brasileiros e talvez do Boca Jrs, os outros times da América do Sul não existem em termos de marketing e exposição na midia. Não dá nem pra comparar com os times europeus. Esse caso do patrocinio do Penarol é um exemplo disso. O futebol sul americano ainda está anos-luz do futebol europeu se compararmos marketing e organização.

  12. Lucas Woldini

    25/06/2011 08:05:24

    Erick o que você faria na seguinte situação:Você patrocina um grande clube de futebol em que o presidente do clube dá a declaração que se ele continuar como presidente o clube não mais participaria da principal competição continental de clubes?Será que esse presidente se esqueceu que foi através da participação dele nessa mesma competição que as rendas com patrocínio dele cresceram?Situação no mínimo curiosa não?

  13. edson santos

    24/06/2011 20:02:49

    E OS PATROCINADORE DO SANTOS, QDO E PARA MOSTRAR CAMISA NO FINAL DO JOGO, OS JOGADORES TIRARAM, O GANSO COLOCOU UMA CAMISA VERMELHA C/FAIXA BRANCA HORRIVEL.

  14. Cesar

    24/06/2011 18:28:30

    E por conta disso, o Penãrol teve a camisa mais bonita de toda a Libertadores!!

  15. Rafa SPFC

    24/06/2011 00:04:34

    Que empresa pequena essa aí que patrocina o Peñarol!!!Pouco importa se ela tem interesse de investir fora do Pais, nos jogos do Peñarol na Libertadores todo o Uruguai estará vendo pela TV. Como dizem por aí que o Peñarol é um time tradional por lá, gostando ou não dele os uruguaios verão seus jogos pela TV. Qdo o Argentinos Juniors jogou contra o Flu, nos dois jogos com TV aberta, a Otica Diniz, uma empresa genuinamente brasileira patrocionou o calçao deles, pois a audiencia brasileira pra esses jogos seria enorme! Por esses exemplos vemos que o mercado Uruguai e Argentino é restrito. Lembro há 2 anos nesse Blog que vc disse que o a LG acertou com o Boca Junior um valor muito inferior que estava firmado com o SPFC. Alias, A partir do ano que vem que teremos valores de Tv aumentados assustoriamente no BR, fora os gigantes patrocinios. Somando isso será uma covardia jogar contra um time de fora! Me parece que todos esses times que o Santos jogou por exemplo, são semi-amadores se tratando de valores brasileiros de faturamento. Uma pena pra América!

  16. Fábio

    23/06/2011 19:10:20

    Campanha contra a Copa 2014. Veja este vídeo e repasse:http://www.youtube.com/watch?v=tQHvFtQGkOw

  17. Andre

    23/06/2011 10:02:11

    O patrocínio é muito importante para um clube de futebol, mas isso tem extrapolado os limites. Por exemplo, o logo na camisa do SP está até escondido de tanta propraganda. É ruim até para os patrocinadores que não têm a própria imagem bem divulgada. Vc tem razão Beting, existem outras maneiras de faturar em cima de um patrocínio, basta os marketiros de plantão usarem um pouco mais aquilo que eles chamam de cérebro!

  18. André

    23/06/2011 01:44:13

    Não é querer pixar o Brasil Beting, pois existem muitos profissionais competentíssimos por aqui, mas "concorrência" e "relação ética entre empresa e patrocinador" não são palavras muito conhecidas por aqui, que dizer serem realidade.Quantas TVs a cabo temos por aqui mesmo? Ou empresas de telefonia? Ou mesmo distribuidoras de revistas?Espero que a lei que desmembra a produção e distribuição de conteúdo passe no congresso com a proposta original que foi redigida.Daí quem sabe isso que você propõe se torne realidade.Abraços

  19. Elias

    22/06/2011 16:56:35

    MAS... QUANTO AO ITAQUERÃO...Sou PaulistanoSou CorintianoSou morador da Zona LesteMas…Sou contra o uso do dinheiro público a favor da construção do estádio do CorinthiansSou contra que o Prefeito e Vereadores queiram beneficiar o Clube com esse expedienteSou contra destinação de receitas fiscais que beneficiem um Clube contra a população.Mas...ISSO É ROUBO – do dinheiro do povoISSO É CRIME – contra a populaçãoISSO É ASSASSINATO – do cidadão que depende da Assistência Médica PúblicaISSO É UMA VERGONHA.

  20. Ricardo Ognibene

    22/06/2011 16:27:24

    É o velho patrocínio pelo patrocínio, provavelmente um pedido de um "torcedor nobre" do governo para o apoio à equipe, pois não há nenhuma cultura de patrocínio desportivo no país.O mais interessante é não conseguir NENHUMA empresa para patrocinar a final... eles devem entrar de Locaweb, Lupo e Óticas Diniz.Abraço

  21. Marcio Antonio da Silva

    22/06/2011 15:53:48

    Erich,Será que não vai aparecer nenhum pontual para hoje?Se houver alguma restrição contratual,ok...caso contrário será uma grande falha dos oportunistas de plantão.Abs,Marcio

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