Negócios do Esporte

O jeito Nike de ser finalmente volta ao Brasil

Erich Beting

''Coisa da boa'' é o slogan da nova campanha da Nike para o mercado de corrida de rua no Brasil. A inspiração para toda a montagem da publicidade da fabricante americana de material esportivo é o vício que as pessoas têm em correr. O foco, mais uma vez, além do corredor de rua já ''viciado'', é o jovem abaixo dos 25 anos, que a Nike tenta inserir cada vez mais no universo da corrida. Dessa vez, a empresa oferece treinamento gratuito para os interessados com menos de 23 anos.

Mas o que mais chama a atenção, obviamente, é a agressividade da campanha, ligando diretamente o vício da corrida ao vício em drogas. Nada mais típico em se tratando de uma ação envolvendo a Nike.

Talvez nos últimos anos o mercado brasileiro tenha se desacostumado com o estilo ''Just do It'' que consagrou as campanhas da fabricante america em toda a sua história. Sempre a marca principal da empresa na hora de se comunicar foi a agressividade. É meio que uma marca registrada da Nike, assim como no passado era o que diferenciava a Benetton das demais empresas.

Só que, no Brasil, essa identidade da Nike tinha ficado meio sumida desde os escândalos que resultaram na CPI da CBF-Nike, no final dos anos 90 e começo de 2000. Depois de uma década meio que ''na moita'', a empresa americana ressurge em grande estilo. A proposta, sempre, é chegar incomodando com a mensagem.

Por conta disso, nada mais ''Nike'' do que o foto abaixo.

Peça publicitária para promover a nova campanha da Nike

  1. Ozymandias

    10/07/2011 10:39:51

    Esse marketing é extremamente perigoso.. As campanhas da Nike gostam de projetar uma imagem "badass", sempre no limite. Pode ser cômodo (até certo ponto) e funcionar no "1o mundo" mas num país como o Brasil, com uma realidade social caótica, onde ninguém acredita nos políticos, a polícia rouba caixas eletrônicos e os jovens estão a mercê das drogas, é prudente não brincar com certas coisas. A possibilidade de uma campanha dessas se tornar um tiro no pé e se voltar contra a própria marca é bem considerável..Mas é possível que os diretores da Nike Brasil não estejam muito preocupados com isso. Afinal, trata-se de um caso em que, embora a marca em questão tenha uma imagem pública péssima, isso, aparentemente, não afeta as vendas. Coisas do Brasil.

  2. Silvio

    06/07/2011 17:20:34

    cara faz tempo que os produtos da adidas são muito melhores e mais bonitos que da nike, não tem nem comparação...

  3. thiago

    06/07/2011 16:58:24

    Erich, parabéns pelo blog e pela mediação feita acerca dos comentários.A campanha é muito legal, criativa e usa uma linguagem que o jovem se identifica. Afinal de contas é direcionada a este público específico e no meu ver já é um sucesso. Aliás, campanhas de Mkt de sucesso são a marca registrada da Nike, desde que me entendo por gente, desde as campanhas com Michael Jordan, passando por Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho.Lamentável apenas os comentários que algumas pessoas fazem, misturando assuntos, se sentindo atingidas, ou procurando distorcer o real objeto da discução e chegando até a cometer erros grosseiros de ortografia. Abs

  4. wilson

    06/07/2011 16:06:14

    Puxa-saco das multi (capital), só isso!

  5. Luiz

    06/07/2011 15:20:14

    Erich, acho realmene que a campanha da Nike é muito boa. Os comentários em contrário, talvez venham de uma fase "politicamene correta" que assola nosso país. Como se os problemas sociais (no caso as drogas) não pudessem ser discutidos, explorados e até serem objeto de piadas. Dentro do limite do bom gosto tudo é válido e a campanha da Nike tem pegada.

  6. Paulo César

    06/07/2011 14:24:22

    PIOR QUE A CAMISA DA SELEÇÃO, só o futebol da seleção. HORROROSA ESSA CAMISA,A NUMERAÇÃO É RIDÍCULA.

  7. carlos guimaro silva

    06/07/2011 14:12:40

    Mesmo com uma mancha na sua história,no caso das crianças e mulheres na china,é a maior marca do mundo no seu seguimento!

  8. Sidnei Castilho

    06/07/2011 14:10:44

    Marca mais badalada do mundo no esporte! Podem fazer camisas feias,ridiculas,enfim,que vendem do mesmo jeito,porque Nike é Nike.

  9. Ricardo Bueno

    06/07/2011 14:08:10

    A Nike é maior fabricante de artigos esportivos do mundo,o mundo veste sua marca porque é bom,e o que é bom custa caro,muito caro ! Essa empresa americana é mais que consagrada no mundo,pode fazer camisas feias e horrorosas que vão vender que igual agua no deserto.

  10. Erich Beting

    06/07/2011 12:21:49

    Jonas, não sou fã incondicional da marca. Só relatei um fato. A camisa da seleção é pavorosa, mas aqui o tema não é design. Isso que é preciso enxergar. Um abraço, Erich

  11. jonas lourenço

    06/07/2011 12:03:32

    Não adianta a comentear nada contra a Nike nesse bloq visto que o blogueiro e fan incondicional da Marca, e não encherga por exemplo que a camisa da seleção é horrivel alias a Nike só tem estragado a camisa da seleção essa nova é apenas mais um lastimavel capitulo com foi a camisa de 2003, espero que esse comentário seja publicado

  12. Erich Beting

    06/07/2011 11:46:42

    Impostos, Aurelio. Os tênis importados têm uma sobretaxa para entrar no país de US$ 12 o par, sem contar os demais tributos. Um abraço, Erich

  13. Erich Beting

    06/07/2011 11:46:03

    Maria Vitoria, a aposta da Nike, baseada em pesquisas de mercado, é exatamente o público sub-25. É inclusive uma estratégia para ganhar o mercado das principais marcas, que como você deve saber, são Mizuno e Asics. Pegando o jovem, quando ele chega na fase mais alta da corrida, consumirá Nike. No ano passado, na 600k, houve enorme procura para inscrições sub-25 (que foi dada de graça, é claro), ampliando o foco da empresa nesse mercado. Um abraço, Erich

  14. Erich Beting

    06/07/2011 11:43:43

    Porque ainda não havia sido lido, Otavio.

  15. Erich Beting

    06/07/2011 11:41:02

    Geraldo, seguindo sua lógica... Adidas = Fifa... É complicado, né? Um abraço, Erich

  16. José Roberto

    06/07/2011 09:23:48

    O poder da Nike é notório, veja no caso da Seleção brasileira o jogador Robinho foi convocado mas faz tempo que este jogador não vem jogando nada e técnico Mano Menezes até ascenou em tirá-lo, mas força estranha impediu e já no treino do dia 05/07, ele manteve a mesma equipe.

  17. Wellington Pereira

    06/07/2011 09:04:34

    Num momento em que se luta para tirar os jovens do caminho das drogas a Nike deu um tiro no próprio pé, com perdão do trocadilho.... Muito infeliz essa campanha. Depois dessa só me resta comprar Reebok, Adidas ou Puma.

  18. Geraldo B. Salles

    06/07/2011 08:11:43

    Nike = CBF ! Portanto , ADIDAS for ever, afinal "Nothing is impossible"

  19. Egroj Larbac

    06/07/2011 07:52:57

    Se houvesse o desejo de formar atleta de verdade, certamente ganhariam dinheiro sem necessidade de fazer alusão a dependência alguma.

  20. Bruno Porto

    05/07/2011 23:35:00

    Íncrivel a campanha.Brinca com tudo de forma inteligente e de modo que a marca seja lembrada pelo consumidor.

  21. Januario S. Fontes

    05/07/2011 18:40:53

    Boa noite! Campanhas publicitárias "bombásticas" podem ter um efeito contrário. Basta o consumidor se conscientizar e parar de usar a marca NIKE que eles mudam de estratégia. Será?

  22. Márcio Neves

    05/07/2011 16:58:59

    Absurdo. Me sinto o índio q querem colonizar. Empurram qualquer coisa, pq é "nike", é rótulo, é importado. E o pior é q a molecada adora ser subjulgada - essa coisa de ser "bem louco"...uhuuu! Q besteira. E ninguém faz nada? A promotoria? O ECAD? A liga das senhoras sem liga? A CBF? O Kfouri? Jornal Nacional? Ninguém?? Caramba... É só ver o "interesse". Apenas "1" (hum) comentário.

  23. William

    05/07/2011 15:45:26

    A Nike deveria aprender a fazer camisas de times e seleções, pois as que fazem, tirando a da França, são horrorosas.Basta ver a camisa do Brasil com aquela faixa ridícula no meio, ou as camisas do meu Corinthians, cada vez mais feias. E não estou falando da 3ª camisa.Se você tiver algum acesso aos caras da Nike, diga isso a eles. AS CAMISAS DA NIKE SÃO HORROROSAS.

  24. Victor

    05/07/2011 13:22:11

    Erich, primeiro, parabenizo sua coluna por trazer esta nova abordagem sobre o esporte. Sem dúvida é a primeira que leio ao entrar na página esportiva do UOL.Você menciona sempre sobre formas inteligentes e criativas de explorar o marketing. Sugiro que escreva algo sobre o lançamento da nova camisa do Vasco, em plena central do Brasil e com um trêm todo estampado com imagens do Vasco. Achei bem diferente e inovador. Não lembro, no Brasil, de outro lançamento similar.Abraço,Victor

  25. Michel Piroutek

    05/07/2011 13:14:04

    Podem fazer a propaganda que quizerem, os produtos Nike parecem vir usados de fábrica!

  26. Otavio Meneses

    05/07/2011 12:37:24

    Por que o meu comentário não foi publicado?

  27. Jorge Wilstermann

    05/07/2011 11:49:03

    A modelo é gata pelo menos.

  28. Otavio Meneses

    05/07/2011 11:29:19

    Qual foi o resultado da CPI CBF-Nike? Pizza!!! Já viram a qualidade das camisas caríssimas da Nike produzidas no Brasil? Muito ruim pelo preço que cobram. Precisamos valorizar mais os produtos de marcas nacionais. Pesquisem quanto ganha um funcionário que produz artigos Nike no oriente e verão que beira o trabalho escravo. Essa marca no Brasil é mais uma que tem acordos obscuros com o Sr. Ricardo Teireira. Podemos dizer assim pois nada foi divulgado como resultado das investigações da CPI. Abraços a todos.

  29. Shiro

    05/07/2011 10:14:13

    Não gosto da Nike. Com a seleção brasileira tem muita sujeira

  30. Maria Vitoria Abreu

    05/07/2011 08:41:19

    Poderiam ter sido mais criativos. Misturar corrida com drogas não é de bom tom. O Marketing precisa instigar as pessoas, criar demandas positivas que resultem em ganhos financeiros. A impressão que essa campanha trouxe, pelo menos a mim, que além de corredora sou especialista em Marketing, foi de aversão, e não de querer conhecer e consumir os produtos. A Nike também poderia ter realizado um estudo de mercado com foco em um público um pouco mais velho, visto que a parcela de jovens com menos de 23 anos que corre é mínima, e por uma questão cultural no Brasil e pela falta de incentivos ao atletismo nas escolas, considero que ainda estamos muito distantes da realidade de ter jovens com menos de 23 anos, (que nesta idade estão mais preocupados com a universidade e o mercdo de trabalho) serem parcela significativa nas corridas.

  31. aurelio ramos

    05/07/2011 08:08:15

    so queria saber da NIKE POR QUE UM TENIS NO BRASIL CUSTA TAO CARO ..6OO REAIS E NA EUROPA SE COPRA NIKE DE BACIA

  32. Passagens Aereas em Promoção

    05/07/2011 05:35:05

    Que campanha de mal gosto! Agora que n'ao vou correr mesmo...rsrs.

  33. Rodrigo

    04/07/2011 17:46:47

    Volta em grande estilo?espero q esteje certo pq se essas campanhas forem iguais aos uniformes e jogadores patrocinados por ela na seleçao nós estaremos fu....

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