Negócios do Esporte

O COI e sua tentativa de lei da mordaça

Erich Beting

O Comitê Olímpico Internacional (COI) finalmente divulgou as regras para o uso de mídias sociais pelos atletas que participarão dos Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem. E, mais uma vez, o comitê escorrega ao tentar se relacionar com a internet.

Desde o ano 2000 que o COI tenta entender melhor como usar a internet para ampliar a divulgação dos Jogos Olímpicos. E, desde aquela época, o comitê patina em diversas iniciativas. A melhor mostra disso foi agora, com a decisão que impede os atletas de fazerem menção a patrocinadores pessoais nas redes sociais durante a realização do evento em Londres.

O argumento do COI é que, ao fazer isso, ele protege a propriedade de seus patrocinadores. Uma marca que não paga para estar nos Jogos, na lógica da entidade, não se beneficia da exposição que é dada por uma altleta que disputa o evento.

Na prática, o que o COI faz nada mais é do que aplicar para a internet e, especificamente, para as mídias sociais e sites dos atletas, a mesma regra que utiliza para o evento.

Os Jogos são do COI, e dessa festa participa quem o comitê quer. Não pagou para estar nela? Simplesmente você não pode entrar.

Dentro dos locais de Jogos, concordo que é assim mesmo que tem de funcionar. Afinal, esse é o melhor jeito de assegurar a proteção para quem pagou para estar associado ao comitê e às Olimpíadas.

Mas sites, twitters, blogs, facebooks e afins não compõem o ambiente do evento. Eles são mídias pessoais dos atletas. É o mesmo que o comitê impedir que um jornal, uma TV, uma rádio, uma revista ou um site exponham uma marca concorrente ao patrocinador do COI em suas coberturas do evento.

Na tentativa de coibir o mau uso das mídias sociais, o COI parte para a mais tosca solução, que é simplesmente proibir qualquer uso das redes. Para uma entidade que tenta, a todo custo, manter-se próxima do jovem, esse é o tiro mais errado que se pode dar.

O jovem, hoje, não consome só a TV, só a internet, só o jornal, só o rádio ou só a revista. Ele consome tudo ao mesmo tempo. Liga a TV para assistir e usa a conexão do celular ou do próprio computador para comentar no Facebook ou no Twitter aquilo que está vendo ao vivo.

Esse é o maior barato das redes sociais. O torcedor compartilha com tudo e todos o que acompanha em outra mídia. E o atleta é a parte fundamental para fazer essa conexão. O fã quer saber o que o ídolo pensa, faz, vive.

A mídia social é, hoje, o caminho para alcançar os jovens. Ao promover a mordaça, o COI simplesmente abre mão de falar com o consumidor do futuro de seu evento. Em vez de proibir, seria muito mais prático criar regras de conduta para o uso das redes sociais pelos atletas.

Um exemplo? Ele não pode associar o seu patrocinador aos Jogos, em hipótese alguma. Ou, ainda, ele só pode postar mensagens quando não estiver num dia de disputa (o que pressupõe ele usar as redes sociais nos períodos de descanso).

Mais uma vez o COI teme o novo. E isso, no futuro, pode ser fatal para o processo de aproximação dos Jogos Olímpicos com o jovem.

  1. Alex Tr.

    01/07/2011 12:27:14

    Na minha terra, "citou" é com "c", e não com "s". Saudações.Alex

  2. Redator Bipolar - O teclado 9mm. da Internet

    01/07/2011 10:27:42

    Desculpe mudar de assunto, mas está na Home do UOL agora: “Veja as fotos do projeto do Itaquerão com as arquibancadas provisórias”.Agora compare com a “armação provisória”:Autor: LANCEPRESS! Fonte: Lancenet / 2010A Fifa reprovou o fato de que o São Paulo projetou arquibancadas móveis para o Morumbi durante a Copa de 2014. Mandou avisar o comitê local que não há chance de o estádio da abertura ter arquibancadas provisórias, não importa de qual material sejam feitas.O São Paulo que teve de incluir uma extensão do segundo andar até o piso em parte do anel para atingir a capacidade mínima para um jogo oficial, pretendia voltar à configuração original depois do Mundial. Agora, ou refaz o projeto, ou nem precisará executá-lo, pois no máximo terá…http://www.espbr.com/noticias/fifa-reprova-arquibancadas-morumbi-comentarios-colunas

  3. Fernando

    30/06/2011 16:25:56

    Prossegue o processo de viabilização da mais estapafúrdia, faraônica, bilionária obra a pretexto da Copa de 2014 (para um estádio que teve a sua candidatura reprovada!), o Aerotrem do Morumbi:Um descalabro escandaloso:http://blogdobirner.virgula.uol.com.br/2011/06/30/tj-sp-cassa-liminar-que-impedia-a-construcao-do-monotrilho-ate-o-morumbi/comment-page-1/#comment-24614630junTJ-SP cassa liminar que impedia a construção do monotrilho até o MorumbiDe primeiraDe Vitor Birner O Tribunal de Justiça de São Paulo cassou hoje a liminar da SAVIAH que impedia a realização das obras da Linha 17 OURO que vai ligar a Estação Jabaquara do Metrô à Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4. O Metrô pretende assinar o contrato no início da próxima semana (segunda ou terça-feira) em cerimônia que poderá ser realizada no Palácio dos Bandeirantes ou na Comunidade de Paraisópolis A licitação já havia acontecido. O consórcio liderado pela Construtura Andrade Gutierrez fará o monotrilho. Detalhes O Metrô estava impedido de assinar o contrato e iniciar as obras por força da liminar obtida por uma associação do Bairro do Morumbi chamada SAVIAH – Associação dos Amigos da Vila Inah. Nas três audiências públicas realizadas antes da licitação, os representantes da SAVIAH e moradores de bairros como Panamby e Real Parque manifestaram-se contra as obras Queriam que fosse construído o metrô normal, sob a terra, que custa 3 ou 4 vezes mais que o Monotrilho. Estão preocupados com i impacto visual e talvez a desvalorização de suas propriedades. Os moradores de Paraisópolis também compareceram às audiências públicas, mas se posicionaram favoravelmente à construção do monotrilho. Alegam que vai resolver um grave problema de carência no bairro. A estimativa do Metrô é que a Linha 17 OURO carregue 260 mil passageiros por dia. Ela vai passar pelo bairro do Jabaquara, Aeroporto de Congonhas, Campo Limpo (Av. Roberto Marinho), por cima do Rio Pinheiros, Comunidade do Paraisópolis, Av Jules Rimet, terá uma estação na Praça Roberto Gomes Pedrosa ( em frente ao estádio) até chegar à Estação São Paulo-Morumbi (fica 1180 metros do estádio) pela Av. Jorge João Saad. A Linha 17 passa pelas linhas 1 (Estação Jabaquara), 4 (Estação São Paulo-Morumbi) e 9 ( a dos trens da CPTM).

  4. Giba

    30/06/2011 14:06:37

    Não é so o COI não, tem canal TV e outras entidades tb, sei que vc sitou COI pela proximidade dos Jogos Olimpicos, mais são varios até aki no Brasil tb tem.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso