Negócios do Esporte

Clubes começam a pensar em limpar camisas

Erich Beting

Corinthians, Santos e São Paulo já projetam, num futuro próximo, voltar a ter apenas um patrocinador em suas camisas. Pelo menos é o que falaram recentemente representantes dos departamentos de marketing dos três clubes.

Isso é o que naturalmente deve acontecer com o próprio amadurecimento do mercado de patrocínio no Brasil. Por aqui, sempre reclamo da maneira como os clubes e as empresas têm encarado o patrocínio e as formas de se relacionarem.

Com a mentalidade corporativa calcada na simples exposição da marca, falta espaço para o próprio clube conseguir mostrar seu valor enquanto uma plataforma de negócios. Muitas vezes falta mais do que a capacidade do clube em se mostrar como um bom negócio para o patrocinador.

Agora, porém, com as contas mais altas para as empresas pagarem, o mercado começou a olhar além da camisa e do retorno da marca aparecendo na transmissão da TV. E aí entra a necessidade de os clubes se profissionalizarem para mostrar que visibilidade é apenas uma das formas de se obter retorno ao se associar a uma equipe.

Um bom meio de se medir isso será com a disputa do Mundial de Clubes pelo Santos. No Japão, apenas a marca do BMG no peito da camisa poderá estar estampada no uniforme alvinegro. Além disso, o tamanho do logotipo do banco será muito inferior ao que ocupa hoje a camisa.

Pode apostar que, na medição, o retorno do BMG será maior do que hoje, com o logo gigantesco, mas concorrendo com diversas outras marcas espalhadas na camisa.

O Santos terá um excelente argumento para mudar o cenário de sua camisa em 2012, ano de seu centenário. A expectativa de Armênio Neto, gerente de marketing do clube, é de que até 2015 ele consiga chegar ao padrão que hoje domina o futebol europeu, com apenas uma marca, e na frente da camisa.

Tomara. Se isso acontecer, será a mostra de que o futebol brasileiro evoluiu. E, pode ter certeza, as empresas injetarão mais dinheiro pela exposição mais nobre na camisa do time.

A excelente notícia para o mercado é a de que os clubes já perceberam que precisam mudar a cabeça das empresas.

  1. Mario Filho

    05/07/2011 15:27:36

    Erich, os cubles não estão se modernizando coisa nenhuma. Acontece que uma dezena de clubes vão receber rios de dinheiro da rede globo, aí não precisam poluir a camisa com váris marcas. Os outros clubes que não foram eleitos pela globo para receber uma montanha de dinheiro por ano, vão continuar com suas camisas poluidas. Esse é o nosso futebol. Uns poucos tem tudo e a maioria não tem nada.

  2. Erich Beting

    04/07/2011 15:08:18

    Joeslei, por favor leia o blog diariamente, aí você começará a entender o tipo de discussão que propomos aqui e não precisará ficar com a opinião do lugar-comum de que a Europa é mais valorizada ou de que só com a camisa loteada é que o clube consegue dinheiro. Um abraço, Erich

  3. Joeslei

    03/07/2011 19:20:55

    Erich, claro que a receita é a mesma! 20milhões de reais vale o mesmo tanto no Brasil ou na Europa. A diferença é que aqui, como o futebol ainda é menos valorizado, é preciso juntar 5 empresas para chegar nesse valor em muitas das vezes. Mas é a forma que os clubes encontraram para conseguir competir com os clubes europeus. Claro que o uniforme fica mais feio, mas voce prefere isso ou prefere ver todos os nossos craques atuando em outros países?E se você diz que o argumento das empresas conseguirem divulgação e ligarem seu nome à paixão nacional que é o futebol não cola mais, então me diga qual o motivo de estarem cada vez mais investindo em patrocínios?Abraço

  4. Erich Beting

    02/07/2011 10:43:42

    Lucas, não dá para dizer que a receita de patrocínio é a mesma. O valor que uma empresa paga não se pode comparar ao que cinco ou seis pagam... Além disso, a receita com patrocínios sem a exposição é ainda maior. É bonito trabalhar para mudar a cabeça do próprio anunciante, e não apenas se conformar com a situação sem mudar a mentalidade. Além disso, o retorno, que você diz ser porque "ligam seu nome à paixão nacional que é o futebol" é hoje um argumento que não cola mais. Talvez há 25 anos, quando surgia o patrocínio na camisa, valesse... Um abraço, Erich

  5. Erich Beting

    02/07/2011 10:41:02

    Marcello, a gestão do marketing do Vasco hoje tem liberdade para criar. Com isso, muitas coisas surgem no clube! Um abraço, Erich

  6. Marcello Hipólito

    01/07/2011 22:34:39

    Eu acho q quanto a isso o vasco ainda vai estar atrasado uns dois ou três anos por conta das dividas feitas na gestão Eurico !Mais Erich Beting não sei se vc viu mais o vasco tem feito excelentes campanhas de aproximação de seus patrocinadores com a torcida a brahma é uma que está fazendo melhorias gigantescas em SJ melhorando a estrutura e tal e ainda colocaram um trem-bala inflavel na saída do vestiário com um logo gigante da marca, a Ale fez a campanha da gasolina pra ir pro jogo final e recentemente Penalty nossa fornecedora de material esportiva tem feito muitas campanhas como as ultimas de mostrar partes da nova camisa q saira semana que vem trazendo expectativa quanto a camisa e gerando interesse de compra tem um foto ate como se fosse historia em quadrinhos onde os astros do time brigam pra chegar primeiro na camisa !Queria q vc falasse sobre isso !

  7. Lucas

    01/07/2011 19:12:21

    Realmente é muito bonito falar que os clubes deveriam limpar as camisas e ficar apenas com um único patrocinador na frente da camisa. Mas na prática os clubes precisam pagar as contas, e para isso precisam explorar qualquer espaço disponível em seus valiosos uniformes. E para as empresas também é interessante, pois ligam seu nome à paixão nacional que é o futebol. Existe o velho argumento de que assim os clubes banalizam suas camisas, fazendo cair o valor de suas propriedades, mas eu discordo. Basta ver que as receitas de patrocínio dos clubes brasileiros já está no mesmo nível dos europeus, enquanto as receitas de cotas de TV, renda e licenciamento de produtos ainda está muito atrás dos padrões europeus.

  8. Erich Beting

    30/06/2011 15:51:19

    Geam, quem impõe a camisa com um patrocinador só e em tamanho menor é a Fifa. Não tem nada de inovador nisso, o BMG será obrigado a seguir essa norma. Sobre o BMG, confira no histórico de comentários a minha opinião a respeito da ação dele no esporte. Um abraço. Erich

  9. Jonathan

    30/06/2011 09:47:03

    Pelo lado financeiro lógico que é ruim para o Flamengo ficar sem um patrocinador master, mas eu prefiro mil vezes a camisa "limpa" e só agora comprei uma!Fica muito mais bonito!

  10. Geam Carlo Mariano

    30/06/2011 09:46:54

    Outro dia fiquei um pouco desapontado com este blogueiro, coincidentemente sugeri uma matéria exatamente sobre o BMG e ela se quer passou na moderação, agora publicam um Post sobre uma nova estratégia deste Banco, como sendo inovadora. (...) Deve ser coisa da minha cabeça, vou continuar lendo mais um tempo para ver se realmente o blogueiro é independente, como imaginava ser... Pode ser também que esta empresa patrocine esta página aí ficaria difícil publicar uma matéria contra (é compreensível)... Depois também não sei se aceitam sugestões de matérias... Bom de qualquer forma não precisa publicar de novo.

  11. Antonio Duarte

    30/06/2011 08:29:16

    Temos que entender o que os clubes farão para repor essa saída das marcas no uniforme. Vão começar a trabalhar o seus torcedores, fazendo o link entre torcedores e empresas ou vão apenas aumentar o preço do patrocínio principal? Quero ver se o BMG vai ser o banco Oficial da Torcida do time.

  12. Julio Oliveira

    30/06/2011 08:22:26

    Erich, voce citou profissionalização dos clubes. Esta é a chave. E vai acontecer porque se um deles for realmente profissional, os outros terão que evoluir na marra, sob pena de ficarem a ver navios. Hoje, eu como torcedor, não compro camisas de clubes. Torço para meu time e não para um conglomerado de empresas. Outro dia havia uma camisa do Santos a venda com, imaginem, 6 logos da patrocinadora que propositadamente vou omitir o nome. Na frente, atras, e na frente e atras de cada manga. E olha que eu sai de casa apenas com o intuito de comprar a camisa. Perdeu a loja, perdeu o clube, e como forma de protesto não compro produtos desta patrocinadora já há alguns meses. O marketing realmente precisa ser bem pensado. A sorte das empresas é que consumidores como eu ainda são minorias. Abraços!

  13. Osvaldo

    30/06/2011 07:28:25

    Caro Erich,Há muito espero pelo fim da poluição visual no futebol brasileiro.Como já dissemos aqui várias vezes, o uniforme dos clubes mais parecem uma colcha de retalhos que ofusca a marca do clube, como também há um conflito de público alvo. Pois há uniformes em que encontra-se tanto uma marca popular, como uma marca mais seletiva.Finalmente me parece que os clubes estão mudando sua cultura e descobrindo a força que tem. Torçamos para que isso seja real.Lembra de sua marca registrada: Lá e cá (Europa Brasil).Abraço

  14. Adriano

    30/06/2011 02:50:27

    O que mais me incomoda e por isso deixei de comprar camisa de time de futebol é o fato das camisas vendidas nas lojas não terem opção de camisa sem patrocinio. Alias vi essa semana que o Santos até tem essa opção nas lojas.

  15. Yuri

    30/06/2011 00:57:49

    Caro Erich e internautas,O maior obstaculo em limpar a camisa de nossos clubes esta ligado a alta concorrencia que existe entre eles. A partir do momento que um clube decide explorar somente uma marca, cobrar um valor alto pela divulgação, clubes concorrentes exigem o mesmo abrindo exposição na camisa para adicionar mais marcas, pois o mercado de patrocínios tem muita oferta, ou seja, não depende do clube, mas sim da oferta-demanda. Enquanto os clubes brasileiros estivem nivelados em termo de competitividade não tem como somente um clube ser referencia, todos são muito parecidos, entao o ganho em publicidade sera nos detalhes, nas pequenas disputas de espaço.

  16. j nader

    30/06/2011 00:11:11

    existe duas maneiras de saber se o estádio do seu time tem ou teve dinheiro público, se antes do campo tem pista de atletismo , certamente aquilo foi dado em troca de dinheiro público. e se voce quizer saber das finanças de seu clube, também se ele tiver a marca BMG, significa que seu clube está endividado com esse banco , pois se voce reparar bem só times pequenos ostentam a marca B.M.G.como patrócinio principal na camisa branca e vermelha.

  17. Kauer

    29/06/2011 22:31:56

    " é de que até 2015 ele consiga chegar ao padrão que hoje domina o futebol europeu, com apenas uma marca, e na frente da camisa"Nos anos 90 era assim aqui no Brasil, aliás, acho que sempre foi. Recentemente que virou essa zona ridícula...

  18. Lelio

    29/06/2011 20:09:11

    Vc tem conhecimento que essa marca BMG é um banco? Isso foi a formula encontrada por esse banco, para receber os emprestimos que tem com os clubes. Acredite. Só assim pra receber os créditos, e escapar de calote.

  19. Marcelo

    29/06/2011 19:23:32

    O que você não sabe, é que a BMG não paga nada pra ter a marca na camisa de alguns times, pois esses times devem dinheiro pro BMG de emprestimos. O que os clubes propuseram pra amortizar a divida foi estampar a marca do banco nos uniformes.Não adianta xiar com a BMG, xie com os clubes que devem e tem que fazer isso pra pagar suas dívidas.

  20. Luiz Filho

    29/06/2011 18:53:58

    O Flamengo faz isso hoje, mas por incompetência. Patrocínio no ombro e "peito aberto".

  21. Cassio Ribeiro

    29/06/2011 18:51:44

    Ótima notícia! Pois estamos chegando quase no limite dos patrocínios expostos nos uniformes. Está acabando o espaço no uniforme de alguns clubes.E essa poluição visual causada pelo excesso de logo marcas parece frescura para muitos, que tem uma visão superficial, mas desvaloriza muito a marca do clube, reduz o valor do design do uniforme e mancha a boa visão que mercados externos poderiam ter dos nossos clubes, já que estamos num momento muito bom financeiramente, atraindo olhares por repatriar grandes jogadores, que hoje em dia, sem a exclusividade daqueles que estão em fim de carreira.Espero ansioso por uma camisa do meu clube de coração tendo só uma logo marca no peito, com bom senso no tamanho e mais nada além do patrocínio esportivo e o escudo do clube. E com muita convicção, acho que venderemos muito mais uniformes, pois ninguém gosta de sair com um abadá.

  22. Shirlei Silva

    29/06/2011 18:47:32

    A BMG está no uniforme de quase todos, ou todos, os times da série A, mas é xingada por 90% dos torcedores, eu mesma não compro a camisa do SPFC com aquele logo gigante e laranja, ainda se fosse vermelho no uniforme do tricolor, no santos preto, no cruzeiro branco... Acho que teria mais retorno, óbvio que a BMG pouco se importa se agrada ou não aos torcedores, afinal, o banco não ganha nada com as vendas de camisas e exposição maior do que a tv não há.O santos bem que poderia tentar negociar com o banco de o logo ser preto se o santos usar o uniforme nº 2, todo branco.

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