Negócios do Esporte

Só tem um Ronaldo

Erich Beting

Essa foi a inteligente sacada corintiana para provocar a estratégia de ''transformar'' Cristiano Ronaldo em simplesmente ''Ronaldo'', como ele é conhecido em Portugal e alguns países da Europa. A brincadeira serviu para mexer com os brios dos torcedores corintianos e, claro, gerar a venda de algumas camisas com os dizeres ''Só tem um Ronaldo''.

Isso foi lá em 2009, quando Ronaldo ainda jogava (e bem) pelo Corinthians. Agora, cerca de dois anos depois, parece que a diretoria corintiana esqueceu-se da frase que ela mesmo criou lá atrás.

O ''projeto Tevez'', pelo que se vê até agora, é calcado no exemplo de Ronaldo, com algumas importantes alterações:

– O Corinthians vai desembolsar uma grana jamais vista para contratar o jogador, comprometendo um ano dos quatro de contrato que existe com a televisão. E, o que é pior, dinheiro futuro, já que ele entrará nos cofres teoricamente só a partir de 2012.
– O pagamento de salários do jogador viria da combinação que hoje é moda no futebol, em que o ''marketing'' seria responsável por encontrar formas de viabilizar o aumento de receita do atleta

Pois bem, mas Tevez não é Ronaldo. Pelo contrário, está muito longe de ser. O Santos já tentou fazer algo parecido com Robinho e precisou usar a influência política para conseguir fechar a conta do processo em que o atacante atuou no país. O Flamengo pena, atualmente, para honrar com os compromissos de Ronaldinho Gaúcho. O Palmeiras sua para encontrar os ''paitrocinadores'' de Felipão.

Esses casos elucidam bem por que, afinal, só tem um Ronaldo. A volta do Fenômeno ao Brasil foi o grande acontecimento do futebol brasileiro na última década. E, mesmo assim, não foi fácil para o Corinthians solucionar a equação de pagamento do jogador. A Batavo e a Hypermarcas, por exemplo, só foram entrar no clube com quatro meses de contrato já em vigência de Ronaldo com o Corinthians. Depois, com ele em campo e o time vencendo, tudo pareceu um conto de fadas.

Tanto que os demais clubes seguiram o mesmo princípio. Hoje, muitos acham que jogadores mais badalados se pagarão ''com marketing''. Mas será que os clubes estão preparados para usar realmente as ferramentas de marketing para aumentar as suas receitas?

Ronaldo é um rosto conhecido nacionalmente. Tem índices de rejeição baixos e, mesmo vindo do escândalo com os travestis, conseguiu mobilizar empresas em torno do Corinthians ao voltar para o campo e fazer gols.

Tevez é argentino, ídolo apenas de uma torcida e não tem um apelo de marketing para as empresas. O licenciamento de produtos ainda não se consolidou no Brasil a ponto de gerar uma receita significativa para um atleta. Esportivamente, sua contratação é excelente. Mas o tal pagamento ''com a ajuda do marketing'' não é fácil de ser resolvido.

Não é do feitio da atual diretoria do Corinthians fazer loucuras em sua gestão sem o mínimo de planejamento. O maior mérito da gestão alvinegra foi ter equacionado as dívidas e não ter comprometido boa parte das receitas. Por isso mesmo, cometer uma loucura para ter Carlitos Tevez parece um comportamento fora do padrão dos atuais gestores.

Ronaldo, só tem um. O melhor seria que não fosse preciso comprometer todo o orçamento anual do clube para descobrir isso. Ainda mais com uma mudança de diretoria prevista para o ano que vem.

  1. ointruso

    20/07/2011 12:10:50

    Beting, o que percebo aqui, é que tem gente que não entende que o Tevez não tem nenhum apelo de marketing que possa ser trabalhado em cima dele.*retorno financeiro em marketing, não vai trazer, qto a qualificação do grupo isso é fato. Todavia e o "stress" que o tevez causaria no grupo, o chamado "racha" pelo seu comportamento e personalidade, e principalmente, pela gigantesca "fortuna" que ele iria ganhar em relação ao grupo.

  2. cleber radical

    20/07/2011 09:29:54

    Eh isso ai Digozilla!A relacao da Fiel com o timao eh diferente. Nao eh o time que tem torcida. Eh a torcida que tem um time.

  3. @Digozilla

    20/07/2011 08:54:03

    O que a maioria dos jornalistas não conseguem entender, é o sentimento que nós torcedores temos com o Corinthians.Como disse o amigo: rejeição sempre faz parte do nosso dia-a-dia.Quando a notícia da volta do Ronaldo para o Timão surgiu, 95% da imprensa dizia que iria ser um fiasco, que ele era jogador em fim de carreira e que TALVES vendesse muitas camisas, mas traria prejuízos.Hj, o Corinthians tem mais patrimonio do que na época da vinda do Ronaldo.O Corinthians de hj mostra uma coragem que nenhum clube brasileiro tem. Os clubes que se "arriscam", o fazem apenas quando observam que deu certo aqui no Corinthians.Coragem pra peitar o SPFC nos bastidores, coragem para se aproximar do odiado RT, coragem de tentar o que os outros clubes acham que impossível.O que a maioria dos jornalistas não conseguem entender, é que eles são JORNALISTAS e nós somos CORINTHIANS: crescemos sem libertadores, sem estádio, sem o apoio da opinião pública. Contamos com o apoio de quem realmente ama o Clube: a Fiel.Todo o resto é mimimi.Abraços!

  4. Erich Beting

    20/07/2011 08:23:40

    Luiz, tudo o que envolve MSI e Corinthians é cheio de mistério... Um abraço, Erich

  5. Erich Beting

    20/07/2011 08:22:44

    Rogério, nunca disse que a diretoria é boba. Só questiono qual a viabilidade desse negócio. É, mais ou menos, como você ter dinheiro para comprar um carro luxuoso e, depois, não conseguir pagar IPVA, seguro, gasolina... Um abraço, Erich

  6. Erich Beting

    20/07/2011 08:21:16

    Ricardo, será mesmo que a torcida do Corinthians consome tudo isso? Entenda que a minha pergunta tem o seguinte sentido para levarmos a discussão. Por acaso o clube sabe qual o potencial de consumo do torcedor que ele tem? De nada adianta ser a maior torcida do estado mais rico do Brasil se ela não quiser consumir. Enquanto o clube não souber essa informação, não terá como saber qual pode ser o resultado financeiro desta ou daquela ação. Lembra a história da camisa com as fotos dos torcedores? Pois é. A estimativa era o Corinthians arrecadar R$ 4 milhões com ela. Não chegou a R$ 1 milhão. A conclusão era a de que não havia tanta gente assim disposta a gastar R$ 1 mil para colocar sua foto na camisa que o time usaria dentro de campo. Daí o meu questionamento para o investimento pesado na contratação do Carlitos. Será que é uma boa? Um abraço, Erich

  7. Erich Beting

    20/07/2011 08:17:44

    Fernando, a questão é o quanto o mercado de licenciamento de produtos está maduro para o Carlitos se pagar. O Ronaldo, por ser um rosto nacionalmente conhecido, atrai a atenção das empresas. E permite que novos contratos publicitários sejam firmados, garantindo uma remuneração maior. Com o Tevez não seria tão fácil isso acontecer. Daí a grande diferença de um para o outro. Nenhum torcedor de outro clube comprará camisa do Corinthians. Mas essa venda não representa, no Brasil, grande volume de receita também. Agora, em relação ao Corinthians ser 30 milhões, a pergunta que faço é simples. Desses 30 milhões, quantos estão dispostos a gastar pelo clube? Simplesmente nenhum clube sabe essa resposta, daí partimos para um erro primordial, que é o time de futebol, no Brasil, não saber de fato o tamanho do seu mercado de consumo. Um abraço, Erich

  8. Erich Beting

    20/07/2011 08:13:22

    Será, Rogério? Esse é o ponto. Carlitos está longe de ser um Ronaldo. Além disso, a Hypermarcas diminuiu consideravelmente seu investimento em esporte, o que, claro, pode significar uma decisão de manter apenas o Corinthians como patrocinado. Vamos esperar para ver... Um abraço, Erich

  9. Erich Beting

    20/07/2011 08:12:02

    Maurilio, o blog enfoca o marketing esportivo. Do ponto de vista do marketing, a volta do Ronaldo foi o grande acontecimento do futebol brasileiro na última década. Um abraço, Erich

  10. Erich Beting

    20/07/2011 08:11:09

    É por aí, Ricardo. O problema é que a conta algum dia se paga. Um abraço, Erich

  11. Cláudio

    20/07/2011 06:38:38

    Corrigindo o título: "Só tem um Ronaldo. E só tem um Corinthians."

  12. grendel

    20/07/2011 04:52:45

    Erich, deixa eu lhe fazer uma pergunta: esses dois casos que você citou, Felipão e Ronaldinho, não receberam o que estava planejado, não é? Não que os clubes no tenham pago, mas o Flamengo, por exemplo, contou em dar 1 milhão por mês ao Ronaldinho, de receitas futuras que não aconteceram, como o patrocínio da camisa. Confere?Um abraço e parabéns pelo blog!

  13. Advogado do Diabo

    20/07/2011 01:37:20

    Olá, Erich!Vou discordar em alguns pontos.PRIMEIRO: Tevez não é Ronaldo.SEGUNDO: Santos, Palmeiras e nem Flamengo, são Corinthians.Eu sempre vi o Corinthians com algo mais que os outros clubes, atravésde vários números e informações que vou citar abaixo.Com Andrés e Rosemberg (principalmente este último) que é o grandearticulador de tudo, provaram que sabem o que fazem. Estão concluindo o maismoderno CT do Brasil, Já alavancaram o estádio para a Copa, fizeram a maiorjogada de marketing do país trazendo Ronaldo, etc... Andrés é político hábil, Rosemberg é profissional competente e eles têm namão o clube de futebol com o MAIOR MERCADO DO PAÍS, e estão sabendo usar.O Corinthians HOJE comprovadamente, e os números estão aí, é o MAIORpotencial de marketing do Brasil.O alvinegro além de ter a 2ª maior torcida do Brasil em números absolutos,tem tbm a maior torcida na região mais populosa e mais rica do país. Aliás,muito maior, pois está concentrada ali.O Corinthians, como eu disse, tem o MAIOR MERCADO do país e esta é a GRANDE DIFERENÇA.Quer saber o que é isto? Pega-se a 3ª e a 4ª maiores torcidas do Brasil, que tbmsão concentradas nesta maior e mais rica região e SOME-AS . Vai ter o tamanhodo CORINTHIANS. OU ENTÃO, pegue o Grêmio, o Inter, o Cruzeiro, o Atlético e maisalguns e SOME-OS. Vai ter o tamanho do CORINTHIANS.Com o tamanho do Corinthians só o Flamengo pode competir, até tem um pouco maisem termos absolutos, porém, em se comparar os MERCADOS dos dois, verás que o do Corinthians, números estão aí, é MUITO MAIOR que o rubronegro. Só o interior deSão Paulo é um mercado superior ao Norte e Nordeste.RONALDO E O POTENCIAL DO CORINTHIANSCom o Ronaldo, os patrocínios do Corinthians aumentaram. Ajudou a alavancaras vendas. Mas, ele com todo o seu potencial de ídolo mundial, não alavancariaas vendas deste tamanho em outro clube.Em 2008, mesmo na segunda divisão, E SEM RONALDO, o Corinthians conseguiu conquistar o MAIOR patrocínio do país. Na época, com a Medial Saúde, o clube paulista recebeu R$16 milhões, o Flamengo e o São Paulo, na primeira divisão, recebiam respectivamente R$15 e R$ 14 milhões com seus patrocínios de camisa.O Corinthians a alguns anos já, é o clube do Brasil q mais tem jogos transmitidos pela TV aberta, a Globo não é boba, sabe o que faz. Nos programas esportivos é quem tem o maior espaço.O alvinegro paulista é o clube de maior receita no país, e vai receber, a partir do ano que vem, a maior cota de tv. E é parte desta cota (+- 25%) que o Corinthians está"reservando" para o pagto do Tevez, CASO , o clube não consiga aumentar suareceita em camisa, venda de camisa, bilheteria e outras ações.Portanto, Erich, não quer dizer que o Corinthians está COMPROMETENDO parte de sua receita, e sim, está dando como GARANTIA esta parte, SE OS AUMENTOS NÃO VIEREM. E foi isto que o Rosemberg disse em entrevista.No caso, é um risco? sim. Mas, o Corinthians com as atuais receitas e o aumento da cota de TV que começa ano que vem, dá pra pagar. Aliás, ao meu ver, só o Corinthians hoje, pode tentar esta empreitada.Assim, eu acho que os clubes e as situações que vc citou não servem, neste caso, de parâmetro no caso Tevez/ Corinthians, há diferenças muito grandes de números e isto deve ser CONSIDERADO, apesar de concordar com a sua LINHA de raciocínio.Desculpe pelo comentário longo.Abraço.

  14. Danilo

    20/07/2011 00:16:09

    "O Palmeiras sua para encontrar os “paitrocinadores” de Felipão." De onde vem isso? O Felipão já tem seus patrocinadores. Outro "mídia" criada pelo Palmeiras para sanar as contas.

  15. maurilio

    19/07/2011 22:38:03

    "A volta do Fenômeno ao Brasil foi o grande acontecimento do futebol brasileiro na última década.". Caracas, futebol está mesmo virando revista de celebridades. São Paulo ganhou mundial, Inter ganhou mundial, Cruzeiro e Santos montaram alguns dos melhores times que o futebol já viu e olha a opinião do cara sobre a década. Leu Contigo demais, meu chapa.

  16. Max

    19/07/2011 21:55:43

    É verdade queridão é um saco, bem sucedido, craque, é dificil para a nobreza brasileira, vêr um menino pobre da periferia vencer na vida...

  17. Rogério

    19/07/2011 21:40:57

    Erich,Carlitos agregará receitas: renovação com a Neoquímica no mínimo pelo mesmo valor, aumento do preço dos ingressos de bilheteria (nível Ronaldo), aumento da audiência da TV (o contrato de TV tem uma parte variável pelo IBOPE), aumento no PPV etc…A questão é se esse incremento de receitas chegará perto dos 90 ou 100 milhões de reais gastos na contratação.

  18. Erik P.

    19/07/2011 21:28:17

    O Ronaldo é um saco. Na verdade, os 3: os 2 brasileiros e o luso.

  19. Luciano

    19/07/2011 21:09:14

    Eu não entendo nada de futebol... não entendo nada de política e muito menos de economia, mas, sei diferenciar um bom de um mau negócio, pensem: Todo mundo (europeus) acha o Neymar caro por 40 milhões de euros, sendo que um volante cintura dura q joga na europa é vendido por 20 a 30 milhões de euros, caso de zagueiros tbm, o Neymar é tido como um fora de série e está em início de carreira, alguns dirão que é um cai cai eu diria q quem diz isso tem inveja dele não jogar no seu clube de coração, mais prá não fugir do enfoque da questão... o Tevez é um bom jogador, raçudo, faz seus golzinhos de vez em quando, teve uma boa passagem pelo corínthians , foi eleito craque do brasileirão , mas não vale 40 milhões de euros nem aqui nem em qualquer lugar do mundo,além de estar em fim de carreira, quem pode pagar isso são os milionários de plantão prá fazer lavagem de dinheiro,o Tevez jamais dará o retorno financeiro q o Ronaldo deu, esse sim um jogador diferenciadíssimo , o melhor q pude ver desfilar nos últimos anos , seja com a camisa da seleção ou pelos clubes onde atuou; resumindo: péssimo negócio pro corinthians, com essa grana daria prá comprar vários bons jogadores sem ter q comprometer receitas futuras, por isso q nossos clubes não saem do buraco nunca, a previdência q o diga.P.S Não sou santista muito menos corintiano, apenas gosto de bom futebol, independentemente de clube.

  20. William

    19/07/2011 20:41:15

    Tento entender, o Corinthias recebe ajuda pública para o estádio, não é pouca, depois anuncia que vai contratar um jogador por 40 milhões de euros. Daria para explicar isto?

  21. ointruso

    19/07/2011 19:52:58

    errata: onde se lê "foto" é VOTO.

  22. Luiz

    19/07/2011 19:49:48

    Beting,No começo dessa negociação da vinda do Tevez foi citada uma dívida do MSI para o Corinthians. Essa dívida serviria para pagar a compra do Teves. Vc poderia informar se existe mesmo essa dívida, e qual a relação entre o MSI e o Timão.Eu ainda não entendi como o Masquerano e o Tevez sairam do Corinthians sem nenhum pagamento. abs

  23. Fernando

    19/07/2011 19:48:09

    Respeito sua opinião Beting, mas com o corinthians sempre foi assim. O corinthians sempre teve a maior torcida contra ( a anti corinthiana ). Voce fala besteira quando diz que o Ronaldo era um jogador de mais torcidas. Um jogador quando passa a ser do Corinthians, passa a ser "odiado" junto com o time, independente se foi o maior artilheiro das copas do mundo. Nunca vi um palmeirense, um gremista, um vascaino, comprar a camisa do Ronaldo do Corinthians, só porque é fã do jogador. Muito pelo contrário, sempre tiraram sarro do "gordo". O Ronaldo é rejeitado pela torcida toda do flamengo e pelas 3 torcidas paulistas. Quer mais o que de rejeição? Só essas 4 torcidas representam mais de 50% de rejeição. O tevez tem muito mais a cara da raça e disposição do que o Ronaldo. O torcedor corinthiano compraria MUITO mais camisas do Tevez do que do Ronaldo. Somos 30 milhões, só dependemos de nós mesmo, a rejeição sempre fez parte do nosso dia a dia, e com o Ronaldo nao foi diferente. Por isso Tevez = sucesso de vendas fora de campo e suor em campo, garantidos.Visão de um torcedor. Abraços

  24. Ricardo

    19/07/2011 19:42:12

    Concordo que Ronaldo só tem 1, e que o camisa 9 é ídolo nacional.Realmente as estratégias de marketing dos clubes brasileiros não tem proporcionado o resultado desejado, mas, você esqueceu de um detalhe importante na questão, CORINTHIANS só tem um, é a maior torcida do estado mais rico do Brasil, possui a meio quantidade de consumidores de produtos de futebol, logo isso tem que ser levado em conta.Quanto ao valor acredito ser um investimento de risco (como todo jogador), porém, será que não vai ser um prenúncio da força da economia brasileira?

  25. edson

    19/07/2011 19:38:08

    BETING, VOU SER CURTO E GROSSO.CONCORDO PLENAMENTE COM VOÇE,APESAR DE SER CORINTHIANO.ABRAÇOS

  26. Timão

    19/07/2011 18:46:35

    Só tem um Corinthians também...

  27. ointruso

    19/07/2011 18:45:09

    *perfeito Beting, respondeu de forma "didatica" o que eu havia questionado no post anterior.o andres somente está tomando essa atitude descabida, pois é virtual candidato a prefeitura de SP, quer "garantir o foto do bando de loucos", todavia, isso pode dar errado.é muito dinheiro no tevez, estou aqui torcendo e muito para não dar certo essa loucura do andres.*”o apelo financeiro e possivél estrategia e retorno de marketing na figura do tevez é zero”.“o andres está errado, ele tenta fazer a mesma coisa que aconteceu com o ronaldo com tevez, entretanto, o ronaldo foi campeao mundial tres vezes, tem UM EXTREMO CARISMA com a midia e com o publico, além do principal fato: ser brasileiro”.*”se fosse um mega empresario não investiria um centavo para ligar algum produto ou serviço da minha empresa a pessoa do tevez, totalmente diferente do ronaldo”.“o andres sanches junto com o rosenberg tem a expectativa de replicar o “”modelo ronaldo para o TEvez, projeto que já nasce morto, são personalidades completamente distintas”. se quer retorno em marketing e ainda um jogador de futebol o cara é o CRISTIANO RONALDO, é o mais “midiatico” de todos os jogadores.“ah, o tevez é um bom jogador. Se querer de verdade é fato. Todavia, trazer por esse valor somente porque é um bom jogador é muito arriscado é muito dinheiro, bom jogador “tem de monte” e mais barato no mercado.“se der certo, financeiramente vai ser o maior erro da historia do futebol brasileiro, e será mais uma historia desse pitoresko e folclorico presidente de acunha ANDRES SANCHES”.

  28. Rogério Campos

    19/07/2011 18:40:52

    Vem cá...sério mesmo que vc não percebe uma possibilidade de ganho para o Corinthians nessa transação? O Corinthians não está pegando emprestado, está comprando o Tevez. Será que ele (Corinthians) não pensa em ganhar muito dinheiro com o retorno dele (Tevez) para a Europa? E o City? Porque essa dificuldade tanta para negociar um jogador que já declarou que não quer mais voltar para o clube? Será que eles estão percebendo o que vc não está? Olha, com certeza de bobo a diretoria do Corinthians não tem nada...

  29. Raukores

    19/07/2011 18:18:29

    E além de tudo ele não sabe falar português. Nem espanhol. Alias ele não sabe falar, at all.

  30. JOÃO PAULO

    19/07/2011 18:11:32

    VOCÊ SÓ ESQUECEU DE FALAR QUE EM 2009 QUEM VENDEU MAIS CAMISA FOI O FLAMENGO COM O ADRIANO IMPERADOR. ASSIM COMO, NO BALANÇO FINAL DE 2009, O FLAMENGO AUMENTOU A DIFERENÇA DA SUA TORCIDA PARA AS DEMAIS E VALORIZOU SUA MARCA.

  31. Adriano

    19/07/2011 18:09:36

    Ótimo tópico ! sou corinthiano e concordo em genero, número e grau !!Espero que a negociação não de certo !

  32. Rodrigo Crivelini Ribeiro

    19/07/2011 17:49:05

    Erich,também vejo essa contratação com certa cautela, me preocupo com o médio/longo prazo, a dívida do clube que pode crescer. Será que o público está preparado para aceitar as ferramentas de marketing que o clube planeja? Será que os gestores realmente sabem como fazer para implementá-las? Como você mesmo disse, Ronaldo só tem um. Vale a relexão por parte de todos os envolvidos no negócio.Abs,Rodrigo Crivelini Ribeiro

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso