Negócios do Esporte

O terno de Cielo

Erich Beting

Cesar Cielo foi praticamente impecável no gerenciamento da maior crise envolvendo seu nome até agora. Flagrado no exame antidoping junto com mais outros três atletas, ele tratou de tomar a frente do negócio, encarar diretamente o problema e se posicionar a respeito do caso.

Não entro aqui no mérito da culpa ou inocência de Cielo. Partindo do princípio democrático de que todos são inocentes até que se prove o contrário, Cielo tem feito a parte dele. Não é para se tomar qualquer partido mediante o simples fato de que o caso tornou-se público, apesar de a essência humana querer sempre o contrário.

Mas o que chamou a atenção mesmo foi o pronunciamento que o nadador deu no início da noite de sexta-feira em São Paulo. O terno que vestia foi a mostra de um amadurecimento grande do staff de Cielo e do próprio nadador no gerenciamento de toda essa crise.

Arena, Gatorade, Embratel e Hypermarcas são patrocinadoras do maior nadador do país. No dia de sua mais difícil e polêmica exposição na mídia, as marcas foram ''esquecidas''. Cielo foi corretíssimo na gestão do problema. Não expôs seus patrocinadores no momento da dificuldade.

O terno de Cielo é a mostra de que ele está maduro na gestão de sua imagem. E um indício de que, até por conta disso, será preciso apurar, e muito, o que de fato existe por trás do caso. Como o nadador mesmo disse, ''a verdade irá aparecer''. A primeira ''mentira'' já foi derrubada na manhã deste sábado pela Folha de São Paulo, que foi o único veículo a procurar a tal farmácia de manipulação que teria sido responsável pelo erro na fabricação do suplemento que os nadadores ingeriram. A empresa negou a falha.

Agora, a verdade precisa aparecer. Afinal, o Cielo que encanta o Brasil usa sunga, touca e camisa com a marca dos patrocinadores. Ele não fica bem de terno. E é melhor que não precise usá-lo de novo.

  1. Daniela

    09/07/2011 15:56:54

    O povo brasileiro é estranho, nunca tem alguém que dê um bom exemplo, quando tem parece que eles querem ver se ferrando mesmo. Eu acredito 110% no Cesar Cielo, ele já provou diversas vezes que não precisa de nada para ser o melhor e agora que teve essa má sorte todo mundo aproveita pra apedrejar o coitado.

  2. Marcel

    07/07/2011 00:44:17

    Concordo plenamente com o senhor Erich.Julgar é muito facil.

  3. Marcel

    07/07/2011 00:33:06

    Assim como promotores, empresarios, e pq não atletas profissionais?E mais, já vi César Cielo usando terno em ocasiões mais sérias, como a premiação Brasil Olímpico.Vamos falar coisas mais conscistentes?

  4. Marcel

    07/07/2011 00:28:50

    Imagina se ele tivesse falado alguma coisa...quantas interpretações iriam surgir???

  5. Marcel

    07/07/2011 00:24:04

    Ademais, ainda ninguém citou que ele já fez 4 exames de dopping só esse ano.E ele iria tomar justo para o Maria Lenk, o qual Cielo se encontrava nas seus piores(pesados) treinos, onde ele não esperava tempos bons????e ainda, encarou essa competição como treino!!!Falo isso pois tenho experiência no que estou falando!!!Moçada, se o cara quiser sair jantar em outra cidade tem que avisar a FINA, caso ela queira fazer algum exame no cara...pensem um pouco...Não estão sendo justos com o nosso Campeão.E mais, se Cesar Augusto Cielo Filho tomasse algum tipo de dopping para esse campeonato brasileiro vocês acham que ele perderia???HAHAHAHAHA...ele teria batido mais um recorde mundial!!!Disse mais UM!!!!Quem somos nós para julgar alguém??ainda mais César Cielo..

  6. Edson

    06/07/2011 14:09:00

    Não me lembro de teu comentário e vi muitos outros bem parecidos com o teu. Talvez até seja um deles. Ocorre que acabo de ler o blog do José Cruz onde está a negativa da farmácia sobre sua culpa na manipulação. Também há perguntas que não calam e não há resposta da CBD ou do Cielo. Estamos todos distantes e qualquer pessoa é inocente até que existam provas em contrário. Esta é a condição do César Cielo: Suspeito. Alguns dizem que não tem sentido 1 doping para um torneio menor. Tem sim! Não tem sentido doping em torneios maiores onde a fiscalização é maior e mais abrangente. Assim, espero: Que alguém responda porque alguém disse que a farmácia reconheceu o erro na manipulação se já existe a possibilidade desta mesma farmácia processar esta falsa notícia? Por que já existia uma pronta?

  7. Erich Beting

    04/07/2011 17:25:42

    Flavio, você, que se julga superior e mais esclarecido que os demais ainda não conseguiu entender que não falo de tênis, natação, vôlei, basquete, futebol ou qualquer outro esporte. Falo de marketing e negócios. E continuo a dizer que o Brasil tem uma oportunidade única para desenvolver o tênis, tendo um atleta entre os 40 melhores do mundo e um momento de bonança econômica singular para apostar no crescimento do esporte. Se você acha que isso é tênis ainda, é por conta de visões limitadas como a sua que o esporte não cresce. Um abraço, Erich

  8. Erich Beting

    04/07/2011 17:22:55

    Paulo, o que condeno é exatamente esse linchamento público antes de qualquer veredicto. E não só por ser o Cielo, mas qualquer atleta que é condenado ou suspeito numa primeira instância. E depois, se ele não estiver errado, você responde pelas ofensas feitas? Por isso mesmo temos de tomar muito cuidado antes de qualquer julgamento. Um abraço, Erich

  9. velo.ar

    04/07/2011 17:01:25

    Qdo a verdade aparecer, se é q as pessoas de terninho vão permitir...aí sim vamos ver a sujeira. Se mexendo já estão, pois ora é contaminação no laboratório, ora é isso ou ora é aquilo. Na verdade o q existe é q esses caras vão ganhando confiança (ainda mais esse tipo de "atleta", q se acha intocável e impune) em utilizar as drogas proibidas cada vez mais próximo das competições e uma hora o BICHO PEGA!Não importa o q aconteceu Zé Mané, o q importa é que vc vacilou e tem q ser punido e muito bem punido!

  10. Passagens Aereas Promocionais

    04/07/2011 16:43:41

    Ótimo post, concordo 100% com seu ponto de vista, acho que a verdade ainda vai aparecer, pode ser a verdade do Cielo ou do antidoping mas que ela vai aparecer, ahh ela vai...

  11. FLAVIO

    04/07/2011 15:43:32

    VCS DA IMPRENSA SAO ENGRAÇADOS , FALAM DO MARADONA ATE HOJE , FAZENDO PIADAS ETC ETCE NAO ENCHERGAM O PROPRIO RABO METADE DOS ATLETAS DE VCS SE DOPAMATLETISMO CILISMO AGORA NATAÇAO E TEVE ATE NO VOLEY MAS VCS PREFEREM ACOBERTAR TUDO E FALAR SEMPRE DO MARADONAVCS BRASILEIROS RELAMENTE SAO RIDICULOS MESMOE JA IA ESQUEÇENDO QUE MOMENTO DO TENIS , SEU FENOMENO CAIU PARA 34 NO RANKING DA ATP , PARABENS QUE FASE............ OU JA PAROU DE FALAR DE TENIS???

  12. Erich Beting

    04/07/2011 15:06:51

    José Carlos, não defendi ninguém. Coloquei apenas uma opinião (do ponto de vista do marketing) sobre um fato do caso de doping. Como disse no texto, é preciso, e muito, apurar corretamente o que houve. E, se o Cielo e os demais atletas forem culpados, terão de ser punidos. Assim tem de ser com qualquer atleta que não cumpra com a ética no esporte. Independentemente de ser medalhista olímpico ou não.

  13. Rodrigo Olivares

    04/07/2011 14:31:51

    Meu caro Observador, no flagrante já se tem a prova da não inocencia, Logo a máxima continua verdadeira

  14. Fiasco

    04/07/2011 14:29:22

    Mas que houve favorecimento na aplicação da penalidade é indiscutivel.

  15. celso

    04/07/2011 13:22:02

    @Lucky ,Você é analfabeto ou se faz de trouxa mesmo?Repare que ERRO esta entre aspas, o que conota ironia de minha parte.

  16. Marcello Hipolito

    04/07/2011 12:14:11

    Erich apresentação agora pouco da linha da penalty pra temporada 2011/2012 a penalty e a BMG alugaram um trem da Supervia e desceram na central do brasil (em homenagem ao apelido trem bala da colina) ornamentaram o trem com desenhos do vasco e desceram agora pra apresentação detalhe é q a cada dia apareceram pequenos detalhes da camisa criando grande expectativa da venda da mesma !

  17. sanjaq

    04/07/2011 11:48:54

    Tudo fruto do esporte tratado como um negócio...Meu Deus, este uso do dopping e das estruturas responsáveis por coibir e punir seu uso, já estão há muitos anos a bel prazer de conveniências comerciais e as vezes políticas:Quem não se lembra de Ben Johnson? Que foi execrado após comprovação de uso de esteróides anabolizantes, os mesmos que depois foram descobertos em 90% dos atletas de velocidade, entre eles Carl Lewis e Florence Grifth Joiner, esta última com consequências catastróficas para sua saúde (faleceu em consequência disso).Pois é, Ben Johnson, Canadense, foi logo punido exemplarmente, os demais, americanos tiveram penas abrandadas...Se o esporte é tratado como um negócio, ele de fato vira um, com o inerente uso de tudo que for possível para se faturar cada vez mais ! E assim como nos negócios, prevalecerá o abuso do poder econômico, e o uso de maneiras pouco éticas ou até fraudulentas na obtenção dos resultados.Dou risada de quem pensa que dá pra desenvolver o esporte desta maneira !

  18. Carlos Eduardo Godoy

    04/07/2011 10:24:00

    Caro Erich.. Classificar como " impecável" aquele falso circo montado na sexta-feira me parece até ironia da sua parte...

  19. carlos eduardo nazar

    04/07/2011 10:22:09

    Prezado Erich, a questão toda é que os brasileiros estão aprendendo ao longo dos tempos que a verdade deve e pode ser escondida.A declaração de inocência de do nadador pressupõe ser ele também uma pessoa infantil aos olhos do marketing o que não é verdade para um medalhista olímpico que tem tantos patrocinadores.A Furosemida é ingerida propositalmente para mascarars testosterona e derivados.Diane dos Santos que o diga, pois a pena para testosterona é bem maior e a dificuldade de defesa com essas alegações sem cabimento são quase impossíveis.O dopping esta presente no esporte, mas o pior é a postura das pessoas escaoteando a verdade e passando aos jovens a mensagem que foi inocencia e sempre podemos achar um culpado para nossos atos ilícitos.Uma pena realmente.

  20. william

    04/07/2011 09:17:26

    vc não entendeu a ironia da frase meu amigo, aqui quem não deve é deve temer, pois quem deve, não acontece nada.

  21. Jean

    04/07/2011 08:54:15

    Descordo meu caro Enio, existe varias formas de se dopar, talves no caso do Cielo, seu dopping não teria favorecido fisicamente...talves, temos que aguardar os resultados de exame pra vermos a dimensão desse dopping, e outra, o cara é humano, talves só tenha dado um tapinha pra ver qual é!!!!! e que seja, o cara é um ídolo, qtos desses aparecem para nós brasileiros, gugas, sennas, cielo.....devemos sim blinda-la contra massacres excessivos.

  22. Sérgio Rossa

    04/07/2011 08:36:12

    Achei que o Cruz errou ao comparar este caso com o do atletismo e da Rebeca Gusmão. Então escrevi: Cuidado ao julgar: pessoas podem errar, laboratórios podem errar e acho que ao fazer esta comparaçãoo senhor também errou. Adivinha se ele publicou? Esse J. Cruz não conta!!

  23. Caveira

    04/07/2011 00:39:21

    É!!!! tubarãozinho virando tubarão.

  24. Roberto

    03/07/2011 23:05:27

    Caro Erich, parabéns pelo texto. Sua visão sobre os fatos do esporte é única, totalmente diferenciada. É bom ler textos que fujam um pouco do lugar comum e que nos façam enxergar as coisas por outro ponto de vista.Grande abraço.

  25. Por isso é que nóis bebe

    03/07/2011 22:52:52

    Total desmoralização do comitê antidoping! Será que o De Rose também levou alguma nessa?

  26. Hollywood sem filtro

    03/07/2011 22:46:53

    Esse vai ficar conhecido como O FAMOSO CASO DA FARMÁCIA AMIGA!Com tanta grana envolvida, ficou facil pagar uma farmacinha em Sao Jose do Deus me Livre pra assumir a culpa!

  27. silvio souza

    03/07/2011 22:44:06

    O que que tem a ver a falta de Deus com o doping? Se os brasileiros querem competir em alta performance, tem que o mesmo dos atletas de nivel internaciona! Ganhar potencia e massa com os tais "aditivos"... Só precisamos administrar melhor o ciclo para não ser pego nos exames. O resto sim é que é hipocresia!

  28. silvio souza

    03/07/2011 22:41:35

    Muitos atletas brasileiros flagrados nos exames anti doping!!! É óbvio que o doping existe em todos os esportes de alta performance, mais para ganho de massa do que aditivos para aumentar a energia na hora da corrida. O problema que os administrados das "doses" estão errando o período do ciclo!!! É só esta a diferença... até nisso falta competência para o staf dos atletas.

  29. José Carlos.

    03/07/2011 21:23:56

    Ué, não o vi defendendo atletas, pegos no antidoping, com tanta veemência. A coitada da saltadora por conta do uso de pomada pegou dois anos. E toda a imprensa ficou caladinha.Será que alguns são realmente mais iguais do que os outros?Santa hipocrisia.José Carlos.

  30. João Henrique

    03/07/2011 21:23:27

    O nadador francês Frederic Bousquet foi pego no doping e pegou só 2 meses de suspensão. Outros casos como o dele pegaram penas bem mais severas, de até 2 anos. Lá também é como cá. Não estou dizendo que está certo, mas é para mostrar que não somos diferentes, apenas nivelamos por baixo. O que é lamentável.

  31. João Henrique

    03/07/2011 21:19:58

    Eu tenho duas perguntas: 1) Quem fabrica as drogas que os atletas usam para aumentar seu rendimento? 2) Quem fabrica os produtos e kits usados para detectar essas drogas? Parece-me aquele velho caso de uma empresa que vende armas de ataque para um lado e armas de defesa para o outro lado de uma guerra. No fim a empresa ganha dos dois lados.

  32. De Vaneyo

    03/07/2011 19:35:25

    E foram punidos pelo êrro. Outros atlétas tambem, principalmente no futebol " O pau que dá em Chico, também dá em Francisco". é um adágio bem popular. Cielo não é diferente de nenhum atléta, ou será por isso que êle ficou diferente ?

  33. Armando Gomez

    03/07/2011 19:28:21

    Os sitios também publicam muita mentira e no UOL não é diferente, pois baseiam-se em informações das "fontes" - mas também já foi publicado na própria UOL o desmentido da proprietária da farmácia, de que não deu nenhuma informação, assumindo qualquer coisa, e que irá abrir processo por perdas e danos contra a Confederação de Natação.

  34. Christian Kittler

    03/07/2011 18:48:51

    Devemos cair na real sobre a questao do esporte de alto rendimento x doping. Afinal acham que tem gente limpa nesse jogo???? Nao dá mais pra tapar o sol com a peneira. Quantos casos em diversas modalidades ainda tem que aparecer? Sorte de quem tem costas quentes pra sair ileso!

  35. souldapaz

    03/07/2011 18:42:02

    Pois é, não sei se é pior o cara assumir o erro ou ficar tentando esconder algo que não diz ter acontecido, e ainda por cima, um bando de jornalista e a imprensa geral ficam a mercê de uma pessoa que impõe o que quer fazer, incrível. Sabe como é, é do "framengo" tá no Rio...se fosse do "XV de piraporinha" já viu né ? e ainda por cima joga a culpa na farmácia ??? como pode ? No entanto, vamos acreditatr no "quem não deve não teme" e que os médicos que fizeram as análises sejam todos incompetentes.

  36. Erich Beting

    03/07/2011 17:53:42

    Rogério, obrigado pelas palavras e pela sinceridade. Um abraço, Erich

  37. Erich Beting

    03/07/2011 17:46:37

    Flamengo não patrocina. É o clube que o contratou como funcionário. Um abraço, Erich

  38. Erich Beting

    03/07/2011 17:45:38

    Valdir, só para te dar dois exemplos. Maureen Maggi e Giba foram pegos em antidoping... Um abraço, Erich

  39. Valdir

    03/07/2011 17:27:49

    Erich aqui não se trata de mérito da culpa ou inocência de Cielo por parte de alguem, mas sim de um exame, não da pra deixar de torcer por um engano. Mas ele foi pego e é culpado pois tem uma prova disto. Se ele tem marketing ou não ja se queimou diante destes patrocinadores.E caiu no conceito do brasileiro. Se provar uma inocencia não tera destaque na midia.Este nadador ja foi condenado ao ostracismo.

  40. Lucky

    03/07/2011 15:21:13

    Só você, meu caro, acredita em erro da farmácia... A fadinha do dente não existe, tá!!!

  41. Lucky

    03/07/2011 15:19:14

    Quanta hipocrisia culpar a farmácia. A busca desesperada por medalhas, comprometendo a propria saude, um elo familiar fraco (geralmente querendo tirar proveito financeiro nas costas de seus filhos e filhas, a qualquer custo), a falta de Deus na vida das pessoas (que vivem em busca de fama e de colunas sociais), fazem isto. Acho curioso o pai do atleta, sendo médico, achar que tais suplementos são saudáveis... Este caso de contaminação, só se foi feita pelo Papai Noel ou pelo Coelhinho da Páscoa, para acreditar. Convenhamos???Hipocrisia, hipocrisia, hipocrisia...

  42. lucimar

    03/07/2011 15:19:13

    Não vejo amadurecimento o uso do terno e sim uma forma de formalizar o óbvio. Não envolver sua imagem ao patrocinador. Podendo até perde-lo.

  43. Ney

    03/07/2011 14:40:04

    Nao e por nada nao, mas vc q e tao atento ao marketing esqueceu de citar o Flamengo como patrocinador

  44. Alexandre

    03/07/2011 14:19:26

    Não concordo com a opinoão do editor.Cielo foi totalmente " montado" para a declaração, pouco convicente, que foi feita na semana passada. Tanto o texto como o visual foram minuciosamente montados, provavelmente por uma equipe de advogados e analistas de Marketing. Ficou ruin, muito ruin mesmo, não pareceu sincero, não foi natural e não conveceu a quem Cielo precisava convencer, o público.A Farmácia era o alvo mais fácil, mais óbvio e agora a coisa começa a se desdobrar, é mesmo intrigante como Cielo está sendo tratado de forma muito suave, quando outros atletas brasileiros flagrados com a mesma substância foram tão severamente punidos.O Futebol já não tem ética a décadas, o volêi brasileiro perdeu a que tinha na era Bernadinho, e agora será que a natação, esporte de elite, também vai pelo mesmo caminho?

  45. itamar

    03/07/2011 14:11:22

    De verdade, se ele estivesse tranquilo e inocente, não leria um pronunciamento e sim faria de improviso.Acusar a farmácia, é ridiculo, pois não existe manipulação de um medicamento na mesma bancada, mesa ou seja la o que for sem higienização, pois mais do que doping, vc pode matar um paciente que teria alergia a outro medicamento manipulado ou ter um choque qualquer, portanto uma imensa irresponsabilidade.Portanto usaram e agora tem que responder por isso. A desculpa que todos usam algo, não justifica. E não é por ser um idolo maior nosso que deva se passar a mão na cabeça.Ou se esclareça devidamente ou arque com as consequencias. E sua chamada, dando maior importancia a um terno do que ao fato na questão da imagem, ta errado. Ela foi arranhada sim e não ha terno que de jeito nisso.E não é que ele não expos o patrocinador,com certeza eles proibiram, pois não são igenuos.

  46. André Bernardino

    03/07/2011 13:43:22

    Ontem, no programa esportivo vespertino da Globo, o apresentador disse que eles haviam entrado em contato com a tal farmácia, que não quis se pronunciar.abs

  47. De Vaneyo

    03/07/2011 11:59:33

    Caro Erich:O Cielo foi para a entrevista " travestido de executivo ou advogado " e não como êle mesmo, de esportista/nadador,como sempre se apresentou. Alguem já disse e escreveu que "o hábito não faz o monje . Por tanto, à quem êle quiz enganar? o seu momento não é o de "melhorar" a sua imagem!!!! e sim o de mante-la como esportista ,mesmo que agora não seja mais imaculada.

  48. Padrão

    03/07/2011 11:31:54

    Meu caro Erich, de negócios, voce e o Cielo entendem ! A grana que esse Cielo movimenta é um absurdo ! Imaginem o que esse escândalo representa para o seu Cartão de Crédito !!! Os outros atletas olímpicos ou do futebol, caso Dodô, já pagaram por isso. E as mesmas cantilenas foram ditas e publicadas ! Mas eles foram punidos ! Ora, toda a Equipe de Natação do Cielo foi "contaminada", e numa disputa de troféus (aonde ?) no Rio de Janeiro !!! Contaminar as "boletas" que Cielo toma com "pó de Furosemide deixado na bancada". VOCES PENSAM QUE SOMOS IDIOTAS ! Eles querem que a farmácia assuma ? Quanto vai custar tudo isso ? E o Comitê brasileiro mandou "advertir" apenas ! DOPPING MOÇADA ! CIELO, BANCO E CARTÃO DE CRÉDITO, VOCES ENTRARAM DOPADOS !

  49. kato

    03/07/2011 10:29:10

    O esporte competitivo não é nada saudável, pelo contrário, veja o caso do Ronaldo que com 34 anos mal consegue andar com as dores que tem. Agora, quanto aos esportes olímpicos, é óbvio que todos que querem ser competitivos se dopam, e isso sempre foi assim, e sempre vai ser...

  50. Fabi

    03/07/2011 10:20:56

    Até a farmácia agora vai ficar no disse- não disse. Para quem conhece por dentro a produção de farmácia de manipuilação sabe que contaminação não é impossível. Porém, a tal farmácia tem um nome a zelar, dessa forma, o natural é que negue. Por isso que o blablablá é a prostituta das provas em qualquer processo. Só é bom pra trabalho jornalístico....

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso